fbpx
Connect with us

Cidades

Horta coletiva cultiva solidariedade e ajuda criança a enfrentar batalha contra a leucemia

O cultivo de hortas é uma atividade que faz parte da rotina das unidades da SAS

Publicado

on

Uma história de superação, amor e solidariedade brotou da horta cultivada pelos profissionais e crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Convivência Colúmbia. Criado para estimular a vida saudável e enriquecer o aprendizado sobre sustentabilidade, o projeto tem feito muito mais do que incentivar o amor à natureza. Batizado de “Horta Feliz”, o projeto tem sido um importante incentivo para o pequeno Moisés Martinez da Silva Souza, de sete anos, que passa por um tratamento contra a leucemia.

A doença foi diagnosticada em fevereiro, período em que Moisés havia começado a participar do projeto, ajudando no plantio da horta na unidade. Com o diagnóstico, ele precisou se afastar das atividades presenciais tanto da escola quanto do Centro de Convivência. Após um mês internado, Moisés voltou para casa e sua rotina sofreu uma transformação radical. Com uma agenda médica intensa, ele passou a ter aulas particulares com a professora Larissa Avelino da Silva, providenciada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Para ele é muito difícil porque nós moramos em frente a unidade e ele vê toda a movimentação, o que aumenta a saudade”, contou a mãe do menino, a dona de casa Karina Martinez da Silva. Para amenizar o distanciamento, os colegas e a equipe do Centro de Convivência sempre realizam vídeo chamadas com Moisés.

Mas o que fez a diferença foi a iniciativa, esta semana, da equipe do Centro de Convivência, em levar para a casa da família, um pedacinho da horta que ele ajudou a construir e que, por coincidência, já havia sido iniciada pela professora Larissa. “Mobilizamos os parceiros e doamos adubo e mudas, além de pneus que pintamos como os da unidade para plantar as hortaliças. Agora a família pode produzir, sob nossa orientação, a Hortinha Feliz do Moisés”, contou o coordenador do Centro de Convivência, Alessandro Chaves.

A corrente de solidariedade levou alento à família, que se sentiu ainda mais acolhida pela unidade, traduzindo o objetivo do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, que é reforçar os laços familiares, autoestima e promover o empoderamento do usuário. Em breve, Moisés, a irmãzinha Isabela, de dois anos, os pais e a tia poderão colher beterraba, rúcula, almeirão e couve.

“Senti que ele evoluiu muito no desenvolvimento social, cultural e no aprendizado quando ele frequentava o Centro de Convivência. Essa atitude, de trazer o projeto da horta aqui para casa tem contribuído muito para o bem-estar dele. É gratificante ver que todos estão torcendo por você, com pensamento positivo, esperando ele retornar saudável para a unidade”, pontuou a mãe de Moisés.

Entusiasmado com o projeto, o pequeno que não dá descanso nem para a cachorrinha de estimação, Lola. “Estou cuidando para ela não subir na horta. Eu rego todos os dias e estou muito feliz”, disse Moisés.

A horta, inclusive, está auxiliando a família a explicar sobre a doença a Moisés. Para facilitar o entendimento do menino, os pais fazem uma analogia, mostrando que neste momento sua saúde precisa de cuidados especiais, assim como as hortaliças, para crescerem saudáveis.

Coletivo

O cultivo de hortas é uma atividade que faz parte da rotina das unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e já é uma referência na Prefeitura de Campo Grande via Rede Municipal de Assistência Social devido às parcerias firmadas com entidades, comunidade e universidades, que garantem o apoio técnico e contribuem com os insumos.

No Colúmbia, a colheita já é farta, com beterraba, berinjela, coentro, cheiro verde, alface, tomate e até feijão de corda enriquecendo o cardápio das crianças, que em breve também irão saborear rúcula e brócolis.

“A alegria deles em ver na mesa o que plantaram no canteiro, reforçando a alimentação servida na unidade, é indescritível. Trabalhamos no sentido de que eles levem para casa essa proposta e criem uma horta com a participação da família. Esse sorriso de dever cumprido não tem preço”, ressaltou Alessandro.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67