As obras de infraestrutura que garantem o acesso adequado e uma malha rodoviária preparada para a instalação da megafábrica de celulose de Arauco, no leste de Mato Grosso do Sul, foram o foco da reunião realizada nesta terça-feira (22) entre a direção da empresa e representantes das secretarias de Infraestrutura e Logística (Seilog) e de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
O encontro, que aconteceu na pasta de Infraestrutura, teve como objetivo alinhar o cronograma das obras, com destaque para a pavimentação da MS-377 e da MS-320, principais vias que impactarão diretamente na implantação da fábrica no município de Inocência.
O Governo do Estado reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da região, por meio de um planejamento robusto e estruturado para atender às demandas logísticas que surgirão com o avanço do empreendimento. A operação da fábrica está prevista para começar em 2028.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, destacou a importância dessas obras para acompanhar o crescimento econômico da região, o aumento populacional e garantir uma infraestrutura adequada para o escoamento da produção.
“A MS-320, com 63 km de nova pavimentação, será licitada até o final de 2024, enquanto a MS-377, que passará por uma restauração de 48 km, terá uma licitação iniciada no início de 2025, com a inclusão de uma terceira faixa em pontos estratégicos, facilitando o tráfego e a segurança no trecho que conecta a MS-320 a Inocência. Além disso, o Governo também construirá um novo acesso rodoviário pela MS-377 para garantir a segurança do fluxo de veículos do acesso à fábrica da Arauco”, declara Alcântara.
O Governo do Estado também está investindo na infraestrutura aérea da região. Inocência está ganhando um novo aeródromo, que já tem cerca de 40% das obras concluídas, e Paranaíba recebe melhorias significativas em seu dispositivo. Com um investimento de R$ 15,4 milhões, o aeródromo de Inocência contará com pistas de pouso e decolagem, pista de taxiway, pátio de aeronaves e alambrado operacional.
Em Paranaíba, com 99% dos serviços já executados, estão sendo investidos R$ 5 milhões na restauração das pistas e do pátio de aeronaves, fortalecendo ainda mais a infraestrutura da região para receber o desenvolvimento trazido pela instalação da fábrica de celulose.
O diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Arauco, Teófilo Militão, elogiou a postura colaborativa do governo estadual ao afirmar que a previsibilidade das obras é essencial para o planejamento da empresa. Ele destacou que o Governo tem trabalhado lado a lado com a Arauco, garantindo que o cronograma das obras acompanhe o ritmo de implantação da fábrica, o que dá segurança para os acordos comerciais e a logística do projeto.
“O cronograma de trabalho será estruturado para atender a dinâmica do projeto e os times que a obra requer. O Governo tem se mostrado aberto em ouvir, entender as dificuldades e perspectivas do grupo. Esse encontro foi essencial para revisar cronogramas apresentados inicialmente e adequá-los considerando os picos da obra”, detalhou.
Com um investimento previsto de R$ 25 bilhões, a Arauco já deu início às obras de terraplanagem para a instalação da fábrica, que recebeu licença do Governo em maio deste ano. O projeto, batizado de ‘Projeto Sucuriú’, traz impactos significativos para a economia local, com previsão de gerar cerca de 14 mil empregos durante o pico de construção da planta no Estado.
Considerado um dos maiores empreendimentos do setor de celulose no mundo, a chegada de Arauco à região consolida o compromisso do Governo de Eduardo Riedel com o desenvolvimento sustentável e o futuro próspero de Mato Grosso do Sul.
Para a região o Governo do Estado também está desenvolvendo um estudo de PPP – Parceria Público Privada – para restauração e manutenção das rodovias MS-377 e MS-240 ligando Água Clara até Paranaíba com recursos do BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento.
Considerado um dos principais empreendimentos do setor agroindustrial e de celulose no mundo, a unidade em Inocência da multinacional de origem chilena Arauco impulsiona e transforma positivamente a região, a partir do desenvolvimento sustentável e planejado. A chegada da fábrica confere à região um título de ‘Vale da Celulose’.
O presidente da Arauco, Carlos Altimires; o diretor de Logística da Arauco, Alberto Pagano; representantes de empresas, o diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja; o diretor de Infraestrutura Rodoviária (DIR) da Seilog, Rudi Fiorese; e o assessor de logística da Semadesc, Lúcio Lagemann, também estiveram presentes na reunião.
Em uma ação articulada para acelerar as obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, o Governo de Mato Grosso do Sul promoveu uma reunião de alinhamento com representantes estaduais, municipais e técnicos envolvidos no projeto. A medida visa solucionar pendências burocráticas para que a obra seja licitada.
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que provocou o encontro a fim de alinhar as ações para que a obra comece, destacou a importância do aeroporto para o Estado e o compromisso da administração estadual em resolver impasses que dificultam a liberação para licitação do novo terminal de passageiros.
“Nosso objetivo é claro: entregar uma estrutura aeroportuária que atenda às demandas de Dourados e de toda a região. O aeroporto não é apenas um ponto de embarque, mas um ativo fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico do Estado. Para garantir que as pendências sejam resolvidas e que Dourados receba essa infraestrutura de qualidade, o que é esperado há muitos anos.”
Desdobramentos
Durante a reunião, foram levantados pontos críticos relacionados ao licenciamento ambiental, além de ajustes necessários nos processos de construção do terminal de embarque e desembarque, de responsabilidade do município. Representantes do Imasul, incluindo a fiscal ambiental Luciana Campos e o gerente de licenciamento Josamar França, destacaram as adequações que precisam ser feitas para que as obras atendam às normativas ambientais e às exigências regulatórias federais.
O superintendente de Logística da Seilog, Derick Hudson de Souza, frisou a importância da colaboração entre os órgãos municipais com as partes envolvidas no Estado para avançar no processo e atender ao cronograma do convênio com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Governo Federal. “Estamos empenhados em cumprir todas as exigências, não apenas para que o aeroporto funcione adequadamente, mas para que ele seja um exemplo de estrutura eficiente e segura para o Estado”, ressaltou Derick.
Compromisso com o desenvolvimento de Dourados
Com o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, a cidade de Dourados se consolida como um polo de integração logística no Mato Grosso do Sul, facilitando o acesso e ampliando as possibilidades de negócios e turismo. O Dr. Paulo César, procurador de Dourados, comentou que a obra representa um compromisso com o futuro do município, além de fortalecer a conexão com outras regiões do Estado e do Brasil, sendo esta uma atenção que precisa ser dada à população.
Este avanço na conversa é fundamental, especialmente para a economia local e regional, pois facilita a escolha de produtos e fornece uma infraestrutura que potencializa o turismo e o comércio, por isso. “Estamos acompanhando de perto todas as etapas para garantir que esse projeto avance e traga os benefícios que Dourados merece. Garantindo ainda, que todos os responsáveis – tanto no município quanto no estado – mantenham um diálogo aberto e produtivo, priorizando o desenvolvimento de nossa região”, afirmou o vice-governador Barbosinha.
Próximos passos
Como resultado da reunião, ficou definido que as equipes envolvidas terão um cronograma de ações para atender todas as pendências, inclusive as de natureza ambiental. Assim que as mesmas forem concluídas, caberá a Seilog solicitar à Secretaria de Aviação Civil (SAC) a liberação do convênio e a autorização para licitar a obra do novo terminal.
O investimento total será de R$ 39 milhões, com o projeto já concluído pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seilog). Parte dos recursos virá do Governo Federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos, e o restante será de contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul.
O encontro, na manhã desta terça-feira (29), contou com a presença de representantes de várias esferas de gestão pública e de órgãos reguladores. Entre os participantes estavam o secretário-adjunto de Infraestrutura e Logística (Seilog), Luiz Octávio; o superintendente de Logística da Seilog, Derick Hudson de Souza; o chefe de gabinete da Vice-governadoria, Markito Perez; o assessor jurídico da Vice-governadoria, Dr. Bruno Bertotto; o chefe de gabinete do deputado federal Geraldo Resende, Edimar Maciel; o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul), André Borges; o procurador do município de Dourados, Dr. Paulo César Nunes da Silva, além de outros representantes das áreas de supervisão e fiscalização ambiental do Imasul e da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), sob a direção de Mauro Azambuja.
As obras de infraestrutura que garantem o acesso adequado e uma malha rodoviária preparada para a instalação da megafábrica de celulose de Arauco, no leste de Mato Grosso do Sul, foram o foco da reunião realizada nesta terça-feira (22) entre a direção da empresa e representantes das secretarias de Infraestrutura e Logística (Seilog) e de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
O encontro, que aconteceu na pasta de Infraestrutura, teve como objetivo alinhar o cronograma das obras, com destaque para a pavimentação da MS-377 e da MS-320, principais vias que impactarão diretamente na implantação da fábrica no município de Inocência.
O Governo do Estado reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da região, por meio de um planejamento robusto e estruturado para atender às demandas logísticas que surgirão com o avanço do empreendimento. A operação da fábrica está prevista para começar em 2028.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, destacou a importância dessas obras para acompanhar o crescimento econômico da região, o aumento populacional e garantir uma infraestrutura adequada para o escoamento da produção.
“A MS-320, com 63 km de nova pavimentação, será licitada até o final de 2024, enquanto a MS-377, que passará por uma restauração de 48 km, terá uma licitação iniciada no início de 2025, com a inclusão de uma terceira faixa em pontos estratégicos, facilitando o tráfego e a segurança no trecho que conecta a MS-320 a Inocência. Além disso, o Governo também construirá um novo acesso rodoviário pela MS-377 para garantir a segurança do fluxo de veículos do acesso à fábrica da Arauco”, declara Alcântara.
O Governo do Estado também está investindo na infraestrutura aérea da região. Inocência está ganhando um novo aeródromo, que já tem cerca de 40% das obras concluídas, e Paranaíba recebe melhorias significativas em seu dispositivo. Com um investimento de R$ 15,4 milhões, o aeródromo de Inocência contará com pistas de pouso e decolagem, pista de taxiway, pátio de aeronaves e alambrado operacional.
Em Paranaíba, com 99% dos serviços já executados, estão sendo investidos R$ 5 milhões na restauração das pistas e do pátio de aeronaves, fortalecendo ainda mais a infraestrutura da região para receber o desenvolvimento trazido pela instalação da fábrica de celulose.
O diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Arauco, Teófilo Militão, elogiou a postura colaborativa do governo estadual ao afirmar que a previsibilidade das obras é essencial para o planejamento da empresa. Ele destacou que o Governo tem trabalhado lado a lado com a Arauco, garantindo que o cronograma das obras acompanhe o ritmo de implantação da fábrica, o que dá segurança para os acordos comerciais e a logística do projeto.
“O cronograma de trabalho será estruturado para atender a dinâmica do projeto e os times que a obra requer. O Governo tem se mostrado aberto em ouvir, entender as dificuldades e perspectivas do grupo. Esse encontro foi essencial para revisar cronogramas apresentados inicialmente e adequá-los considerando os picos da obra”, detalhou.
Com um investimento previsto de R$ 25 bilhões, a Arauco já deu início às obras de terraplanagem para a instalação da fábrica, que recebeu licença do Governo em maio deste ano. O projeto, batizado de ‘Projeto Sucuriú’, traz impactos significativos para a economia local, com previsão de gerar cerca de 14 mil empregos durante o pico de construção da planta no Estado.
Considerado um dos maiores empreendimentos do setor de celulose no mundo, a chegada de Arauco à região consolida o compromisso do Governo de Eduardo Riedel com o desenvolvimento sustentável e o futuro próspero de Mato Grosso do Sul.
Para a região o Governo do Estado também está desenvolvendo um estudo de PPP – Parceria Público Privada – para restauração e manutenção das rodovias MS-377 e MS-240 ligando Água Clara até Paranaíba com recursos do BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento.
Considerado um dos principais empreendimentos do setor agroindustrial e de celulose no mundo, a unidade em Inocência da multinacional de origem chilena Arauco impulsiona e transforma positivamente a região, a partir do desenvolvimento sustentável e planejado. A chegada da fábrica confere à região um título de ‘Vale da Celulose’.
O presidente da Arauco, Carlos Altimires; o diretor de Logística da Arauco, Alberto Pagano; representantes de empresas, o diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja; o diretor de Infraestrutura Rodoviária (DIR) da Seilog, Rudi Fiorese; e o assessor de logística da Semadesc, Lúcio Lagemann, também estiveram presentes na reunião.
Com o compromisso de fortalecer o municipalismo, promover o desenvolvimento regional e trazer mais segurança para quem chega em Maracaju pela MS-162, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul homologou a licitação da obra de um novo investimento significativo no município.
A obra de infraestrutura urbana contempla a pavimentação asfáltica e a drenagem de águas pluviais na interseção da rodovia MS-162, no anel rodoviário, com o prolongamento da Avenida João Pedro Fernandes.
O investimento total é de R$ 4.704.999,92, reforçando o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento de Maracaju, uma das cidades estratégicas para o crescimento econômico do Estado.
O aviso de homologação da licitação, que está sob a responsabilidade da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) e da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), foi publicado na edição desta quarta-feira (16) do Diário Oficial do Estado (DOE).
O projeto ainda visa melhorar o fluxo de veículos, facilitando a travessia de Maracaju de um extremo ao outro. A Avenida João Pedro Fernandes, conhecida pelo seu modelo com canteiro central, meio-fio e iluminação, será ampliada para se conectar ao novo anel viário próximo à entrada da Escola Agrícola de Maracaju.
Esse prolongamento não só modernizará a infraestrutura viária da cidade, mas também desempenhará um papel vital na melhoria da mobilidade urbana para os cerca de 45 mil habitantes do município.
A obra é um exemplo de política que vem sendo executada no Governo de municipalismo ativo, onde os recursos são aplicados nos municípios e as necessidades locais são priorizadas, promovendo um ambiente de desenvolvimento equilibrado em todas as regiões.
A previsão é de que, com a conclusão da obra, a cidade passe a contar com uma infraestrutura mais moderna e eficiente, beneficiando não apenas os habitantes locais, mas também fortalecendo o corredor logístico de Mato Grosso do Sul na região.