fbpx
Connect with us

Cooperativismo

Feira Cooperar 35 anos da Sicredi Centro-Sul impactou mais de 7 mil pessoas nas quatro edições

Os eventos tiveram parceria do O Balaio Feira Criativa, das produtoras Bi Miura, Fernanda Saboya e Thays Nogueira.

Publicado

on

A Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – encerrou, no último dia 25 de maio, a realização da Feira Cooperar 35 anos que abriu as festividades de aniversário da Cooperativa. A Feira teve quatro edições e foi realizada nos municípios de Rio Brilhante, Ponta Porã, Ivinhema e Naviraí, cidades onde a instituição está presente, e impactou mais de 7 mil pessoas. Os eventos tiveram parceria do O Balaio Feira Criativa, das produtoras Bi Miura, Fernanda Saboya e Thays Nogueira.

Cerca de 270 expositores participaram da Feira Cooperar que movimentou mais de 190 mil reais em comercialização de produtos incluindo artesanato, moda, gastronomia, botânica, cosméticos/higiene/aromaterapia, serviços, pets, arte/ilustração/artes plásticas, comidas entre tantas outras áreas envolvidas da economia criativa da região.

Segundo o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, promover uma feira criativa é também cumprir com o sétimo princípio do cooperativismo, que é o Interesse pela Comunidade. “A Feira Cooperar possui a essência da cooperação, pois foi um incentivo à economia local e essa é a base de nossa atuação, contribuir com o desenvolvimento econômico e social da localidade onde estamos presentes”, destacou.

Thays Nogueira, uma das produtoras do O Balaio, contou que ficou orgulhosa por ter o trabalho da equipe reconhecido pela Cooperativa. “Poder fazer parte dessa comemoração foi incrível. As feiras no interior do MS trouxeram, para além de novos expositores para a rede do O Balaio, uma alternativa para o público dessas cidades. Muitos nunca tinham frequentado uma feira criativa”, disse.

Além da realização da feira, as produtoras também ofertaram um workshop de produção cultural para o público interessado, nas quatro cidades que receberam a Feira Cooperar. “Esperamos que novas feiras surjam para potencializar o artesanato, a arte e a cultura local. Desejamos que essa seja a primeira de várias parcerias futuras com a Sicredi Centro-Sul MS/BA em outras cidades, abrindo novas oportunidades”, enfatizou.

Nas quatro edições da Feira Cooperar 35 anos, houve ainda roda de samba com a cantora e compositora Ana Paula Lopes, praça de alimentação com diversas opções de comidas e bebidas, brinquedos gratuitos para as crianças e o bar do O Balaio.

35 anos

No dia 05 de julho, a Sicredi Centro-Sul MS/BA vai comemorar 35 anos de atuação. A Cooperativa está presente fisicamente em 38 municípios de Mato Grosso do Sul, inclusive em dois distritos rurais, sendo a única instituição financeira nessas localidades. A data marca a fundação da Credidourada, em 1989, que surgiu a partir de uma necessidade coletiva dos associados cooperarem por uma sociedade mais próspera. Em outubro, a instituição expandiu a sua atuação para a Bahia, onde está presente fisicamente em Salvador e Feira de Santana, com uma área de atuação de 54 municípios.

Dentro da programação de aniversário, a Cooperativa também promoveu o maior evento sobre investimentos do interior de Mato Grosso do Sul, o Invest+Talks, reunindo mais de 500 associados interessados em conhecer o mercado financeiro. O encontro aconteceu em Dourados e contou com a participação de especialistas da área e convidados que contribuíram com informações relacionadas às finanças e tendências de investimentos.

Além disso, o Raízes Cooperativas reuniu uma boa parte dos pioneiros da Cooperativa, em Ponta Porã, que contaram sobre suas trajetórias de vida durante a criação das cooperativas de crédito de Rio Brilhante, Ponta Porã, Caarapó e Dourados, que depois se transformaria em Sicredi Centro-Sul MS/BA, hoje já com 35 anos de atuação. Foi uma jornada de recordações, celebração e reconhecimento.

Estão previstos ainda, como parte da programação de aniversário, o Celebrar 35 anos, com realização de show musical, e ainda a revitalização do edifício Adelina Rigotti, localizado em Dourados, conhecido como o prédio das Araras.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cooperativismo

Inauguração da Fazenda Experimental marca o 1° Encontro de Cooperados da Coamo de Dourados

Airton Galinari, presidente executivo da Coamo, destacou a missão de gerar renda aos cooperados com desenvolvimento sustentável do agronegócio. 

Publicado

on

A Coamo de Dourados realizou o 1° Encontro de Cooperados na manhã desta quarta-feira (06), reunindo participantes da região e também do Paraná e de Santa Catarina. Com uma programação bastante diversificada, a ação contou também com o lançamento da Fazenda Experimental da Unidade e um momento de confraternização.

Airton Galinari, presidente executivo da Coamo, destacou a missão de gerar renda aos cooperados com desenvolvimento sustentável do agronegócio.

Ele enfatizou que a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul agora contará com a Fazenda, agregando ainda mais no compartilhamento de soluções assertivas junto aos cooperados e difusão de tecnologia. coamo_ (12)

“A Fazenda experimental de Dourados atende todo Mato Grosso do Sul, a escolha de Dourados é pela geografia que beneficia e por termos uma grande infraestrutura anexa a nossa indústria de óleo, temos um entreposto grande de recebimento de grãos, são grandes investimentos que fizemos aqui e, agora o objetivo da fazenda é de difusão de tecnologia. Vale destacar que fazemos aqui a experimentação de todas as novas tecnologias e as quais passam por protocolos rigorosos para serem aprovadas e sendo aprovadas, todo quadro de assistência técnica da Coamo os agrônomos difundem a tecnologia para nossos cooperados, associados, isso faz com que nosso cooperado corra pouco risco e adote as melhores ações, conforme a sua realidade”, disse.

O prefeito Alan Guedes participou do evento e destacou que a indústria agrega no desenvolvimento da região e, que o novo investimento, vem para fortalecer ainda mais o agronegócio local.

“A Coamo agrega muito para Dourados há muito tempo, essa planta é fundamental para o desenvolvimento da cidade e a Fazenda Experimental é mais uma iniciativa que visa deixar essa marca empreendedora da cooperativa para melhorar ainda mais a produtividade, ajudar o cooperado e consequentemente impactar positivamente na economia da cidade”, enfatizou ao destacar ainda que o município se destaca no meio a nível nacional.

No evento, temas variados com os participantes foram abordados nas ‘estações’, sendo “como preparar a planta para superar períodos de estresse”, “desempenho das biotecnologias no controle de lagartas em soja e milho”, “manejo do nitrogênio na cultura da soja”, “desafio no manejo de doenças na cultura da soja”, “plantas daninhas de difícil controle e o manejo sorghum spp”.
O diretor de suprimentos e assistência técnica Aquiles Dias pontuou que os temas foram traçados de acordo com realidades que os produtores devem lidar atualmente no agronegócio.

“São abordagens que quando amanhã quando retornarem para suas propriedades já vão poder aplicar imediatamente. Trouxemos assuntos importantíssimos e lembrar que esse é um ano de ‘el niño’ que vai chover muito e quando chove muito, com altas temperaturas, cuidados são necessários para ter uma boa produtividade”.

O produtor rural Thiago de Castilho, disse que conseguiu sanar dúvidas quanto ao plantio da soja e citou a importância do momento para troca de experiências.

“Esse encontro vem para gente ganhar mais conhecimento, trocar informação, conhecer outros cooperados fazer um networking, também confraternizar. Estive esclarecendo dúvidas sobre a fixação biológica do hidrogênio, é um tema que venho estudando, não sou formado em agronomia, mas estudo bastante a respeito, pois gosto muito do que eu faço, pude tirar muitas dúvidas, foi muito satisfatório, muito conclusivo, agora vou poder aplicar no cotidiano”, citou.

Para a agropecuarista Cristiane Haussler o encontro veio para somar no dia a dia do campo.

“Esse evento vem para agregar. Sou cooperada desde 2013 e meu esposo desde 2004. Desde que ele (esposo) faleceu estou dando continuidade aos negócios, sempre trabalhei ao lado dele e agora continuo com tudo, juntamente com nossos dois filhos, então esse troca de experiências tem sido fundamental”, apontou.


(Fonte: Dourados News. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67