fbpx
Connect with us

Cidades

Fronteira apresenta 63% de queda de casos de Covid-19 em MS

94.215 pessoas da região de fronteira foram imunizadas com a vacina da Janssen.

Publicado

on

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, divulga a primeira parcial sobre a vacinação realizada nos 13 municípios que compõem a região de fronteira em Mato Grosso do Sul. Em 10 dias de realização, período de 2 a 22 de julho, os dados apresentaram redução de casos novos confirmados nestes municípios em comparação com os demais municípios que não participaram do estudo. Ao todo, 94.215 pessoas da região de fronteira foram imunizadas com a vacina da Janssen.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, Mato Grosso do Sul se torna exemplo para todo o país e será o primeiro estado a sair desta pandemia. “Nós conseguimos esse feito histórico. Esse processo de imunização nos 13 municípios foi extremamente importante para nós. Os municípios compõem a região de fronteira de nosso Estado e criamos esse cinturão sanitário. Acredito que é a maior conquista que nós tivemos até o momento, neste enfrentamento à Covid-19”.

O levantamento realizado pela SES revela que houve uma diminuição considerável nos indicadores de transmissão e óbitos por Covid-19, sentida nas últimas semanas do mês de julho, nos 13 municípios contemplados pelo estudo: Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

O desempenho positivo constatado no levantamento leva em consideração, que o Estado já havia iniciado a vacinação com imunizantes de outros laboratórios nos 79 municípios e o estudo foi um complemento ao esquema vacinal nos municípios de fronteira.

Em um comparativo de casos confirmados por Covid-19 nos municípios de fronteira referente a 30 dias, o levantamento aponta que houve uma redução de 63,3% nos casos confirmados nos municípios de fronteira enquanto nos demais municípios, o índice foi de 46,6%. Quanto ao total de óbitos também em comparação a 30 dias, a variação ocorre entre 50% a 90% de queda.

Portanto, houve uma diminuição na incidência de casos e mortalidade já sentida na 28ª semana epidemiológica neste cinturão sanitário. O levantamento pontua que até o dia 22 de julho, ainda não havia completado o período de 14 dias de resposta imunológica dos vacinados pela Janssen nestes municípios.

Na avaliação de Geraldo Resende, os resultados deste cinturão sanitário diminuirão sensivelmente os riscos de novos casos e já traz impacto positivo na situação epidemiológica no Estado. “Essa barreira vai reduzir a circulação de variantes e contribuir para a redução de outros índices epidemiológico como a taxa de ocupação de leitos hospitalares e óbitos”.

Classificação de risco do Prosseguir

O impacto da vacinação também provocou reflexos na classificação de risco do Prosseguir. O levantamento realizado pela SES – como já mencionado, apresentando redução nos indicadores. Um ponto destacado pela parcial revela quanto a importância da realização das medidas mais restritivas que contribuíram ainda mais para a queda dos índices.

Assim, considerando a 28ª semana epidemiológica dos municípios e o Prosseguir, dos 13 municípios de fronteira: sete apresentaram risco moderado  sendo Bela Vista, Coronel Sapucaia, Japorã, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas. Destes, quatro regrediram no embandeiramento saindo da bandeira vermelha para a laranja sendo Coronel Sapucaia, Japorã, Ponta Porã e Sete Quedas.

Os outros seis progrediram na classificação do embandeiramento sendo Antônio João, Aral Moreira, Caracol, Corumbá, Ladário e Mundo Novo. Destes, três municípios saíram do laranja e foram para a bandeira vermelha sendo Corumbá, Ladário e Mundo Novo e os outros três já estavam em bandeira vermelha e permaneceram sendo Antonio João, Aral Moreira e Caracol.

O levantamento ressalta que o Prosseguir leva em consideração seis critérios de avaliação e apesar de todos os municípios terem apresentado resultados satisfatórios quanto a vacinação, outros indicadores contribuíram a classificação de risco destes municípios.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67