A Guarda Municipal de Dourados completou 25 anos nesta sexta-feira (15). No dia 15 de outubro de 1996, foi criada e seu primeiro quartel foi instalado no estádio Frédis Saudivar – Douradão. Ao decorrer dos anos, o serviço aumentou e seguiu ampliando as ações. Atualmente, além da segurança pública, a guarda atua na preservação da fauna e da flora, através da GMA (Guarda Municipal Ambiental).
De acordo com a comandante da GMD, Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento, inicialmente a instituição formou 60 guardas municipais e dois inspetores. Após concursos realizados ao longo dos anos, a GMD conta atualmente com efetivo de 183 componentes.
“A Guarda Municipal desde sua criação tem o foco no atendimento a população. Com isso, o serviço da GMD sempre atuou em diversas áreas com intuito de reduzir a criminalidade no município. São 25 anos de trabalho em conjunto, para melhorar a segurança, a educação e a qualidade de vida”, ressaltou.
Desde o início, a capacitação dos guardas contou com parcerias das forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal. No início, a GMD também atuava na fiscalização de trânsito, na vigilância das áreas de preservação do patrimônio natural e cultural do município.
“Nós ficamos muito satisfeitos com o trabalho realizado pela GMD no município. A guarda é atuante e ativa em diversas áreas e esse compromisso traz segurança para toda a população douradense”, destacou o prefeito Alan Guedes.
Além das rondas escolares e do patrulhamento no trânsito, em conjunto com a PM, havia dois postos de trabalho na praça do Transbordo e no Parque dos Ipês. O inspetor, Sérgio Mondadori, atua há 21 anos na GMD e conta que após investimentos no equipamento e na convocação de novos guardas, a atuação no município melhorou.
“Com o último concurso público realizado, em que 93 guardas municipais tomaram posse, foi possível melhorar ainda mais o desempenho da guarnição e nós sentimos isso nas nossas estatísticas. Antes da adesão dos novos guardas, haviam cerca de 700 boletins lavrados por mês e após isso houve um salto para 1,4 mil, mais que dobrou o número dos registros”, reforçou Sérgio.
Além dos cuidados na segurança, a guarda sempre participou de projetos sociais. “As ações desenvolvidas pela GMD sempre foram pensadas acompanhando as necessidades do município. No início dos anos 2000, nós fizemos um projeto em parceria com as escolas municipais, o primeiro bairro contemplado foi o Canaã, em que levamos cursos de informática básica para os alunos, já que na época estávamos começando a ter acesso facilitado à internet”, revelou.
Na instituição também foram desenvolvidas ações para combate ao tráfico de drogas, uso de álcool, que são riscos presentes no dia a dia que podem causar prejuízos para a saúde da criança e do adolescente. O projeto Noites Frias é outra iniciativa da GMD, em parceria com a Assistência Social, que existe há 3 anos e leva agasalhos para população em situação de rua.
GMA
A GMA foi instituída em Dourados em 2019. Com isso, os guardas direcionados para a Ambiental assumiram também a função de fiscalizar crimes contra o meio ambiente e desenvolver ações para garantir a proteção do mesmo.
Pandemia
A GMD atuou desde com fiscalizações no decorrer da pandemia da covid-19 com desenvolvimento de ações para combate e redução nos índices de contaminados pelo vírus. As fiscalizações foram realizadas em estabelecimentos comerciais e em festas clandestinas. A Guarda Municipal de Dourados atuou de forma ativa na vacinação contra a covid, onde além de ajudar a controlar o fluxo de pessoas, forneceu música ao vivo durante os mutirões de imunização.