Connect with us

Esportes

Iluminação vai garantir ampliação de projeto em praça que existe há 40 anos

As obras estão no início, mas o local recebeu iluminação de LED que foi ativada na abertura da solenidade de lançamento do projeto.

Publicado

on

Com muita festa e três partidas de futebol, os moradores do Jardim Santa Felicidade comemoraram na noite dessa quarta-feira (06) a revitalização da praça de esportes Arena Coalhada, a mais antiga da região onde também estão localizados os bairros Moreninhas, Cidade Morena, Vila Maciel, Parque Novo Século e Vila Brasil. As obras estão no início, mas o local recebeu iluminação de LED que foi ativada na abertura da solenidade de lançamento do projeto.

Com recursos próprios e de emenda parlamentar ao orçamento da União, a revitalização da praça de esportes Arena Coalhada compreende a colocação de sistema de iluminação em LED, construção de vestiário para os jogadores, banheiros, pista de caminhada e academia ao ar livre. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 150 dias.

“As crianças do nosso projeto não precisarão mais ir até o parque das Moreninhas (Jacques da Luz) para treinar, agora temos o nosso campinho iluminado, vamos poder treinar em nosso próprio bairro”, comemora Antônio Jerônimo da Silva, o Coalhada, um dos mais antigos do Jardim Santa Felicidade.

Os moradores deram o nome Arena Coalhada à praça, em reconhecimento ao trabalho realizado pelo morador, que há mais de trinta anos cuida da única área de lazer do bairro. O Resgatando Vida realiza atividades às quartas-feiras e sextas-feiras das 15h às 20h, por isso a iluminação da praça esportiva é fundamental para o grupo.

Para Antônio Jerônimo, a revitalização da praça de esportes vai trazer melhorias para todos os moradores e fortalecer o trabalho do Projeto Resgatando Vida, criado há 31 anos e que atualmente atende cerca de 70 crianças e adolescentes. A principal atividade é a escolinha de futebol.

“O objetivo do projeto não é preparar essas crianças para serem jogadores, mas tirá-las das ruas e formar bons cidadãos”, diz Coalhada. Segundo ele, o Projeto já revelou talentos.  Paulo Henrique Marques, que fazia parte do projeto, atualmente é campeão brasileiro na sua categoria no salto em altura e Mateus, que também começou no Resgatando Vida, está indo para a base do Atlético Mineiro. “Fizemos vaquinha para ajudar ele na viagem”, diz Coalhada.

O campinho de terra que está sendo revitalizado pela Prefeitura foi palco de várias competições, algumas memoráveis. Coalhada conta que em 2017, numa final de campeonato, o time 26 de Agosto, que é de um outro bairro, chegou para disputar a final com uma pequena carreata.

“Tinha até batedores (torcedores) na frente do ônibus que trazia os jogadores, eles entraram no bairro já soltando fogos e quando chegaram aqui no campinho foi a maior correria para ver eles chegando, a gente nunca tinha visto isso por aqui”. O 26 de Agosto retornou com o troféu da competição.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Santa Felicidade, César Cardoso, conta que o campinho que está sendo revitalizado foi feito no final da década de 1970, quando ali só tinha mato. Segundo Cardoso, há anos os moradores pediam melhorias para o local. “Finalmente a gente conseguiu e a Prefeitura já trouxe a iluminação e logo teremos aqui pista de caminhada e área de lazer. A revitalização é muito importante, porque aqui é a única área de lazer do bairro, além dos jogos, fazemos de tudo aqui, como festas e eventos. E vai melhorar também para o comércio e valorizar o nosso bairro”.

Em seu discurso durante a solenidade, César Cardoso agradeceu a prefeita Adriane Lopes pela sensibilidade em atender a reivindicação dos moradores. “Quero agradecer a prefeita Adriane Lopes. Foi preciso uma mulher, que nunca jogou futebol neste campo, atender o pedido da nossa comunidade”.

Eduardo Silveira nasceu no Jardim Santa Felicidade. Há 10 anos mudou-se para a Vila Sobrinho, mas todos os finais de semana joga futebol no Arena Coalhada. A mãe e as irmãs continuam morando no bairro. “A vontade de voltar é grande. Antigamente esse campinho era feio em meio do mato, e as mães não deixavam as crianças virem aqui sozinhas. A realidade já é outra. Está ficando lindo”.

Ao falar em nome da prefeita Adriane Lopes na entrega da iluminação da Arena Coalhada e dar inicio à revitalização da praça esportiva, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Domingos Sahib Neto, destacou que a atual administração de Campo Grande vem trabalhando incansavelmente para levar melhorias para os bairros, atendendo os pedidos dos moradores. “A atual gestão municipal da Capital tem buscado atender a nossa população, são mais de 20 campos de futebol que a Prefeitura, neste último ano, entrega revitalizado para a população de Campo Grande. De forma efetiva, essa administração tem atendido o que a população e as lideranças pedem”.

Odair Serrano, diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), enfatizou que ao investir junto com os parceiros na revitalização das praças esportivas, a Prefeitura está proporcionando condições para que a população tenha melhor qualidade de vida, que impacta também no sistema de saúde. “O trabalhador que chega no final da tarde e tem um local para fazer suas atividades físicas e praticar esporte, cuida de sua saúde de forma preventiva, o que alivia as filas nos postos de saúde”, pontuou, acrescentando que a Funesp, junto com a Associação dos Moradores do Jardim Santa Felicidade, irá programar diversas atividades para serem realizadas na praça de esportes.

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Delegação de Mato Grosso do Sul conquista 41 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros

Publicado

on

Com um total de 41 medalhas conquistadas, a delegação de Mato Grosso do Sul encerrou sua participação no último bloco de modalidades dos JEB´s (Jogos Escolares Brasileiros). A etapa final, realizada em Uberlândia (MG), entre os dias 20 a 28 de outubro reuniu as competições de basquetebol, ginástica artística, karatê, wrestling, handebol e xadrez. Nessa fase, os atletas sul-mato-grossenses garantiram nove novas medalhas.

Entre os dias 5 e 28 de outubro, Uberlândia recebeu uma das maiores competições estudantis do país, reunindo estudantes-atletas de 12 a 14 anos de todos os estados brasileiros. A delegação sul-mato-grossense contou com 194 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 25 municípios do estado.

A participação de Mato Grosso do Sul foi coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Entre os destaques da delegação está o time feminino de basquete, que conquistou a medalha de prata na série prata. A capitã da equipe, Mariana Escobar, de 14 anos, compartilhou um pouco de sua trajetória:

“Eu comecei novinha em 2022, eu era novinha, daí eu queria fazer alguma coisa, mas a escola sempre incentivou o esporte e o basquete, quando eu comecei, eu nunca tinha tido essa experiência. Daí na minha primeira aula eu já amei, continuei fazendo escolinha, daí em 2023 eu fui chamada para o time da escola e aí comecei a treinar mesmo, de verdade, pra competir mesmo. Eu vim todos os anos, desde 2023 eu vim, porque eu entrei na equipe muito cedo, então eu tive essa oportunidade de estar sempre aqui, então eu vim em todas as idades que eu puder vir, e esse é o meu último ano, e eu tô amando.”

Sobre suas perspectivas na modalidade, Mariana acrescentou:

“Pretendo continuar no basquete, até os meus anos estourarem, quando eu ficar mais velha. Eu amo o basquete, eu treino porque eu amo mesmo. Estou muito satisfeita, obviamente que dava pra ter ficado na série ouro, só que agora é treinar, ver os nossos erros. Mas foi incrível, amei. Me diverti muito.”

Outro destaque veio do xadrez por duplas feminino, com Ana Beatriz Castilho e Luiza Consalter, que conquistaram a medalha de ouro na série prata. Ana Beatriz, de 14 anos, natural de Maracaju, contou como foi sua preparação para a competição:

“Eu treinei pelo site lichess, joguei presencialmente nos treinamentos, além do treino tive reforço com o Ângelo que foi campeão sul-americano de xadrez. Durante a rodada final a adversária não conseguiu defender o ataque que futuramente me fez vencer a partida. Essa vitória me incentiva a continuar competindo e melhorando como atleta.”

O Karateka Miguel Mota Marques, de 14 anos, de Nova Andradina, recebeu a medalha de bronze na série ouro da competição, ele comenta um pouco como foi a prova.

“Eu estava desanimado pois não havia ido para a classificatória da seleção brasileira. Quando minha técnica, mudou minha estratégia de luta, pois eu estava perdendo por um ponto, aí virei a luta. Essas competições me estimulam a treinar mais para que eu ano que vem consiga entrar na seleção brasileira e mantenha o meu bolsa atleta que consegui esse ano. E ainda tenho o desafio do OPEN internacional do Uruguai em dezembro”, frisou o atleta.

Quadro de Medalhas – 3º Bloco

Karatê

Gabriel Schmeiske – Medalha de Prata | Série Prata (-52kg)
Miguel Mota Marques – Medalha de Bronze | Série Ouro (-63kg)
Isabelly Cardozo – Medalha de Prata | Série Bronze (-54kg)
Valentina Lima – Medalha de Bronze | Série Prata (+54kg)

WrestlingMaria Eduarda – Medalha de Bronze | Série Prata (categoria 46kg)

Ginástica ArtísticaLívia Ferreira Bernardino – Medalha de Prata | Série Bronze (Aparelho Solo)

XadrezAna Beatriz Fernandes Castilho
Luiza consalter de Oliveira
Medalha de Ouro | Série Prata – Por equipes feminino

Basquete FemininoMedalha de Prata | Série Prata

Handebol MasculinoMedalha de Prata | Série Prata

Total geral de medalhas: 9Ouro: 1Prata: 5Bronze: 3

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Fotos: Thais Lima/Setesc 

Continue Lendo

Esportes

Jogos Abertos de Dourados têm finais do futsal na noite desta terça-feira

Publicado

on

Semifinais dos JADs apresentaram duas grandes partidas no ginásio de esportes da Unigran. Divulgação/Assecom

Organizados pela Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes (Funed), os Jogos Abertos de Dourados (JADs) terão definidos na noite desta terça-feira (28) os campeões da modalidade futsal, nas categorias feminino e masculino. As partidas decisivas acontecem no ginásio de esportes do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), instituição parceira da Funed na realização das competições esportivas da Fundação de Esportes. A final feminino será às 18h45, a masculino às 19h30.

Pela categoria feminino, a final será entre as equipes do Colonial e EIA Dourados. Nesta categoria, foi chave única, composta por quatro equipes jogando todas contra todas. Além das finalistas, participaram as equipes da UFGD e Projeto Bate Bola. “Convidamos os amantes do futsal para prestigiar essas finais dos Jogos Abertos com a certeza que o público vai acompanhar partidas de elevado nível técnico”, ressalta a diretora-presidente da Funed, Giselly Assumpção.

Já no masculino, participaram 15 equipes, divididas em cinco grupos. Após as classificatória e as quartas-de-final, o Juventude AG avançou ao derrotar Amigos do RK na semifinal por por 8 a 0. A Apaefs passou pela equipe Mato Grosso do Sul pelo placar de 3 a 0. “As finais masculinas devem entregar jogos eletrizantes, com muita disputa em campo e, certamente, com a torcida incentivando nas arquibancadas do Ginásio da Unigran”, argumenta Giselly.

A diretora-presidente da Funed prevê casa cheia e convida os desportistas a prestigiarem as finais desta noite. Ela também destaca o incentivo do prefeito Marçal Filho para a realização dos Jogos Abertos, assim como os demais eventos esportivos e de lazer que a Funed realiza. “O prefeito Marçal é um amante do esporte e grande incentivador das atividades”, diz. “Ele não tem medido esforços para dar à Funed as condições para levar adiante os projetos que buscam difundir o esporte e o lazer”, completa.

Os jogos Abertos de Dourados é uma competição tradicional no município e tem por objetivo promover a interação entre os bairros da cidade; estimular o desenvolvimento esportivo no município; oportunizar o acesso dos participantes ao esporte de rendimento e contribuir para o desenvolvimento integral do atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte.

Continue Lendo

Esportes

Jogos Abertos de Dourados definem campeões do vôlei nesta quarta-feira

Publicado

on

Semifinais dos JADs, masculino e feminino, foram disputadas na noite desta segunda-feira (6), nas quadras de esporte do complexo Jorjão. Fotos – A. Frota

Os Jogos Abertos de Dourados (JADs), tradicional competição realizada pela Prefeitura, com organização da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), chega à fase final e já tem decisão na modalidade de voleibol. Iniciados em 15 de setembro, com disputas de voleibol, os JADs definirão os campeões da modalidade, nas categorias masculino e feminino, nesta quarta-feira, 8 de outubro.

O vôlei contou com oito equipes no masculino, divididas em dois grupos de quatro na primeira fase, passando apenas dois de cada grupo para fazer semi final. No feminino foram sete equipes na primeira fase, divididas em dois grupos também, um de quatro e uma de três equipes, também passando duas de cada chave para a semi final.

Os finalistas foram definidos na noite desta segunda-feira (6), em partidas realizadas nas quadras do complexo esportivo Jorjão, no Jardim Água Boa. Na categoria masculino, o Skill Sports venceu o Skill Dinomaster por 2 sets a 0 e o SMB/CT PIMENTEL venceu o time da UFGD por 2 sets a 1.

Na categoria feminino a semifinal teve como vencedores a Passe Skill e a Skill Black, que venceram, respectivamente, as equipes do MUV e Serpentes do Vôlei, ambas por 2 sets a 0.

As finais, entre Skill Sport e SMB/CT Pimentel, categoria masculino, serão nesta quarta (8), no ginásio de esportes da Unigran. A primeira partida com início às 18h45 e a segunda às 19h30.

FUTSAL

Já o futsal inicia nesta terça-feira (7) as disputas da fase de quartas-de-final, também no ginásio da Unigran. Pelo feminino, às 18h45, Colonial enfrenta o Projeto Bate Bola. Pelo masculino, às 19h30, Juventude AG x Ajax FC e, às 20h15, APAEFS x Unigran.

Na sexta-feira, também no ginásio da Unigran, às 18h45, pelo feminino, jogam Projeto Bate Bola x UFGD. No masculino, às 19h30, Mato Grosso do Sul x Borsoi e, às 20h15, UFGD x Amigos do RK.

O futsal feminino tem chave única e todas as equipes jogam entre sim.

JADS

A organização do Jogos Abertos de Dourados é da Fundação de Esportes (Funed) e tem por objetivo promover a interação entre os bairros da cidade; estimular o desenvolvimento esportivo no município; oportunizar o acesso dos participantes ao esporte de rendimento e contribuir para o desenvolvimento integral do atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67