fbpx
Connect with us

Cidades

Guarda civil da Capital capacita servidores de Dourados

O Sinesp-CAD está presente em 22 estados e no Distrito Federal e é utilizado por 22 mil profissionais do SUSP

Publicado

on

Desde segunda-feira (17), a Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande realiza a capacitação dos servidores de Dourados, município distante 229 km da Capital, para implantação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas – Sinesp CAD.

Campo Grande foi a primeira Capital do Centro-Oeste a aderir ao sistema, que além de reduzir o tempo de resposta nas ocorrências, melhora o planejamento operacional. Pelo pioneirismo, a cidade se tornou multiplicadora do uso e funcionamento do software, que utiliza dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A transmissão de conhecimento feita por servidores da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social da capital é uma das etapas para implantação e aplicação do sistema na cidade de Dourados. A parceria acontece por meio de Termo de Cooperação Intermunicipal.

“A utilização de tecnologia agiliza o atendimento ao cidadão e, desta forma, todos ganham. Prova disso é que estamos transmitindo conhecimento para outras cidades do Estado”, pontuou a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes.

Os dados do software são fornecidos pelo Governo Federal de forma gratuita, integrando Município, Estado e União. Dentre outras funcionalidades, permite a consulta no Banco Nacional de Informações de Trânsito e Foragidos da Justiça.

Sérgio Mondadori, inspetor e diretor de Operações da Guarda Municipal de Dourados (GMD), é um dos servidores que participam da capacitação em Campo Grande. Ele destacou que a sinergia com o efetivo da Capital, de seu município e de todo Mato Grosso do Sul precisa ter uma continuidade e certamente será positiva para as forças de Segurança.

“Temos Campo Grande como referência na implantação e na utilização do Sinesp-CAD, que é uma importante ferramenta para os órgãos de segurança pública. Acredito que esse entrosamento e essa sinergia vão resultar em inúmeros benefícios à população de ambas as cidades”, ponderou Mondadori.

“A Guarda Civil de Campo Grande é uma referência para nós [de Dourados] pela estrutura e pelo efetivo. Nós vamos repassar o conhecimento aos outros Guardas, que estão na mesma linha de atuação”, explicou Jackeline Andrade, outra agente de Dourados que participa da capacitação.

O Sinesp-CAD está presente em 22 estados e no Distrito Federal e é utilizado por 22 mil profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Dez agentes da GCM de Campo Grande receberam capacitação para atuar como multiplicadores. Além de Dourados, a capacitação deve se estender aos municípios de Corumbá, Ponta Porã, Ladário e Bonito.

A capacitação será realizada com o seguinte cronograma:

– 17 a 19/10/2022- capacitação/multiplicação em Campo Grande;

– 20 a 24/10/2022- treinamento em Dourados;

– 25 a 28/10/2022- implantação em Dourados.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67