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Fundação de Cultura seleciona interessados em ministrar oficinas em diversas áreas durante o Campão Cultural

O certame selecionará 20 (vinte) oficineiros, nas seguintes categorias:

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Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (09.10) o edital de licitação, na modalidade concurso, para seleção de oficineiro para realizar atividades formativas no 3º Festival Campão Cultural, em Campo Grande, com previsão de ser realizado nos dias 6,7,8,13,14 e 15 de fevereiro de 2025.

O certame selecionará 20 (vinte) oficineiros, nas seguintes categorias:

a) Oficina de Audiovisual = 1 (uma) oficina de audiovisual ministrada por profissionais da área residentes ou não no estado de Mato Grosso do Sul com 40 horas/aula no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais);

b) Oficina Nacional de Artesanato = 1 (uma) oficina de artesanato ministrada para o profissional da área residente em outros estados brasileiros com 20 horas/aulas no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais);

c) Oficina Regional de Artesanato = 3 (três) oficinas de artesanato ministradas por profissionais residentes no estado de Mato Grosso do Sul com 20 horas/aula no valor de R$ 4.000, 00 (quatro mil reais);

d) Oficina Nacional de Design = 1 (uma) oficina de design ministrada por profissional da área residente em outros estados brasileiros com 20 horas/aulas no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais);

e) Oficina Regional de Design = 2 (duas) oficinas de design ministradas por profissionais residentes no estado de Mato Grosso do Sul com 20 horas/aula no valor de R$ 4.000, 00 (quatro mil reais);

f) Oficina Nacional de Moda = 1 (uma) oficina de Moda ministrada por profissional da área residente em outros estados brasileiros com 20 horas/aulas no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais);

g) Oficina Regional de Moda = 2 (duas) oficinas de Moda ministradas por profissionais residentes no estado de Mato Grosso do Sul com 20 horas/aula no valor de R$ 4.000, 00 (quatro mil reais);

h) Oficina de Breaking = 1 (uma) oficina de breaking ministrada por profissional da área residente ou não no estado de Mato Grosso do Sul com 12 horas/aula no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais);

i) Oficina de Graffiti = 1 (uma) oficina de graffiti ministrada por profissional da área residente ou não no estado de Mato Grosso do Sul com 12 horas/aula no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais);

j) Oficina de DJ = 1 (uma) oficina de DJ ministrada por profissional da área residente ou não no estado de Mato Grosso do Sul com 12 horas/aula no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais);

k) Oficina de Quadrinhos= 1 (uma) oficina de quadrinhos ministrada por profissional da área residente ou não no estado de Mato Grosso do Sul com 20 horas/aula no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais);

l) Oficina de Vogue Femme = 1 (uma) oficina de vogue feme ministrada por profissional da área residente ou não no estado de Mato Grosso do Sul com 12 horas/aula no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais);

m) Oficina de Drag Queen = 1 (uma) oficina de drag queen por profissional da área residente ou não no estado de Mato Grosso do Sul com 12 horas/aula no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais);

n) Oficina de Body Art = 1 (uma) oficina de Body Art ministrada por profissional da área residente ou não no estado de Mato Grosso do Sul com 12 horas/aula no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais);

o) Oficina de Lambe Lambe = 1 (uma) oficina de lambe lambe ministrada por profissional da área residente ou não no estado de Mato Grosso do Sul com 12 horas/aula no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais);

p) Oficina de fotografia = 1 (uma) oficina de fotografia ministrada por profissional da área residente ou não no estado de Mato Grosso do Sul com 12 horas/aula no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais).

Valor do edital: R$ 150.000,00

Poderão participar desta Seleção Pública oficineiros da área artística e cultural com ou sem personalidade jurídica, e com fins lucrativos. Cada oficineiro só poderá apresentar 1 (uma) única proposta de atividade formativa.

As inscrições deverão ser realizadas das 8 horas do dia 09/10/2024 às 17 horas do dia 28/11/2024 e somente por meio do formulário eletrônico da plataforma Prosas no link: https://editaisms.prosas.com.br/ , devendo os proponentes inserirem as seguintes informações no ato de sua inscrição, sob pena de desclassificação:

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida;

b) Cópia do RG e CPF do proponente da inscrição;

c) Cartão CNPJ ou Certificado do MEI, se for o caso;

d) Cópia do Comprovante atual de residência no território de Mato Grosso do Sul no nome do responsável pela inscrição ou Declaração de Residência MANUSCRITA;

e) Portfólio artístico contendo documentos, matérias jornalísticas, redes sociais, ou quaisquer outros documentos, comprovando sua atividade na categoria pretendida por no mínimo 2 (dois) anos de atuação. Prints da internet devem estar datados na imagem e acompanhados dos links.

f) proposta da oficina contendo: introdução, justificativa, metodologia, público-alvo com faixa etária, material utilizado, número de vagas, carga horária e conteúdo programático;

g) 03 (três) fotografias profissionais para divulgação com no mínimo 300 dpi e release da proposta.

Confira abaixo o cronograma das datas do edital

·         Publicação e divulgação do Edital no DOEMS: 09/10/2024

·         Recebimento das Inscrições: 09/10 à 28/11/2024

·         Processo de seleção: 28/11 à 07/12/2024

·         Publicação do Resultado: 09/12/2024

·         Prazo recursal: 09/12 à 11/12/2024

·         Prazo de análise do recurso: 11/12 à 14/12/2024

·         Previsão para publicação do resultado final da seleção e despacho do Diretor-Presidente convocando para entrega da documentação complementar: 17/12/2024

·         Previsão do prazo para entrega de documentos: 17/12 à 21/12/2024

Confira o edital na íntegra clicando AQUI. https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO11639_09_10_2024

Quaisquer informações complementares sobre este Edital de Regulamento poderão ser obtidas pelos seguintes contatos:

Oficinas nas áreas de Audiovusual, Breaking, Graffiti, DJ, Vogue Femme, Body Art, Lambe Lambe e Fotografia:

Gerência de Desenvolvimento e Difusão de Programas Culturais (67) 3316-9171 das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 ou pelo email fcms.difusãocultural@gmail.com

Oficinas nas áreas de Artesanato, Moda e Design:

Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais (67) 3316-9107 (whatsap), das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 ou pelo email artesanato@fcms.ms.gov.br

Oficinas nas áreas de Quadrinhos:

Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural (67) 3316-9155 (whatsap), das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 ou pelo email literaturafcms@gmail.com

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Xixi de pet: confira dicas para eliminar odores de sofás e tapetes

Para auxiliar nesses casos, Fritz Paixão, CEO e fundador da CleanNew, uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, listou algumas dicas infalíveis. 

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Dividir a casa com pets é, sem sombra de dúvida, uma experiência recompensadora e de muito amor. Porém, é necessário estar preparado para lidar com possíveis acidentes que eventualmente podem acontecer e o xixi fora do lugar é um deles. Alvos frequentes desses pequenos incidentes, os sofás e tapetes precisam de cuidado redobrado na higienização e proteção, para que não acumulem odores ou manchas ao longo do tempo.  Para auxiliar nesses casos, Fritz Paixão, CEO e fundador da CleanNew, uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, listou algumas dicas infalíveis.

Sujou? Seja rápido
A agilidade em limpar o local assim que notar a urina nos estofados é o segredo para minimizar os danos. “Quanto mais tempo o xixi ficar no tecido, mais difícil de removê-lo completamente. Nesses casos, há a possibilidade do uso de produtos nos locais que neutralizam o odor e evitam as manchas, como  PiPi Clean e Pipi Shielding. Um irá retirar a mancha e o odor de uma forma rápida e o outro irá blindar a região para proteger o tecido”, explica.

Limpeza especializada
A limpeza correta do estofado é indispensável para evitar o acúmulo de odor e manchas e, principalmente, faz toda a diferença para manter a vida útil do estofado. “O acúmulo de xixi pode deixar manchas difíceis de sair apenas com um paninho molhado. Com o tempo e a recorrência desses pequenos acidentes, o tecido vai ficando cada vez mais manchado e perdendo a cor, além do cheiro que pode não sair. Uma limpeza especializada é a melhor opção para quem quer mantê-lo sempre novo e prolongar sua vida útil”, destaca Fritz.

A blindagem será sua maior aliada
A melhor forma de evitar odores é também blindar o tecido, assim qualquer problema que aconteça, como a urina, não terá a possibilidade de alcançar a fibra e consequentemente estragá-la.  Caso isso aconteça com o tecido blindado, basta usar um guardanapo, ou uma flanela branca para retirar todo o excesso de urina. Caso o tecido não esteja blindado não faça nada, não passe nenhum produto químico pois pode piorar o problema”, completa o especialista.

Sobre a CleanNew
Criada em 2015, rede é uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil. Atua em formato home based, ou seja, o profissional especializado vai até o cliente com uma mala repleta de equipamentos com a mais alta tecnologia para realizar os serviços de higienização e blindagem de sofás, colchões, poltronas, entre outros itens da casa. Os serviços também podem ser realizados em veículos como carros, barcos e aeronaves. A CleanNew está presente em 22 estados brasileiros e também no exterior, com franqueados na Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Kuwait, Paris, Espanha, Angola, Abu Dhabi, Arábia Saudita, Andorra e Dubai, além de unidade prevista para África do Sul.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

 

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Cantora Angelique faz show de gravação do álbum neste domingo

Álbum tem 10 faixas e será lançado ainda este ano

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No vasto cenário da música brasileira, um novo álbum emerge como uma voz poderosa e singular, “Brasileiríssima”, de Angelique, uma artista mato-grossense cuja trajetória pessoal e artística é marcada por questões de identidade, raça e resiliência. O álbum será lançado no domingo (20), às 20h, com um show gratuito na Cervejaria Canalhas, em Campo Grande.

Angelique conta que suas composições sempre foram um reflexo dos sentimentos, revoltas e questionamentos que carregou ao longo da vida. Para ela, incorporar temas de raça e identidade no álbum foi algo natural e essencial. “Queria expressar não só o que sinto, mas a realidade de tantas outras pessoas negras no Brasil. A resiliência é sobre a capacidade de seguir em frente, de ter força diante das adversidades, e o álbum traz essa força, remetendo à luta dos nossos ancestrais que batalharam por liberdade”, detalha.

Um dos momentos mais tocantes do álbum é a faixa “Navio Negreiro”, uma releitura da poesia de Luiz Cláudio, que aborda a herança dolorosa da escravidão no Brasil. Segundo Angelique, a inspiração veio do desejo de resgatar essa parte da história que ainda precisa ser mais discutida.

“Essa música toca fundo na alma e nos lembra das cicatrizes deixadas pela escravidão. Trouxe esse tema para o álbum como uma forma de honrar a memória dos nossos antepassados e provocar uma reflexão sobre como essa herança impacta a sociedade até hoje”, pontua.

Outra faixa marcante é “Não posso mais negar quem sou”, que Angelique descreve como um ponto de virada em sua carreira. “Essa música reflete o processo de me entender, me aceitar e ter orgulho de quem sou. É uma declaração de liberdade e de acolhimento da minha identidade”, revela. Em meio a temas tão densos, o álbum também oferece momentos de leveza, como em “Um samba pra você”, uma celebração do amor e da vida. “Quis trazer um momento de respiro, mostrando que, apesar das lutas, também há espaço para o afeto e a alegria”.

Angelique morou em diversas regiões do Brasil, incluindo Rio de Janeiro e Santa Catarina, e essas experiências culturais enriqueceram sua musicalidade. “Em cada lugar, absorvi influências que ampliaram meu olhar e minha forma de compor. Minha história com o samba começou em 2016, em uma roda na Pedra do Sal, no Rio, e aquilo mexeu comigo de uma maneira profunda. Em Campo Grande, tive a honra de trabalhar com Serginho d Prima, grande sambista e produtor do álbum”, comenta.

Sobre suas expectativas para o lançamento de “Brasileiríssima” no cenário musical sul-mato-grossense, Angelique espera que o álbum amplie a visibilidade de vozes femininas no samba e traga reflexões sobre inclusão social. “Espero que mulheres negras que ouvirem se sintam lindas e empoderadas. Quero que elas saibam que, apesar de uma sociedade injusta, nossa beleza e força são inegáveis”, exclama.

Angelique acredita que a música pode ser um catalisador de mudanças sociais. “Um álbum como ‘Brasileiríssima’ não é apenas entretenimento, é um chamado à ação, à empatia e à conscientização. A arte tem o poder de mover consciências e provocar transformações”, finaliza.

O show de lançamento de “Brasileiríssima” será realizado neste domingo, às 20h, na Cervejaria Canalhas, localizada na Rua Oceano Atlântico, 99 – Chácara Cachoeira, com entrada gratuita. A gravação do álbum possui investimento da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura (MinC), órgão do Governo Federal, através de edital promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), da Prefeitura de Campo Grande.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Consumo de Pão Francês: a preferência na mesa dos brasileiros

Atacadista investe em padarias próprias para garantir pão fresquinho aos clientes

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O pão francês, um ícone da mesa brasileira, mantém sua posição de destaque na dieta nacional. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o Brasil consome anualmente 2,3 milhões de toneladas deste alimento, representando 34,39% dos produtos panificados vendidos no país. Este número não apenas reflete uma preferência gastronômica, mas também uma tradição cultural que atravessa gerações. A origem do pão francês no Brasil remonta ao início do século XX, quando a elite da Primeira República adotou a cultura francesa como padrão, trazendo consigo a baguete que, com o tempo, foi adaptada aos gostos e ingredientes locais.

Para homenagear essa iguaria tão variada, tão popular e tão consumida, foi criado o Dia Mundial do Pão, celebrado em 16 de outubro. O dia foi instituído em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros. Nutricionalmente, o pão francês é uma fonte de energia rápida, devido ao seu alto teor de carboidratos. Uma unidade de aproximadamente 50g contém cerca de 135 kcal, 28,5 g de carboidratos, 4,1 g de proteínas e 320 mg de sódio. Apesar de ser uma opção prática para o dia a dia, especialistas recomendam moderação no consumo, especialmente para pessoas que necessitam controlar a ingestão de sódio e carboidratos refinados.

Em Campo Grande, o Fort Atacadista reconhece a importância desse alimento no cotidiano dos seus clientes. Com padarias em 80% de suas lojas, a empresa planeja expandir esse serviço, garantindo que até novembro todas as suas 10 lojas ofereçam pão francês assado na hora. Rafaellen Duarte, coordenadora de Marketing do Fort Atacadista, destaca a relevância dessa iniciativa: “Entendemos que o pão francês não é apenas um produto, mas um elemento essencial na mesa dos nossos clientes. Por isso, investimos para garantir que o pão esteja disponível, fresco e quentinho, a qualquer momento do dia, reforçando o compromisso do Fort Atacadista com a qualidade e a satisfação de quem nos escolhe para suas compras diárias.”

Nas padarias do Fort Atacadista, os clientes irão encontrar pães variados, bolos, itens artesanais, cucas, salgados, doces, sobremesas, baguetes, biscoitos e o pão francês quentinho, para receber as ofertas do Fort Atacadista, o site de inscrição é fortatacadista.com.br/zapfort/ e escolher de qual loja deseja receber as promoções. As compras realizadas com Vuon Card, cartão exclusivo do Grupo Pereira, tem descontos e condições especiais de pagamentos.

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 61 anos de história em 2024. Atualmente, conta com 20 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem 125 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 60 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 23 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens e 2 postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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