Connect with us

Funsat

Funsat encaminha mais de 12 mil pessoas ao mercado de trabalho no 1º semestre de 2023

Também foram realizados 4.450 cadastros na Carteira de Trabalho Digital.

Publicado

on

De janeiro a junho de 2023, a Funsat (Fundação Social do Trabalho) encaminhou mais de 12 mil trabalhadores para o mercado de trabalho, somando os atendimentos efetuados na unidade física e nas ações externas, como o Funsat em Ação, programa itinerante da pasta. De lá para cá, mais de 9.600 pessoas em busca de colocação ou retorno ao mercado de trabalho local foram atendidas na sede da fundação – entre elas, quase 300 trabalhadores com algum tipo de deficiência.

Desde o início do ano, foram cadastradas 6.001 vagas de empregos, sendo que 10% destes postos de trabalho foram preenchidos por trabalhadores encaminhados pela Fundação. Do total de vagas, 486 foram de oportunidades exclusivas para pessoa com deficiência ou reabilitado, tendo sido preenchidas 8% destas vagas.

Entre janeiro e junho, mais de 2.850 pessoas procuraram a Fundação Social do Trabalho para solicitar o benefício do Seguro-Desemprego. Também foram realizados 4.450 cadastros na Carteira de Trabalho Digital.

Ações externas

Nos seis primeiros meses de 2023, a Fundação Social do Trabalho realizou 41 edições do Funsat em Ação, nas sete Regiões da Capital e no Distrito de Anhanduí, atendendo 1.464 pessoas, no total.

Os serviços do programa itinerante foram levados a 11 bairros de Campo Grande, como Nova Lima, Vila Bandeirante, Campo Belo, Coophatrabalho, Coophavila II, Aero Rancho, Lageado, Moreninhas, Chácara Cachoeira, Jardim Veraneio e Coronel Antonino.

Na primeira metade do ano também foram realizados 2 Feirões de Oportunidades, contando com a participação de 39 empresas e a oferta de 1.600 vagas. Segundo o Observatório do Trabalho da Funsat, 1.458 trabalhadores participaram dos feirões.

Qualificação

No primeiro semestre, a Escola de Qualificação Profissional da Funsat ofertou 25 cursos, em quatro eixos temáticos (Ambiente e Saúde; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação e Turismo, Hospitalidade e Lazer). As aulas foram ministradas por 12 professores, somando 726 horas de capacitação profissional.

Nesse período, a Escola da Funsat qualificou 543 alunos-trabalhadores, investindo cerca de R$ 32 mil reais para a realização de cursos como Auxiliar Administrativo; Cuidador de Idosos; Empreendedorismo e Finanças para Pequenos Negócios; Garçom; Higiene e Manipulação de Alimentos; Informática Básica; Introdução ao Marketing Digital e Técnicas de Vendas e Atendimento ao Cliente.

Empreendedorismo

Para identificar o perfil dos microempreendedores presentes nos bairros da capital, a Coordenadoria de Empreendedorismo tem visitado as principais ruas e seus entornos para conhecer e ouvir quem está à frente destes pequenos negócios. Na ação de pesquisa Censo do Empreendedorismo Funsat, iniciada em maio, foram entrevistados mais de 50 microempreendedores, formais e informais ou pessoas que pretendem empreender, de seis regiões de Campo Grande.

Nas visitas de pesquisa, a Funsat oferece orientações técnicas por meio da Cartilha Funsat Empreender e Avançar, com estratégias de gestão para pequenos negócios.

E em março – mês da Mulher – foi realizado o evento Empregabilidade e Empreendedorismo Feminino, em que participaram 20 mulheres com perfil empreendedor, assistidas pela Casa da Mulher Brasileira e Subsecretaria de Políticas para a Mulher (CMB/SEMU), pelo Projeto Aurora/MPMS e beneficiárias do PROINC, atual PRIMT (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho), lotadas na Funsat.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Funsat

Mulheres Mil realiza formatura nas Moreninhas e chega a 790 certificações

Publicado

on

A Escola Funsat conclui na quinta-feira, 6 de novembro, mais uma turma do programa Mulheres Mil, com 75 alunas capacitadas no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) das Moreninhas. Este é o décimo primeiro grupo do programa a ser certificado desde 2024, consolidando Campo Grande como uma das capitais com menores taxas de evasão entre as participantes.

O bairro é um dos três que receberam o retorno do programa devido ao sucesso das turmas anteriores, resultado também registrado no Aero Rancho, Jardim Canguru e Noroeste, onde uma nova turma teve aula inaugural em 27 de outubro. No CRAS da região, mais 100 mulheres seguem estudando, aproximando o programa da meta de mil certificações até o início de 2026.

Grade bem estruturada e formação integral

Ao todo, 790 mulheres já concluíram o curso de Assistente Administrativa, com 160 horas/aula distribuídas em 15 módulos. A grade curricular é voltada à formação profissional e pessoal das alunas, abordando desde rotinas administrativas e empreendedorismo até empoderamento feminino, expressão e linguagem e construção de uma trajetória profissional afirmativa.

Etapas de aprendizado do Mulheres Mil:

Oficina de Construção e Aplicação do Mapa da Vida;

Cidadania, Gênero e Direitos da Mulher; Ética e Relações Humanas;

Noções de Biossegurança, Saúde da Mulher, Qualidade de Vida e Segurança Alimentar e Nutricional;

Oratória, Expressão Corporal e Verbal;

Leitura e Produção de Texto;

Matemática Aplicada e Noções de Educação Financeira;

Inclusão Digital voltada para o Exercício da Cidadania;

Princípios de Administração;

Comunicação, Relacionamento Interpessoal e Atendimento ao Público;

Fundamentos de Marketing;

Gestão de Serviços e Arquivos;

Gestão da Produção e da Qualidade;

Noções de Departamento Pessoal;

Noções de Finanças e Contabilidade;

Noções de Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária;

Direitos e Deveres da Trabalhadora.

Política pública com resultados concretos

O Mulheres Mil é promovido em Campo Grande por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Governo Federal e a Funsat (Fundação Social do Trabalho) — órgão do Executivo que conta com um departamento de ensino profissionalizante autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Estadual de Educação.

Cada participante recebe um auxílio-incentivo de R$ 10 por dia de presença em aula e, na formatura, tem acesso a um atendimento exclusivo do programa Emprega CG, voltado à inserção no mercado de trabalho.

A Funsat estima que o programa já tenha contribuído para o surgimento ou ampliação de cerca de 250 microempresas conduzidas por mulheres, além de 200 encaminhamentos formais ao mercado de trabalho, realizados por meio da Agência de Intermediação da fundação.

Com foco em autonomia financeira, qualificação e empoderamento, o Mulheres Mil segue transformando histórias e ampliando oportunidades para centenas de mulheres campo-grandenses.

Mais informações a respeito do Mulheres Mil, entre em contato com a Funsat pelo WhatsApp (67) 3314-3089, ou no telefone (67) 4042-0585, ramal 5820. A Escola Funsat está localizada no 1° andar do prédio localizado à Rua 14 de Julho, 992, na Vila Glória.

Saiba as novidades da Fundação pelas redes sociais do órgão, no Instagram com o @funsat.cg e no Facebook, com a busca por “Funsatcampograndems”.

 

Continue Lendo

Funsat

Confira as vagas de emprego disponíveis pela Funsat nesta quinta-feira (16)

A Fundação reforça que apenas trabalhadores com o cadastro em dia no órgão podem receber os encaminhamentos para entrevistas de emprego.

Publicado

on

A Fundação Social do Trabalho anuncia nesta quinta-feira (16), um total de 1.841 oportunidades de emprego em 164 atividades profissionais, para preenchimento de vagas em 220 empresas de Campo Grande, que contam com o apoio da Funsat para o recrutamento de trabalhadores.

Entre as vagas oferecidas há oportunidades para açougueiro (10 vagas), ajudante de carga e descarga de mercadoria (41 vagas), alimentador de linha de produção (10 vagas), assistente administrativo (17 vagas), atendente de lojas (25 vagas), atendente de Telemarketing (100 vagas), auxiliar de cozinha (26 vagas), auxiliar de limpeza (98 vagas), auxiliar nos serviços de alimentação (150 vagas), cozinheiro (10 vagas), magarefe (100 vagas), motorista carreteiro (33 vagas), operador de caixa (93 vagas), entre outras.

Quanto às vagas para as quais não há exigência de experiência prévia, estão disponíveis 1.086 vagas de emprego, com destaque para as oportunidades de contratações para ajudante de reflorestamento (20 vagas), atendente de padaria (20 vagas), auxiliar técnico de montagem (6 vagas), colador de cartazes (3 vagas), cuidador de idosos (2 vagas), repositor em supermercados (112 vagas), servente de obras (16 vagas).

Já o público PCD (Pessoa com Deficiência) têm à disposição as seguintes vagas: atendente de lojas (2), auxiliar administrativo (1), auxiliar de estoque (1), auxiliar de linha de produção (8) e para vigilante (6).

A Fundação reforça que apenas trabalhadores com o cadastro em dia no órgão podem receber os encaminhamentos para entrevistas de emprego.

Confira todas as vagas disponíveis clicando aqui: https://www.campogrande.ms.gov.br/funsat/artigos/vagas-ofertadas/.

Tenha o cadastro em dia com a Funsat

O cadastro é feito presencialmente na Fundação, tendo em mãos o documento de identidade ou carteira de motorista, comprovante de residência, número do CPF e dados do histórico profissional.

A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, com horário de funcionamento das 7h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, inclusive no horário de almoço, realizando também outros serviços como solicitações para a emissão da carteira digital de trabalho, ativação do seguro-desemprego, ou, por exemplo, inscrição de cursos profissionalizantes promovidos pela Fundação.

O telefone para contato é o (67) 4042-0585 / Ramal 5800.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Funsat

Funsat oferece 1.822 vagas de emprego nesta quarta-feira; confira

Quanto às vagas para as quais não há exigência de experiência prévia, estão disponíveis 1.069 vagas de emprego

Publicado

on

A Fundação Social do Trabalho anuncia, nesta quarta-feira (15), um total de 1.822 oportunidades de emprego em 162 atividades profissionais diferentes, para preenchimento de vagas de 211 empresas de Campo Grande, que contam com o apoio da Funsat para o recrutamento de trabalhadores.

Entre as vagas oferecidas há oportunidades para açougueiro (10 vagas), auxiliar de bar (3 vagas), assistente administrativo (15 vagas), atendente de lojas (25 vagas), atendente de Telemarketing (100 vagas), auxiliar de cobrança (10 vagas), auxiliar de limpeza (99 vagas), auxiliar de linha de produção (134 vagas), balanceiro (1 vaga) comprador (3 vagas), cuidador de idosos (4 vagas), eletricista de manutenção industrial (2 vagas), garçom (6 vagas), magarefe (100 vagas), motorista carreteiro (33 vagas), servente de obras (10 vagas), entre outras.

Quanto às vagas para as quais não há exigência de experiência prévia, estão disponíveis 1.069 vagas de emprego, com destaque para as oportunidades de contratações para atendente de mesa (2), atendente de padaria (20), consultor de vendas (35), operador de caixa (86), repositor em supermercados (112) e técnico agrícola (25).

Já o público PCD (Pessoa com Deficiência) têm à disposição as seguintes vagas: atendente de loja (2 vagas), auxiliar administrativo (1 vaga), auxiliar de estoque (1 vaga), auxiliar de linha de produção (8 vagas), vigilante (6 vagas).

A Fundação reforça que apenas trabalhadores com o cadastro em dia no órgão podem receber os encaminhamentos para entrevistas de emprego.

Confira todas as vagas disponíveis clicando aqui: https://www.campogrande.ms.gov.br/funsat/artigos/vagas-ofertadas/.

Tenha o cadastro em dia com a Funsat

O cadastro é feito presencialmente na Fundação, tendo em mãos o documento de identidade ou carteira de motorista, comprovante de residência, número do CPF e dados do histórico profissional.

A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, com horário de funcionamento das 7h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, inclusive no horário de almoço, realizando também outros serviços como solicitações para a emissão da carteira digital de trabalho, ativação do seguro-desemprego, ou, por exemplo, inscrição de cursos profissionalizantes promovidos pela Fundação.

O telefone para contato é o (67) 4042-0585 / Ramal 5800.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67