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Fiems sedia discussão sobre contrato da rodovia federal BR-163 em Mato Grosso do Sul

O objetivo do encontro foi apresentar a proposta de readaptação e otimização do contrato de concessão da rodovia federal BR-163, no trecho que corta todo o estado de Mato Grosso do Sul, de Norte a Sul.

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A Fiems sediou, na manhã dessa terça-feira (17/12), sessão pública organizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O objetivo do encontro foi apresentar a proposta de readaptação e otimização do contrato de concessão da rodovia federal BR-163, no trecho que corta todo o estado de Mato Grosso do Sul, de Norte a Sul.

Atualmente sob responsabilidade da Concessionária de Rodovia Sul-Matogrossense S.A. (MSVia), o trecho, com 845,90 km de extensão, passará por uma revisão do modelo econômico-financeiro e do programa de exploração da rodovia, buscando melhorias na infraestrutura e na mobilidade. O plano de repactuação aprovado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) prevê intervenções pontuais de duplicação em trechos estratégicos.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a relevância do encontro e o papel da instituição na defesa dos interesses do setor industrial. “A BR-163 é uma via estratégica para o desenvolvimento econômico do Mato Grosso do Sul e do Brasil. Por isso, a repactuação desse contrato é fundamental para garantir segurança, eficiência e competitividade no escoamento da nossa produção. A Fiems está à disposição para contribuir com esse processo”, afirmou.

Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, a Fiems atua como parceira do desenvolvimento da logística. “A logística é a que faz toda a distribuição de produtos. Os produtos fazem parte de qualquer negócio, então a Federação das Indústrias tem sempre muito interesse e colabora muito com as soluções logísticas do Governo Federal, do Ministério dos Transportes e da ANTT. Consideramos um grande parceiro, porque sugere propostas inteligentes, interessantes, que via de regra são incluídas e consideradas nos nossos projetos”, ressaltou.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, reforçou a importância de trazer para a Fiems o debate sobre a rodovia mais importante do estado em termos de fluxo de mercadorias. “Quando falamos de expansão industrial e toda a estrutura, o processo de desenvolvimento passa pela indústria de Mato Grosso do Sul, então é fundamental que a Federação receba uma audiência pública como essa e contribua com a discussão, tanto sobre impacto de custo na cadeia, mas principalmente no benefício que essa nova repactuação da concessão vai oferecer”, concluiu.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena; próximo sorteio é dia 31

A partir de quarta-feira, todas as apostas serão para a Mega da Virada

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Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.809 da Mega-Sena, sorteadas nesta terça-feira (17). As dezenas sorteadas foram 02 – 04 – 15 – 28 – 34 – 39.

A quina teve 39 apostadores ganhadores e cada um vai receber R$ 60.526,40. Os 5 mil  ganhadores da quadra terão o prêmio individual de R$ 674,43.

A partir desta quarta-feira (18), todas as apostas na modalidade da Mega-Sena passarão a ser exclusivas para a Mega da Virada, que será sorteada no dia 31 de dezembro, com prêmio de R$ 600 milhões, que não acumula.

Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de 6 números, o prêmio será dividido entre os acertadores da segunda faixa (com o acerto de 5 números) e assim por diante.

As apostas para a Mega da Virada podem ser feitas até as 18h (horário de Brasília) do dia 31 de dezembro nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias CAIXA, pelo app Loterias CAIXA, disponível para usuários das plataformas Android e iOS e pelo Internet Banking da Caixa. O valor de uma aposta simples da Mega, com seis números, é de R$ 5.

 

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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AGEMS alcança 100% das metas e consolida um ano de grandes entregas para Mato Grosso do Sul

O diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales, aponta que a liderança da alta direção, o dinamismo que vem sendo implantado e o comprometimento das equipes fizeram a diferença

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A AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) atingiu, pelo segundo ano consecutivo, 100% das metas estabelecidas tanto no Contrato de Gestão firmado com o Governo Estadual quanto no Contrato Interno de Gestão com suas diretorias.

“O marco reflete o compromisso da Agência com a excelência regulatória e a eficiência na prestação de serviços públicos”, destaca o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis, que reuniu hoje (16) a Diretoria Executiva e responsáveis pelas demais áreas para a entrega anual de metas.

Na sexta-feira (13), Carlos Alberto participou da reunião geral de avaliação promovida pelo governador Eduardo Riedel, levando os resultados da AGEMS que contribuíram para o balanço estratégico e técnico do Estado e a discussão das diretrizes para 2025. “Hoje, nosso trabalho é de excelência, reconhecido pelo Governo do Estado, pelas concessionárias, e pelo cidadão, o que significa muito, porque estamos presentes diariamente dentro da casa das pessoas cuidando de serviços que são essenciais no dia a dia”.

No início deste mês, toda a Diretoria da AGEMS se reuniu com o governador para entrega da inédita publicação científica “Regulação da Atividade Econômica e dos Serviços Públicos”, ocasião em que o desempenho positivo nas entregas do ano já havia sido antecipado.

Planejamento e trabalho em equipe

Foram 38 entregas efetivadas pelas equipes da Agência, e o atingimento de percentuais altíssimos em quatro indicadores definidos como prioritários, como detalhou hoje a superintendente de Administração e Finanças, Hosilene Lubacheski, também assessora de Planejamento durante este ano.

Os 100% de entregas incluem a superação das metas programadas em “indicadores de resultados” finalísticos na qualidade da prestação de serviços – como no caso do saneamento –  e “indicadores de esforços”, envolvendo etapas da regulação rumo a serviços mais modernos e adequados ao novo cenário de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e do Brasil – como no transporte de passageiros e gás natural.

Em todas as áreas técnicas, institucional, atendimento ao cidadão, setores administrativo, financeiro e gestão de pessoas, a Agência cumpriu e superou os compromissos que definiu para 2024. Esse resultado ficou comprovado também nos Contratos Internos de Gestão, estabelecido pela presidência da AGEMS com cada Diretoria, Assessoria, Superintendência, Coordenadoria.

“Estamos vendo neste ano a consolidação do quanto avançamos em três anos. Visivelmente, promovemos maior segurança jurídica, crescimento na gestão de pessoas, nossa Ouvidoria está fortalecida e atendendo mais e melhor ao cidadão”, resume a diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro. “A AGEMS hoje vai a todos os lugares, se posiciona, é reconhecida e entrega resultados”.

O diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales, aponta que a liderança da alta direção, o dinamismo que vem sendo implantado e o comprometimento das equipes fizeram a diferença. “Conseguimos superar os desafios externos e internos e, claramente, estamos em uma curva ascendente, nos destacando entre as demais agências reguladoras”, finaliza.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Tecnologia digital: aplicativo dá mais agilidade e eficiência nas vistorias da Agraer

Agraer desenvolve aplicativo para otimizar gestão de bens voltados à agricultura familiar

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A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) celebra seis meses de operação do aplicativo Saber – Sistema de Acompanhamento de Bens da Agraer – ferramenta digital que vem transformando o trabalho dos técnicos de campo de Assistência Técnica e Extensão Rural pública. Lançado em agosto deste ano, o aplicativo permite o registro e atualização de informações diretamente nas vistorias realizadas em prefeituras, associações de agricultores e outros parceiros da instituição.

O aplicativo é fruto de uma colaboração entre a Gerência de Contratos e Convênios com o setor de Cartografia e Geoprocessamento. Ele tem objetivo de padronizar, simplificar e modernizar o acompanhamento dos bens cedidos. Outro grande ponto inovador do aplicativo é que ele permite a localização georreferenciada, ou seja, com as coordenadas do ponto exato onde o bem se encontra.

A engenheira cartógrafa da Agraer, Cynthia Roberti, explica que o aplicativo é a primeira etapa de um projeto maior. “Este é apenas o começo. Estamos desenvolvendo um conjunto de sistemas que, no futuro, permitirá que a presidência e a diretoria executiva da Agraer tenham uma visão completa do patrimônio da instituição, facilitando a tomada de decisão e garantindo mais eficiência na destinação de recursos, como emendas parlamentares, por exemplo”, destacou.

Segundo Cynthia, o aplicativo já demonstra resultados expressivos. “Em seis meses, foram elaborados mais de 300 laudos digitais, superando a média anual de vistorias realizadas no método analógico. Além da agilidade no processo, o sistema elimina etapas como digitalização de documentos e envio por correspondência, trazendo economia de tempo e recursos”.

O Saber também é uma ferramenta que opera sem uso de internet (offline) ampliando a acessibilidade nas áreas rurais. Para Yvie Cesco, chefe do setor de Gestão de Processos e Bens Recebidos da Agraer, a inovação trouxe avanços significativos.

“Esse sistema é simples, funcional e facilita a vida do técnico de campo. Com ele, conseguimos realizar mais vistorias em menos tempo, eliminando tarefas como baixar fotos ou montar relatórios no escritório. Tudo é feito no aplicativo, desde o registro até o envio do laudo digital para o servidor da instituição”, afirma.

Yvie destacou ainda que o aplicativo começou como um projeto-piloto em Ponta Porã, em maio deste ano, e agora já alcança as oito regionais da Agraer em MS. “Estamos na fase de finalizar logins e treinar mais técnicos, mas os resultados são promissores. A tecnologia veio para ajudar não apenas os técnicos, mas também para oferecer mais transparência e uma melhor gestão dos bens da Agraer”, acrescentou.

Aplicativo facilita as vistorias de bens cedidos pela Agraer

O coordenador da Agraer de Jaraguari, Mamede Borges, que já recebeu o treinamento institucional, relatou os benefícios da ferramenta. “Recentemente, durante uma vistoria de bens cedidos, conhecemos o aplicativo Saber, apresentado pela Yvie. Ele facilita muito nosso trabalho, pois permite criar laudos diretamente no campo. Antes, o processo era manual e tomava muito tempo para tirar fotos, coletar dados e organizar tudo para envio. Agora, tudo é feito no aplicativo de forma rápida e padronizada. É uma ferramenta que agiliza o trabalho e garante que os dados estejam sempre atualizados e acessíveis para a diretoria”.

Agora, os próximos passos do projeto incluem o desenvolvimento de um sistema de gestão estratégica e um módulo de transparência que agreguem ainda mais valor de gestão ao Saber. “Teremos um aplicativo voltado à gestão estratégica, onde será possível monitorar, por exemplo, quantas máquinas foram enviadas para cada município, otimizando a tomada de decisões. Além disso, há a pretensão futura de disponibilizar informações ao público sobre esses bens, garantindo transparência e acessibilidade à sociedade”.

Com mais de 4.300 bens cedidos pela Agraer pelos 79 municípios sul-mato-grossenses, o aplicativo Saber representa um marco na modernização da gestão pública no Mato Grosso do Sul. Integrando tecnologia e eficiência, a ferramenta fortalece não só a atuação da instituição, mas também a confiança dos parceiros e beneficiários da Agência.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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