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Funtrab lança plataforma online para cadastro de vagas de emprego na Capital

Agora, os empregadores não precisam mais se deslocar até a Funtrab ou telefonar para anunciar suas vagas.

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A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) lançou nesta semana uma nova plataforma digital para facilitar o cadastramento de vagas de emprego por parte dos empregadores de Campo Grande. A novidade pode ser acessada pelo site oficial www.funtrab.ms.gov.br, clicando o link ‘Anuncie sua Vaga de Emprego em Campo Grande’.

Agora, os empregadores não precisam mais se deslocar até a Funtrab ou telefonar para anunciar suas vagas. A plataforma online permite o cadastro de vagas de forma mais prática, proporcionando mais comodidade e rapidez no processo de recrutamento.

Ao pensar na praticidade, a nova ferramenta digital foi desenvolvida na necessidade de modernização dos serviços oferecidos pela Funtrab. A partir de agora, os empresários ou gestores de Recursos Humanos podem acessar a plataforma de qualquer lugar e a qualquer hora, utilizando apenas um dispositivo com acesso à internet.

Passo a passo

Ao acessar o link ‘Anuncie sua Vaga de Emprego em Campo Grande’ no site da Funtrab, os empregadores devem preencher as informações necessárias para o anúncio das vagas. Após o cadastramento, o sistema analisa os dados e promove a oferta das vagas que são compatíveis com o trabalhador cadastrado.

Havendo interesse do trabalhador pelas condições oferecidas pelo empregador, ele será encaminhado para a entrevista de emprego através de uma Carta de Encaminhamento.

O trabalhador deve se dirigir à empresa portando a Carta de Encaminhamento. Na entrevista de emprego, a empresa contratante adota seus critérios de avaliação para seu recrutamento. A Funtrab não possui nenhuma responsabilidade sobre a entrevista de emprego, não podendo interferir no método de avaliação.

Caso haja a contratação do trabalhador, a empresa deve enviar a Carta de Encaminhamento datada, assinada e carimbada à Funtrab para registrar o retorno.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Digital: Governo de MS vai usar Inteligência Artificial para melhorar eficiência nas contratações públicas

A oficina “Total – Fase Preparatória das Contratações Públicas com Apoio do ChatGPT” terá uma carga horária de 28 horas e conta com a participação de 83 servidores da SEL

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A SAD (Secretaria de Estado de Administração) iniciou segunda-feira (2) o ciclo de formação em Inteligência Artificial aplicada aos processos de licitação do Estado de Mato Grosso do Sul. A oficina “Total – Fase Preparatória das Contratações Públicas com Apoio do ChatGPT” terá uma carga horária de 28 horas e conta com a participação de 83 servidores da SEL (Secretaria-Executiva de Licitações) e das áreas de contratos e licitações dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

Dentro dos pilares de gestão de pessoas para o futuro e transformação digital, a oficina integra as ações do Governo do Estado com foco na modernização da Administração Pública e eficiência nos contratos e licitações do Poder Executivo.

Com o uso de Inteligência Artificial nas fases de planejamento e elaboração de contratações, a previsão é de reduzir em 50% o tempo de efetivação de licitações, aumentando a assertividade das compras e a otimização de recursos públicos.

“Nosso compromisso constante com a excelência e a melhoria contínua dos processos está no centro das ações de capacitação dos servidores. O objetivo desta oficina é qualificar e proporcionar uma maior interação entre os servidores das áreas de compras do Estado. Essa oficina é essencial para aprimorar o desempenho e a eficiência nas contratações públicas”, afirma o secretário de Estado de Administração de Mato Grosso do Sul, Frederico Felini.

Por sua transversalidade de atuação, ao apoiar as secretarias e órgãos capacitando os servidores da área de compras de todo o Estado, a SAD promove os eixos estratégicos de gestão por um MS próspero, verde, inclusivo e digital.

“As contratações não são políticas públicas em si mesmas, mas são essenciais para que as secretarias tenham plenas condições de entregar os serviços e políticas públicas fundamentais para a população do nosso Estado, nas áreas de saúde, educação, segurança, assistência social, etc. Uma contratação eficiente resulta em remédios nos hospitais, viaturas para a polícia e os bombeiros e demais bases para desenvolver nosso Estado e nossa gente”, reforça Felini.

Embora o curso seja oferecido no formato on-line, os participantes que estão em Campo Grande foram reunidos em três locais físicos a fim de promover a troca de experiências e o estreitamento das relações. “A Gestão de Pessoas em fluxos e processos interligados, como nas contratações, envolve a integração entre as equipes e ter essa aproximação entre SAD e órgãos é importante para o avanço das melhorias que precisam ser implementadas”, explica a secretária-executiva de Licitações, Muriel Moreira.

Programação e conteúdo das aulas

Iniciada na tarde desta segunda-feira, a oficina contará ainda com outros seis encontros, nos dias 03, 05, 06, 16 e 17 de setembro. As aulas são on-line e os participantes podem se reunir nas dependências da Escola Estadual Hércules Maymone, na Esgolagov MS (Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) e na Coordenadoria do Núcleo Especial de Modernização da Administração Estadual, da Secretaria de Fazenda de MS (Conemae).

As aulas envolvem temas como macroprocesso das contratações públicas e artefatos básicos; criação de Estudo Técnico Preliminar (ETP) e Termo de Referência (TR) com uso de Inteligência Artificial; fase de planejamento da contratação; elaboração da Matriz de Riscos com o apoio da Inteligência Artificial; levantamento de mercado; descrição detalhada da solução escolhida; definição dos requisitos da contratação; descrição abrangente da solução proposta; estimativa do valor da contratação, e resultados esperados com a contratação.

As aulas são ministradas pelo professor Janderson da Costa Barbosa, que é mestre em Direito e Políticas Públicas e membro de consultoria jurídica do TCU (Tribunal de Contas da União).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Para melhorias na saúde, Governo de MS investe R$ 14,5 milhões em tecnologia para todos os municípios

A atuação efetiva do Governo do Estado, que resultaram na entrega dos equipamentos, também é reconhecida pelo Cosems

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Com foco nas ações voltadas a melhoria do serviço público na área da saúde, o Governo do Estado investe em tecnologia na atenção básica primária em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

Para contribuir com o trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), iniciou a entrega de 5,4 mil tablets e 2 mil celulares, com investimentos próprios de mais de R$ 14,5 milhões, inclusive referente a incentivos financeiros aos profissionais.

O governador, Eduardo Riedel, participou na tarde desta segunda-feira (2), da solenidade de entrega dos equipamentos realizada em Campo Grande e reconheceu a importância da atuação dos agentes na saúde pública e também do uso de tecnologia.

“O trabalho desses profissionais é essencial para a saúde como um todo. O que estamos fazendo é uma transformação da atenção primária, é um passo importante numa visão de fortalecer cada vez mais os municípios. O Municipalismo Ativo, quando a gente lançou no ano passado, é justamente essa relação cada vez mais próxima com o município, em prol de boas políticas públicas. Com capacitação e ferramentas, para os agentes comunitários de saúde e de controle de endemias poderem trabalhar e dar resposta num tempo muito mais curto, ter estratégia, planejamento e atuar em prol e benefício da população”, explicou Riedel.

O secretário, Maurício Simões (SES), também pontuou sobre a importante atuação dos agentes, com o apoio da tecnologia, neste projeto que é inovador no País. “Somos o primeiro estado a implantar uma ferramenta com esta magnitude. O que nós estamos criando com esse projeto é uma conexão direta do agente comunitário de saúde, que é o profissional de saúde mais próximo do cidadão, direto com os órgãos gestores. E isso nos dará uma enormidade de possibilidades, de estratégias. Além das possibilidades futuras que são enormes. E o papel que a atenção primária exerce na saúde como um todo, é fundamental”, disse o secretário de Estado de Saúde.

A atuação efetiva do Governo do Estado, que resultaram na entrega dos equipamentos, também é reconhecida pelo Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Mato Grosso do Sul), que representa as Secretarias Municipais de Saúde do Estado.

“Essa ferramenta é totalmente importante nos dias que vivemos hoje. Nós perdemos tanto tempo com aquela parte do manual, de papéis. Então a informação em tempo oportuno faz com que também a gestão tome decisões mais assertivas e no tempo que é necessário. Esse momento de tornar isso tecnológico, olhando para a saúde digital, que é um dos nossos desafios e também o nosso horizonte para o futuro, o que Mato Grosso do Sul está fazendo é de fato um passo importantíssimo para que a gente saia na frente e consiga realmente melhorar as condições de trabalho para as nossas equipes, mas principalmente que a gente consiga ser assertivo e atender a população no que ela precisa”, disse Josiane Oliveira Silva Corrêa, presidente do Cosems e secretária municipal de Saúde de Vicentina.

Tecnologia e valorização

A entrega dos dispositivos tecnológicos e os incentivos financeiros são parte do compromisso do Governo do Estado em aprimorar a infraestrutura e a eficiência dos serviços de saúde, proporcionando melhores condições de trabalho para os profissionais da área e melhorando o atendimento à população.

O Programa APS Digital é uma iniciativa inovadora para melhorar o trabalho dos agentes comunitários de saúde e oferecer suporte tecnológico essencial para a execução de suas funções. O programa inclui a entrega de 5.499 tablets, além de incentivos financeiros que variam de até 55% a 85% do salário-mínimo vigente até 2026. O incentivo será pago de forma escalonada, com efeitos retroativos a partir de 1º de julho de 2024.

A primeira fase do incentivo, que vai de julho a dezembro de 2024, terá um teto de até 55% do salário-mínimo, aumentando progressivamente nos anos seguintes.

O programa também permitirá o monitoramento de indicadores de saúde e a gestão eficiente das metas do MS Ativo, com a possibilidade de integração desses dados ao sistema APS Digital. A entrega dos celulares para os agentes contribui para otimizar o monitoramento e o cumprimento de indicadores de saúde.

Também participaram da solenidade de entrega dos equipamentos os secretários Rodrigo Perez (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil), além de outras autoridades estaduais, municipais, e o secretário de atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe de Oliveira.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Com inovação e tecnologia, Iagro tem sistema de fiscalização moderno para controle sanitário em MS

O governador Eduardo Riedel esteve no local na manhã desta segunda-feira (2) para acompanhar a operação do sistema.

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Mato Grosso do Sul possui moderno e eficiente sistema de controle sanitário animal e vegetal que está em funcionamento há oito meses – desde dezembro de 2023. O CCO (Centro de Controle e Operações), em operação na Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), é uma importante ferramenta do Governo do Estado.

O governador Eduardo Riedel esteve no local na manhã desta segunda-feira (2) para acompanhar a operação do sistema. “O trabalho desenvolvimento na Iagro tem correlação direta com os quatro eixos estratégicos que estão estabelecidos, que são inclusivo, próspero, verde e digital. Essas novas ferramentas trazem modernização, e estamos usufruindo da tecnologia a serviço do Estado”, afirmou.

A sala de monitoramento, onde o CCO funciona, monitora as atividades sanitárias e de transporte animal em todo o Mato Grosso do Sul, garantido segurança e rapidez para fiscalização e também de resposta, quando necessário.

“Fazemos o monitoramento para onde o gado está indo, se está vacinado. E a gente também faz o controle de entrada de dados, que são analisados, referente a fiscalização e transporte de bovinos, suínos, aves, e também produtos vegetais”, afirmou Robson Campos dos Anjos, assessor de inteligência da Iagro.

O trabalho do CCO é realizado com o apoio da tecnologia e também de videomonitoramento. Atualmente são aproximadamente 70 câmeras distribuídas nas rodovias que cortam o Estado, em parceria com a PRF (Polícia Rodovia Federal) e Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), com a possibilidade a aumento da quantidade de equipamentos, por meio de parceria com o Detran (Departamento de Trânsito de MS).

A visita ao CCO também reuniu os secretários Jaime Verruck (Semadesc), Rodrigo Perez (Segov) e Frederico Fellini (SAD), além do diretor-presidente Daniel Ingold (Iagro).

 

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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