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Infraestrutura

Governo de MS discute em Brasília projetos de infraestrutura que vão impulsionar economia do Estado

A reunião em Brasília contou com a presença da secretária Especial de Parcerias Estratégicas do Estado de Mato Grosso do Sul, Eliane Detoni, e demais integrantes do Ministério dos Transportes.

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Em reunião em Brasília nesta quarta-feira (18), o governador Eduardo Riedel discutiu vários projetos de interesse de Mato Grosso do Sul. No encontro com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o governador tratou da repactuação da BR-163, o leilão da Rota da Celulose, que será apresentado ao mercado 2025, e também a Malha Oeste Ferroviária e a hidrovia do Rio Paraguai.

“É fundamental esta parceria com o governo federal para que possamos levar adiante os projetos estruturantes para Mato Grosso do Sul. Saímos bastante animado da reunião,  e assim vamos cada vez mais atrair capital e empresas de fora para viabilizarmos uma nova infraestrutura no Estado, contando com a coordenação do nosso Escritório de Parcerias Estratégicas”, declarou.

A reunião em Brasília contou com a presença da secretária Especial de Parcerias Estratégicas do Estado de Mato Grosso do Sul, Eliane Detoni, e demais integrantes do Ministério dos Transportes.

Governador ao lado do ministro Renan Filho e da secretária Eliane Detoni (Foto: Bruno Chaves)

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) realizou esta semana uma audiência pública na sede da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, com o objetivo de apresentar a proposta de readaptação e otimização do contrato de concessão da rodovia federal BR-163, no trecho que corta todo o estado de Mato Grosso do Sul, de Norte a Sul.

A expectativa do Governo de Mato Grosso do Sul é fazer eventuais ajustes e colocar o projeto da Rota de Celulose novamente à disposição do mercado no primeiro trimestre de 2025. Este projeto prevê a concessão de trechos de cinco rodovias: MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267.

Já o projeto de relicitação da ferrovia Malha Oeste deve ser entregue à iniciativa privada também em futuro leilão. A linha ferroviária abrange os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, somando mais de 1.600 quilômetros entre as cidades de Corumbá e Mairinque (SP). As empresas do ramo de celulose Suzano e Eldorado apresentaram projetos para fazer trechos de ferrovia. O objetivo é escolher a melhor opção indo de Três Lagoas até Aparecida do Taboado onde seria feita a conexão entre as Malhas Oeste e Paulista até chegar ao Porto de Santos.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Infraestrutura

Infraestrutura encerra 2024 com entregas que impulsionam o desenvolvimento de MS

Na infraestrutura aeroportuária, a Seilog entregou projetos relevantes para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Dourados e a ampliação do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande

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A Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog) encerrou 2024 com entregas importantes em infraestrutura aeroportuária, pavimentação de rodovias, regularização fundiária e iluminação pública sustentável, reforçando seu papel no desenvolvimento regional e promovendo um impacto direto na qualidade de vida da população.

Na infraestrutura aeroportuária, a Seilog entregou projetos relevantes para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Dourados e a ampliação do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. A Secretaria também concluiu a restauração das pistas para pouso e decolagem de Paranaíba, Naviraí, Camapuã, Cassilândia e Jardim. Além disso, estão previstas a construção de novos aeródromos em São Gabriel do Oeste, Maracaju e na região do Pantanal da Nhecolândia e Porto São Pedro.

Sobre os investimentos, o secretário estadual de Infraestrutura, Guilherme Alcântara, destaca que os projetos em rodovias e aeroportos refletem a prioridade do governo estadual em melhorar o acesso a todas as regiões do Estado. “Estamos investindo em obras que não apenas melhoram o deslocamento, mas também geram oportunidades para os sul-mato-grossenses”.

No setor habitacional, a  Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de MS), vinculada à Seilog, avançou na regularização fundiária, entregando 92% dos títulos previstos, proporcionando segurança jurídica e social a milhares de famílias.

A infraestrutura rodoviária também recebeu investimentos importantes. Trechos estratégicos foram pavimentados para melhorar a conectividade e impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado. Destaque para o novo acesso a cidade de Bonito pela MS-345, conhecida como a Estrada do 21. Essa rota reduz em 40 km a distância entre o principal destino turístico de MS e a Capital, Campo Grande.

Outra iniciativa importante foi a pavimentação de um trecho estratégico da MS-382, na região da Cabeceira do Apa, área tradicionalmente conhecida pela produção agrícola de grãos. Também foram concluídas a primeira parte das obras de pavimentação asfáltica da MS-347, entre a MS -162 e a BR-419, na região que liga Dois Irmãos do Buriti a Nioaque.

Além disso, avançaram os trabalhos na MS – 338, que vai ligar Camapuã a Ribas do Rio Pardo, promovendo a conexão entre o norte de Mato Grosso do Sul e a Rota da Celulose, melhorando a mobilidade regional e estimulando o desenvolvimento econômico entre os municípios da região.

“Novos acessos como a MS-345 fortalece o turismo e a economia regional, enquanto projetos como os da MS-338 e da MS-382 ligam importantes polos produtivos, trazendo mais competitividade para o Estado”, afirma o secretário.

O ano de 2024 foi marcado por investimentos em projetos sustentáveis. Entre as principais ações estão a instalação de iluminação solar em pontos estratégicos, como a ponte do Passo do Lontra e a ciclovia da MS – 427, em Rio Verde de Mato Grosso, além de trechos nos cruzamentos das principais rodovias estaduais. Essas iniciativas refletem o compromisso com a inovação para melhorar a segurança viária no Estado.

Estrada do 21 que encurta distância da Capital a Bonito

Campo Grande

Em Campo Grande, a Seilog avançou em diversas frentes relacionadas à infraestrutura urbana, com destaque para projetos de pavimentação e melhorias na iluminação pública. Na área de mobilidade, um dos principais projetos foi a restauração e o recapeamento da Avenida Duque de Caxias, no trecho entre o Núcleo Industrial e o Aeroporto Internacional da Capital.

Outra importante iniciativa, foi a pavimentação asfáltica e a implantação do sistema de drenagem na Avenida Alto da Serra, nas Moreninhas. O projeto também incluiu o recapeamento da via, beneficiando diretamente moradores e motoristas. Além disso, foi inaugurado um novo acesso ao bairro Cidade Morena, a partir da Avenida Gury Marques, reforçando a mobilidade urbana na região.

A modernização da iluminação pública na Capital também avançou com a instalação de lâmpadas em LED, na Avenida Leão Neto do Carmo. O projeto traz mais eficiência energética e está alinhado à estratégia estadual de desenvolvimento sustentável.

Obra na Avenida Duque de Caxias, em Campo Grande

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Infraestrutura

Rodovias de MS concedidas têm melhorias, segurança e fiscalização eficiente em 2024

A equipe percorreu cerca de 21 mil quilômetros para inspeção de obras e serviços na MS-306 e sistema rodoviário MS-112/BR-158/BR-436 neste ano em que os investimentos executados nas duas regiões somaram R$ 249 milhões.

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O resultado das ações realizadas este ano nas rodovias concedidas de Governo de Mato Grosso do Sul reforçam o impacto positivo dos investimentos, obras entregues e a eficácia da fiscalização, que é feita pela Agems (Agência Estadual de Regulação), garantindo segurança e qualidade aos usuários.

“Fizemos nossas concessões rodoviárias no Estado e estamos colhendo os frutos. Aqui temos o exemplo do capital privado que aliado aos investimentos estaduais levam ao desenvolvimento. Assim entramos em um giro positivo de crescimento. Esta parceria nos leva a rodovias em boas condições, dando mais segurança ao usuário e qualificando a logística do Estado”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

A Câmara Técnica de Fiscalização de Rodovias, que se debruça diariamente sobre dados operacionais das concessionárias e vai a campo para monitoramento in loco, realizou 18 atividades fiscalizatórias nas estradas nos primeiros dez meses de 2024.

A equipe percorreu cerca de 21 mil quilômetros para inspeção de obras e serviços na MS-306 e sistema rodoviário MS-112/BR-158/BR-436 neste ano em que os investimentos executados nas duas regiões somaram R$ 249 milhões.

“Os investimentos nas rodovias, acompanhados de perto pela Agems, têm impacto direto no serviço que é oferecido e em melhor experiência para motoristas e passageiros”, destaca o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis. “Sabemos o quanto nosso trabalho é relevante para o bom resultado das concessões como um todo e de projetos específicos como o novo contorno viário de Chapadão do Sul, que demonstram o sucesso das parcerias do Estado com a iniciativa privada na promoção do crescimento econômico sustentável”.

A atuação da Agems foi essencial para garantir que as concessionárias cumprissem os compromissos contratuais do período e entregassem obras de qualidade. “É uma fiscalização sistêmica, que resulta em rodovias mais seguras e eficientes”, explica a diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez. “Percorremos milhares de quilômetros e realizamos fiscalizações criteriosas acompanhando o trabalho técnico das concessionárias ao longo de todo o ano”, reforça o coordenador da Câmara Técnica de Fiscalização, Vinicius Echeverria.

Contorno rodoviário feito em Chapadão do Sul (Foto: Saul Schramm)

MS-306: modernização, segurança e compromisso com o usuário

 Operada pela iniciativa privada desde abril de 2020, a MS-306 continua como um corredor estratégico para o desenvolvimento regional. Em 2024, a rodovia recebeu R$ 107 milhões em investimentos, refletidos nas entregas de:

  • 108,52 km de acostamento;
  • 4,3 km de faixas adicionais;
  • 3 obras de arte especiais com alargamento em pontos críticos;
  • e 12,3 km do contorno de Chapadão do Sul, obra inaugurada em outubro, que retira o tráfego pesado do centro da cidade, promovendo mais segurança e agilidade.

Além das melhorias estruturais, as fiscalizações contínuas somaram 9 ações, cobrindo quase 10 mil quilômetros. Os resultados já garantiram a resolução de 21 das 29 não conformidades recomendadas.

Obras na MS-306 em Chapadão do Sul (Foto: Saul Schramm)

MS-112: tecnologia e infraestrutura em modernização

Concedida mais recentemente, a MS-112, integrada às BR-158 e BR-436, apresentou avanços significativos em 2024, ano em que foi ativado do pedágio. Investimentos de R$ 142 milhões estão sendo aplicados em obras como micro revestimento e recomposição de pista, fundamentais para a durabilidade e qualidade do pavimento.

Foram realizadas 9 fiscalizações de campo nesse contrato, com a equipe percorrendo 11 mil quilômetros para monitorar os serviços.

O primeiro ano da concessão já reflete modernidade e tecnologia, com destaque para:

6 Bases de Serviço Operacional (BSO) com infraestrutura de apoio e atendimento ao usuário;

Monitoramento 24 horas do tráfego por câmeras e Centro de Controle Operacional;

Socorro mecânico e pré-hospitalar disponíveis desde o início da operação.

Em novembro foi inaugurado o Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR-158, com investimento de R$ 2,8 milhões para a instalação, que contam com uma das maiores áreas cobertas sobre rodovia no Brasil.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Governo de MS discute em Brasília projetos de infraestrutura que vão impulsionar economia do Estado

A reunião em Brasília contou com a presença da secretária Especial de Parcerias Estratégicas do Estado de Mato Grosso do Sul, Eliane Detoni, e demais integrantes do Ministério dos Transportes.

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Em reunião em Brasília nesta quarta-feira (18), o governador Eduardo Riedel discutiu vários projetos de interesse de Mato Grosso do Sul. No encontro com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o governador tratou da repactuação da BR-163, o leilão da Rota da Celulose, que será apresentado ao mercado 2025, e também a Malha Oeste Ferroviária e a hidrovia do Rio Paraguai.

“É fundamental esta parceria com o governo federal para que possamos levar adiante os projetos estruturantes para Mato Grosso do Sul. Saímos bastante animado da reunião,  e assim vamos cada vez mais atrair capital e empresas de fora para viabilizarmos uma nova infraestrutura no Estado, contando com a coordenação do nosso Escritório de Parcerias Estratégicas”, declarou.

A reunião em Brasília contou com a presença da secretária Especial de Parcerias Estratégicas do Estado de Mato Grosso do Sul, Eliane Detoni, e demais integrantes do Ministério dos Transportes.

Governador ao lado do ministro Renan Filho e da secretária Eliane Detoni (Foto: Bruno Chaves)

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) realizou esta semana uma audiência pública na sede da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, com o objetivo de apresentar a proposta de readaptação e otimização do contrato de concessão da rodovia federal BR-163, no trecho que corta todo o estado de Mato Grosso do Sul, de Norte a Sul.

A expectativa do Governo de Mato Grosso do Sul é fazer eventuais ajustes e colocar o projeto da Rota de Celulose novamente à disposição do mercado no primeiro trimestre de 2025. Este projeto prevê a concessão de trechos de cinco rodovias: MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267.

Já o projeto de relicitação da ferrovia Malha Oeste deve ser entregue à iniciativa privada também em futuro leilão. A linha ferroviária abrange os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, somando mais de 1.600 quilômetros entre as cidades de Corumbá e Mairinque (SP). As empresas do ramo de celulose Suzano e Eldorado apresentaram projetos para fazer trechos de ferrovia. O objetivo é escolher a melhor opção indo de Três Lagoas até Aparecida do Taboado onde seria feita a conexão entre as Malhas Oeste e Paulista até chegar ao Porto de Santos.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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