Connect with us

Educação

Governo realiza ‘Dia D’ de combate a dengue nas escolas dos 79 municípios do Estado

Além das escolas estaduais, as municipais e particulares foram convidadas a executarem as ações durante esta semana de conscientização.

Publicado

on

O Governo do Estado realiza nesta terça-feira (25), o “Dia D de conscientização contra o mosquito da dengue”, a ação é uma parceria entre as secretarias estaduais de Saúde e Educação que vão trabalhar a Campanha “Vença a Dengue sem zum, zum, zum”, com objetivo de sensibilizar os estudantes e toda a comunidade para conter os avanços das arboviroses (dengue, chikungunya e zika) em Mato Grosso do Sul. Além das escolas estaduais, as municipais e particulares foram convidadas a executarem as ações durante esta semana de conscientização.

Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, a Saúde tem feito diversas ações de vigilância a fim de mitigar a evolução de casos da doença no Estado. “A SES tem feito diversas ações e oferecendo apoio aos 79 municípios para reduzir o número de casos novos em nosso Estado.

Essa parceria com a SED é estratégica e de extrema importância porque leva a conscientização diretamente às crianças e assim elas podem nos ajudar levando este conhecimento à sua família e auxiliando o Estado neste enfrentamento das arboviroses, principalmente, da dengue. Hoje o principal foco é o mosquito transmissor e ele vive nas próprias residências. Então, toda a comunidade está convidada a participar desta ação estratégica nas escolas dos 79 municípios do Estado”.

Conforme o responsável pelo Comitê Técnico das Arboviroses, assessor militar na SES, coronel Marcello Fraiha, as ações realizadas nas unidades escolares auxiliarão na disseminação de atitudes e práticas de sensibilização dentro das comunidades. “Os temas dispostos nesta campanha objetivam estimular o debate e a reflexão, reverberando em ações/situações contínuas na comunidade escolar, sobretudo entre os estudantes, acerca da luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti e dos vírus a ele associados”, ressalta Fraiha.

O coordenador de Gestão Escolar da SED, Adalberto Nascimento, destaca a importância da parceria entre as secretarias de forma estratégica. “Essa parceria com a SES vem justamente para ajudar a acabar com este problema que enfrentamos anualmente que é o grande número de focos de dengue, e que na maioria das vezes estão dentro de nossas residências. A SED foi procurada pela SES para que pudéssemos desenvolver essas ações junto aos nossos alunos os transformando agentes multiplicadores juntos aos familiares, amigos e de toda a comunidade. Assim, a Educação pensou na elaboração de diversas ações para as etapas do nosso ensino e disciplinas sugerindo atividades e mobilizando os professores, diretores e toda a comunidade escolar. E hoje nós estamos fazendo este Dia D com diversas as ações sendo desenvolvidas em todas as escolas dos 79 municípios do Estado”.

O diretor da Escola Estadual Alberto Elpídio Ferreira Dias, Francisco Carlos da Silva Rojas, destacou o orgulho e honra em poder participar desta ação com os alunos da escola. “A realização deste evento de combate ao mosquito da dengue é de extrema importância, se a gente começar a criar na escola, uma cultura de informação e trabalho de prevenção esses estudantes levarão esse conhecimento às suas casas e a sua comunidade e todos nós irmanados vamos vencer essa guerra contra o mosquito da dengue e das demais doenças das arboviroses”.

DIA D

Em Campo Grande, três escolas se tornaram os pontos focais com a realização das atividades escolares alusiva ao Dia D, mas a iniciativa acontece em toda a rede estadual, municipal e particulares de ensino.

Na Escola Estadual Alberto Elpídio Ferreira Dias, no Jardim Anache, as ações iniciaram às 8 horas com a realização de atividades pedagógicas e feira de ciências temática.

Já na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, no Jardim dos Estados. As ações tiveram Início às 7 horas com acolhimento diferenciado e às 10 horas apresentação de uma peça de teatro.

Na Escola Estadual Neyder Sueli, no Aero Rancho, as ações iniciaram às 6h40 com o desenvolvimento de ações que envolverão os pais no horário de entrada (momento de sensibilização pais / estudantes / comunidade. Professores e alunos caracterizados.

Conteúdo pedagógico do DIA D

Como forma de fortalecer as ações do “Dia D” no ambiente escolar, a Secretaria de Estado de Educação, por intermédio da SUPED (Superintendência de Políticas Educacionais), desenvolveu um ‘Orientativo Pedagógico’ com sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas/mobilizadas pela unidade escolar na disseminação de atitudes e práticas de sensibilização a fim de estimular o debate e a reflexão.

A Campanha “Vença a Dengue sem zum, zum, zum”, será trabalhada com temas voltadas para todas as modalidades e etapas das escolas e centros da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) e tem como intuito promover nas instituições de ensino, a promoção de estratégias e procedimentos locais em prol do enfrentamento do vírus, bem como no controle da evolução de casos. E levando em consideração as vivências diárias dos estudantes, da direção escolar e da equipe pedagógica em prol da promoção da temática para além dos muros escolares.

Assim, as estratégias ocorrem da seguinte maneira: a escola pode optar por criar padrinhos para cada sala, sendo essa uma possibilidade de organização para execução das atividades, respeitando a carga horária dos professores e tornando o trabalho mais dinâmico, e garantindo que todas as turmas sejam envolvidas nas atividades.

As escolas têm a possibilidade de mobilizar os Clubes de Protagonismo, da Rádio Escolar e até mesmo dos momentos de Acolhida para apresentação da atual situação epidemiológica do município ou região em que a escola está inserida. Além das mobilizações internas da escola, considerando a importância da multiplicação dos saberes às comunidades no entorno da escola, visto que os trabalhos a serem desenvolvidos, em sua grande parte, contemplarão os cuidados e hábitos domésticos de cada família.

O tema foi inserido em todas os conteúdos programáticos de cada disciplina em todos os níveis e séries. Por exemplo, para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a sugestão foi trabalhar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e dos vírus a ele associados, no intuito de sensibilizar os estudantes sobre a doença, enfatizando os bons hábitos de cuidados com o meio ambiente. Como sugestões didáticas ficou: Roda de conversa sobre o tema; Vídeos informativos; Produção de cartazes coletivos sobre o mosquito Aedes aegypti; Levantar o conhecimento prévio dos estudantes; Passeios pela escola para identificar focos de criadouros do mosquito; Contação de histórias sobre o tema; Escutar e cantar músicas que falam sobre o mosquito da dengue; Escrita de bilhetes; Palavras cruzadas / Caça-palavras; Atividades sobre o tema, que envolvam movimentos como, dança, teatro, jogos de estafetas, utilizando ações de prevenção e cuidados.

Todo o material pode ser conferido aqui [Dia D] Orientativo Pedagogico.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de professores temporários

Publicado

on

Prefeitura já recebe inscrições para o processo seletivo a contratação temporária de professores. Divulgação/Assecom

Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Prefeitura de Dourados abriu nesta segunda-feira (11) as inscrições ao processo seletivo simplificado para a contratação temporária de professores afim de compor o cadastro reserva para atuação nas escolas da Rede Municipal de Ensino que ofertam jornada em tempo integral. As inscrições seguem até quarta-feira (13).

O Processo Seletivo Simplificado será realizado em duas etapas e não haverá taxa de inscrição. A jornada será de 20 horas semanais, com entrada às 11h25 e saída às 15h25 e hora-atividade às sextas-feiras. A oferta é de duas vagas e serão convocados para a Etapa 2 (entrevista) os candidatos classificados até 20 vezes o número de vagas ofertadas. E a remuneração mensal será equivalente ao correspondente ao fixado para o nível I, Classe “A” do Quadro dos Professores.

São requisitos para a inscrição, Licenciatura Plena em Pedagogia; disponibilidade de horário para cumprimento da jornada estabelecida; não possuir acúmulo de cargos públicos ou outras atividades incompatíveis com a carga horária prevista; cursar a formação “Educação em Tempo Integral: práticas inovadoras e formação docente”, na Plataforma EaD Semed para todos os interessados, endereço eletrônico ead.semed.dourados.ms.gov.br . Não poderá participar deste processo seletivo o servidor que atua em função administrativa, sendo vedada sua inscrição e participação.

A inscrição será realizada exclusivamente por meio eletrônico, disponível em www.selecao.semed.dourados.ms.gov.br nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2025, sem possibilidade de prorrogação. O início das inscrições se dará às 00h01 do dia 11 de agosto e serão encerradas às 23h59 do dia 13 de agosto de 2025. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição eletrônica e enviar em plataforma devida conforme identificado neste edital. Será reservado percentual de 5% (cinco por cento) das vagas surgidas às pessoas com deficiência, ficando a contratação vinculada à ordem de classificação destes, à capacidade de exercício das atribuições do cargo e da função pretendida.

O prazo de validade deste processo seletivo será de dois anos, prorrogável por igual período, a critério do município, contados da data de publicação deste Edital.

O Edital completo estará disponível para consulta no endereço eletrônico www.dourados.ms.gov.br , no Diário Oficial edição nº 6.436, de quinta-feira, 7 de agosto de 2025.

Continue Lendo

Educação

Fetems e Simted destacam criação de 210 cargos de professor de Educação Especial em Dourados

Publicado

on

Termo de Ajustamento e Conduta vai garantir professor de apoio para a educação especial em escolas municipais de Dourados – Foto: A. Frota

A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) e o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Simted) destacam o acordo firmado entre a Prefeitura de Dourados e o Ministério Público Estadual (MPE) que garante a criação de 210 novos cargos de professor de apoio na Rede Municipal de Ensino. O compromisso será incorporado ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação, com foco na valorização da Educação Especial.

Para a presidente da Fetems, Deumeires de Morais, a medida representa uma conquista histórica do movimento sindical e posiciona Dourados como referência em Mato Grosso do Sul na efetivação de professores de apoio por meio de concurso público. “Em muitos municípios vemos a terceirização desses profissionais. Dourados sai na frente com essa iniciativa, e agora esperamos avanços nas demais etapas do processo que são as condições de trabalho e o fortalecimento do atendimento às crianças ”, afirmou.

O presidente do Simted, Thiago Coelho, reforçou que a convocação via concurso fortalece a educação pública e é fruto direto da mobilização da categoria. “Esse é o primeiro passo. A luta agora é por melhores condições de trabalho e pela implantação da hora-atividade para esses profissionais, que precisa ser debatida e garantida”, pontuou.

O acordo foi oficializado na última segunda-feira (4) em reunião entre o prefeito Marçal Filho, o promotor de Justiça Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, o secretário municipal de Educação e o procurador-geral do município, Alessandro Lemes Fagundes. O termo firmado prevê que a Prefeitura apresente, em até 60 dias, um projeto de lei à Câmara Municipal criando os cargos, que serão preenchidos com candidatos aprovados no concurso público vigente.

Marçal Filho destacou que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) havia sido firmado pela gestão anterior e descumprido, o que gerou impasse com o MPE. “Poderíamos ter judicializado a questão, mas preferimos encontrar uma solução negociada, por acreditar na importância da inclusão e na valorização da Educação Especial”, afirmou o prefeito.

Com o acordo, Dourados reforça seu compromisso com a educação inclusiva e amplia o reconhecimento profissional aos educadores que atuam no suporte direto aos estudantes com deficiência, promovendo avanços estruturais e pedagógicos na rede municipal.

Continue Lendo

Educação

Prefeitura firma acordo com MP e garante criação de 210 cargos de professor de apoio

Publicado

on

Reunião entre o prefeito Marçal Filho e o promotor de Justiça, Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, definiu a criação de 210 cargos para a Educação Especial – Foto: Divulgação/Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Procuradoria-Geral do Município (PGM), firmou um importante acordo com o Ministério Público Estadual (MPE) para a criação de 210 novos cargos de professor de apoio no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação Municipal. “A medida representa mais um passo no compromisso da atual gestão com a inclusão e o fortalecimento da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino”, enfatiza o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva.

O prefeito Marçal Filho acompanhou o secretário de Educação e o procurador-geral do Município, Alessandro Lemes Fagundes, na reunião com o promotor de Justiça, Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro e destacou a importância do acordo com o Ministério Público Estadual. “Esse Termo de Ajustamento de Conduta foi firmado pela gestão anterior e não foi cumprido”, enfatizou Marçal Filho. “O prefeito que me antecedeu tinha até o dia 31 de dezembro para honrar o compromisso firmado com a Promotoria de Justiça e simplesmente ignorou a obrigação”, prosseguiu o prefeito.

O compromisso da atual gestão com a Educação Especial levou o prefeito Marçal Filho a buscar uma solução para o impasse. “A nossa gestão poderia ter judicializado essa questão, mesmo porque o compromisso firmado pelo prefeito anterior criava despesas sem previsão orçamentária para pagamento, mas como sou um defensor da Educação Especial e sempre trabalhei pela inclusão das crianças, optamos pelo acordo e vamos enviar à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que cria os 210 novos cargos de professor de apoio à Educação Especial no âmbito do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do município”, enfatizou Marçal Filho.

O TAC firmado com a 16ª Promotoria de Justiça de Dourados estabelece que o município deverá apresentar, em até 60 dias, um cronograma para propor lei que crie as 210 novas vagas efetivas para professores de apoio. As vagas serão preenchidas por meio de concurso público vigente, com convocação de candidatos já aprovados, respeitando os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência.

Também está previsto no Termo de Ajuste de Conduta a elaboração de um plano de ação para a extinção gradual dos contratos temporários atualmente vigentes. No documento, o município também se compromete a não realizar novas contratações sem justificativa legal e a revisar, a cada dois anos, a estrutura de cargos na Educação Especial. “Com a criação dos novos cargos, será possível atender com mais qualidade os estudantes que necessitam de acompanhamento individualizado, ampliando o alcance das políticas de inclusão”, ressaltou o secretário de Educação.

O acordo firmado na reunião que envolveu o promotor de Justiça, Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, o procurador-geral do Município, Alessandro Lemes Fagundes, o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, o assessor jurídico da Secretaria Municipal de Educação, José Carlos Ortega Júnior, e João Alberto Costacurta, assistente administrativo da PGM, coloca fim ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela gestão passada, assumindo obrigações que a Prefeitura de Dourados não teria como honrar.

O detalhe é que o Procedimento Administrativo número 09.2024.00006073-4, relacionado à contratação temporária de professores de apoio pedagógico para Educação Especial, foi instaurado pelo Ministério Público Estadual em razão do Termo de Ajustamento de Conduta firmado pela gestão passada em dezembro de 2024, ou seja, o governo anterior não poderia ter firmado o compromisso sem a anuência da futura gestão, já que havia uma transição em curso.

O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco, destacou que o entendimento com o Ministério Público reforça o diálogo institucional e a responsabilidade com a melhoria da rede de ensino. “Esse é um passo importante para assegurar os direitos dos nossos alunos da Educação Especial”, enfatizou. “Com a criação desses cargos, avançamos ainda mais na valorização profissional e garantimos mais qualidade no atendimento, conforme determina o prefeito Marçal Filho”, completou.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67