fbpx
Connect with us

Consumo

Governo vai liberar R$ 100 mi para combate a incêndios no Pantanal

Comitiva ministerial irá a Corumbá (MS) na sexta-feira (28)

Publicado

on

O governo federal irá liberar R$ 100 milhões para ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de combate aos incêndios no Pantanal, bioma que está em situação de emergência.

De acordo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, os recursos serão para salvar “a maior planície alagável do mundo”.

Diante do aumento dos focos de incêndio no Pantanal, o governo acionou nesta segunda-feira (24) a sala de situação para definir medidas urgentes para controle do fogo na região. Além da liberação de recursos, foi definido o envio de brigadistas e de agentes da Força Nacional para as ações de combate e a visita de uma comitiva ministerial.

Na sexta-feira (28), as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, Simone Tebet e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, devem ir a Corumbá (MS), cidade com maior concentração dos incêndios. Os ministros participaram da reunião de segunda-feira.

Conforme nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a visita servirá para conhecer a realidade local, entregar equipamentos, aeronaves e conduzir equipes de brigadistas que atuarão no território. Os ministros ainda devem se reunir com autoridades e representantes da sociedade.

Brigadistas e Força Nacional

O combate aos incêndios no Pantanal terá o reforço de mais 50 brigadistas do Ibama e 60 agentes da Força Nacional.

Atualmente, a operação no território conta com a atuação de 175 brigadistas do Ibama, 40 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e 53 combatentes da Marinha. Eles agem em conjunto com polícias e bombeiros locais.

Marina Silva destaca que está “é uma das piores situações já vistas no Pantanal”. “Toda a bacia do [rio] Paraguai está em escassez hídrica severa. Nós não tivemos a cota de cheia. Não tivemos o interstício entre o El Niño e La Niña e isso faz com que uma grande quantidade de matéria orgânica — em ponto de combustão — esteja causando incêndios que estão fora da curva”, explicou em entrevista à imprensa, nesta segunda-feira (24). O fenômeno climático natural El Niño é caracterizado pelas chuvas acima da média, enquanto o fenômeno La Niña apresenta seca acima da média.

Helicópteros e aeronaves

O Ministério da Defesa disponibilizará seis helicópteros, duas aeronaves e também embarcações necessárias ao transporte dos militares e brigadistas pelos rios. Uma das aeronaves militares de grande porte é o KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), com capacidade de carregar até 10 mil litros de água em cada voo para combater os incêndios.

O governo federal estuda ainda a implantação de base avançada, na estrada Transpantaneira, para que os brigadistas e combatentes do incêndio fiquem mais próximos aos focos de fogo e, desta forma, acelere a logística do trabalho.

Neste momento, as Forças Armadas já mantêm outras duas bases avançadas no bioma.

Fogo no Pantanal

Entre 1º de janeiro e 23 de junho de 2024, a área queimada no bioma alcançou 627 mil hectares, ultrapassando em 142,9% os 258 mil hectares queimados em 2020, de acordo com a nota técnica do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ), sobre a evolução das áreas afetadas pelo fogo e das condições climáticas no Pantanal.

A Lasa-UFRJ explica que as altas temperaturas e a seca extrema e persistente dos últimos 12 meses levaram ao elevado acúmulo de material combustível em toda a região do Pantanal. A instituição confirmou ainda que os incêndios de 2024 foram originados a partir de ação humana.

A ministra do Meio Ambiente estima que, neste momento, existam 27 grandes incêndios, sendo que 85% estão em propriedades particulares no Mato Grosso do Sul. “Os municípios que mais desmatam são também os mais atingidos pelos incêndios”, disse Marina Silva.

Marina Silva afirmou também que o Ministério da Justiça e Segurança Pública tem trabalhado para identificar os responsáveis. “Além de disponibilizarem efetivo de pessoas para o enfrentamento e aeronaves, eles [Ministério da Justiça] estão fazendo um trabalho de inteligência para que todos aqueles criminosos que estão provocando incêndios criminosos possam ser devidamente investigados e punidos”.

Atuação dos estados

No início do mês, os governos de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso proibiram definitivamente o manejo de fogo até o final do ano, inclusive para atividades de renovação de pastagem. Com os decretos, mesmo a queima controlada para pasto ou cultivos no Pantanal será tratada como crime. A medida emergencial leva em consideração a estiagem, a baixa umidade e o aumento dos focos de incêndio no Pantanal.

Por isso, os bombeiros orientam a população que denuncie qualquer indício de incêndio, pelos números 193 ou 190.

Nesta segunda-feira, o Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência em cidades atingidas pelos incêndios no Pantanal.  O decreto válido por 180 dias facilita o acesso a recursos extraordinários para enfrentar a situação.

O governo sul-mato-grossense afirma que criou 13 bases permanentes no Pantanal e tem operado para combater as chamas no bioma com três helicópteros e uma aeronave agrícola.

No Mato Grosso, o balanço do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que no estado, nesta segunda-feira (24) até as 17h, foram registrados 74 focos de calor. Deste total, 36 focos no bioma da Amazônia; 28, no Pantanal; e 17 no Cerrado. Porém, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu o incêndio florestal na Chapada dos Guimarães.

Os bombeiros realizaram 34 operações militares, com uso de avião, helicóptero, dois caminhões-pipa, sete caminhonetes, um barco, quatro pás-carregadeiras, duas motoniveladoras, um trator e um quadriciclo, além do monitoramento remoto com satélites.

Bioma

O Pantanal, localizado no centro da Bacia do Alto Paraguai (BAP) na América do Sul, abrange uma área de 179.300 km², distribuídos entre Brasil (78%), Bolívia (18%) e Paraguai (4%). No Brasil, o Pantanal está situado nos estados de Mato Grosso (35%) e Mato Grosso do Sul (65%) e é caracterizado por estações seca e chuvosa bem definidas, com as chuvas concentradas no verão (novembro a março). A biodiversidade do bioma conta com mais de 2 mil espécies de plantas e, na fauna, são 582 espécies de aves, 132 de mamíferos, 113 de répteis e 41 de anfíbios registrados.

Na área pantaneira, vivem aproximadamente 1,1 milhão de pessoas no Brasil; 16,8 mil pessoas, na Bolívia; e 8.400, no Paraguai, segundo instituto sem fins lucrativos SOS Pantanal.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consumo

Marina Sena é atração do MS ao Vivo no dia 15 de setembro, com abertura de Ariádne

A entrada é gratuita, e os shows terão início às 17 horas.

Publicado

on

No dia 15 de setembro, o MS ao Vivo traz ao Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, um verdadeiro espetáculo de pop moderno, com show de Marina Sena e apresentação regional de Ariádne, que será responsável pela abertura do evento. A entrada é gratuita, e os shows terão início às 17 horas.

O projeto é uma realização do Sesc MS em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).

Ariádne

Ariádne, como anfitriã da noite, trará ao palco convidados especiais para enriquecer ainda mais a performance. Ela contará com a participação de Beca Rodrigues, Balaio’s e Suburbia, que se juntarão a ela para apresentar um repertório poderoso.

O show Brilho Tropical é uma celebração que reúne artistas de diferentes gerações que representaram ou continuam a representar a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil, sob a condução da cantora Ariádne. O setlist transita por grandes nomes da música brasileira, trazendo um panorama musical diverso e inclusivo.

Marina Sena

Marina Sena apresentará no MS ao Vivo o seu mais recente espetáculo, Vício Inerente 2.0. A cantora, conhecida por sua sensualidade, ginga, carisma e atitude, promete um show repleto de inovações estéticas e musicais, proporcionando ao público uma experiência visual e sonora renovada.

Vício Inerente é um álbum de sonoridade pop e moderna, que parece antecipar as tendências do futuro. O disco mistura Trap, Pagotrap, Reggaeton, Drill, R&B, Triphop, Soul, e a já característica influência da MPB nas composições de Marina. Assim como o álbum, o show é impactante, forte e elegante, com direção musical de Gian Lucca e direção criativa de Vito Soares.

O repertório do espetáculo Vício Inerente 2.0 inclui faixas do novo álbum, além de sucessos que marcaram a era De Primeira. Quem já assistiu a um show de Marina Sena sabe da energia que ela traz aos palcos, e agora ela promete uma performance ainda mais segura e empoderada.

Desde o lançamento de seu primeiro single em carreira solo, Marina Sena já mostrou seu talento e determinação. Seu álbum de estreia, De Primeira, cumpriu seu nome, conquistando rapidamente o público brasileiro. A combinação de sua letra afiada, timbre inconfundível e estética sensual se tornou uma marca registrada da artista, resultando em sucesso imediato.

Com shows esgotados, capas de revistas, premiações, participações em programas de TV e turnês internacionais, Marina Sena solidificou seu lugar no cenário musical e, desde criança, já sabia que seu destino era se tornar uma popstar.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Consumo

DOF completa 37 anos em celebração com destaque para investimento permanente do Governo de MS

Presente no evento, o governador Eduardo Riedel foi um dos homenageados na manhã desta segunda-feira (29), recebendo a outorga da medalha Águia da Fronteira.

Publicado

on

Trinta e sete anos de presença efetiva e ações voltadas a garantia da segurança na faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Este é o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), um importante braço da segurança pública de Mato Grosso do Sul e que completa 37 anos com uma cerimônia em Dourados, onde foram entregues medalhas de reconhecimento e destacado o investimento contínuo do Governo do Estado no setor.

Presente no evento, o governador Eduardo Riedel foi um dos homenageados na manhã desta segunda-feira (29), recebendo a outorga da medalha Águia da Fronteira. Criado em 1987, o DOF atualmente estende suas ações há 53 municípios de Mato Grosso do Sul.

“Uma das principais ações em forças de segurança é o investimento. Para que haja integração e inovação sempre presentes, tem que ter investimento permanente. A base, os equipamentos, além do hangar com a aeronave, viaturas, comunicação e toda a parte de inteligência que o DOF tem usado para fazer esse combate ao crime transfronteriço, faz toda a diferença”, frisa Riedel.

O governador ainda completa afirmando que são mais de 1,6 mil quilômetros de fronteira seca e com rios no Estado, estando o DOF presente em todas essas regiões.

“Estamos chamando mais efetivo agora. São 540 policiais militares que vão integrar também os quadros do DOF. É dessa maneira que a gente vai fortalecer a instituição, e com essa atuação a gente chega aos excelentes índices de apreensão, com capacidade de enfrentamento, e principalmente de prevenção”, comenta Eduardo Riedel, que prossegue a fala.

“Quando apreende droga aqui nós estamos evitando o crescimento do crime organizado, principalmente na Sudeste do Brasil – Rio, São Paulo, Minas. Então o DOF é uma polícia importante não só para Mato Grosso do Sul, mas para todo o Brasil”, conclui.

Inicialmente chamado Policiamento Especializado de Fronteira, o DOF começou com meros 16 policiais civis e militares, um contraponto ao que hoje ela representa, sendo uma das unidades policiais mais bem equipadas e treinadas de todo o país.

“Em oito anos foram mais de R$ 3 bilhões investidos na segurança pública com a aquisição de equipamentos de ponta, do melhor que se tem no mundo. E tudo isso nós fazemos porque sabemos da importância do Mato Grosso do Sul no cenário nacional”, explica o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira.

Para melhorar a atuação em toda a extensão de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, o Governo do Estado investiu R$ 32 milhões em um helicóptero, modelo esquilo, que fica baseado no DOF.

A aeronave é equipada com ponto de calor – tecnologia moderna no segmento da aviação e que permite identificar suspeitos durante à noite, dentro e fora de matas -, com autonomia de voo de 800 km e capacidade para até seis passageiros, além de dois tripulantes. O helicóptero também tem farol de busca para ações noturnas e equipamentos para resgate aeromédico.

Fora isso, o DOF já promove a segurança da população de Mato Grosso do Sul que vive na faixa de fronteira, com presença efetiva nos 888 km de fronteiras fluviais e 722,7 km de fronteira seca entre Brasil e Paraguai no território sul-mato-grossense, abrangendo uma extensa área rural.

Desde setembro de 2022, o DOF está em um novo prédio – que recebeu o nome de ‘Coronel Adib Massad’ em homenagem ao ex-diretor do Departamento, falecido em março de 2021, aos 91 anos de idade – que também abriga a Defron (Delegacia Especializada de Crimes de Fronteira) e uma base da CGPA (Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo).

Homenagens

Para comemorar os 37 anos do DOF, foi realizada a homenagem às autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços e que contribuíram para o aperfeiçoamento e projeção do Departamento. A primeira outorga aconteceu na comemoração dos 15 anos da instituição policial, se repetindo anualmente e se tornando uma tradição.

Entre os condecorados estão o secretário de Estado de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, além da secretária de Cidadania de Mato Grosso do Sul, Viviane Luiza, e o secretário de Esporte, Turismo e Cultura, Marcelo Miranda. Também participaram da solenidade o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, e o comandante do DOF, coronel Wilmar Fernandes.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Consumo

Com fim de prazo, mais de 450 mil candidaturas são registradas

Registros serão analisados agora por juiz eleitoral

Publicado

on

A Justiça Eleitoral recebeu em todo o país 451.988 registros de candidaturas de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos que pretendem disputar as eleições municipais de outubro. O prazo para registro presencial das candidaturas terminou às 19h desta quinta-feira (15). O registro virtual foi encerrado às 8h.

Os dados estão na plataforma DivulgaCand, mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para centralizar os pedidos de registros de candidaturas em todo o país. Os dados foram atualizados às 19h18 e ainda podem ser alterados.

Até o momento, os tribunais regionais eleitorais (TREs) receberam 15.341 registros de candidaturas para prefeito, 15.415 para vice-prefeito e 421.232 para o cargo de vereador.

O registro será analisado pelo juiz da zona eleitoral da cidade na qual o candidato pretende concorrer. Entre as causas de inelegibilidade, está o julgamento de contas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A lista com o nome de 9,7 mil pessoas nessa situação foi entregue hoje ao TSE.

Se o juiz constatar a falta de algum documento, poderá pedir que o candidato resolva a pendência no prazo de até três dias. Caberá ao magistrado decidir se defere ou indefere a candidatura. Se o registro for negado, o candidato poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante o período de análise, as candidaturas poderão ser contestadas pelos adversários, partidos políticos e o Ministério Público Eleitoral (MPE). Eles poderão denunciar alguma irregularidade no cumprimento dos requisitos legais para o registro.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral nas ruas e na internet começa nesta sexta-feira (16), um dia após o fim do prazo para registro das candidaturas.

Os candidatos poderão fazer carreatas, comícios, panfletagem entre 8h e 22h. Anúncios pagos na imprensa escrita e na internet também estão liberados. O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão do primeiro turno será iniciado no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67