Connect with us

Saúde

Hospital Cassems de Dourados registra impacto positivo em atendimentos após inauguração

Um dos diferenciais da unidade hospitalar é a área da cardiologia que conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

Publicado

on

O Hospital Cassems de Dourados iniciou atendimento em 24 de novembro de 2023 e, no primeiro mês em atividade, realizou 33.147 exames, 4.051 atendimentos de urgência, 3.384 consultas ambulatoriais, 581 internações, 284 cirurgias e 132 internações em UTI.

Com mais de 13.500m² de área construída (a área antiga da Unidade Hospitalar contava com cerca de 4 mil metros quadrados), o hospital já demonstra seu impacto no atendimento aos mais de 49 mil beneficiários da Cassems da Região da Grande Dourados.

Um dos diferenciais da unidade hospitalar é a área da cardiologia que conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Médico cardiologista, cirurgião cardiovascular e responsável técnico pela área de cardiologia do Hospital Cassems de Dourados Marcos Cantero, explica como é a UTI. “Ela se constitui de dez leitos exclusivos para os pacientes cardiovasculares, com leitos individuais, contam com que existe de mais moderno em termos de monitorização, hemodinâmica, assistência circulatória e assistência ventilatória, uma equipe técnica a altura da estrutura hospitalar e conta com assistência cardiológica 24h”.

Além disso, a unidade hospitalar da Grande Dourados é a única de alta complexidade e que possui todos os métodos investigativos cardiológicos tais como: eletrocardiograma, ecocardiograma, entre outros.

“Também possui a angiotomografia coronariana, angiotomografia de aorta que é um exame específico para ver a aterosclerose de vasos, dos vasos arteriais, também conta com ressonância nuclear magnética capaz de detectar as doenças funcionais mais difíceis de ser detectadas por outros métodos, além da hemodinâmica que permite o estudo invasivo do coração e de todo o aparelho cardiovascular essa parte diagnóstica”, acrescenta o médico cardiologista.

Quanto à parte terapêutica, o espaço está apto a fazer todos os procedimentos, desde os mais simples, como a instalação de um cateter profundo, cateter de longa permanência para o uso de quimioterápicos, até os procedimentos mais invasivos, como o implante de válvulas, transcateter, oclusores de doenças congênitas, cirurgia aberta de revascularização de miocárdio, troca valvular, cirurgia de aneurisma de aorta de secção aórtica. Todos os procedimentos de estimulação cardíaca artificial, implante de marcapasso, cardíaco desfibrilador, marcapasso ressincronizador cardíaco”.

Como diferencial do Hospital Cassems de Dourados, ele cita a rápida resposta ao tratamento do paciente, “com a integração total com o pronto-atendimento daquelas doenças que são responsáveis pela maior morbimortalidade mundial que é o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular encefálico. Esses pacientes podem ser prontamente atendidos, diagnosticados e tratados, isso acho que é o grande diferencial”.

Na última semana de dezembro, os médicos Marcos Cantero, cirurgião cardíaco, Alessandro Pina, hemodinamicista, Cleide Trivellato, anestesista, e Said Assaf Neto, cardiologista intervencionista especialista em implante transcateter de válvula aórtica, uniram esforços para o bem-estar de um paciente de 68 anos.

Diante da doença da válvula aórtica e episódios de síncope, a equipe realizou o implante de prótese aórtica transcateter via femoral, trans endoprótese, sob sedação leve e anestesia local. Um feito minimamente invasivo, sem incisões, proporcionando uma recuperação rápida.

Estrutura – O Novo Hospital Cassems de Dourados conta 163 leitos, distribuídos entre 30 leitos de UTIs, 49 leitos de Clínica Médica, 44 leitos de Clínica Cirúrgica, 20 leitos de Oncologia, 10 leitos de Pediatria e 10 leitos de Day Clinic. Além de 7 salas cirúrgicas, Pronto-Atendimento, Centros de Diagnóstico, Infusão e Hemodiálise e conta com mais de 18 especialidades médicas.

Entre os serviços disponibilizados pela Cassems na unidade hospitalar está a Rede Amo Cassems. Uma linha de atendimento ao paciente que luta contra o câncer que oferece uma estrutura completa e atendimento humanizado, com profissionais da área altamente capacitados, realizado por uma equipe multidisciplinar e tecnologia de ponta para o diagnóstico, tratamento e prevenção de todos os tipos de câncer. A unidade hospitalar conta com novos ambientes, 2 leitos e uma sala com 6 poltronas, projetados para pacientes em tratamento oncológico realizarem os atendimentos de forma humanizada.

A unidade hospitalar fica localizada na Rua Oliveira Marques, 2771 – Jardim Central. Para mais informações sobre consultas e agendamentos: (67) 3410-0014.

(Fonte: Dourados News. Foto: Reprodução)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Hospital da Vida recebe 25 bombas de infusão para atender ala vermelha e UTI

Publicado

on

Equipamentos foram entregues na manhã desta sexta-feira durante vistoria técnica do prefeito Marçal e do secretário de saúde Márcio Figueiredo – Foto: A. Frota

O Hospital da Vida recebeu um reforço importante para o atendimento de pacientes em estado crítico. Foram adquiridas 25 bombas de infusão com recursos próprios da Prefeitura de Dourados. Os equipamentos foram entregues na manhã desta sexta-feira (25) pelo prefeito Marçal Filho e pelo secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, durante vistoria à unidade hospitalar que recebe pacientes de 33 municípios da região da Grande Dourados.

As bombas de infusão, da marca Mindray, serão utilizadas na ala vermelha, setor de atendimento a pacientes em estado grave, e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que concentra os casos mais delicados de um hospital. Segundo a diretora-técnica da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud), Fernanda Eneas da Silva, a chegada dos equipamentos ocorre em um momento oportuno.

A Fundação é responsável pela administração do Hospital da Vida e da UPA. “Esses equipamentos vêm para dar suporte aos que já possuímos e são fundamentais para garantir a precisão na administração de medicamentos, soros e outros fluidos essenciais aos pacientes”, explicou. Ela destacou que alguns pacientes da UTI necessitam de até cinco bombas de infusão simultâneas, o que evidencia a importância do reforço.

As bombas de infusão permitem maior controle na dosagem de medicamentos, reduzem riscos de erros humanos e otimizam o trabalho das equipes de saúde. “É um investimento que traz segurança ao paciente e eficiência ao atendimento”, afirmou a diretora.

Durante a entrega, o prefeito Marçal Filho reconheceu os desafios enfrentados pelo município, mas reforçou o compromisso da gestão com a melhoria dos serviços de saúde. “Mesmo diante das dificuldades, estamos empenhados em garantir estrutura e condições para que a população seja atendida com qualidade”, declarou. “Sabemos que temos muito a fazer, mas não mediremos esforços para garantir que as pessoas sejam bem atendidas na rede pública de saúde”, completou o prefeito.

O Hospital da Vida é referência para 34 municípios da região e enfrenta constantes episódios de superlotação. Com a proximidade do inverno, a demanda tende a aumentar, especialmente por conta de casos de síndrome respiratória.

O secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, reforçou o apelo à população para que se vacine contra a gripe, especialmente crianças e idosos, que são os mais vulneráveis. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde e no Pronto Atendimento Médico (PAM).

Equipamentos foram entregues no Hospital da Vida – Foto: A. Frota

 

Continue Lendo

Saúde

Residentes em Medicina de Família e Multiprofissional têm aula magna nesta sexta

Publicado

on

O palestrante da aula magna será o Dr. Marcos Vinícius Soares Pedrosa- Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), promove nesta sexta-feira (25) a aula magna dos programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Saúde da Família SeMS/ Fiocruz. A ação será às 09h30, na Unigran.

O palestrante da aula magna será o Dr. Marcos Vinícius Soares Pedrosa e o encontro reunirá residentes, preceptores, docentes, gestores e profissionais de saúde em um momento estratégico de acolhimento, alinhamento e integração.

A Sems destaca que a atividade tem como objetivo reafirmar os princípios e valores do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a articulação entre ensino, serviço e comunidade.

Com foco na Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado e coordenadora das redes de atenção, a Aula Magna aprofunda temas centrais da prática em saúde da família, como integralidade do cuidado, interprofissionalidade, vínculo com os usuários e responsabilidade sanitária sobre o território.

A Prefeitura promove tais ações para proporcionar um espaço formativo que agrega conhecimento aos profissionais sempre com ênfase de uma abordagem completa a realidade dos territórios nos quais atuam.

 

Com assessoria.

Continue Lendo

Saúde

Dourados registra terceira captação de órgãos do ano no Hospital da Vida

Publicado

on

Equipe responsável pela captação dos órgãos no Hospital da Vida em Dourados – Foto: Assecom

Na tarde desta quarta-feira (23), foi realizada a terceira captação de órgãos do ano em Dourados, no Hospital da Vida. A doação partiu de um paciente de 48 anos, morador da região sul do estado, e resultou na retirada de rins, fígado e córneas. A logística da operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que disponibilizou um helicóptero para o transporte imediato dos órgãos doados.

O fígado e as córneas seguiram para Campo Grande, onde o fígado foi transplantado ainda nesta quarta-feira no Hospital Adventista do Pênfigo. Já os rins foram encaminhados em voo direto para Porto Alegre (RS), onde irão beneficiar pacientes em lista de espera.

De acordo com o médico Gustavo Rapassi, responsável técnico pela captação e pelos transplantes renais, houve incerteza inicial sobre a viabilidade do fígado, exigindo resposta rápida da equipe. Durante o procedimento, foi observado que o órgão era utilizável, com isso foi solicitado o apoio da PRF para garantir que o órgão chegasse a tempo na capital sul-mato-grossense.

A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) em Dourados, Ludelça Dorneles, destacou que esta é a terceira captação realizada em 2025. Segundo ela, o número de doações sofreu queda após a pandemia do Coronavírus: foram três em 2021, cinco em 2022, sete em 2023 e quatro em 2024.

O Hospital da Vida é referência para cerca de 1 milhão de habitantes da região sul de Mato Grosso do Sul e funciona como unidade de portas abertas. Apesar da estrutura e da abrangência, o número de captações poderia ser maior, mas esbarra na negativa de muitas famílias. A captação de órgãos é um processo complexo que ocorre somente após a constatação de morte encefálica por meio de exames rigorosos e com autorização da família. A retirada dos órgãos é feita por equipe especializada, como a que atua em Dourados.

PRF disponibilizou um helicóptero para o transporte imediato dos órgãos doados

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67