A Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – encerrou, no último dia 25 de maio, a realização da Feira Cooperar 35 anos que abriu as festividades de aniversário da Cooperativa. A Feira teve quatro edições e foi realizada nos municípios de Rio Brilhante, Ponta Porã, Ivinhema e Naviraí, cidades onde a instituição está presente, e impactou mais de 7 mil pessoas. Os eventos tiveram parceria do O Balaio Feira Criativa, das produtoras Bi Miura, Fernanda Saboya e Thays Nogueira.
Cerca de 270 expositores participaram da Feira Cooperar que movimentou mais de 190 mil reais em comercialização de produtos incluindo artesanato, moda, gastronomia, botânica, cosméticos/higiene/aromaterapia, serviços, pets, arte/ilustração/artes plásticas, comidas entre tantas outras áreas envolvidas da economia criativa da região.
Segundo o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, promover uma feira criativa é também cumprir com o sétimo princípio do cooperativismo, que é o Interesse pela Comunidade. “A Feira Cooperar possui a essência da cooperação, pois foi um incentivo à economia local e essa é a base de nossa atuação, contribuir com o desenvolvimento econômico e social da localidade onde estamos presentes”, destacou.
Thays Nogueira, uma das produtoras do O Balaio, contou que ficou orgulhosa por ter o trabalho da equipe reconhecido pela Cooperativa. “Poder fazer parte dessa comemoração foi incrível. As feiras no interior do MS trouxeram, para além de novos expositores para a rede do O Balaio, uma alternativa para o público dessas cidades. Muitos nunca tinham frequentado uma feira criativa”, disse.
Além da realização da feira, as produtoras também ofertaram um workshop de produção cultural para o público interessado, nas quatro cidades que receberam a Feira Cooperar. “Esperamos que novas feiras surjam para potencializar o artesanato, a arte e a cultura local. Desejamos que essa seja a primeira de várias parcerias futuras com a Sicredi Centro-Sul MS/BA em outras cidades, abrindo novas oportunidades”, enfatizou.
Nas quatro edições da Feira Cooperar 35 anos, houve ainda roda de samba com a cantora e compositora Ana Paula Lopes, praça de alimentação com diversas opções de comidas e bebidas, brinquedos gratuitos para as crianças e o bar do O Balaio.
35 anos
No dia 05 de julho, a Sicredi Centro-Sul MS/BA vai comemorar 35 anos de atuação. A Cooperativa está presente fisicamente em 38 municípios de Mato Grosso do Sul, inclusive em dois distritos rurais, sendo a única instituição financeira nessas localidades. A data marca a fundação da Credidourada, em 1989, que surgiu a partir de uma necessidade coletiva dos associados cooperarem por uma sociedade mais próspera. Em outubro, a instituição expandiu a sua atuação para a Bahia, onde está presente fisicamente em Salvador e Feira de Santana, com uma área de atuação de 54 municípios.
Dentro da programação de aniversário, a Cooperativa também promoveu o maior evento sobre investimentos do interior de Mato Grosso do Sul, o Invest+Talks, reunindo mais de 500 associados interessados em conhecer o mercado financeiro. O encontro aconteceu em Dourados e contou com a participação de especialistas da área e convidados que contribuíram com informações relacionadas às finanças e tendências de investimentos.
Além disso, o Raízes Cooperativas reuniu uma boa parte dos pioneiros da Cooperativa, em Ponta Porã, que contaram sobre suas trajetórias de vida durante a criação das cooperativas de crédito de Rio Brilhante, Ponta Porã, Caarapó e Dourados, que depois se transformaria em Sicredi Centro-Sul MS/BA, hoje já com 35 anos de atuação. Foi uma jornada de recordações, celebração e reconhecimento.
Estão previstos ainda, como parte da programação de aniversário, o Celebrar 35 anos, com realização de show musical, e ainda a revitalização do edifício Adelina Rigotti, localizado em Dourados, conhecido como o prédio das Araras.