fbpx
Connect with us

Esportes

Fundesporte promoverá capacitação para professores em práticas esportivas infantis em Sonora

Publicado

on

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, a Ucapes (Unidade de Capacitação Esportiva) da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), promoverá o curso “Práticas Esportivas na Infância: Entre Desafios e Possibilidades”, voltado para professores e profissionais da área.

A formação abordará cinco módulos: conceitos e definições de jogos e brincadeiras, etapas do desenvolvimento infantil, adaptação de atividades conforme os espaços disponíveis, uso de materiais alternativos na construção de recursos e práticas contemporâneas de jogos e brincadeiras.

A ministrante do curso será a professora Cláudia Diniz de Moraes Heleno, que é docente da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) nos cursos de Educação Física e Pedagogia. Além disso, a professora é coordenadora do Comitê Brasileiro da FIEPS (Federação Internacional de Educação Física e Esportiva) na região Centro-Oeste.

“O curso será teórico e prático, mas a parte teórica será fundamental, porque vamos entender os conceitos das definições de jogos e brincadeiras voltadas para a aplicabilidade como ferramenta pedagógica. Nessa iniciação esportiva, vamos falar sobre os desafios e possibilidades das práticas esportivas, com várias faixas etárias, vamos estar apresentando também práticas de construção de materiais, de recursos pedagógicos, voltados especificamente para o universo infantil”, enfatiza a professora.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, o momento é de extrema importância para qualificar ainda mais os profissionais que atuam na base do esporte. “Capacitar professores e educadores físicos é investir diretamente no futuro das nossas crianças e adolescentes. Com conhecimento atualizado e práticas inovadoras, garantimos que o esporte continue sendo uma ferramenta de inclusão, saúde e desenvolvimento social no Mato Grosso do Sul”.

Com carga horária de 20 horas e certificação garantida, o curso é gratuito. As inscrições podem ser feitas de forma on-line (clique para acessar) até o dia 14 de fevereiro.

Programação

14 de fevereiro (sexta-feira)
Auditório da Câmara Municipal 

Rua Adalberto Bozoki, 305 – Centro – Sonora (MS)

7h – Credenciamento

8h – Abertura

12h30 – Encerramento

Ginásio Esportivo Dione Grison Dutra 

Rua das Aroeiras, 152 – Centro – Sonora (MS)

13h30 às 18h30

15 de fevereiro (sábado)

Ginásio Esportivo Dione Grison Dutra
Rua das Aroeiras. 152 – Centro – Sonora (MS)
7h30 às 12h30 e 13h30 às 18h30

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: arquivo/Fundesporte

Esportes

Prefeitura e UFGD oferecem vagas para adolescentes em projeto de Beach Tennis

Publicado

on

Prefeitura vai incentivar o beach tennis em Dourados com ação inovadora em parceria com a UFGD. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes (Funed) e em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) inova com projeto de beach tennis gratuito para a população. As aulas serão ofertadas no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, e atenderão adolescentes com idade entre 14 e 17 anos. As inscrições vão de 6 a 20 de fevereiro (veja como se inscrever abaixo).

O diretor-presidente da Funed, Salim Raidan cita que a ação é um pedido do prefeito Marçal Filho e visa incentivar a prática esportiva, tornando mais acessível uma modalidade que tem conquistado os jovens, proporcionando local e equipamentos adequados e acompanhamento profissional.

Salim destaca o lado social dessa parceria. “O beach tennis tem caído no gosto dos jovens e é um esporte prazeroso e dinâmico, mas como as raquetes têm um custo alto e é preciso contar com uma estrutura adequada, por meio desta parceria, o prefeito Marçal Filho viu uma forma de tornar a modalidade mais acessível para os nossos adolescentes e, assim, incentivar qualidade de vida e lazer”, enfatiza.

As aulas acontecerão aos sábados, das 7h às 11h e serão coordenadas pelo professor Deyvid Rizzo. São doze vagas para o público feminino e doze vagas para o público masculino, destinadas para adolescentes devidamente matriculados em escolas públicas, da comunidade externa (com renda entre um salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total).

Os interessados precisam fazer a inscrição online, aqui.

Será realizado um sorteio para definir os participantes que se enquadrem nos critérios do projeto via rede social da ação (@beachtennisufgd), no dia 21/02, às 12h. O início das aulas está previsto para o dia 08 de março.

Com assessoria.

Continue Lendo

Esportes

Marçal escolhe Salim para presidir Fundação de Esporte de Dourados

Publicado

on

O desportista Salim Raidan Neto reunido com o prefeito Marçal Filho e com a interina Sandra Giselly Amaral Assunção – Foto: A. Frota

O desportista Salim Raidan Neto foi anunciado nesta terça-feira (28) como diretor-presidente da Fundação de Esportes de Dourados com a missão de descentralizar e popularizar as mais diferentes modalidades esportivas no município, priorizando atividades que cheguem ao maior número possível de crianças, jovens e adultos. “O Salim foi uma escolha pessoal minha em razão da sua história de trabalho pelo desenvolvimento do esporte em nossa cidade e tenho certeza que, assim como os demais secretários, ele chega com o espírito de servir à população levando atividades para campos, praças, parques, ginásios e arenas de Dourados”, ressaltou o prefeito ao anunciar o titular da pasta.

Marçal Filho enfatizou que assim como os demais integrantes da equipe de Governo, Salim foi escolhido para comandar a Funed em razão da experiência, preparo e competência para a função. “Todos que ocupam cargos de gestão no atual governo já desempenharam a função para a qual foram escolhidos e demonstraram capacitação, de forma que o Salim é mais uma engrenagem na equipe técnica que formamos para oferecer aos douradenses serviços públicos de qualidade, atendimento de excelência e compromisso com os princípios da Administração Pública”, destacou o prefeito.

Ao mesmo tempo em que anunciou o titular da Fundação de Esporte de Dourados, o prefeito Marçal Filho fez questão de destacar o excelente trabalho que a interina Sandra Giselly Amaral Assunção, que é servidora de carreira na Funed, realizou a frente da Pasta nestes primeiros 28 dias de governo. “Sou muito grato pelo empenho e dedicação da Giselly, que iniciou o ano acumulando a interinidade da Cultura e da Funed, e agora repassa o cargo ao Salim com o compromisso de seguir trabalhando junto com o novo titular no fortalecimento do esporte em nossa cidade”, afirmou Marçal Filho. “Nem poderia ser diferente, já que Giselly é servidora concursada desde o ano 2000 e está na Funed desde 2011, tendo contribuído de forma substancial para a consolidação da fundação”, completou.

Ao novo diretor-presidente da Funed, o prefeito determinou que seja elaborado um calendário de eventos esportivos para Dourados e que os projetos saiam do papel. Marçal orientou ainda a busca por parcerias com a iniciativa privada e, sobretudo, para que atue em sintonia com a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc). “O secretário Marcelo Miranda tem sido um grande parceiro do nosso governo e já colocou toda estrutura da Setesc à disposição da Prefeitura de Dourados para que possamos democratizar, descentralizar e revolucionar o esporte em nossa cidade”, explicou Marçal Filho.

Após ouvir atentamente o prefeito, Salim Raidan Neto apresentou um esboço do trabalho que pretende desenvolver à frente da Funed, com destaque justamente para o aperfeiçoamento das parcerias com a iniciativa privada, o resgate de campeonatos de modalidades como o futsal, voleibol, handebol, basquete, corridas de rua, além da realização dos campeonatos municipais de futebol de campo para as mais diferentes faixas etárias. “Tenho certeza que a Setesc será aliada nos nossos projetos, mesmo porque temos o mesmo pensamento do secretário Marcelo Miranda, que fez uma transformação no esporte de Mato Grosso do Sul quando esteve no comando da Fudesporte”, argumentou Salim.

A criação de oportunidades para as crianças e adolescentes oriundas de famílias carentes é outra preocupação do presidente da Fundação de Esportes de Dourados. “Precisamos também ter um olhar especial para as escolinhas municipais para receber as crianças e jovens que não podem pagar para frequentar escolinhas particulares, mas também iremos trabalhar na construção de convênios para que essas escolas esportivas também possam receber alunos atendidos pela Fundação de Esportes”, completou Salim Raidan Neto.

Com assessoria.

Continue Lendo

Esportes

Em 2024, atletas de Mato Grosso do Sul se destacaram em competições internacionais

O desempenho dos atletas garantiu vagas em competições internacionais de alto nível, como a 28ª edição dos Jogos Escolares Sul-Americanos, realizados em Bucaramanga, na Colômbia entre os dias 1º e 11 de dezembro.

Publicado

on

Em 2024, Mato Grosso do Sul teve uma participação memorável nas principais competições nacionais para jovens atletas: os Jogos da Juventude, os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) e as Paralimpíadas Escolares. Com resultados expressivos, o estado conquistou diversos pódios e reafirmou a força de seu programa esportivo, destacando-se em diferentes modalidades e revelando talentos promissores.

O desempenho dos atletas garantiu vagas em competições internacionais de alto nível, como a 28ª edição dos Jogos Escolares Sul-Americanos, realizados em Bucaramanga, na Colômbia entre os dias 1º e 11 de dezembro. Organizado pelo Conselho Sul-Americano de Desporto (Consude), em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e o Ministério do Esporte, o evento contou com a participação de 232 brasileiros, incluindo estudantes-atletas, comissão técnica, médicos, fisioterapeutas e equipe de liderança.

As modalidades disputadas foram: atletismo, atletismo para pessoas com deficiência intelectual, natação, paranatação, judô, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, basquetebol 3×3, handebol, voleibol e futsal, tanto no masculino quanto no feminino. Mato Grosso do Sul, será representado por três atletas na competição internacional.

Uma das representantes sul-mato-grossenses na competição foi a judoca Anna Clara Alegre Mendes, de 13 anos, Aquidauanense. A jovem sagrou-se campeã na categoria -36kg do judô.

“Pratico judô há sete anos e, em 2024, fui contemplada com a Bolsa Atleta da Fundesporte. Sou aluna da escola Cejar e participo do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar). Conquistei a vaga para o Sul-Americano ao me sagrar campeã do JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros), em Recife. Foi uma experiência incrível, uma competição de alto nível técnico. Fiquei satisfeita com a minha participação, ainda mais porque um mês antes tive uma lesão no tornozelo. Graças ao apoio dos meus fisioterapeutas, Gabi e Luiz, consegui me recuperar a tempo”, contou Anna Clara.

Sobre sua trajetória no esporte, ela destaca:

“Comecei no judô muito cedo, junto com minha irmã Anna Beatriz, em um projeto da escola. Desde então, venho acumulando conquistas das quais me orgulho muito. Receber a Bolsa Atleta da Fundesporte me ajudou bastante este ano, permitindo que eu participasse das competições e me mantivesse no esporte. Talvez sem esse apoio eu não conseguiria.”

Outra atleta de Mato Grosso do Sul presente nos Jogos Sul-Americanos foi Maria Eduarda da Silva Santos, de 14 anos, natural de Três Lagoas. Também  integrante do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), ela pratica atletismo há cinco anos e disputou a prova dos 80m com barreiras. A atleta conquistou a medalha de ouro no revezamento 5×8.

“Fui convocada porque fiquei em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, com um tempo muito bom. Para mim, o Sul-Americano foi uma grande oportunidade de ganhar visibilidade e abrir novas portas no esporte”, disse Maria Eduarda.

Ela também relembrou o início de sua trajetória no atletismo:

“Comecei no esporte quando tinha 9 anos, quase fazendo 10. Minha mãe me colocou no atletismo porque eu tive muitas crises asmáticas. No começo, foi para melhorar minha saúde, mas logo me apaixonei pelo esporte.”

O desempenho dos jovens atletas sul-mato-grossenses reafirma o potencial do estado no cenário esportivo e o impacto positivo dos programas de incentivo ao esporte na formação de novos talentos.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67