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Turismo

Festival de Inverno de Bonito transforma agosto em ‘alta temporada’ e fomenta o turismo de MS

Organização espera público de 120 mil pessoas nos cinco dias de evento

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Sucesso de público e já tradicional em Mato Grosso do Sul, o Festival de Inverno de Bonito cumpre um papel essencial para a economia e para o setor de turismo porque consegue manter grande fluxo nos balneários e na rede hoteleira em uma época considerada de baixa temporada. Shows, atrações culturais e espetáculos diversos atraem pessoas de toda região para um dos destinos mais prestigiados do Brasil, além de entrar na programação dos turistas de diferentes estados.

Profissionais e empresários do setor esperam ansiosos o início do evento, que neste ano será realizado de 21 a 25 de agosto. A cidade estará com grande movimento, hotéis cheios e atrações turísticas preparadas para receber um público estimado de 120 mil pessoas em cinco dias.

Silvia Schmidt, empresária e presidente da Associação Bonitense de Hotéis, destaca que a realização do festival ajuda muito a cidade neste período do ano, que é considerado de baixa temporada, sendo um grande diferencial no final de agosto. “Este ano coincide com o feriado de aniversário de Campo Grande (26 de agosto) e tudo agrega para o setor de turismo. Ainda tem a qualidade dos shows, a divulgação antecipada do evento, que também contribui”.

Ela lembra que o festival é muito prestigiado pelo público regional, que aproveita a proximidade para participar do evento. “O turista sul-mato-grossense tem a característica de organizar sua viagem na última hora. Mesmo assim, os hotéis do centro da cidade já estão com as reservas lotadas. Faltam vagas apenas nos mais distantes, mas na última semana deve ter 100% de lotação”.

Coordenadora do Observatório do Turismo de Bonito e secretária-executiva do Bonito Convention, Janaina Mainchein tem a mesma avaliação. “O Festival é essencial, deixando a cidade movimentada e as estadias cheias nesta época do ano. Sempre alertamos inclusive para todos já se programarem e reservarem suas estadias, para não ficarem sem hospedagem no evento”.

Janaina cita que a edição deste ano vai contar com grandes apresentações e shows diversificados que agradam diferentes públicos. A programação divulgada com antecedência também ajuda na vinda dos turistas. “Com essa divulgação antecipada, o turista de fora consegue se programar para viagem ou até aumentar sua estadia na cidade para ficar no evento. Os festivais e eventos esportivos são essenciais nos meses mais fracos de movimento. Eles garantem empregos”.

Expectativa e preparo

Diretor de Turismo de Bonito, Elias Oliveira Francisco garante que a expectativa é muito positiva para edição deste ano e que a cidade está preparada para receber este público cativo. “O evento se tornou tradicional e faz parte da cultura bonitense, com muita música, cinema, teatro e apresentações de qualidade. Aqui são 55 empresas de hospedagem, com mais de 7 mil leitos disponíveis, sem contar as casas que são alugadas no período”.

Ele lembra que agosto é sempre um mês mais difícil para o turismo da cidade porque fica fora da época das férias escolares e coletivas, conta com tempo muitas vezes frio e seco e não possui feriados prolongados. “Por essa razão, o Festival será muito importante. Tem os campo-grandenses que poderão estender a estadia em Bonito devido ao feriado de 26 de agosto na Capital”.

No lançamento do evento, o diretor de Cultura de Bonito, Lelo Marchi, declarou que a cidade não tem mais “baixa temporada” graças aos eventos realizados no município, sendo o Festival de Bonito o mais esperado.

Com o tema “Da terra viva, nossa arte vibra” e 15 horas diárias de programação, o Festival de Inverno de Bonito, realizado pelo Governo do Estado e em sua 23ª edição, terá 150 atrações gratuitas e ações transversais para entreter a família com arte e cultura.

A festa vai contar com o Festival Bonitinho, além de teatro, arte circense, literatura, economia criativa e muita música com a atração internacional Norberto Cruz (Concerto Gaya), de Portugal (dia 22), e os shows nacionais de Alexandre Pires (21), Zé Ramalho (23), Olodum e Sandra Sá (24) e Teodoro e Sampaio (25).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Turismo

Pioneiro em mergulho técnico, MS marca presença na maior feira da América Latina no segmento

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Mato Grosso do Sul será um dos grandes destaques da 7ª edição do Scuba Diving Show Brasil, o mais relevante evento de mergulho da América Latina, que acontece nos dias 1 e 2 de agosto, no Centro Universitário SENAC Santo Amaro, em São Paulo. Aberto ao público mediante inscrição gratuita, o evento reúne os principais nomes do mergulho recreativo, técnico, livre e de segurança pública do continente, além de mais de 30 expositores do trade turístico e da cadeia de mergulho nacional e internacional.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, este é o primeiro evento que MS participa no segmento. “Vamos nos posicionar mais em eventos segmentados como esse. Além das atividades de flutuação já bem conhecidas, a região de Bonito / Serra da Bodoquena também é um destino fantástico para mergulho em águas cristalinas e também muito forte no mergulho em cavernas. Isso é de fato um diferencial e é importante estarmos presentes num evento como o Scuba Diving Show para nos comunicarmos melhor com o público especializado”.

Único destino brasileiro presente no evento, MS terá estande promocional, ações de relacionamento e um treinamento especial sobre a diversidade dos seus atrativos voltados ao turismo de natureza, aventura e, especialmente, ao mergulho em águas doces e cristalinas. Cidades da região turística Bonito / Serra da Bodoquena estarão em evidência como destinos de experiências únicas em rios transparentes, cavernas, nascentes e aquários naturais.

Representantes da Fundação de Turismo e do trade especializado em mergulho de Mato Grosso do Sul estarão presentes na programação técnica e nas atividades de networking, reforçando o posicionamento do Estado como um dos principais destinos para mergulho em água doce do mundo, onde todos os atrativos para a prática da atividade possuem SGS (Sistema de Gestão de Segurança).

“A participação do MS no Scuba Diving Show reforça nosso compromisso em promover os destinos de forma estratégica, diretamente para um público apaixonado por natureza, conservação ambiental e aventura. É uma vitrine essencial para Mato Grosso do Sul”, relata Breno Amorim, diretor de Promoção e Mercado da Fundtur MS.

O evento contará com uma agenda intensa de palestras, workshops e demonstrações práticas nos auditórios do SENAC, abordando temas que vão da medicina do mergulho ao turismo especializado.

Referência nacional em mergulho técnico

Reconhecido internacionalmente por suas águas cristalinas e práticas sustentáveis, Mato Grosso do Sul também se destaca como pioneiro em mergulho técnico no Brasil. Em 2021, foi realizado em Bonito o primeiro curso nacional de Mergulho em Caverna, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS) em parceria com a prefeitura de Bonito. A formação especializada foi conduzida pelo major Ronaldo Possato, instrutor da agência americana IANTD, e capacitou seis bombeiros militares – quatro sul-mato-grossenses e dois do Espírito Santo – para atuar em ambientes de mergulho de alto risco.

Débora Bordin, comunicação Fundtur MS
Foto: Ronaldo Cezar Possato Venâncio

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Turismo

Turismo Acessível ganha força em Mato Grosso do Sul com experiências reais de inclusão

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A Fundtur MS promoveu com visitas técnicas, vivências e diálogo com empreendedores e gestores públicos na região turísticas Bonito / Serra da Bodoquena

Com o objetivo de tornar o turismo um direito efetivo para todas as pessoas, a Fundtur MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) vem fortalecendo o Programa Turismo Acessível e Inclusivo — uma política pública que alia planejamento, formação técnica e sensibilidade social.

Entre os dias 30 de maio e 4 de julho, o Estado promoveu um Famtour na região turística Bonito / Serra da Bodoquena, reunindo vivências práticas, visitas técnicas e diálogo com empreendedores, gestores e profissionais com deficiência visual.

A ação envolveu a participação da equipe da Fundação, com destaque para a coordenadora do programa, Telma Nantes, e os técnicos Bolivar Porto, Audier Gomes e Oscar Martinez. Durante o roteiro, foram experimentadas diversas atividades em atrativos naturais e culturais, todas avaliadas sob a ótica da acessibilidade e da inclusão.

O roteiro

Em Bonito, as trilhas, cavalgadas e passeios contemplativos do Parque Ecológico do Rio Formoso mostraram que é possível unir segurança, lazer e natureza de forma acessível. A proposta do empreendimento é promover melhorias contínuas para garantir inclusão plena.

Já na Nascente Azul, o uso de trilhas táteis, rampas, decks acessíveis e equipe capacitada permitiu a participação de pessoas com deficiência em atrações como pêndulo humano e tirolesa, com mediação sensorial e tecnologia assistida.

A Casa da Memória Raída ofereceu uma imersão cultural sensível e inclusiva, com apresentações e objetos táteis voltados à valorização das raízes de Bonito. A acessibilidade foi ainda mais desafiada e superada em uma experiência de voo de asa delta com adaptação para participantes cegos. O empresário Marcelo Viva destacou o impacto transformador da atividade e o aprendizado gerado.

A trilha no Buraco das Araras encerrou o circuito com uma vivência sensorial rica em sons, espacialidade e mediação acessível. Guias de turismo relataram a importância da experiência para compreender, na prática, como descrever ambientes e torná-los inclusivos.

Turismo para todos

Além das visitas, o Famtour incluiu reuniões com gestores municipais, parlamentares e representantes do Executivo. As agendas institucionais reforçaram a proposta da Fundtur MS de articular o turismo acessível como política pública contínua, com foco inicial na região Bonito – Serra da Bodoquena e expansão planejada para todo o MS.

No encerramento do roteiro, o grupo visitou o Bioparque Pantanal, em Campo Grande — maior circuito de aquários de água doce e um dos maiores centros de biodiversidade do mundo, referência nacional em acessibilidade arquitetônica e comunicacional. A visita contou com audiodescrição e recursos táteis, consolidando o espaço como modelo de turismo inclusivo.

Para Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur, o programa reafirma que “o turismo é um direito de todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais ou sociais”. A coordenadora Telma Nantes destaca que “garantir acessibilidade é um imperativo ético e civilizatório”, afirmando que o programa busca eliminar barreiras históricas e garantir pertencimento.

Já o consultor Audier Gomes reforça a importância da acessibilidade como diferencial de qualidade e sustentabilidade. “Mato Grosso do Sul se tornou referência nacional ao adotar políticas públicas robustas e proativas”, afirma.

Para Edson Moroni, gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística da Fundtur, fomentar o turismo acessível é também uma estratégia de desenvolvimento. “Mais do que justiça social, é uma forma inteligente de ampliar o público, fortalecer territórios e consolidar o Brasil como um destino que acolhe todas as pessoas”, conclui.

Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS
Fotos: Bolivar Porto

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Turismo

Dourados capacita servidores para o fortalecimento do turismo

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Formação envolveu gestores da área de turismo de todo Mato Grosso do Sul. Divulgação/Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,  participou do curso de capacitação de gestores públicos municipais de turismo de Mato Grosso do Sul, que aconteceu entre os dias 09 e 11 de abril, em Campo Grande. Promovida no Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a capacitação teve como objetivo propiciar aos gestores públicos municipais das pastas turísticas, conhecimentos técnicos para uma gestão de qualidade em políticas públicas do setor, além de qualificar os responsáveis pela formulação, planejamento e implementação de projetos dos municípios pertencentes ao estado de Mato Grosso do Sul.

Para Rejane Sinaila, responsável pelo Departamento de Turismo da Semdes, a oportunidade é de agregar conhecimento para as atividades em Dourados e, ainda um momento para criar networking. “A capacitação agrega para nós para um trabalho de forma a  universalizar conceitos e rotinas da gestão pública do turismo em todo o Estado de Mato Grosso do Sul e, claro, troca de conhecimento entre os participantes e aperfeiçoamento das ações”, pontua.

A Semdes tem estruturado diversas ações para Dourados avançar para o fortalecimento do turismo no município, visando principalmente impulsionar a economia e fortalecer os aspectos culturais locais. A formação foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo – Fundtur, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com apoio do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Com assessoria.

 

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