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Gestão

Fórum Nacional de Comunicação discute estratégias e informação pública eficiente

Com inúmeros desafios presentes na área da comunicação pública, o Fórum reuniu secretários de comunicação de diversos estados para discutir a transformação do setor.

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Para definir estratégias que aproximem a sociedade da gestão pública e estabelecer maneiras eficientes de informar a população sobre os diversos serviços públicos oferecidos, o 6º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação é realizado hoje (7) e amanhã (8) em Campo Grande.

Com inúmeros desafios presentes na área da comunicação pública, o Fórum reuniu secretários de comunicação de diversos estados para discutir a transformação do setor.

Na abertura do evento, o secretário sul-mato-grossense de Governo, Rodrigo Perez, apontou para os desafios a serem enfrentados na área, além da importância de compartilhar experiências e conhecimento.

“O Governo do Estado tem a comunicação como área estratégica da gestão. E sempre tivemos o apoio do governador Eduardo Riedel, que é muito importante pois a gente consegue dar passos maiores e mais rápidos nos objetivos estabelecidos. O dia de trabalho hoje é para enfrentarmos as grandes temáticas de comunicação, para que continue assertiva, com segurança jurídica e poder de informar”, afirmou Perez.

O Mato Grosso do Sul, anfitrião do Fórum, é o estado com maior taxa de investimento do Brasil e o crescimento econômico e social também foi apontado na abertura do evento. Com solidez fiscal e gestão eficiente, o dado que consta no Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, divulgado pela CLP (Centro de Liderança Pública) em 2024, foi divulgado ontem (6) e reflete em mais entregas e melhores condições de vida à população.

Este indicador do ranking de competitividade está dentro do pilar ‘solidez fiscal’ e avalia se os estados possuem uma gestão fiscal responsável, como por exemplo no controle nos gastos com pessoal. Este cenário positivo permite o investimento público em áreas estratégicas, como saúde, segurança, assistência social, infraestrutura e educação, que levam ao crescimento econômico do Estado, com geração de empregos e mais renda ao cidadão.

“A gente tem crescimento de 6,5% ao ano, com a terceira menor taxa de desemprego do país, com praticamente pleno emprego. Os problemas são poucos e isso também ajuda no aspecto da comunicação”, afirmou o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez.

O secretário-executivo de Comunicação do Mato Grosso do Sul, Frederico Fukagawa, explicou que o Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação é o ambiente para discussão de normas e da legislação.

“É um espaço muito importante para troca de ideias e troca de experiências. Espero que esse Fórum, assim como os outros, traga muito mais recursos para os secretários. E principalmente, o fortalecimento da comunicação pública no Brasil”, disse Fukagawa.

“Este conselho, que representa todos os secretários de Comunicação do país, é muito significativo em relação a nossa força. Pois mostra o entendimento e o desejo que cada um de nós traz para uma ação nacional, como uma mudança e um pensamento que precisa ser colocado, olhando todo o país, todo o Brasil. E isso a partir da colaboração, da experiência de cada um, a partir do que já aconteceu e com o olhar para frente, nas perspectivas de grandes desafios”, afirmou Igor Marques, secretário de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro e presidente do CNSecom (Conselho Nacional de Secretárias Estaduais de Comunicação).

Os secretários de comunicação dos estados participaram das palestras ‘Brasil pós-eleições: o cenário e os impactos políticos’, conduzida por Márcio de Freitas, diretor de Política da FSB Holding, e ‘A Auditoria do TCU no Governo Federal: critérios de gastos em contratos de propaganda’, ministrada por Álvaro Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) em Mato Grosso.

“O Fórum é um evento consolidado nacionalmente, onde os secretários conseguem ter essa troca de experiências, e principalmente buscar melhores resultados na comunicação pública. A nossa área passa por muitas mudanças, constante evolução, então é importante estamos sempre atualizados nessas novas regras, leis, e esse é o momento que também vai trazer novidades”, finalizou o secretário-executivo de Comunicação do Mato Grosso do Sul, Frederico Fukagawa.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Gestão

Procuradora-geral de MS é eleita vice-presidente do Conselho Nacional da Advocacia Pública Fiscal

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A procuradora-geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia, foi eleita primeira vice-presidente do Conap (Conselho Nacional da Advocacia Pública Fiscal). O órgão colegiado teve sua criação aprovada na tarde desta quarta-feira (6) para debater diretrizes estratégicas visando ao fortalecimento e à cooperação em torno de assuntos de interesse nacional, sobretudo a reforma tributária.

O conselho será presidido pela procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Lenzi Ruas de Almeida, e terá como segundo vice-presidente o procurador-geral do município do Rio de Janeiro, Daniel Bucar.

O colegiado contempla o desafio permanente das procuradorias de modernização institucional para uma atuação fiscal mais eficiente, técnica e alinhada às expectativas da sociedade, o que envolve a construção de políticas públicas eficazes.

Ana Carolina foi eleita por unanimidade pelos 27 procuradores do Estado e do DF, sob a indicação da presidente do Conpeg (Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do DF), Inês Coimbra (procuradora-geral de SP). Após a escolha de seu nome por aclamação, reafirmou seu compromisso com a advocacia pública e com a atuação em rede para que as procuradorias alcancem resultados positivos.

“Hoje, com a criação do Conap, transformamos um ideal, que é a atuação em rede, em algo concreto. No âmbito da advocacia pública, temos encarado todas essas mudanças, sobretudo a restruturação do nosso sistema tributário, como uma grande oportunidade, para que possamos melhorar a nossa governança, o nosso autocontrole, as nossas atribuições. Sem dúvidas, o Conap é o ambiente propício para isso. Contem com muita dedicação e a nossa atuação de forma coletiva”, disse em seu discurso após a eleição.

Inês Coimbra destacou a formação do novo conselho como algo essencial para a discussão das questões fiscais do país.

“A criação do Conap não deixa de ser um aquecimento para a atuação das procuradorias no Comitê Gestor da reforma tributária, onde poderemos agora trabalhar conjuntamente de forma institucionalizada”, observou a presidente do Conpeg.

A presidente eleita do colegiado, Anelize Lenzi, afirmou que a advocacia tem se unido cada vez mais em torno de questões de relevância nacional e destacou a reforma tributária como um dos maiores desafios nesse sentido.

“Atuando em conjunto, podemos não apenas transformar a nossa realidade local, mas também a realidade do povo brasileiro, com uma política pública com mais segurança, menos litigiosidade, soluções mais baratas e mais fáceis para os nossos entes, não apenas no âmbito da reforma, mas nas nossas consultorias, no contencioso e no desenho das políticas públicas. Temos muito a ganhar com esse trabalho cooperativo”, disse.

A criação oficial do Conap acontecerá no dia 2 de setembro, durante evento no Senado, com a presença de lideranças políticas e da advocacia de todo o País. O conselho reúne procuradorias da União, dos estados e dos municípios, onde os desafios da reforma tributária serão tratados de forma coletiva.

A Reforma

A reforma tributária no Brasil tem avançado com a regulamentação das novas regras aprovadas em 2023. O objetivo central é simplificar o sistema, unificando cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) em dois: a CBS (federal) e o IBS (estadual e municipal). A transição será gradual até 2033, com início dos testes em 2026.

A legislação já foi sancionada e, atualmente, o governo federal, estados, municípios e o setor privado discutem os detalhes da implementação, como alíquotas, regimes especiais e o funcionamento do comitê gestor. A meta é tornar o sistema mais transparente, justo e eficiente.

Fernanda Fortuna, Comunicação PGE

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Gestão

Naviraí recebe o 4º Encontro dos Seminários Regionais do MS Ativo Municipalismo

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Nessa quarta-feira (04), foi a vez de Naviraí receber mais uma edição dos Seminários Regionais do MS Ativo Municipalismo, iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul voltada para o fortalecimento do desenvolvimento regional e a cooperação intermunicipal. A caravana do programa chegou à cidade promovendo um ambiente de troca de experiências e capacitação para os gestores públicos municipais da região sul do Estado.

O evento foi organizado em dois períodos, com programação das 9h às 18h. Pela manhã, a cerimônia de abertura reuniu autoridades locais e estaduais no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN). Em seguida, foram apresentadas as diretrizes do Ciclo 2025 do MS Ativo Municipalismo, além dos modelos para o Plano Plurianual Municipal (PPA) e o Contrato de Gestão Municipal. No período da tarde, oficinas temáticas abordaram temas essenciais nas  áreas infraestrutura, saúde, educação, assistência social e desenvolvimento econômico.

O encontro contou com aproximadamente 250 participantes, entre prefeitos, vereadores, secretários municipais e equipes técnicas, representando os municípios: Naviraí, Deodápolis, Glória de Dourados, Itaquiraí, Jateí, Juti e Novo Horizonte do Sul – proporcionando um espaço para diálogo, troca de experiências e construção de estratégias voltadas para o fortalecimento da gestão pública.

Secretária-adjunta da Segov/MS, Ana Carolina Nardes.

Representando o governador, Eduardo Riedel, a secretária-adjunta da Segov/MS (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Ana Carolina Nardes, agradeceu a participação e o engajamento de todos presentes e destacou a relevância do evento para o fortalecimento da administração municipal. Ela reforçou o compromisso do governo estadual com a cooperação entre municípios, estimulando a implementação de políticas públicas integradas e o uso de ferramentas estratégicas para uma gestão mais eficiente.

“Nosso objetivo é garantir que os municípios compreendam o programa, tenham acesso à capacitação e ao suporte técnico necessário para aprimorar a gestão pública e, consequentemente, oferecer serviços de maior qualidade à população”, enfatizou.

O prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno, saudou os prefeitos da região, frisando que essa iniciativa do Governo do Estado, de ir até os municípios dar o suporte necessário, estimula o desenvolvimento regional. “Estamos focados em uma gestão eficiente e voltada para os anseios da população. A troca de experiências e o apoio do Governo do Estado são fundamentais para impulsionar projetos estruturantes nos municípios”, declarou.

Secretário-executivo, Thaner Castro Nogueira; Secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha; Chefe de Gabinete do Vice-governador do Estado José Carlos Barbosa (Barbosinha), Dorival Betinie; Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno; Presidente da Câmara Municipal de Naviraí, Daniel Moretto.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, destacou a importância do programa para a modernização da administração pública. Segundo ele, o Ciclo 2025 do MS Ativo Municipalismo busca sensibilizar prefeitos e secretários sobre a adoção de práticas administrativas eficazes, alinhadas às diretrizes do Plano Plurianual 2026-2029 e ao plano de governo estadual.

Também estiveram presentes, o secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, o chefe de gabinete do vice-governador do Estado José Carlos Barbosa (Barbosinha), Dorival Betinie e o presidente da Câmara Municipal de Naviraí, Daniel Moretto.

O próximo encontro do MS Ativo Municipalismo, será amanhã, quinta-feira (05), em Nova Andradina, dando continuidade ao ciclo de capacitações e debates. Para mais informações sobre o programa e os próximos encontros, acesse o portal oficial do MS Ativo Municipalismo: msativo.ms.gov.br

Renata Brum, Comunicação Segem.

Fotos: Victor Dobbins/PMN/Imprensa

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Governo de MS publica revisão anual dos salários dos servidores estaduais

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O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta sexta-feira (16) a lei que prevê a revisão geral anual dos salários dos servidores estaduais efetivos e comissionados, com índice de 5,06% sobre o vencimento-base ou subsídio. Neste contexto entram os funcionários da Administração Direta, autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual.

Segundo a publicação o índice se estende aos servidores públicos estaduais inativos integrantes da Administração Direta, fundações, autarquias e Poder Executivo Estadual, que seguem a regra constitucional de paridade e seus respectivos pensionistas, a título de revisão geral anual.

Assim como aos servidores públicos estaduais, efetivos e comissionados, ativos e inativos com direito à paridade e seus respectivos pensionistas que fazem parte da Defensoria-Pública, Tribunal de Contas, Ministério Público de Contas, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual.

Também estão incluídos os militares estaduais inativos e seus pensionistas que fazem parte desta paridade. De acordo com o Governo do Estado, o índice definido para revisão anual segue a recomposição da perda inflacionária.

O Governo do Estado enviou projeto para Assembleia Legislativa no final de abril. A proposta foi avaliada e aprovada pelos deputados estaduais. A lei foi sancionada pelo governador Eduardo Riedel e entra em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial do Estado, com efeitos a partir de 1º de maio de 2025.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende/Arquivo

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