fbpx
Connect with us

Cidades

Funtrab abre 1624 vagas para indígenas trabalhar nas lavouras de maçãs em SC e RS

Cinco empresas parcerias que fazem as contratações em MS

Publicado

on

Na primeira semana do ano de 2022 a Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) intermediou 1.624 vagas para trabalhadores indígenas na colheita de maçãs, nos estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), são cinco empresas parcerias que fazem as contratações em MS.

As vagas são para indígenas de Aquidauana (236 vagas), Caarapó (350), Iguatemi (475), Miranda (563), nas funções de trabalhador da cultura de maçã e monitor agrícola, e estão abertas nas Casas Trabalhadores desses municípios.

A supervisora de intermediação de mão de obra da Funtrab Maria Zilda da Silva Lourenço e a supervisora de Seguro-Desemprego da Funtrab, Eva Cristina Araújo, estão em Iguatemi para organização dos cadastros dos trabalhadores, “ todos os cadastros são realizados nas aldeias e nas Casas dos Trabalhadores, com auxílio das lideranças indígenas e dos servidores”, declarou Zilda.

A Funtrab realiza essa ação desde 2015, por meio de parceria entre Governo do Estado, Ministério Público do Trabalho (MPT), Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho (Coetrae) e Coletivo dos Trabalhadores Indígenas, e os empresários.

Por causa da pandemia do coronavírus, houve várias tratativas e ações com reuniões, orientações e a criação de um protocolo com as condições das contratações, para garantir segurança jurídica e medidas preventivas contra o contágio do Covid-19.

Os compromissos são: recrutamento diferenciado, transporte adequado, alojamento, refeitório e área de convivência readaptado, uso de máscara, álcool em gel, aferição de temperatura, distanciamento de 1,10 metro, controle na entrada das fazendas e, em casos suspeitos, testagem e acompanhamento.

Além dos protocolos de biossegurança, as contrações ocorrem com segurança jurídica de acordo com o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). As empresas pagam o salário-base, adicionais, transporte (ida e retorno), alimentação, alojamento e cesta básica.

Safra

A safra/2022 da maçã ocorrerá de janeiro a maio, neste período ocorrem às colheitas nas macieiras, que duram em média 120 dias, por isso as vagas são temporárias, os indígenas irão colher, selecionar e encaixotar as maçãs.

Casas dos Trabalhadores (endereços) 

AQUIDAUANA

Rua Estevão Alves Correa, 1895 – Bairro Alto

  • (67) 3241- 5652 (segunda a sexta, das 7 às 13h00)

CAARAPÓ

Av. Pres Vargas, 861 – Centro

  • (67) 3453-3192 (segunda a sexta, das 7 às 13h00)

IGUATEMI

Av. Lindolfo Martins Farias, 1064 – Centro

  • (67) 3471- 1563 (segunda a sexta, das 7 às 13h

 MIRANDA

Rua Francisco Rebuá, 04 – Centro

  • (67) 3242–1786 (segunda a sexta, das 7h30 às 11h30/ 13h30 às 17h30)

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Cidades

Prefeitura de Porto Murtinho firma parceria com a FUNASA para levar água às aldeias indígenas

“O nosso foco é resolver o problema de acesso à água nas aldeias”, destacou o superintendente, que anunciou a previsão de início dos trabalhos para 15 de janeiro de 2025.

Publicado

on

A Secretária Municipal de Saúde, Rita de Cássia Padilha, representou o prefeito Nelson Cintra em agenda na capital Campo Grande, em reunião com o superintendente da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), Sr. Mário Rosa da Silva. Na ocasião, foi protocolado um ofício manifestando o interesse de Porto Murtinho na formalização de um termo de cooperação técnica para a perfuração de poços artesianos nas aldeias da região.

“O nosso foco é resolver o problema de acesso à água nas aldeias”, destacou o superintendente, que anunciou a previsão de início dos trabalhos para 15 de janeiro de 2025. O deslocamento inicial atenderá prioritariamente a Aldeia Córrego do Ouro, uma das comunidades mais necessitadas.

Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão Nelson Cintra com o bem-estar da população indígena, fortalecendo parcerias para levar qualidade de vida às comunidades de Porto Murtinho.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Corumbá: Cantata de Natal emociona espectadores e mostra evolução de integrantes

A apresentação foi no Santuário de Maria Auxiliadora, onde foram apresentadas 12 canções, todas com a temática natalina

Publicado

on

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, realizou no último sábado, 14 de dezembro, a Cantata de Natal dos corais Cidade Branca e Bem-te-vi. A apresentação foi no Santuário de Maria Auxiliadora, onde foram apresentadas 12 canções, todas com a temática natalina. As canções interpretadas pelos corais foram: Que cantem as crianças, de Jose Luiz Perales; Couro de Boi, de Diego Muleiro e Teddy Vieira; Senso de humanidade, de Elias Muniz; Verdades do tempo, de Thiado Brado; e Ave Maria, de Ignázio Donatti.

Vira virou, de Kleiton Ramil; Aleluia, de Leonard Cohen; O menino do tambor, de Katherine Davis; Vinde Cristãos, canção tradiconal francesa; Noite Feliz, de Franz Gruber e Joseph Mohr; e a A Paz, de Michael Jackson, também integraram o repertório. A regência foi do maestro Roberto Oliveira.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados alerta população sobre tentativa de fraude com e-mails falsos

E-mails em nome da Prefeitura e do Departamento de Alvará de Funcionamento trazem cobranças indevidas e links suspeitos para download

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, por meio do Departamento de Alvará de Funcionamento, alerta a população sobre uma tentativa de fraude através de e-mails falsos, em nome das instituições, que aparentam ser notificações oficiais, informam sobre supostas irregularidades no alvará de funcionamento e solicitam ações imediatas para regularização.

O conteúdo dos e-mails menciona possíveis irregularidades e fornece um número de telefone para contato, além de um link para download de um documento com mais detalhes. Contudo, trata-se de uma tentativa de golpe para obter informações sensíveis ou induzir ao pagamento de taxas inexistentes.

O alerta é para que a população fique atenta a esses e-mails fraudulentos. É essencial verificar a autenticidade das mensagens recebidas, conferindo o endereço de e-mail do remetente e evitando clicar em links ou fornecer informações pessoais sem a devida confirmação.

Para evitar cair nesse tipo de fraude, recomenda-se que as empresas e cidadãos entrem em contato diretamente com a Prefeitura através dos canais oficiais, como o site ou telefone, para confirmar qualquer notificação recebida. Além disso, é aconselhável manter programas de segurança atualizados e realizar backups regulares dos dados.

A Prefeitura reforça que todas as notificações oficiais são enviadas por canais seguros e que qualquer dúvida deve ser esclarecida diretamente com os departamentos responsáveis. Fique atento e proteja-se contra fraudes.

Para dúvidas ou informações, entre em contato com a Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento) no telefone (67) 3411-7119 ou com o Núcleo de Cadastro Econômico na Central do Cidadão no número (67) 3410-5600.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67