Connect with us

Desenvolvimento

Governo de MS é parceiro da retomada de uma das principais feiras do agronegócio na fronteira

Barbosinha representou o governador Eduardo Riedel na abertura oficial do evento, que acontece após cinco anos, depois do período crítico da pandemia da covid-19

Publicado

on

A Exporã é uma referência regional da fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e “a gente já estava sentindo falta dessa realização”. Assim, o vice-governador José Carlos Barbosa, o popular Barbosinha, saudou o presidente Guilherme Cabral, do Sindicato Rural de Ponta Porã, pela ousadia em retomar a Exporã, a Feira Agropecuária do município, que se apresenta com perspectivas para ser a principal festa do agronegócio na fronteira do Estado.

Barbosinha representou o governador Eduardo Riedel na abertura oficial do evento, que acontece após cinco anos, depois do período crítico da pandemia da covid-19 e de intempéries que interromperam o ciclo de mais de 40 anos da festa regional.

“É prazeroso ver aqui tantas empresas, indústrias de porte regional e investidores junto com a população que vem prestigiar a retomada da Exporã”, cumprimentou.

O Governo de Mato Grosso do Sul é o principal parceiro da feira agropecuária que reúne em torno de 100 expositores, entre revendedores de veículos, máquinas e equipamentos agrícolas, e tem ainda um amplo espaço dedicado à produção e comercialização do artesanato da fronteira, mobilizando centenas de pequenos e pequenas empresárias.

“Isso fortalece a geração de renda e cria alternativas de negócios a um segmento expressivo da nossa economia”, destacou o vice-governador.

Durante a cerimônia de abertura, o vice-governador José Carlos Barbosa lembrou da importância da ação do Governo do Estado junto ao Governo Federal para fortalecer a infraestrutura como aliado principal do desenvolvimento.

“Destaco a necessidade de incluirmos na Malha Oeste os mais de 355 quilômetros de ferrovia ligando Ponta Porã a nossa Capital, fazendo com que esse município, o segundo celeiro de produção do Estado, seja integrado com esse modal, instrumento extremamente importante para nos levar ao Pacífico e dar a visibilidade necessária ao nosso agronegócio”, frisa.

Barbosinha cumprimentou o prefeito Eduardo Campos e o presidente da Famasul (a Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni, que também preside o Conselho do Sebrae no Estado, pelas parcerias estabelecidas com o Governo.

O vice-governador ainda renovou a garantia do governador Eduardo Riedel de que Ponta Porã terá sempre, ao longo deste Governo, a parceria para que eventos como a Exporã nunca mais deixem de ocorrer. “Estamos reverenciando a memória de pioneiros que desbravaram a fronteira, consolidando essa região como orgulho do Centro Oeste brasileiro”, conclui.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvimento

Liandra pede a pavimentação asfáltica no Jardim Pelicano

Publicado

on

Liandra afirma que asfalto fará com que moradores transitem em dias de chuva com mais segurança. (Foto: Valdenir Rodrigues)
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB), encaminhou indicação à prefeitura municipal e ao governo do Estado, solicitando a viabilização de recursos para a complementação da pavimentação asfáltica no Jardim Pelicano.

A vereadora destaca a importância da pavimentação no bairro, principalmente neste período de chuvas, quando os veículos ficam impossibilitados de trafegar com segurança, prejudicando os usuários de todas as formas.

“A pavimentação do Jardim Pelicano é uma solicitação antiga, os moradores do bairro sofrem com a falta de estrutura, sendo prejudicados em dias chuvosos pela dificuldade de locomoção, onde as ruas ficam intransitáveis e nos dias de estiagem, com a enorme poeira, facilitando assim os problemas respiratórios dos moradores”, afirma Liandra.

A indicação foi encaminhada ao prefeito municipal Marçal Filho (PSDB), com cópias ao Secretário Municipal de Obras Públicas, Jorge Luiz de Lúcia e ao Deputado Estadual, Zé Teixeira.

Assessoria/CMD

Continue Lendo

Desenvolvimento

Edson Souza intermedia solução para atrasos na emissão de alvarás em Dourados

Publicado

on

Edson Souza (UB) organizou reunião entre vereadores, Seplan e profissionais (Foto: F. Grott/CMD)

O vereador Edson Souza (União Brasil) promoveu reunião com arquitetos e engenheiros para discutir as dificuldades no processo de emissão de alvarás em Dourados. O encontro, na última quarta-feira (12) na Câmara Municipal de Dourados, contou com a presença do secretário de Planejamento, Fábio Luis, que ouviu as demandas dos profissionais e as propostas do vereador para acelerar a liberação dos documentos.

A iniciativa surgiu após profissionais da construção civil procurarem Edson Souza, relatando problemas com a demora na emissão dos alvarás e os prejuízos causados ao setor. Diante das reclamações, o vereador levou a questão à Seplan e apresentou sugestões para tornar o processo mais ágil e eficiente. Entre as medidas propostas por Souza, está a modernização do sistema, com a digitalização dos trâmites para permitir a emissão dos documentos em até 48 horas.

Durante a reunião, com a presença de outros vereadores, os profissionais puderam expor suas dificuldades e contribuir com sugestões para que a tramitação dos alvarás seja mais rápida e transparente. A expectativa é que as propostas apresentadas sirvam de base para a implementação de melhorias, beneficiando tanto os profissionais da área quanto a população em geral.

Edson Souza destacou a importância dessa mobilização para destravar o desenvolvimento urbano e econômico de Dourados. “Essa é uma pauta urgente, pois a demora na liberação de alvarás impacta diretamente o crescimento da cidade. Estamos propondo mudanças e acompanharemos de perto para garantir que essa situação seja resolvida”, afirmou o vereador.

A previsão é que as adequações no processo de emissão de alvarás avancem nos próximos meses, e Edson Souza seguirá articulando e fiscalizando as ações para garantir que as melhorias sejam implementadas.

Assessoria/CMD

Continue Lendo

Desenvolvimento

Prefeitura terá pontos de coleta de resíduos e mutirão de limpeza nos bairros

Publicado

on

Secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto, anuncia ação para manter cidade mais limpa – Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) terá pontos de coleta de resíduos e realizará mutirão de limpeza em vários bairros a partir da próxima quinzena. Na primeira semana os serviços serão concentrados no Jardim Canaã I, com pontos na praça do bairro, no Cras e na Escola Municipal Sócrates Câmara. A ação será de segunda-feira (17) a sexta-feira (21), sempre a partir das 8 horas.

A iniciativa foi estabelecida pelo prefeito Marçal Filho com o objetivo de uma cidade mais limpa e sustentável. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins Araújo, ao levar o serviço para os bairros a Prefeitura visa facilitar o processo de descarte correto de itens como móveis e eletrodomésticos, entre outros que não são recolhidos pela coleta diária comum.

“Vamos montar o ponto de descarte e teremos pá-carregadeira, caminhão, tudo para dar destino correto a sofás, geladeiras, armários, enfim, itens como estes que a população tenha e que já não estejam sendo utilizados”, diz o secretário, ressaltando que, nesta ação não serão recolhidos entulhos, como restos de construção, por exemplo. Aponta ainda que a força-tarefa solicitada pelo prefeito objetiva uma cidade mais asseada e bonita.

As caçambas ficarão disponíveis para o descarte dos itens entre a segunda e a sexta-feira. Simultaneamente as equipes da Semsur atenderão as proximidades dos pontos de descarte com serviços de podas, roçadas e limpeza de bueiros.

Nas próximas semanas, a Semsur levará os pontos de descarte e os mutirões de limpeza para outros bairros. Dourados conta com ecopontos de descarte de resíduos diversos e com o incremento do ponto de descarte em regiões distintas, a Prefeitura visa incentivar ainda mais a proteção ao meio ambiente e preservação dos espaços públicos.

Com assessoria.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67