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Turismo

FundturMS é finalista do Prêmio de Turismo Responsável 2023 da WTM Latin America

Terceira edição teve 66 inscritos para a premiação que reconhece as iniciativas mais inspiradoras e replicáveis em turismo responsável e sustentável

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Pioneira nos debates relacionados a práticas responsáveis no turismo, a WTM Latin America divulga os 15 finalistas do Prêmio de Turismo Responsável 2023. A chancela é parte dos Global Responsible Tourism Awards da WTM e chega à terceira edição na América Latina. O objetivo é reconhecer publicamente as iniciativas mais inspiradoras e replicáveis em turismo sustentável e responsável, com o objetivo principal de promover mudanças positivas em toda a indústria de viagens e turismo.

Para Bruno Wendling, diretor-presidente da FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), esta indicação já é reconhecimento do trabalho que Mato Grosso do Sul tem feito no turismo ao longo dos anos. “Somos finalistas com o case de ‘Bonito Carbono Neutro’, o primeiro destino de ecoturismo do mundo carbono neutro. A categoria ‘Abordando as mudanças climáticas’ é justamente o tema central do nosso projeto. O Prêmio de Turismo Responsável é, para mim, um dos mais importantes do continente, especialmente no segmento do turismo responsável”.

“Um importante destino como Bonito tem ainda grandes desafios. Com a certificação de carbono neutro no ano passado, assinou um termo com as Nações Unidas para essa mudança. Então a indicação ao prêmio já é um reconhecimento dessa boa prática”, avalia Wendling.

As seis categorias de 2023 são: Melhores soluções para gestão de resíduos plásticos; Melhores conexões significativas; Melhores modelos de compras locais, artesanato e alimentação; Abordando as mudanças climáticas; Melhores soluções para a promoção da diversidade e inclusão; Melhores iniciativas para a conservação da natureza.

Além do reconhecimento pelas iniciativas, os finalistas ganham em reputação e em aprendizado, já que elevam os negócios a outro patamar e contam com o feedback de especialistas, além de terem acesso às principais tendências do segmento. Os 66 trabalhos inscritos vieram de diversos países latino-americanos e passaram pela primeira avaliação dos 18 profissionais que compõem o júri da terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America.

Formado por profissionais latino-americanos de renome em diferentes áreas – agentes de viagens, operadores, dirigentes de associações, representantes do poder público, jornalistas e formadores de opinião –, o corpo de jurados leva diversos aspectos em conta para definir os finalistas e, posteriormente, os vencedores em seis categorias diferentes. Os principais critérios são originalidade, potencial de replicabilidade e possibilidade de mensuração dos impactos alcançados com a solução proposta.

Os finalistas

Em ordem alfabética, são 15 finalistas desta edição: Diáspora.Black (Brasil), Equatur (Equador), Governo de Antioquia (Colômbia), Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Brasil), La Union Coffee Farm (Colômbia), Las Torres Patagonia (Chile), Pipa Convention Bureau (Rio Grande do Norte/Brasil), Quinti Ecuador (Equador), Raízes Desenvolvimento Sustentável (Brasil), Rede BATUC – Turismo Comunitário da Bahia (Brasil), Rota do Enxaimel (Pomerode – SC/Brasil), Say Hueque (Argentina), Sebrae Maranhão (Brasil), Toca do Kainã (Santo Antonio do Jardim – SP/Brasil) e Wilderness Patagonia (Argentina).

Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação que acontece durante a WTM Latin America. O evento será nos próximos dias 03, 04 e 05 de abril de 2023, em São Paulo (SP).

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Turismo

Para estimular turismo em MS, Governo do Estado lança Feira Internacional de Destinos Inteligentes

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes).

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Como parte das ações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, para fomentar o turismo em diferentes regiões do Estado, a 2ª Feira Internacional de Destinos Inteligentes, a FIDI 2025, foi lançada ontem (27), em Campo Grande.

O governador Eduardo Riedel participou do evento, juntamente com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling e o secretário Marcelo Miranda, da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A FIDI 2025 será realizada em Bonito, de 19 a 24 de março de 2025.

“A sustentabilidade tem permeado todos os seguimentos econômicos do Estado. E sustentabilidade é sinônimo de desenvolvimento e de perspectiva futura, a gente tem levado isso muito a sério dentro do governo. E temos conseguido traduzir todo esse ambiente de preservação da nossa biodiversidade, de descarbonização da economia, de manutenção dos nossos mananciais hídricos, em recursos financeiros e economia para o desenvolvimento da sociedade. E o FIDI faz parte desse processo, do investimento que governo e entidades parceiras atuam e realizam para poder consolidar essa posição”, disse Riedel.

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes). O evento, que tem relevância internacional, é organizado pelo Instituto Cidades do Futuro (representado no Brasil pela empresa Cidades do Futuro SEL), com apoio da FundturMS, Prefeitura Municipal de Bonito, Sistema Fiems, Fundect e Sebrae-MS.

“A Feira Internacional de Destinos Inteligentes, em Bonito, será de 19 a 22 de março de 2025. E, no mês seguinte, outro grande evento internacional, que é o Adventure Elevator Latin America, que é focado no mercado de ecoturismo e turismo de aventura, onde a gente vai receber mais de 300 operadores e imprensa internacional no melhor destino de ecoturismo do Brasil”, disse Wendling.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

Turismo de MS promove workshop com operadores durante Festival do Japão em Campo Grande

A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

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No último final de semana, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um workshop com capacitação e rodada de negócios focado em operadores que trabalham com o mercado japonês. A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Foram quatro operadores atendidos pelo trade turístico sul-mato-grossense, com troca de informações sobre o comportamento e as necessidades dos turistas japoneses. Na ocasião, o diretor de Promoção e Mercado da FundturMS, Breno Amorim, fez uma apresentação para os operadores sobre os destinos de Mato Grosso do Sul.

No domingo (17) os participantes iniciaram um famtour para conhecerem de perto as regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. A ideia é que a viagem de familiarização contribua para a estruturação de pacotes de acordo com o perfil do público deles.

O Festival do Japão

De 15 a 17 de novembro de 2024 aconteceu o Festival do Japão de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Bosque Expo, com o objetivo de promover a cultura japonesa, seus valores e conhecimentos.

A ideia é também transmitir este legado para gerações futuras, fortalecer o entendimento e a valorização das ricas tradições dentro da comunidade sul-mato-grossense e promover a exposição de serviços e produtos e incentivar pequenos negócios.

O mercado japonês está entre os dez maiores emissores aéreos internacionais de turistas para os principais destinos de Mato Grosso do Sul.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

MS leva turismo e ativação gastronômica em mais uma edição do WTM Londres

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais

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Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Excel London, UK é considerado um dos eventos mais importantes da indústria de viagens e turismo para construir relacionamentos e fazer negócios.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul fala sobre a participação do Estado em mais uma edição do WTM Londres, uma das mais importantes e maiores feiras de turismo do mundo. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, destaca.

No dia 06 de novembro, às 12h, o chef Paulo Machado fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como: chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido afim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense, bem como a percepção da gastronomia local como produto turístico.

O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sebrae MS, a FundturMS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’ onde mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.

“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves e sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.

Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024 o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.

O WTM London

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.

O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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