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Turismo

Filme sobre Bioparque Pantanal é finalista em festival internacional de cinema e turismo em Portugal

O resultado da premiação ocorre na próxima sexta-feira (25).

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O filme institucional que celebra os dois anos do Bioparque Pantanal é um dos finalistas do Festival ART&TUR, que trata-se de um evento internacional de cinema e turismo, realizado em Portugal. Ele concorre na categoria “Turismo de Natureza”. O resultado da premiação ocorre na próxima sexta-feira (25).

A 17° edição do Festival acontece de 22 a 25 de outubro na cidade de Lousã (Portugal). Considerado um dos mais reconhecidos festivais de cinema de turismo do mundo, ele conta com premiações em várias categorias na área de meio ambiente e ecologia, turismo de natureza, cultura e patrimônio, serviços turísticos, música e dança, esporte e lazer, aventuras e expedições, entre outros.

O filme sobre o Bioparque Pantanal com o tema “Além da Superfície” mostra toda estrutura disponível com mais de 230 tanques e 40 mil animais, mas com foco no encantamento que o lugar traz para quem o conhece, pois além da beleza, tem educação por meio da conscientização ambiental, para que todos conheçam a fauna e flora da região.

Também destaca que o local foi pensado para todos, com acessibilidade, tecnologia, inovação e moderno para saúde e bem-estar dos animais, além de dispor de espaço para pesquisa e o melhor ambiente aos visitantes. Uma junção que desperta o “brilho no olhar” de quem conhece o maior circuito de aquários de água doce do mundo.

Representando o Governo do Mato Grosso do Sul, o secretário-executivo de Comunicação do Estado, Frederico Fukagawa Hozano de Souza, participa do evento em Portugal. Ele ressaltou a importância de divulgar o Bioparque Pantanal para o mundo, para valorizar as belezas naturais deste bioma.

“Quem visita e conhece o Bioparque Pantanal tem uma oportunidade única de aprender sobre este bioma tão importante para o Mato Grosso do Sul e ao mundo. Uma estrutura adequada e preparada para receber o público, com tecnologia, modernidade e inclusão. Participar deste festival e ser um dos finalistas é mais uma chance de divulgar este local para todos”.

A participação no Festival é mais um destaque para o Bioparque Pantanal, já que o evento é uma referência sobre as novas tendências na área do turismo, cinema e audiovisual, assim como uma oportunidade de conhecer profissionais relevantes do setor e aumentar a visibilidade de destinos e novos produtos.

A diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, afirmou que é uma grande honra ver o vídeo institucional ser reconhecido internacionalmente e chegar à final de um prêmio tão prestigiado em Portugal. “Este trabalho reflete o compromisso do Bioparque Pantanal com a preservação ambiental, com a ciência, com a inclusão e com a educação sobre a biodiversidade, e é gratificante saber que nossa mensagem está alcançando e tocando pessoas além das nossas fronteiras. Esse reconhecimento é resultado de um esforço coletivo e reforça ainda mais nossa missão de sermos um espaço de experiência e conhecimento para todos”.

Confira o filme:

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

Brasil recebeu mais de 6,65 milhões de turistas estrangeiros em 2024

Com aumento de 12,6%, resultado é o melhor da história no setor

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O Ministério do Turismo informou que o ano de 2024 foi o melhor da história para o turismo internacional no Brasil. O país alcançou a marca recorde de 6.657.377 turistas estrangeiros no ano, aumento de 12,6% em comparação ao ano anterior. Os dados consolidados foram divulgados nesta terça-feira (7) pelo ministério, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Polícia Federal. Somente em dezembro, 690.236 estrangeiros visitaram o Brasil, número 11,1% maior que o registrado no mesmo mês de 2023 e o terceiro melhor dezembro da série histórica.

Os estados de São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412) foram as principais portas de entrada dos visitantes estrangeiros em 2024. Proporcionalmente, estados como Roraima (97%), Santa Catarina (71,7%), Bahia (52,8%) e o Pará (47,4%), que receberá a COP30 no final do ano, registraram aumentos expressivos no número de estrangeiros em seus territórios.

Os argentinos continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1.953.548 argentinos desembarcaram no país. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, tendo enviado ao país 696.512 turistas. Os chilenos vêm logo atrás, com 651.776 visitas a destinos brasileiros. Já os vizinhos Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 833.412 visitantes.

“É uma alegria poder divulgar números tão positivos para o nosso país. Esse aumento reflete o nosso trabalho de promover a imagem do Brasil no exterior. Campanhas publicitárias estratégicas, estruturação dos destinos, participação em feiras internacionais, nosso escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro e o fortalecimento de parcerias dentro e fora do país impulsionaram nossa visibilidade, evidenciando a diversidade de experiências que o Brasil tem a oferecer, como paisagens naturais e nossa herança cultural”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Dois em cada três turistas internacionais que chegam ao país vêm de avião, meio de transporte que permanece como principal acesso para esses visitantes. O transporte terrestre corresponde a 28,7% do total.

“O crescimento no número de visitantes internacionais é uma das principais metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que tem como objetivo consolidar o Brasil como o principal destino turístico da América do Sul. Nossa expectativa é superar a marca de 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano, gerando mais de US$ 8,1 bilhões em receitas e fortalecendo ainda mais a economia nacional”, completou Sabino.

Até novembro de 2024, o valor gasto pelos turistas estrangeiros no país somou US$ 6,62 bilhões, a maior cifra registrada para meses de novembro desde 1995. O número é 5,3% superior ao do mesmo período de 2023 (US$ 6,29 bilhões) e ultrapassa o valor de igual período em 2014 (US$ 6,30 bilhões), quando o país sediou a Copa do Mundo de Futebol.

Para 2025, o governo federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é que sejam ofertadas pelo menos 500 mil novos assentos no período de um ano. Esse número já impacta o recorde de assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Turismo

Bodoquena recebe reconhecimento internacional como destino de turismo sustentável

A entrega do reconhecimento foi realizada durante a Conferência Global da organização holandesa, realizada semana passada

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O município de Bodoquena foi oficialmente reconhecido como um dos TOP 100 Stories da Green Destinations, destacando-se no cenário global como referência em turismo responsável e sustentável. A entrega do reconhecimento foi realizada durante a Conferência Global da organização holandesa, realizada semana passada, em Punta Arenas, no Chile, com 14 destinos sendo reconhecidos.

Representando o Senac MS, Camila Fernandes, consultora de educação profissional voltada ao turismo, participou da cerimônia de premiação e trará o certificado para Mato Grosso do Sul. O reconhecimento solidifica a posição de Bodoquena como referência global em turismo sustentável, inspirando outras localidades a seguirem o mesmo caminho.

Com a história “Parceria ambiental: fortalecendo comunidades por meio do turismo”, Bodoquena se destacou entre os destinos brasileiros que participaram da competição. A cidade integra o Programa DEL Turismo, uma iniciativa do Instituto DEL em parceria com o Sistema Comércio, por meio do Senac MS, com apoio da Fundação de Turismo do Estado. O programa visa promover o turismo sustentável e fortalecer a governança local de destinos turísticos, unindo esforços da comunidade, do governo e do setor privado.

A inclusão no TOP 100 Stories é resultado de uma rigorosa avaliação baseada em até 30 indicadores de sustentabilidade alinhados às diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). O reconhecimento destaca Bodoquena como modelo de boas práticas em preservação ambiental, educação e inclusão social. Além disso, abre portas para uma visibilidade internacional ainda maior, já que os destinos selecionados tornam-se automaticamente elegíveis ao Green Destinations Stories Awards, cuja premiação será realizada durante a ITB Berlin 2025, o maior evento de turismo do mundo.

Entre mais de 170 histórias escritas, os destinos brasileiros premiados foram: Barão de Cocais (MG), Bodoquena (MS), Bombinhas (SC), Bom Jardim da Serra (SC), Fernando de Noronha (PE), Itá (SC), Penha (SC), Rota do Enxaimel (SC), Santa Cruz (RN), São Miguel do Gostoso (RN), Sirinhaém (PE), Tamandaré (PE), Tibau do Sul (RN) e Treze Tílias (SC). Cada um deles representa um exemplo concreto de como o turismo responsável pode transformar comunidades e proteger o meio ambiente.

Sobre a Green Destinations – Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas a adotarem práticas mais responsáveis, por meio de um programa abrangente de certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte. No Brasil, o Instituto DEL é o parceiro responsável pela operação desse programa e pela promoção do turismo sustentável no País.

DEL Turismo – Em MS, o Senac também desenvolve uma parceria com o Instituto DEL nas consultorias para certificação internacional creditada pelo GSTC – Conselho Global de Turismo Sustentável, para mapear e nortear práticas de sustentabilidade de empreendimentos turísticos, com o selo Good Travel Seal.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

Destaque nacional: Mato Grosso do Sul é Top 3 no concurso de turismo sustentável da Embratur

A Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura), por meio da Fundtur (Fundação de Turismo de MS) faturou o terceiro lugar, sendo novamente destaque nacional.

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A Embratur divulgou os vencedores do Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que premiará, em 2025, as iniciativas que estão em mais avançada jornada de melhorias na agenda da sustentabilidade. A Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura), por meio da Fundtur (Fundação de Turismo de MS) faturou o terceiro lugar, sendo novamente destaque nacional.

O concurso contou com a participação de diversas empresas e secretarias de turismo, e tem como objetivo valorizar e incentivar as práticas sustentáveis no turismo brasileiro, promovendo a replicação dessas ações no mercado e na promoção internacional do país.

A iniciativa contribuiu ainda para fomentar a sinergia entre os destinos turísticos e as empresas, incentivando uma maior colaboração entre os setores público e privado para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável.

Confira a lista de vencedores:

1º Lugar: Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur.

2º Lugar: Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas.

3º Lugar: Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) / Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (MS).

3º Lugar: Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo destacou a importância da ESG para o desenvolvimento do setor e do país. “Recebemos dezenas de inscrições de 19 Estados e identificamos mais de 200 experiências, o que demonstra o grande interesse e potencial de iniciativas em todo o Brasil. Diante desse cenário, é fundamental que a Embratur adote uma abordagem centrada na sustentabilidade e nos princípios ESG como eixos estratégicos. Essa visão contribuirá para o desenvolvimento de um turismo mais responsável e inclusivo, e fortalecerá o Brasil no cenário global, atraindo investimentos e consolidando o país como referência em práticas sustentáveis”, disse.

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, as ações de turismo sustentável do Estado estão no caminho certo. “Estamos muito felizes com esse resultado. Num universo de quase 50 entidades, com mais de 200 práticas inscritas, Mato Grosso do Sul ficar no Top 3 das melhores práticas ESG em destinos brasileiros só reforça um trabalho que a gente iniciou nessa agenda lá em 2022. Começamos com a certificação de Bonito carbono neutro e depois vieram todas as ações dos empreendimentos privados, a estratégia estadual para a descarbonização do turismo, enfim, é um resultado válido e sentimos que a equipe merece esse prêmio. Sabendo que estamos no caminho de transformar MS num destino mais responsável com a agenda climática definida pelo Governo para se tornar o primeiro Estado carbono neutro do país em 2030. E essa premiação mostra que estamos no caminho certo”.

Ambiental, Social e Governança

ESG, que em inglês significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), refere-se ao esforço de uma empresa em adotar práticas que reduzam seus impactos ambientais, promovam uma sociedade mais justa e responsável, e garantam processos administrativos eficientes e éticos.

As cidades turísticas brasileiras foram avaliadas em categorias como Ambiental (E): Mudanças climáticas; Poluição; Biodiversidade e Recursos naturais. Social (S): Direitos Humanos; Diversidade e Inclusão; Saúde e Segurança e Impacto Comunitário e Governança (G): Estrutura Corporativa; Gerenciamento de Riscos; Adesão ao Pacto Global da ONU e/ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações e/ou premiações.

Premiação

Para a turismóloga Flávia Neri de Moura, assessora de sustentabilidade e ação climática no Turismo da Fundtur, as experiências inscritas demonstram a diversidade de iniciativas e oportunidades que convergem com o propósito do turismo responsável incentivado pela Fundtur. “Mapeamos as iniciativas definidas pela Embratur nos eixos ambiental, social e governança. As práticas apresentadas denotam o compromisso com a conservação da biodiversidade, como o Amolar Experience e o Instituto Arara Azul; com as mudanças climáticas, sistema de gestão de segurança, estrutura corporativa e certificações, como é o caso do Grupo Rio da Prata; com a diversidade e a inclusão, como nos cases do Circuito Kaô, da Bela Oyá e do Pantanal Friendly Cruise, da LR Experience; e do impacto comunitário, com o trabalho de economia criativa com mulheres, liderado pela Icterus Ecoturismo.”

Os vencedores desta edição receberão uma série de benefícios institucionais e empresariais, incluindo consultoria da Embratur para desenvolver estratégias ESG, participação em campanhas de marketing e a criação de um Comitê ESG. Além disso, terão destaque na promoção internacional do Brasil, como parte da jornada de marketing da Embratur, e terão seus projetos documentados em vídeos, ampliando a visibilidade e credibilidade de suas ações.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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