Connect with us

Geral

Impactos positivos de shows e festivais para bares e restaurantes

Integração com público colabora com o aumento do faturamento, além de atrair visibilidade para as redes

Publicado

on

O mercado de entretenimento está em ascensão, com festivais e eventos como The Town, Carnaval e shows internacionais que aconteceram por todo o Brasil, além da proximidade do Rock in Rio. Segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), a projeção é que esses eventos movimentem cerca de R$ 75 bilhões em 2024. Além do lazer que proporcionam ao público, esses eventos têm reflexos positivos no setor de food service. As redes de bares e restaurantes estão percebendo que podem ir além da simples exposição da marca como propaganda, pois ao oferecerem seus produtos durante esses eventos, estão proporcionando conveniência aos consumidores, o que potencializa o reconhecimento do negócio e produto, consequentemente, aumenta o volume de vendas.

O diretor de novos negócios do Grupo Impettus, holding que detém as redes Espetto Carioca, Mané, Buteco Seu Rufino e Bendito, Bruno Gorodicht, comenta o show recente da cantora Madonna, realizado no Rio de Janeiro. Nas unidades do Espetto Carioca e Mané houve um aumento de 50% no faturamento e um incremento de 30% no fluxo de novos clientes. “A média de consumo por pessoa em dias normais gira em torno de R$ 110,00, e durante o show da Madonna, sentimos um aumento de 50%”, afirma.

O especialista listou os benefícios da presença de marcas de restaurantes e bares com estruturas em festivais e shows, confira:

  • Atração do público: os eventos costumam atrair um público diversificado, de fãs a quem vai só acompanhar os amigos na curtição. “A exposição do negócio tem que estar bem organizada, principalmente por se tratar de uma operação diferenciada, com adaptações na estrutura e até no cardápio, avaliando sempre as demandas e expectativas dos presentes, como uma forma de ampliar o alcance e tornar quem ainda não conhece seu negócio um novo cliente”, afirma Gorodicht. 
  • Marketing e Publicidade: por mais que a grande publicidade e os olhos estejam voltados para os artistas, é a chance de mostrar os diferenciais dos serviços que o bar ou restaurante oferece. “Criar ações interativas, por exemplo, e que realmente se conectem ao consumidor é uma grande oportunidade de aumentar a exposição da marca de forma orgânica até nas redes sociais. Apostar em produtos personalizados, como uma caneca de chope, investir em um espaço instagramável para fotos e na caracterização dos atendentes, tudo isso gera valor agregado e transforma clientes em fãs da marca, que foi apresentada de forma descontraída e amigável”, sugere o executivo. 
  • Explorando novas opções: a clientela precisa se alimentar e, ao mesmo tempo, não quer perder nenhum minuto do que está acontecendo no festival ou show, então, antes mesmo de acontecer, é importante planejar a forma de oferecer praticidade com qualidade. “Exemplificando, uma refeição que leva 10 minutos para ficar pronta, pode ser adaptada para uma menor, com isso, reduz o tempo de preparo, do atendimento, do pagamento e, por fim, a entrega. Em muitos casos, permite avaliar a viabilidade de incorporar as novas opções nas unidades fora dos festivais”, explica o diretor de novos negócios do Grupo Impettus.
  • Geração de receita: a presença de bares e restaurantes em shows e festivais representa uma estratégia eficaz para aumentar as receitas, não apenas durante o evento em si, mas também a longo prazo, ao consolidar a presença da marca no mercado e atrair uma clientela mais ampla. “Os frequentadores em sua maioria estão dispostos a conhecer novos sabores e conceitos gastronômicos enquanto aproveitam a experiência do evento. Outras oportunidades estão na disposição de produtos adicionais, como bebidas, petiscos e sobremesas, elevando o ticket médio por cliente. A combinação de um bom atendimento com a qualidade dos produtos resultam em uma experiência memorável, o que pode incentivar os visitantes a se tornarem consumidores fora daquele espaço”, finaliza.

Sobre o Grupo Impettus

Com sede no Rio de Janeiro (RJ), O Grupo Impettus, uma das maiores holdings de franquias de bares e restaurantes do Brasil, presente em seis estados, detém as redes Espetto Carioca, Mané, Buteco Seu Rufino e Bendito, todas associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF), o que reforça sua força no setor, além do frigorífico Carioca Foods e a fábrica de sobremesas OMG, que fornecem os insumos para todas as marcas. A rede que deu início ao grupo foi o Espetto Carioca, com ambiente sofisticado e especializado em espetinhos de churrasco que, mais tarde, adquiriu outras marcas de sucesso como o Mané, rede de bares que nasceu para proporcionar experiências gastronômicas únicas; o Buteco Seu Rufino, boteco raiz de família para família; e o Bendito, cafeteria premium especializada em cookies, brownies e cafés. Saiba mais aqui @grupoimpettus.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Feira Sabores garante música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira no Parque dos Ipês

Publicado

on

Feira Sabores no Parque tem se tornado importante ponto de convivência em Dourados- Fotos: A. Frota

A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no Parque dos Ipês, em Dourados. O evento contará com a apresentação do cantor Willian Ferraz, que trará um repertório eclético para animar o público e garantir um ambiente de descontração e entretenimento. “Estamos seguindo a determinação do prefeito Marçal Filho, que é de criar novas opções de lazer, entretenimento e bem estar aliadas com oportunidades de negócios para os artesãos, pequenos comerciantes do setor de alimentos e pequenos produtores rurais”, enfatiza Bruno Pontim, secretário municipal de Agricultura Familiar e responsável pelo setor de feiras-livres em Dourados.

Promovida pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), a feira tem se consolidado como um ponto de encontro entre famílias, amigos e empreendedores locais. A iniciativa, realizada sempre às sextas-feiras, soma-se às tradicionais feiras de terças-feiras, que seguem mantidas normalmente. “As duas primeiras edições da Feira Sabores no Parque foram um grande sucesso de público e de vendas, com todos os parcipantes ficando satisfeitos com o que encontraram”, celebra Bruno Pontim. “Tenho certeza que essa terceira edição não será diferente e vamos trabalhar para que tudo esteja perfeito para o público e os feirantes”, completa o secretário.

A Feira Sabores oferece ao público uma variedade de opções em gastronomia, hortifrúti, artesanato, brinquedos para crianças e lazer, reunindo o melhor da produção local. Desde a inauguração, no último dia 3, o evento tem atraído grande participação popular e se destacado como um novo espaço de convivência na cidade. “É gratificante encontrar famílias inteiras reunidas para um happy hour num final de sexta-feira, ao mesmo tempo em que ficamos felizes em constatar que os feirantes estão aproveitando esse novo espaço de feira que criamos”, enfatiza Bruno Pontim.

O objetivo central, conforme o prefeito Marçal Filho é ampliar o calendário de atividades fixas em Dourados, valorizar o pequeno empreendedor e fomentar o comércio e o lazer locais. Diante disso, o espaço foi planejado para fortalecer a economia, promover a cultura e criar um ambiente de convivência saudável para a população.

Além da edição no Parque dos Ipês, Dourados mantém diversas feiras em diferentes regiões da cidade, como a Feira Livre Central, no Jardim Água Boa; a Feira da Praça do Cinquentenário e a do BNH 1º Plano, realizadas às quartas-feiras; e a Feira do Parque Alvorada, às quintas. Todas essas iniciativas seguem como importantes espaços de integração comunitária, fomento à economia local e valorização da identidade cultural douradense.

Continue Lendo

Geral

Seminário sobre recursos hídricos acontece hoje, na UFGD

Publicado

on

Dourados sedia nesta quinta-feira importante seminário para discutir os recursos hídricos da Bacia do Rio Paraná. Divulgação/Fran Mendes

Acontece nesta quita-feira (16), no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFGD), o Seminário Regional de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná. Realização do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) com parceria da Prefeitura de Dourados, o seminário integra o Plano Estadual de Capacitação para a Gestão de Recursos Hídricos e o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas – Progestão 3.

O seminário será aberto às 8h30 e tem como propósito promover a integração e o desenvolvimento do conhecimento sobre a gestão das águas, além de incentivar habilidades e atitudes de representantes de setores da sociedade, membros de colegiados, gestores públicos e usuários de recursos hídricos.

Segundo o Gestor de Recursos Hídricos do Imasul, geógrafo Leonardo Sampaio Costa, o seminário é um espaço estratégico para alinhar as práticas de regularização e monitoramento do uso das águas, garantindo que os diferentes atores compreendam seu papel e atuem de forma conjunta. “A bacia do Rio Paraná é vital para Mato Grosso do Sul e exige uma gestão participativa e técnica para enfrentar os desafios presentes e futuros”, enfatiza.

O diretor-presidente do Imasul, André Borges, destaca que o evento consolida a missão do órgão em democratizar o acesso à informação e fortalecer a governança hídrica. “Estamos investindo em capacitação e diálogo, porque sabemos que a gestão dos recursos hídricos precisa ser compartilhada e descentralizada. Esse é o caminho para assegurar o uso sustentável da água e a preservação ambiental em todo o estado”, afirma.

O tema central desta edição será a Regularização e o Monitoramento do Uso dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Paraná, enfatizando a importância de uma gestão efetiva, descentralizada e participativa.

PROGRAMAÇÃO

08h30❘ Abertura

  • Regularização e Monitoramento do Uso de Recursos Hídricos | Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA) | Marcos José Melo Neves | Superintende de Regulação de Uso de Recursos Hídricos – SRE
  • Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos no CBH Paranaíba | João Ricardo Raiser Presidente do CBH Paranaíba

Intervalo

  • Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos no CBH Araguari | Sylvio Luiz Andreozzi | Presidente do CBH Araguari
  • Regularização e Monitoramento da Água para Consumo Humano no MS | Gabriela Faria Conzolino | Gerente de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano | Secretária de Estado de Saúde
  • Espaço para debate

12h00 Almoço

13h30| Retorno das palestras

  • Regularização e Automonitoramento do uso de Águas Superficiais | Douglas Fernando Macente | Fiscal Ambiental | Gerência de Recursos Hídricos
  • Regularização e Automonitoramento do uso de Águas Subterrânea | Daniel Torres Alencar | Fiscal Ambiental | Gerência de Recursos Hídricos
  • Interação: Água Subterrânea e Água superficial | Francielle da Silva Niewinsk | Analista de Recursos Hídricos | Gerência de Recursos Hídricos

Intervalo

  • Segurança de Barragens | Eloisa Marques | Fiscal Ambiental | Gerência de Recursos Hídricos
  • Boas práticas Locais em Recursos Hídricos | Prefeitura Municipal de Dourados
  • Abertura para debates

18h00 Encerramento

Continue Lendo

Geral

Não precisaremos do horário de verão neste ano, diz Alexandre Silveira

Publicado

on

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (14) que o governo federal está “completamente seguro” de que o país não precisará retomar o horário de verão neste ano.

De acordo com Silveira, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne todo mês para tratar da segurança energética nacional e também da modicidade tarifária – princípio que garante a cobrança de tarifas justas.

“Chegamos à conclusão que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano.

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, Silveira lembrou que o Brasil é um país que depende naturalmente de suas hidrelétricas.

“Elas nos dão segurança energética e dependem das nossas térmicas. Por isso, estamos implementando e vamos, na próxima semana, lançar o leilão das térmicas.”

Energias renováveis intermitentes

Segundo o ministro, o Brasil é um país com grande capacidade para produzir energia renovável que, embora limpa, tem a característica de ser intermitente, por depender de fatores naturais. Para lidar com isso, o governo federal aposta no armazenamento por baterias.

“São energias ainda intermitentes. Por isso, também estamos com uma expectativa muito grande de lançar, ainda neste ano, nosso leilão de bateria. A gente vai literalmente armazenar vento. O vento vai ser armazenado através das baterias.”

O ministro explicou que, com as baterias, será possível armazenar a energia solar, por exemplo.

“Através da bateria, vamos ter o sol até 22 horas armazenado. Energia solar armazenada em baterias. É um grande sistema que vem estabilizar o nosso sistema”, completou.

Ao citar o apagão ocorrido na Península Ibérica, em abril, Alexandre Silveira lembrou que a instabilidade gerada por energias intermitentes não se restringe ao Brasil.

“É um grande problema e não é um problema nacional, é um problema no mundo inteiro. Portugal, Espanha sofreram agora recentes apagões de longo prazo por causa dessas intermitências”.

O sistema energético brasileiro, no entato, é “muito robusto”, segundo Silveira, e com o planejamento “muito bem feito”. Por esse motivo, o governo descarta a necessidade do horário de verão em 2025.

“O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro. Por isso, teríamos coragem completa e absoluta, caso fosse necessário, independentemente das opiniões e das controvérsias sobre o horário de verão, de implementá-lo”, concluiu.

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67