fbpx
Connect with us

Turismo

Festival de Inverno de Bonito transforma agosto em ‘alta temporada’ e fomenta o turismo de MS

Organização espera público de 120 mil pessoas nos cinco dias de evento

Publicado

on

Sucesso de público e já tradicional em Mato Grosso do Sul, o Festival de Inverno de Bonito cumpre um papel essencial para a economia e para o setor de turismo porque consegue manter grande fluxo nos balneários e na rede hoteleira em uma época considerada de baixa temporada. Shows, atrações culturais e espetáculos diversos atraem pessoas de toda região para um dos destinos mais prestigiados do Brasil, além de entrar na programação dos turistas de diferentes estados.

Profissionais e empresários do setor esperam ansiosos o início do evento, que neste ano será realizado de 21 a 25 de agosto. A cidade estará com grande movimento, hotéis cheios e atrações turísticas preparadas para receber um público estimado de 120 mil pessoas em cinco dias.

Silvia Schmidt, empresária e presidente da Associação Bonitense de Hotéis, destaca que a realização do festival ajuda muito a cidade neste período do ano, que é considerado de baixa temporada, sendo um grande diferencial no final de agosto. “Este ano coincide com o feriado de aniversário de Campo Grande (26 de agosto) e tudo agrega para o setor de turismo. Ainda tem a qualidade dos shows, a divulgação antecipada do evento, que também contribui”.

Ela lembra que o festival é muito prestigiado pelo público regional, que aproveita a proximidade para participar do evento. “O turista sul-mato-grossense tem a característica de organizar sua viagem na última hora. Mesmo assim, os hotéis do centro da cidade já estão com as reservas lotadas. Faltam vagas apenas nos mais distantes, mas na última semana deve ter 100% de lotação”.

Coordenadora do Observatório do Turismo de Bonito e secretária-executiva do Bonito Convention, Janaina Mainchein tem a mesma avaliação. “O Festival é essencial, deixando a cidade movimentada e as estadias cheias nesta época do ano. Sempre alertamos inclusive para todos já se programarem e reservarem suas estadias, para não ficarem sem hospedagem no evento”.

Janaina cita que a edição deste ano vai contar com grandes apresentações e shows diversificados que agradam diferentes públicos. A programação divulgada com antecedência também ajuda na vinda dos turistas. “Com essa divulgação antecipada, o turista de fora consegue se programar para viagem ou até aumentar sua estadia na cidade para ficar no evento. Os festivais e eventos esportivos são essenciais nos meses mais fracos de movimento. Eles garantem empregos”.

Expectativa e preparo

Diretor de Turismo de Bonito, Elias Oliveira Francisco garante que a expectativa é muito positiva para edição deste ano e que a cidade está preparada para receber este público cativo. “O evento se tornou tradicional e faz parte da cultura bonitense, com muita música, cinema, teatro e apresentações de qualidade. Aqui são 55 empresas de hospedagem, com mais de 7 mil leitos disponíveis, sem contar as casas que são alugadas no período”.

Ele lembra que agosto é sempre um mês mais difícil para o turismo da cidade porque fica fora da época das férias escolares e coletivas, conta com tempo muitas vezes frio e seco e não possui feriados prolongados. “Por essa razão, o Festival será muito importante. Tem os campo-grandenses que poderão estender a estadia em Bonito devido ao feriado de 26 de agosto na Capital”.

No lançamento do evento, o diretor de Cultura de Bonito, Lelo Marchi, declarou que a cidade não tem mais “baixa temporada” graças aos eventos realizados no município, sendo o Festival de Bonito o mais esperado.

Com o tema “Da terra viva, nossa arte vibra” e 15 horas diárias de programação, o Festival de Inverno de Bonito, realizado pelo Governo do Estado e em sua 23ª edição, terá 150 atrações gratuitas e ações transversais para entreter a família com arte e cultura.

A festa vai contar com o Festival Bonitinho, além de teatro, arte circense, literatura, economia criativa e muita música com a atração internacional Norberto Cruz (Concerto Gaya), de Portugal (dia 22), e os shows nacionais de Alexandre Pires (21), Zé Ramalho (23), Olodum e Sandra Sá (24) e Teodoro e Sampaio (25).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Turismo

Para estimular turismo em MS, Governo do Estado lança Feira Internacional de Destinos Inteligentes

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes).

Publicado

on

Como parte das ações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, para fomentar o turismo em diferentes regiões do Estado, a 2ª Feira Internacional de Destinos Inteligentes, a FIDI 2025, foi lançada ontem (27), em Campo Grande.

O governador Eduardo Riedel participou do evento, juntamente com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling e o secretário Marcelo Miranda, da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A FIDI 2025 será realizada em Bonito, de 19 a 24 de março de 2025.

“A sustentabilidade tem permeado todos os seguimentos econômicos do Estado. E sustentabilidade é sinônimo de desenvolvimento e de perspectiva futura, a gente tem levado isso muito a sério dentro do governo. E temos conseguido traduzir todo esse ambiente de preservação da nossa biodiversidade, de descarbonização da economia, de manutenção dos nossos mananciais hídricos, em recursos financeiros e economia para o desenvolvimento da sociedade. E o FIDI faz parte desse processo, do investimento que governo e entidades parceiras atuam e realizam para poder consolidar essa posição”, disse Riedel.

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes). O evento, que tem relevância internacional, é organizado pelo Instituto Cidades do Futuro (representado no Brasil pela empresa Cidades do Futuro SEL), com apoio da FundturMS, Prefeitura Municipal de Bonito, Sistema Fiems, Fundect e Sebrae-MS.

“A Feira Internacional de Destinos Inteligentes, em Bonito, será de 19 a 22 de março de 2025. E, no mês seguinte, outro grande evento internacional, que é o Adventure Elevator Latin America, que é focado no mercado de ecoturismo e turismo de aventura, onde a gente vai receber mais de 300 operadores e imprensa internacional no melhor destino de ecoturismo do Brasil”, disse Wendling.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Turismo

Turismo de MS promove workshop com operadores durante Festival do Japão em Campo Grande

A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Publicado

on

No último final de semana, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um workshop com capacitação e rodada de negócios focado em operadores que trabalham com o mercado japonês. A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Foram quatro operadores atendidos pelo trade turístico sul-mato-grossense, com troca de informações sobre o comportamento e as necessidades dos turistas japoneses. Na ocasião, o diretor de Promoção e Mercado da FundturMS, Breno Amorim, fez uma apresentação para os operadores sobre os destinos de Mato Grosso do Sul.

No domingo (17) os participantes iniciaram um famtour para conhecerem de perto as regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. A ideia é que a viagem de familiarização contribua para a estruturação de pacotes de acordo com o perfil do público deles.

O Festival do Japão

De 15 a 17 de novembro de 2024 aconteceu o Festival do Japão de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Bosque Expo, com o objetivo de promover a cultura japonesa, seus valores e conhecimentos.

A ideia é também transmitir este legado para gerações futuras, fortalecer o entendimento e a valorização das ricas tradições dentro da comunidade sul-mato-grossense e promover a exposição de serviços e produtos e incentivar pequenos negócios.

O mercado japonês está entre os dez maiores emissores aéreos internacionais de turistas para os principais destinos de Mato Grosso do Sul.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Turismo

MS leva turismo e ativação gastronômica em mais uma edição do WTM Londres

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais

Publicado

on

Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Excel London, UK é considerado um dos eventos mais importantes da indústria de viagens e turismo para construir relacionamentos e fazer negócios.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul fala sobre a participação do Estado em mais uma edição do WTM Londres, uma das mais importantes e maiores feiras de turismo do mundo. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, destaca.

No dia 06 de novembro, às 12h, o chef Paulo Machado fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como: chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido afim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense, bem como a percepção da gastronomia local como produto turístico.

O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sebrae MS, a FundturMS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’ onde mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.

“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves e sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.

Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024 o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.

O WTM London

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.

O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67