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Turismo

Festival de Inverno de Bonito transforma agosto em ‘alta temporada’ e fomenta o turismo de MS

Organização espera público de 120 mil pessoas nos cinco dias de evento

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Sucesso de público e já tradicional em Mato Grosso do Sul, o Festival de Inverno de Bonito cumpre um papel essencial para a economia e para o setor de turismo porque consegue manter grande fluxo nos balneários e na rede hoteleira em uma época considerada de baixa temporada. Shows, atrações culturais e espetáculos diversos atraem pessoas de toda região para um dos destinos mais prestigiados do Brasil, além de entrar na programação dos turistas de diferentes estados.

Profissionais e empresários do setor esperam ansiosos o início do evento, que neste ano será realizado de 21 a 25 de agosto. A cidade estará com grande movimento, hotéis cheios e atrações turísticas preparadas para receber um público estimado de 120 mil pessoas em cinco dias.

Silvia Schmidt, empresária e presidente da Associação Bonitense de Hotéis, destaca que a realização do festival ajuda muito a cidade neste período do ano, que é considerado de baixa temporada, sendo um grande diferencial no final de agosto. “Este ano coincide com o feriado de aniversário de Campo Grande (26 de agosto) e tudo agrega para o setor de turismo. Ainda tem a qualidade dos shows, a divulgação antecipada do evento, que também contribui”.

Ela lembra que o festival é muito prestigiado pelo público regional, que aproveita a proximidade para participar do evento. “O turista sul-mato-grossense tem a característica de organizar sua viagem na última hora. Mesmo assim, os hotéis do centro da cidade já estão com as reservas lotadas. Faltam vagas apenas nos mais distantes, mas na última semana deve ter 100% de lotação”.

Coordenadora do Observatório do Turismo de Bonito e secretária-executiva do Bonito Convention, Janaina Mainchein tem a mesma avaliação. “O Festival é essencial, deixando a cidade movimentada e as estadias cheias nesta época do ano. Sempre alertamos inclusive para todos já se programarem e reservarem suas estadias, para não ficarem sem hospedagem no evento”.

Janaina cita que a edição deste ano vai contar com grandes apresentações e shows diversificados que agradam diferentes públicos. A programação divulgada com antecedência também ajuda na vinda dos turistas. “Com essa divulgação antecipada, o turista de fora consegue se programar para viagem ou até aumentar sua estadia na cidade para ficar no evento. Os festivais e eventos esportivos são essenciais nos meses mais fracos de movimento. Eles garantem empregos”.

Expectativa e preparo

Diretor de Turismo de Bonito, Elias Oliveira Francisco garante que a expectativa é muito positiva para edição deste ano e que a cidade está preparada para receber este público cativo. “O evento se tornou tradicional e faz parte da cultura bonitense, com muita música, cinema, teatro e apresentações de qualidade. Aqui são 55 empresas de hospedagem, com mais de 7 mil leitos disponíveis, sem contar as casas que são alugadas no período”.

Ele lembra que agosto é sempre um mês mais difícil para o turismo da cidade porque fica fora da época das férias escolares e coletivas, conta com tempo muitas vezes frio e seco e não possui feriados prolongados. “Por essa razão, o Festival será muito importante. Tem os campo-grandenses que poderão estender a estadia em Bonito devido ao feriado de 26 de agosto na Capital”.

No lançamento do evento, o diretor de Cultura de Bonito, Lelo Marchi, declarou que a cidade não tem mais “baixa temporada” graças aos eventos realizados no município, sendo o Festival de Bonito o mais esperado.

Com o tema “Da terra viva, nossa arte vibra” e 15 horas diárias de programação, o Festival de Inverno de Bonito, realizado pelo Governo do Estado e em sua 23ª edição, terá 150 atrações gratuitas e ações transversais para entreter a família com arte e cultura.

A festa vai contar com o Festival Bonitinho, além de teatro, arte circense, literatura, economia criativa e muita música com a atração internacional Norberto Cruz (Concerto Gaya), de Portugal (dia 22), e os shows nacionais de Alexandre Pires (21), Zé Ramalho (23), Olodum e Sandra Sá (24) e Teodoro e Sampaio (25).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Turismo

Dourados capacita servidores para o fortalecimento do turismo

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Formação envolveu gestores da área de turismo de todo Mato Grosso do Sul. Divulgação/Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,  participou do curso de capacitação de gestores públicos municipais de turismo de Mato Grosso do Sul, que aconteceu entre os dias 09 e 11 de abril, em Campo Grande. Promovida no Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a capacitação teve como objetivo propiciar aos gestores públicos municipais das pastas turísticas, conhecimentos técnicos para uma gestão de qualidade em políticas públicas do setor, além de qualificar os responsáveis pela formulação, planejamento e implementação de projetos dos municípios pertencentes ao estado de Mato Grosso do Sul.

Para Rejane Sinaila, responsável pelo Departamento de Turismo da Semdes, a oportunidade é de agregar conhecimento para as atividades em Dourados e, ainda um momento para criar networking. “A capacitação agrega para nós para um trabalho de forma a  universalizar conceitos e rotinas da gestão pública do turismo em todo o Estado de Mato Grosso do Sul e, claro, troca de conhecimento entre os participantes e aperfeiçoamento das ações”, pontua.

A Semdes tem estruturado diversas ações para Dourados avançar para o fortalecimento do turismo no município, visando principalmente impulsionar a economia e fortalecer os aspectos culturais locais. A formação foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo – Fundtur, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com apoio do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Com assessoria.

 

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Turismo

Prefeitura faz mapeamento das potencialidades para o turismo rural

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Técnicos da Semdes aproveitam visitas a propriedades rurais e orientam para o cadastramento no Cadastur. Foto: Semdes/Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes) está realizando visitas a empreendimentos turísticos localizados no entorno rural do município e diagnosticando a potencialidade da atividade na cidade.

Desde o início da gestão do prefeito Marçal Filho, o trabalho de fortalecimento do setor turístico no município tem sido intensificado. O objetivo é fomentar a economia, a partir de ações integradas entre o poder público, os atrativos turísticos que englobam os diversos segmentos, como turismo de negócios, eventos, saúde, turismo de pesca, turismo rural e todo trade turístico que suprem as demandas do setor.

A visitação técnica acontece em propriedades rurais e tem como objetivo mapear, catalogar e incentivar a formalização, através de mecanismos oferecidos pelo sistema S (Senar, Sebrae) e oferecer orientações para o cadastramento no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) para aqueles que ainda não fazem parte.

Cadastur, do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Além de permitir ao empresário do setor atuar legalmente, conforme a Lei do Turismo vigente, também garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é, também, uma importante fonte de consulta para o turista.

 

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Turismo

Brasil recebeu mais de 6,65 milhões de turistas estrangeiros em 2024

Com aumento de 12,6%, resultado é o melhor da história no setor

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O Ministério do Turismo informou que o ano de 2024 foi o melhor da história para o turismo internacional no Brasil. O país alcançou a marca recorde de 6.657.377 turistas estrangeiros no ano, aumento de 12,6% em comparação ao ano anterior. Os dados consolidados foram divulgados nesta terça-feira (7) pelo ministério, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Polícia Federal. Somente em dezembro, 690.236 estrangeiros visitaram o Brasil, número 11,1% maior que o registrado no mesmo mês de 2023 e o terceiro melhor dezembro da série histórica.

Os estados de São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412) foram as principais portas de entrada dos visitantes estrangeiros em 2024. Proporcionalmente, estados como Roraima (97%), Santa Catarina (71,7%), Bahia (52,8%) e o Pará (47,4%), que receberá a COP30 no final do ano, registraram aumentos expressivos no número de estrangeiros em seus territórios.

Os argentinos continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1.953.548 argentinos desembarcaram no país. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, tendo enviado ao país 696.512 turistas. Os chilenos vêm logo atrás, com 651.776 visitas a destinos brasileiros. Já os vizinhos Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 833.412 visitantes.

“É uma alegria poder divulgar números tão positivos para o nosso país. Esse aumento reflete o nosso trabalho de promover a imagem do Brasil no exterior. Campanhas publicitárias estratégicas, estruturação dos destinos, participação em feiras internacionais, nosso escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro e o fortalecimento de parcerias dentro e fora do país impulsionaram nossa visibilidade, evidenciando a diversidade de experiências que o Brasil tem a oferecer, como paisagens naturais e nossa herança cultural”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Dois em cada três turistas internacionais que chegam ao país vêm de avião, meio de transporte que permanece como principal acesso para esses visitantes. O transporte terrestre corresponde a 28,7% do total.

“O crescimento no número de visitantes internacionais é uma das principais metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que tem como objetivo consolidar o Brasil como o principal destino turístico da América do Sul. Nossa expectativa é superar a marca de 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano, gerando mais de US$ 8,1 bilhões em receitas e fortalecendo ainda mais a economia nacional”, completou Sabino.

Até novembro de 2024, o valor gasto pelos turistas estrangeiros no país somou US$ 6,62 bilhões, a maior cifra registrada para meses de novembro desde 1995. O número é 5,3% superior ao do mesmo período de 2023 (US$ 6,29 bilhões) e ultrapassa o valor de igual período em 2014 (US$ 6,30 bilhões), quando o país sediou a Copa do Mundo de Futebol.

Para 2025, o governo federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é que sejam ofertadas pelo menos 500 mil novos assentos no período de um ano. Esse número já impacta o recorde de assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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