Para fortalecer a infraestrutura de Mato Grosso do Sul e apoiar o crescimento socioeconômico do Estado, o Governo de Mato Grosso do Sul, através da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), vinculada à Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), anunciou a abertura de quatro licitações para obras em rodovias estaduais.
As iniciativas, publicadas na edição desta quinta-feira (31) do Diário Oficial do Estado (DOE), visam restaurar e pavimentar trechos estratégicos, facilitando o escoamento da produção, promovendo estradas mais seguras para a população e acompanhando o desenvolvimento econômico regional.
A Agesul lançou a licitação nº 018/2024 para a obra de restauração do pavimento e melhorias na rodovia MS-276, no trecho entre o final do perímetro urbano de Indápolis e o início do perímetro urbano de Deodápolis, com extensão de 30,80 km. A obra abrange os municípios de Dourados, Fátima do Sul e Deodápolis, e conta com um investimento estimado em R$ 83.813.236,46. A sessão de abertura desta licitação está marcada para o dia 2 de dezembro de 2024.
Prevista para restaurar a rodovia MS-436, a licitação Nº 019/2024, refere-se a obra que abrange o trecho entre o limite municipal de Camapuã e Figueirão (ponte sobre o Ribeirão da Pontinha) até a entrada da Rodovia MS-223, com uma extensão de 49,90 km. O investimento do Governo nesta obra está estimado em R$ 102.860.085,88. A abertura da concorrência para esta licitação ocorrerá em 3 de dezembro de 2024.
A Agesul também abriu a licitação nº 020/2024 para a implantação e pavimentação da rodovia MS-347, incluindo obras de arte especiais (OAEs). O trecho compreende o limite municipal entre Dois Irmãos do Buriti e Anastácio, até a entrada da BR-419, com extensão de 31,18 km, abrangendo os municípios de Anastácio e Nioaque. Com um valor estimado de R$ 155.713.395,36, a sessão de abertura será realizada em 4 de dezembro de 2024.
A licitação nº 021/2024 visa à restauração e melhorias da rodovia MS-436, no trecho entre a entrada da BR-060 e o limite municipal de Camapuã e Figueirão, com extensão de 61,60 km no município de Camapuã. A obra está orçada em R$ 134.079.892,17 e a sessão de abertura acontecerá no dia 5 de dezembro de 2024.
Os editais e seus anexos estão disponíveis nos sites da Agesul e do Portal Nacional de Contratações Públicas. Com estas obras, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a infraestrutura e segurança viária, beneficiando a logística e o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul. Todas as licitações têm sua abertura marcada para às 8h30, horário de Mato Grosso do Sul.
A expansão da indústria de celulose está transformando a infraestrutura rodoviária e aeroportuária de Mato Grosso do Sul. Para atender às demandas desse crescimento, o Governo do Estado está intensificando investimentos em obras na região que abriga a megafábrica de celulose da Arauco, próxima ao município de Inocência, promovendo avanços tanto em vias terrestres quanto aéreas.
Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seilog) e da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) visitaram recentemente as obras que impactarão o desenvolvimento econômico da Costa Leste, com foco nas rodovias MS-377 e MS-320. Sob a coordenação do secretário Guilherme Alcântara, o grupo percorreu trechos dessas rodovias, que estão no planejamento para receber melhorias e facilitar o transporte de insumos e a circulação de produtos da fábrica, prevista para operar em 2028.
Entre as principais obras, destaca-se a restauração de 48 km da rodovia MS-377, que liga Inocência a Água Clara, com previsão de licitação para o início de 2025. Em paralelo, um estudo de Parceria Público-Privada (PPP) com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) está em andamento para a recuperação e manutenção de outros trechos da MS-377 e da MS-240, facilitando o trânsito entre Água Clara até Paranaíba.
A Agesul também desenvolve o projeto de pavimentação de 63 km da MS-320, atualmente uma estrada de terra. Esse novo asfalto, com terceira faixa em pontos estratégicos e substituição de três pontes de madeira por estruturas de concreto, facilitará o tráfego entre a MS-377 até Três Lagoas, melhorando a segurança e conectividade da região até Inocência. Para garantir acesso seguro à fábrica da Arauco, o Governo do Estado também construirá um novo acesso rodoviário pela MS-377.
O secretário Guilherme Alcântara ressaltou a importância de uma infraestrutura bem planejada para acompanhar o crescimento socioeconômico da região. “Estamos promovendo essas vistorias para definir os serviços a serem executados em 2025. Essas obras não só atendem à demanda das empresas, mas transformam a realidade e melhoram a qualidade de vida da população”, explicou.
Rudi Fiorese, diretor de Infraestrutura Rodoviária (DIR), comentou que a Agesul está finalizando o edital para a obra de pavimentação da MS-320, fundamental para interligar Três Lagoas e o município de Paraíso das Águas.
Desenvolvimento visto de cima
Além das melhorias nas rodovias, o Governo do Estado também investe na ampliação da infraestrutura aeroportuária. Às margens da MS-240, entre Paranaíba e Inocência, a construção de um novo aeródromo em Inocência está a pleno vapor. Segundo o superintendente de Logística e coordenador de Transporte Aéreo da Seilog, Derick Hudson Machado de Souza, a obra visa impulsionar a competitividade e atrair novos investimentos. Com recursos de R$ 15,4 milhões, o projeto inclui pistas de pouso e taxiway, pátio de aeronaves e alambrado operacional.
“Atualmente, temos cerca de 45% dos serviços concluídos. Já finalizamos a terraplenagem e estamos iniciando a pavimentação, com previsão de operação para janeiro, quando a pista, com 30 metros de largura e 1,6 km de extensão, poderá receber aeronaves de médio porte”, informou Derick.
O aeródromo de Paranaíba, também está na rota do que vem se consolidando como o ‘Vale da Celulose’ – devido à relevância da indústria na região – também recebeu R$ 5 milhões para a restauração de pistas e pátio de aeronaves, fortalecendo ainda mais a infraestrutura local para receber o crescimento impulsionado pela instalação da fábrica da Arauco. O dispositivo já está em operação.
Considerada um dos maiores empreendimentos globais do setor, a unidade da Arauco, multinacional chilena, tem gerado desenvolvimento sustentável e consolidado Mato Grosso do Sul como liderança nacional na produção de celulose.
As vistorias foram acompanhadas pelo diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja e pelo diretor de Projetos e Orçamentos (DPO), Magno Mendes.
Em uma ação articulada para acelerar as obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, o Governo de Mato Grosso do Sul promoveu uma reunião de alinhamento com representantes estaduais, municipais e técnicos envolvidos no projeto. A medida visa solucionar pendências burocráticas para que a obra seja licitada.
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que provocou o encontro a fim de alinhar as ações para que a obra comece, destacou a importância do aeroporto para o Estado e o compromisso da administração estadual em resolver impasses que dificultam a liberação para licitação do novo terminal de passageiros.
“Nosso objetivo é claro: entregar uma estrutura aeroportuária que atenda às demandas de Dourados e de toda a região. O aeroporto não é apenas um ponto de embarque, mas um ativo fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico do Estado. Para garantir que as pendências sejam resolvidas e que Dourados receba essa infraestrutura de qualidade, o que é esperado há muitos anos.”
Desdobramentos
Durante a reunião, foram levantados pontos críticos relacionados ao licenciamento ambiental, além de ajustes necessários nos processos de construção do terminal de embarque e desembarque, de responsabilidade do município. Representantes do Imasul, incluindo a fiscal ambiental Luciana Campos e o gerente de licenciamento Josamar França, destacaram as adequações que precisam ser feitas para que as obras atendam às normativas ambientais e às exigências regulatórias federais.
O superintendente de Logística da Seilog, Derick Hudson de Souza, frisou a importância da colaboração entre os órgãos municipais com as partes envolvidas no Estado para avançar no processo e atender ao cronograma do convênio com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Governo Federal. “Estamos empenhados em cumprir todas as exigências, não apenas para que o aeroporto funcione adequadamente, mas para que ele seja um exemplo de estrutura eficiente e segura para o Estado”, ressaltou Derick.
Compromisso com o desenvolvimento de Dourados
Com o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, a cidade de Dourados se consolida como um polo de integração logística no Mato Grosso do Sul, facilitando o acesso e ampliando as possibilidades de negócios e turismo. O Dr. Paulo César, procurador de Dourados, comentou que a obra representa um compromisso com o futuro do município, além de fortalecer a conexão com outras regiões do Estado e do Brasil, sendo esta uma atenção que precisa ser dada à população.
Este avanço na conversa é fundamental, especialmente para a economia local e regional, pois facilita a escolha de produtos e fornece uma infraestrutura que potencializa o turismo e o comércio, por isso. “Estamos acompanhando de perto todas as etapas para garantir que esse projeto avance e traga os benefícios que Dourados merece. Garantindo ainda, que todos os responsáveis – tanto no município quanto no estado – mantenham um diálogo aberto e produtivo, priorizando o desenvolvimento de nossa região”, afirmou o vice-governador Barbosinha.
Próximos passos
Como resultado da reunião, ficou definido que as equipes envolvidas terão um cronograma de ações para atender todas as pendências, inclusive as de natureza ambiental. Assim que as mesmas forem concluídas, caberá a Seilog solicitar à Secretaria de Aviação Civil (SAC) a liberação do convênio e a autorização para licitar a obra do novo terminal.
O investimento total será de R$ 39 milhões, com o projeto já concluído pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seilog). Parte dos recursos virá do Governo Federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos, e o restante será de contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul.
O encontro, na manhã desta terça-feira (29), contou com a presença de representantes de várias esferas de gestão pública e de órgãos reguladores. Entre os participantes estavam o secretário-adjunto de Infraestrutura e Logística (Seilog), Luiz Octávio; o superintendente de Logística da Seilog, Derick Hudson de Souza; o chefe de gabinete da Vice-governadoria, Markito Perez; o assessor jurídico da Vice-governadoria, Dr. Bruno Bertotto; o chefe de gabinete do deputado federal Geraldo Resende, Edimar Maciel; o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul), André Borges; o procurador do município de Dourados, Dr. Paulo César Nunes da Silva, além de outros representantes das áreas de supervisão e fiscalização ambiental do Imasul e da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), sob a direção de Mauro Azambuja.
As obras de infraestrutura que garantem o acesso adequado e uma malha rodoviária preparada para a instalação da megafábrica de celulose de Arauco, no leste de Mato Grosso do Sul, foram o foco da reunião realizada nesta terça-feira (22) entre a direção da empresa e representantes das secretarias de Infraestrutura e Logística (Seilog) e de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
O encontro, que aconteceu na pasta de Infraestrutura, teve como objetivo alinhar o cronograma das obras, com destaque para a pavimentação da MS-377 e da MS-320, principais vias que impactarão diretamente na implantação da fábrica no município de Inocência.
O Governo do Estado reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da região, por meio de um planejamento robusto e estruturado para atender às demandas logísticas que surgirão com o avanço do empreendimento. A operação da fábrica está prevista para começar em 2028.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, destacou a importância dessas obras para acompanhar o crescimento econômico da região, o aumento populacional e garantir uma infraestrutura adequada para o escoamento da produção.
“A MS-320, com 63 km de nova pavimentação, será licitada até o final de 2024, enquanto a MS-377, que passará por uma restauração de 48 km, terá uma licitação iniciada no início de 2025, com a inclusão de uma terceira faixa em pontos estratégicos, facilitando o tráfego e a segurança no trecho que conecta a MS-320 a Inocência. Além disso, o Governo também construirá um novo acesso rodoviário pela MS-377 para garantir a segurança do fluxo de veículos do acesso à fábrica da Arauco”, declara Alcântara.
O Governo do Estado também está investindo na infraestrutura aérea da região. Inocência está ganhando um novo aeródromo, que já tem cerca de 40% das obras concluídas, e Paranaíba recebe melhorias significativas em seu dispositivo. Com um investimento de R$ 15,4 milhões, o aeródromo de Inocência contará com pistas de pouso e decolagem, pista de taxiway, pátio de aeronaves e alambrado operacional.
Em Paranaíba, com 99% dos serviços já executados, estão sendo investidos R$ 5 milhões na restauração das pistas e do pátio de aeronaves, fortalecendo ainda mais a infraestrutura da região para receber o desenvolvimento trazido pela instalação da fábrica de celulose.
O diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Arauco, Teófilo Militão, elogiou a postura colaborativa do governo estadual ao afirmar que a previsibilidade das obras é essencial para o planejamento da empresa. Ele destacou que o Governo tem trabalhado lado a lado com a Arauco, garantindo que o cronograma das obras acompanhe o ritmo de implantação da fábrica, o que dá segurança para os acordos comerciais e a logística do projeto.
“O cronograma de trabalho será estruturado para atender a dinâmica do projeto e os times que a obra requer. O Governo tem se mostrado aberto em ouvir, entender as dificuldades e perspectivas do grupo. Esse encontro foi essencial para revisar cronogramas apresentados inicialmente e adequá-los considerando os picos da obra”, detalhou.
Com um investimento previsto de R$ 25 bilhões, a Arauco já deu início às obras de terraplanagem para a instalação da fábrica, que recebeu licença do Governo em maio deste ano. O projeto, batizado de ‘Projeto Sucuriú’, traz impactos significativos para a economia local, com previsão de gerar cerca de 14 mil empregos durante o pico de construção da planta no Estado.
Considerado um dos maiores empreendimentos do setor de celulose no mundo, a chegada de Arauco à região consolida o compromisso do Governo de Eduardo Riedel com o desenvolvimento sustentável e o futuro próspero de Mato Grosso do Sul.
Para a região o Governo do Estado também está desenvolvendo um estudo de PPP – Parceria Público Privada – para restauração e manutenção das rodovias MS-377 e MS-240 ligando Água Clara até Paranaíba com recursos do BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento.
Considerado um dos principais empreendimentos do setor agroindustrial e de celulose no mundo, a unidade em Inocência da multinacional de origem chilena Arauco impulsiona e transforma positivamente a região, a partir do desenvolvimento sustentável e planejado. A chegada da fábrica confere à região um título de ‘Vale da Celulose’.
O presidente da Arauco, Carlos Altimires; o diretor de Logística da Arauco, Alberto Pagano; representantes de empresas, o diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja; o diretor de Infraestrutura Rodoviária (DIR) da Seilog, Rudi Fiorese; e o assessor de logística da Semadesc, Lúcio Lagemann, também estiveram presentes na reunião.