Em 7 de agosto, os membros efetivos das Federações estaduais que compõem o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Cetur/CNC) estiveram reunidos na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Entre outros assuntos da pauta, os 69 anos da entidade. A Fecomércio MS foi representada pela consultora de turismo do Senac MS, Camila Fernandes.
Conduzido por Alexandre Sampaio, diretor da Confederação e que coordena o Cetur, o encontro apontou o andamento de ações do grupo para o desenvolvimento do setor e defesa de interesses dos empresários de diferentes segmentos do turismo brasileiro. Os representantes e líderes das Federações estaduais e do trade turístico presentes no encontro conheceram os avanços do movimento Vai Turismo, com foco do Painel de Inteligência Competitiva do Turismo, criado para mapear, tratar e analisar dados do setor para incrementar a assertividade de políticas públicas.
Na abertura da reunião, Sampaio destacou o trabalho diuturno de acompanhamento e reivindicações feitas por CNC e Federações no âmbito da reforma tributária. Falou sobre os avanços já alcançados no projeto de lei que está em fase final de tramitação no Senado Federal, além da necessidade de “mudança de paradigma no enquadramento da hotelaria”, referindo-se à alíquota final pretendida.
“Convoco vocês para que motivem suas assessorias parlamentares. Precisamos igualar a hotelaria ao parâmetro da alimentação fora do lar. Para o nosso processo de perenidade, é fundamental que tenhamos essa redução. Estamos acompanhando esse processo e, em breve, apresentaremos nossos argumentos técnicos sustentáveis para conseguir 60% de redução também. Se unam nesse esforço para que o turismo seja beneficiado de maneira geral”, frisou Sampaio.
Painel de Inteligência: transformando dados em informação
Alexandre Sampaio reforçou que “nesta terceira fase do Vai Turismo, estamos mais estruturados, por isso queremos hoje suscitar que as Federações do Comércio, através de seus Conselhos, utilizem o Painel de Inteligência Competitiva do Turismo e interajam com suas secretarias de turismo, estaduais e municipais. Esse é um processo de troca de ideias, divulgação de como estamos avançando na potencialização do Vai Turismo”.
Aline Lopes | Foto: Guarim de Lorena
Aline Lopes, gerente do Cetur, introduziu os próximos passos do Vai Turismo, movimento lançado em 2021, que já mapeou 405 projetos focados no setor, contemplando 27 Unidades Federativas, dados das Federações, Sesc, Senac, secretarias estaduais e Ministério do Turismo, e informações iniciais de seis municípios, com impacto de, aproximadamente, R$ 5,25 bilhões de investimentos no turismo brasileiro. Aline destacou a importância do empenho coletivo para aperfeiçoamento, coleta de dados e futuro uso de todo o potencial da ferramenta, a partir da “atuação em conjunto para captação de percepções de todo o País”.
Cássio Garkalns e Enzo Arns, da consultoria GKS Inteligência Territorial, desenvolvedora da plataforma, apresentaram as possibilidades de uso do sistema, cujo acesso ao painel de análise dos dados foi aberto às Federações e secretarias estaduais de turismo em 23 de julho. Cássio ressaltou que “estamos evoluindo significativamente para resultados concretos” e que os dados coletados são “um universo amplo de oportunidades, que estamos explorando nos últimos meses. Agora se faz oportuno que avancemos em uma agenda mais objetiva, compreendendo como o programa se desdobra em seus estados. O chamamento é para evoluirmos o Vai Turismo para ter um uso institucional, mas que também se desdobre para os empresários, gere conteúdo e subsídios para a tomada de decisões políticas”.
Comitê de Inteligência do Turismo
O consultor Cássio Garkalns | Foto: Guarim de Lorena
Instaurado durante a reunião, o novo Comitê de Inteligência Vai Turismo se propõe a ser um ambiente de governança, debate e proposições, que possibilite a integração do Sistema Comércio para contribuir para a contínua melhoria do movimento Vai Turismo, a qualificação e análise dos dados obtidos, a proposição de políticas públicas eficazes e o fortalecimento de um ambiente nacional de fomento ao turismo.
Aline Lopes reforçou a importância desse comitê, que prevê reuniões mensais para debate de temas, indicadores e dados extraídos da plataforma, para que os relatórios sejam aplicáveis ao trabalho realizado pelos entes dos Conselhos de Turismo das Federações. Ela ressaltou a importância dessa análise em contexto nacional: “é a primeira vez que está sendo construído um documento específico com números, dados nacionais e estaduais, estamos criando algo de extrema relevância para o turismo nacional. O comitê é essencial para que a gente beba das angústias e oportunidades trazidas pelos Estados”.
Já Garkalns disse que “queremos democratizar um espaço de debate e criar, com este comitê, um grupo técnico com espaço político capaz de debate e influência, fortalecendo o relacionamento institucional entre representantes, representados e o poder público”.
Representante da Fecomércio-RO no Cetur, Cileide Macedo disse que enxerga o comitê “como uma grande estratégia a favor do debate e da construção de propostas de políticas públicas, formando uma ferramenta fundamental para nós e grande alternativa para fortalecermos o turismo de maneira assertiva”. Paulo Tadros, da Fecomércio-AM, enfatizou a robustez e inteligência da plataforma que reúne “dados para orientação dos empresários, direcionamento dos investimentos e auxílio aos governantes para elaboração de políticas para o setor”.
Já o assessor de Relações Institucionais do Senac Nacional, Antônio Henrique Borges, comentou a utilização da plataforma para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes customizados de acordo com as demandas regionais.
Prêmio Atena
Iniciativa da CNC para identificar, reconhecer e premiar as Federações do Comércio, o Prêmio Atena terá uma categoria dedicada ao turismo, avaliada em três critérios: parcerias com o poder público, projetos autorais de fomento ao turismo e engajamento nas atividades do Vai Turismo. O edital para as inscrições será divulgado em breve.
Turismo nas telas
Alinne Nascimento e Luciana Neto, da Gerência Executiva de Comunicação da CNC, falaram sobre a presença do Cetur nas redes sociais e o projeto do canal CNC Play, com cinco programas que revelam tendências, estudos, ações e posicionamentos do setor do comércio de bens, serviços e turismo. Alinne ressaltou a importância do relacionamento entre as assessorias de comunicação dos Conselhos estaduais e da CNC para divulgação das pautas que acontecem regionalmente na plataforma do Cetur nacional.
Luciana apresentou os programas da CNC Play, com ênfase no Vai Turismo que terá uma nova temporada de gravações em destinos do País, em um chamamento aos membros efetivos para divulgação dos projetos desenvolvidos em seus estados, garantindo visibilidade no canal da Confederação e também nas redes sociais.
69 anos do Cetur
Equipe do Cetur com Paulo Tadros | Foto: Guarim de Lorena
Fundado em 10 de agosto de 1955, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade teve uma celebração adiantada durante o encontro. Seu coordenador, Alexandre Sampaio, exaltou a importância da criação do Cetur para “desenvolvimento e fortalecimento do setor”, além do papel visionário de seu fundador, o paraibano João de Souza Vasconcellos, terceiro presidente da CNC.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)