Connect with us

Cidades

Homeopatia colabora na prevenção de doenças típicas do inverno nos pets

Nova frente fria prevê derrubar as temperaturas nos próximos dias, com mínima de 5° em Mato Grosso do Sul

Publicado

on

Uma nova frente fria se aproxima de Mato Grosso do Sul a partir deste final de semana, quando as temperaturas podem atingir mínimas de 5° em algumas regiões do Estado, segundo previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).

Além da queda nas temperaturas, a massa de ar seco segue predominante, sem previsão de chuvas, o que necessita de ainda mais atenção à saúde. E não apenas os humanos sofrem com os dias frios e secos, mas os animais também necessitam de atenção especial, pois, também podem adoecer.

“Trata-se de um período que exige cuidados. Já tivemos algumas frentes frias neste ano que, apesar de curtas, foram intensas e podem levar os animais a desenvolverem doenças e até à morte, se não receberem os devidos cuidados. É muito importante mantê-los aquecidos, protegidos do frio e chuva, quando ocorrer, em ambientes protegidos e agasalhados”, como explica a médica-veterinária homeopata, Mônica de Souza.

“É importante manter os animais aquecidos no período. Cães e gatos são muito sensíveis às baixas temperaturas e adoecem com o clima frio, mas alguns cuidados podem prevenir doenças e garantir melhor qualidade de vida a eles”, explica.

Nos cães, o principal problema é a tosse dos canis, doença semelhante a uma gripe humana, acomete apenas os cães e é contagiosa entre eles. Causada por vírus, pode ser prevenida por meio de vacinas, mas a queda da imunidade ocasionada pelas baixas temperaturas pode ser agente facilitador da disseminação da doença.

“Ao ser exposto ao estresse térmico, a imunidade do cão cai e ao ser acometido pela tosse canina, o animal fica vulnerável à bactéria Bodertella, que leva a quadros de evolução da doença para pneumonia. Raças de pelo curto, como pitbull, doberman, pinscher e boxer, sentem muito frio e são menos resistentes às infecções respiratórias, pois, geneticamente não são resistentes às baixas temperaturas e por isso, são mais vulneráveis. Animais de pelos longos tem mais resistência, mas não significa que não precisam de cuidados especiais no período”, destaca a veterinária.

Já nos gatos, o principal problema é a falta de hidratação, já que nos dias frios, bebem menos água, podendo assim, desenvolver a SUF (Síndrome Urológica Felina). Com isso, além de oferecer ambientes quentes e confortáveis aos felinos, também é indispensável manter água fresca disponível. É importante também atenção aos animais geriátricos, tanto cães quanto gatos.

“Nesta época, os animais idosos também sofrem. Aqueles que têm artrite ou artrose, sentem mais dores, dificuldade de locomoção, começam a mancar e até param de andar, dependendo do caso. Além da consulta ao veterinário, a homeopatia é ótima aliada para a recuperação dos movimentos e auxílio na dor”, defende Dra. Mônica que é diretora da Sigo Homeopatia Veterinária, empresa que há 20 anos atua no segmento.

Tutora de dois gatos e uma cachorra, a arquiteta Bruna Scardoeli é muito cuidadosa com seus pets João, Luana e Joana. João é um gatinho especial, resgatado cego, que tinha muitos problemas comportamentais. Hoje, quem vê o pet usando uma variedade de looks estilosos e muito saudável, nem imagina que o gatinho já precisou da homeopatia para ter qualidade de vida.

“João foi resgatado das ruas do Rio de Janeiro. Muito agitado, ele tinha comportamentos extremos, quase nunca dormia e era nítida sua agitação mental. Com a homeopatia da Sigo, ele se transformou e hoje é um gatinho feliz e leva uma vida normal”, relata Bruna.

O relato do suporte homeopático integra também os cuidados no período frio, já que antes, seria impossível colocar uma roupinha no gatinho agitado. Cuidadosa, Bruna faz questão de manter João, a cachorrinha Joana e a gata Luana aquecidos e bem cuidados, em especial nos dias frios.

“Em relação à Joana, eu tomo muito cuidado com os banhos. Em épocas muito frias, eles são mais espaçados, cuido a temperatura da água, sempre morna e sem acesso às correntes de ar. Também me preocupo em secar os pelos, até porque independente do animal ter pelos curtos ou longos, precisam ser bem secos para evitar doenças. Já os gatos, não necessitam de banho”, relata.

A tutora também se preocupa em vestir os animais, mantê-los em locais cobertos e protegidos e com cobertas para assim, garantir saúde e conforto.

A alimentação é muito importante. No frio, pode haver aumento da necessidade alimentar, portanto, o animal não só deve manter sua rotina de alimentação, como se possível, a mesma deve ser reforçada. Mas nada de alimentos humanos como chocolates, doces e guloseimas que podem intoxicar o animal.

“Um pouco mais de ração, patês se possível e alimentos saudáveis e próprios para animais são os indicados”, avalia Mônica de Souza.

Para aumentar a imunidade, a homeopatia é uma grande aliada, prevenindo doenças secundárias que surgem no inverno, como as de sintomas respiratórios e de pele.

“Por meio e homeopáticos é possível aumentar a imunidade do animal, prevenir algumas doenças de pele, gripes e resfriados, além de tornar o pet mais resistente em qualquer período do ano”, finaliza a veterinária.

Solidariedade – Assim como para os humanos, os dias frios são muito difíceis para os animais que não tem um lar. Ficar na rua sem proteção contra o clima e sem alimento é muito difícil e solidárias à situação, algumas pessoas tentam amenizar a dor de quem enfrenta as baixas temperaturas.

A voluntária da Ong Amicats, Dafne Guenka, explica que pequenas atitudes podem significar muito para aquele bichinho que está na rua.

“Nesse período, o gasto calórico aumenta muito e fornecer alimento aos animais é importante. Quem puder oferecer alimentos e água, estará ajudando ao animal sem lar”, destaca a voluntária que reforça a importância da responsabilidade nestas ações. Quem puder verificar se a ração e água foram consumidas, se precisa trocar, se está tudo limpo, é importante.

“Caixas e pedaços de tecidos também podem ajudar a abrigar os animais contra as correntes de ar e sereno. Uma roupa velha, tapetes ou jornais podem servir de cobertura para que estes animais sofram menos”, esclarece.

Atenção especial

Se você tem um pet e quer manter a saúde e bem-estar do seu amigo nos dias mais frios, a médica veterinária apresenta dicas para enfrentar as baixas temperaturas:

·         Mantenha os animais bem agasalhados e se possível dentro de casa;

·         Animais que ficam no quintal, precisam de espaço com cobertura e acesso a cobertas, ou algum tipo de cama protegida, longe do sereno e friagem;

·         Gatos também precisam de locais adequados e quentinhos;

·         Mantenha a água fresca sempre disponível:

·         As vacinas devem estar em dia;

·         Ao primeiro sintoma de gripe ou problema de saúde, busque auxílio de um veterinário.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Escolas, postos de saúde e espaços públicos recebem mutirão de limpeza

As ações prosseguem nos próximos dias.

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados está realizando um mutirão de limpeza em diversos pontos da cidade, com ênfase nas escolas municipais, diante da proximidade da volta às aulas, e também em unidades de saúde e equipamentos públicos. Nesta primeira quinzena de janeiro, atendendo determinação do prefeito Marçal Filho, as equipes da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) atuaram de forma intensa com roçada, poda e/ou supressão de árvores, pintura e outros serviços que têm impactado em asseio e beleza no município. As ações prosseguem nos próximos dias.

Nesta quinta-feira (16), equipes da Semsur concentram os trabalhos na Escola Municipal Professora Efantina de Quadros, Ceim (Centro de Educação Municipal Infantil) Ivo Benedito, no distrito de Itahum, Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, Parque Rego D’Água, Praça do Transbordo, Ceper do 3º Plano, e nas avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres.

Já foram atendidas as escolas municipais Frei Eucário Schmitt,  Armando Campos Belo, Aurora Pedroso de Camargo, Professora Maria da Conceição Angélica e Sócrates Câmara. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o estádio Frédis Saldivar (Douradão), o Centro de Convivência do Idoso “Andre´s Chamorro” , o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Cachoeirinha, a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura também receberam os serviços. Além desses locais, o quadrilátero central entre as ruas Monte Alegre e Cuiabá e Toshinobu Katayama e Albino Torraca contou com as intervenções.

O prefeito Marçal Filho ressalta que os serviços são uma necessidade eminente no município e além de levarem mais asseio e beleza aos locais, geram impacto positivo em outros pontos, como saúde pública, por exemplo. “Encontramos o centro da cidade com o mato muito alto, condições críticas de limpeza, o que também era notório em espaços públicos”, ressalta Marçal Filho. “Logo no dia 2 começamos os serviços que estão mudando o aspecto da nossa cidade e ainda ajudam a prevenir infestação de insetos, mosquito da dengue e animais peçonhentos”, destaca o prefeito.

As ações continuarão de forma intensificada na área urbana e na área rural do município levando os serviços de limpeza, poda de árvores, pintura, conforme as necessidades de cada local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Marçal consegue reverter no TCE perda de 3 mil vagas na Educação

Marçal Filho destaca os esforços junto ao Tribunal de Contas do Estado para reverter a perda das 3 mil vagas na Educação em Dourados

Publicado

on

Em tempo recorde, com apenas 9 dias úteis de trabalho à frente da Prefeitura de Dourados, o prefeito Marçal Filho e sua equipe jurídica conseguiram reverter no Tribunal de Contas do Estado (TCE) a perda de 3 mil vagas na educação infantil em razão de erros grosseiros cometidos pela gestão anterior na contratação de escolas conveniadas. A irresponsabilidade do governo passado foi atestada pela Divisão de Fiscalização de Educação do TCE, que apontou erros graves, como a omissão em relação ao formato de distribuição de merenda escolar, uniformes, material didático e pedagógico para as crianças.

O Tribunal de Contas do Estado apontou ainda que o contrato da governo passado não previa a avaliação da aptidão das escolas para a prestação de serviços de educação infantil e ainda criava notas para classificá-las com o objetivo de excluir as escolas que estiverem acima do número de vagas solicitadas. Ainda segundo o TCE, o contrato barrado pela Divisão de Contas do Estado eliminava a possibilidade de entrada de novas escolas interessadas em firmar convênio com o município, comprometendo a isonomia na contratação das instituições.

Após tomar posse, em 1 de janeiro, o prefeito Marçal Filho foi informado que o Tribunal de Contas do Estado havia concedido liminar ao Ministério Público de Contas no dia 27 de dezembro de 2024 suspendendo a contração das 3 mil vagas juntos às escolas e creches particulares de Dourados. “Essa notícia caiu como uma bomba para nosso governo e, também, para os pais das crianças já que é público e notório que a Rede Municipal de Ensino encerrou 2024 com um déficit de mais de 1.000 vagas na educação infantil e caso se confirmasse a perda dessas 3.000 vagas conveniadas a situação ficaria insustentável”, enfatiza Marçal Filho.

Uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito na primeira semana de governo foi bater às portas do Tribunal de Contas do Estado, em Campo Grande, acompanhado pela equipe jurídica do município para revogar a liminar que suspendeu o processo de contratação das 3.000 vagas. “Demonstramos no processo do TCE que os problemas criados no contrato pelo governo passado seriam corrigidos pelo nosso governo e que a manutenção da liminar iria causar um prejuízo gigantesco para a Educação em Dourados, já que o município não teria como criar milhares de vagas no espaço de 30 dias”, explica Marçal.

Para corrigir os problemas no contrato do governo anterior, o prefeito determinou a adoção de critérios transparentes para o envio de merenda escolar às entidades filantrópicas que forem contratadas, enquanto as escolas não filantrópicas ficariam responsáveis pelo fornecimento da merenda por conta própria. O prefeito também determinou que a Secretaria Municipal de Educação assumisse a responsabilidade pelo fornecimento dos kits de material escolar e que as escolas contratadas pelo município ficariam responsáveis pelo fornecimento dos uniformes escolares.

Ao receber a manifestação da Prefeitura de Dourados no processo que havia barrado liminarmente a contratação das 3.000 vagas, o conselheiro Flávio Kayatt decidiu pela revogação da liminar e determinou a exclusão do edital da previsão de classificação com o objetivo de excluir instituições da contratação, bem como pela manutenção do credenciamento de novas escolas e creches particulares durante todo o ano letivo de 2025.

O prefeito Marçal Filho recebeu com entusiasmo a decisão do Tribunal de Contas do Estado ao mesmo tempo em que lamenta a falta de planejamento das gestões anteriores que não investiram na construção de novas escolas municipais e, muito menos, em creches. “Estamos mobilizando esforços para receber o maior número possível de crianças neste ano letivo, mas infelizmente não teremos como garantir vagas para todas elas”, alerta. “No Censo de 2010 Dourados tinha 173.647 habitantes, chegou a 243.367 habitantes no Censo 2022 e no final do ano passado o IBGE apontou uma população de mais de 261 mil pessoas, ou seja, a cidade ganhou 17.273 habitantes em apenas 2 anos e quantas escolas foram construídas nesse período?”, questiona o prefeito.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados convoca empresas do transporte escolar para vistoria dos veículos

Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), publicou portaria convocando as empresas proprietárias de Vans utilizadas no transporte de estudantes para a vistoria nos veículos. A fiscalização inicia na segunda-feira, dia 20, e se estende até o dia 31 de janeiro, sempre das 7h30 às 12h30.

A Agetran informa que a vistoria é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e suas autorizadas. Após essa etapa, o documento emitido deve ser apresentado na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada à Rua Vivaldi de Oliveira, número 5795, Jardim Márcia.

Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.
Na vistoria, deve ser entregue apresentado o documento do veículo, cópia da vistoria do Detran, documentos do proprietário, motorista e monitor, certificado do curso de transporte escolar dos motoristas e monitores, certidões negativas civil e criminal do proprietário, motorista e monitor e seguro de passageiros.

O não comparecimento no prazo determinado poderá acarretar sanções administrativas na Lei Municipal n° 2174, de 31 de março de 1998 e Decreto Municipal n° 434, de 17 de agosto de 2001. A não realização da vistoria será considerada serviço clandestino, que é ilegal. Em caso de dúvidas e outras informações, os interessados podem entrar em contato no telefone 2222-1204.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67