fbpx
Connect with us

Cidades

Fechamento de fronteira entre Brasil e Bolívia atinge comércio internacional e estudantes

Protesto está programado para ser realizado durante 48 horas e gera impacto em cerca de 500 alunos.

Publicado

on

O trânsito de veículos entre Brasil e Bolívia, a partir de Corumbá, está suspenso por 48 horas desde o início da madrugada desta segunda-feira (8).

O “paro”, como é definido esse tipo de protesto, já é o segundo que ocorre na região no prazo de menos de 15 dias.

A manifestação anterior foi no dia 25 de julho e durou 24 horas.

O motivo apresentado é o mesmo: cobrança de comitês cívicos para que o governo federal boliviano realize o censo, que estava previsto para novembro de 2022, mas acabou adiado para 2024.

A previsão é que com a paralisação de fluxo de veículo, mais de 100 caminhões fiquem sem trafegar pela região somente nesta segunda-feira (8).

O número de veículos com carga pode aumentar porque a manifestação vai prosseguir para esta terça-feira.

A informação que a fronteira ficaria fechada foi divulgada na semana anterior para empresas, por isso alguns carregamentos podem ter segurado o despacho para após a quarta-feira.

O Sindicato das Empresas de Transporte e Logística do Pantanal (Setlog Pantanal) está acompanhando a movimentação e notificou empresas e motoristas particulares que transitam na região.

Conforme a entidade, pode haver filas na rodovia Ramão Gomes, que liga Corumbá a Puerto Quijarro (na Bolívia), durante este dois dias de paro.

Ainda há previsão de caminhões fiquem parados em Corumbá, em pátios de transportadoras que têm escritórios na Capital do Pantanal.

Mato Grosso do Sul movimentou na fronteira Brasil-Bolívia mais de US$ 730 milhões, entre importação e exportação, no período de janeiro a junho.

A média é que em torno de US$ 4 milhões circulam diariamente nessa região, que abriga o maior porto seco do Centro-Oeste.

Além do reflexo no comércio internacional de Mato Grosso do Sul, o fechamento da fronteira gera dificuldade para estudantes.

Em Puerto Quijarro há universidade que abriga estudantes brasileiros, principalmente os que querem fazer Medicina.

Além disso, há alunos de ensino fundamental e médico que moram em municípos fronteiriços, como Quijarro, Puerto Suarez e o distrito de Arroyo Concepción, e vêm até Corumbá para estudar.

Estima-se que há 500 alunos que fazem essa viagem diariamente.

Como nenhum carro está passando para nenhum dos dois lados, parte desses alunos devem ficar sem aula nesses dois dias de manifestação.

Quem decide atravessar a fronteira precisa realizar uma caminhada de cerca de 800 m até acessar um dos dois países.

A previsão é que mototaxistas e motoristas de táxi devem aumentar sua frequência na região para poder levar uma demanda maior de passageiros.

Na região de Corumbá e Puerto Quijarro, não houve registro de incidentes de violência contra a manifestação.

Porém, o mesmo tipo de protesto acontece em outras partes da Bolívia e houve alguns confrontos. Fotógrafo do jornal boliviano El Deber chegou a ser atacado durante cobertura que era feita nas proximidades de Santa Cruz de la Sierra.

Conforme o jornal, havia policiais no local, mesmo assim não houve intervenção.

Na Bolívia, há uma disputa política que ocorre entre o governo federal, que tem como presidente Luis Arce, do partido MAS, e o governo departamental de Santa Cruz, que tem com governador Luis Fernando Camacho.

O governador é um dos apoiadores do paro. A realização do censo na Bolívia, tal qual ocorre no Brasil, gera índices que servem para definir repasses de recursos federais para departamentos (espécie de estado) e os municípios.

(Fonte: Portal do Ms. Foto: Reprodução)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Confira o “abre e fecha” do feriado da Proclamação da República em Dourados

A medida estende a pausa no funcionamento de órgãos e repartições municipais e estaduais, que só retomam as atividades na segunda-feira, dia 18, exceto para serviços essenciais.

Publicado

on

Com a decretação de ponto facultativo para esta quinta-feira, 14 de novembro, e a proximidade do feriado nacional da Proclamação da República, celebrado na sexta-feira, 15 de novembro, a Prefeitura de Dourados anunciou um recesso prolongado em diversos setores públicos.

A medida estende a pausa no funcionamento de órgãos e repartições municipais e estaduais, que só retomam as atividades na segunda-feira, dia 18, exceto para serviços essenciais.

Saúde e Coleta de resíduos

Durante o período, os atendimentos de saúde estarão concentrados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital da Vida. Postos de saúde e o Pronto.

Atendimento Médico (PAM) permanecerão fechados, mas a Farmácia do PAM seguirá aberta diariamente, das 7h às 17h, garantindo o abastecimento de medicamentos para a população.

A coleta de resíduos será realizada normalmente, enquanto o Picador e os Ecopontos interromperão as atividades apenas na sexta-feira, 15.

Comércio e Agências bancárias

De acordo com o presidente do Sindicom, Everaldo Leite Dias, alguns estabelecimentos do comércio de rua ficarão abertos conforme acordado em convenção, e o shopping Avenida Center estará em funcionamento no dia 15, das 10h às 22h.

Já as agências bancárias fecham as portas na quinta-feira e reabrem na segunda-feira, 18.

No entanto, uma nova interrupção está prevista para a quarta-feira, 20 de novembro, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra.

Continue Lendo

Cidades

Projeto incentiva alunos à prática do futebol de botão em escola de Dourados

O evento contou com a participação de jogadores profissionais da modalidade, que realizaram demonstrações e interagiram com alunos em jogos exibicionais, promovendo o esporte de maneira divertida e educativa.

Publicado

on

Nesta terça-feira (12), a Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa, em Dourados, recebeu a inauguração de duas mesas profissionais de futebol de botões, como parte do projeto “Educação Digna, Inclusiva e Feliz” do Ministério Público Estadual.

O evento contou com a participação de jogadores profissionais da modalidade, que realizaram demonstrações e interagiram com alunos em jogos exibicionais, promovendo o esporte de maneira divertida e educativa.

Em entrevista, o promotor de justiça João Linhares, responsável pelo projeto, explicou a origem e os objetivos dessa iniciativa, que visa fortalecer a educação pública em Dourados, especialmente nas zonas urbanas, rurais e nas aldeias indígenas.

Ele contou que o projeto foi idealizado durante a pandemia, quando foi percebido que muitas escolas careciam de infraestrutura básica. Através de acordos e leis que preveem a destinação de recursos para unidades educacionais, o projeto tem promovido melhorias significativas em várias áreas.

“Verificamos que algumas escolas careciam de estrutura básica, e com a destinação de recursos, buscamos melhorar as condições das unidades estudantis. As escolas, por sua vez, têm a liberdade de decidir como investir os valores, porém orientamos que sejam feitas melhorias nas áreas de esportes, como quadras, vôlei, basquete e futsal. Já construímos mesas de ping-pong e agora estamos implantando pioneiramente em Dourados o futebol de mesa. Esse esporte, que já é praticado em 18 estados e conta com campeonatos internacionais”, destacou João Linhares.

O promotor ressaltou que a ideia é transformar as escolas em ambientes mais agradáveis, acolhedores e inclusivos, onde as crianças e jovens possam aprender a conviver com as diferenças e a trabalhar em conjunto.

“Nosso objetivo é contribuir para um ambiente escolar alegre, feliz, acolhedor e inclusivo, onde as crianças saibam viver com os outros, respeitar as diferenças e aprender a dialogar, construir pensamentos e trabalhar juntos. Em um mundo cada vez mais dividido pelas redes sociais, é importante que o esporte sirva como uma ferramenta de integração e aprendizado”, afirmou.

“O projeto ‘Educação Digna, Inclusiva e Feliz’ tem como missão não apenas melhorar a infraestrutura, mas também promover valores como o respeito, o trabalho em equipe e a convivência saudável, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade”, concluiu Linhares.

O evento contou com a presença de jogadores profissionais da modalidade, que realizaram demonstrações e jogos exibicionais com as crianças e jovens da escola.

O botonista José Albereci, jogador profissional da modalidade em Porto Alegre, também expressou sua empolgação com a introdução do futebol de mesa em Dourados. O esporte, que tem uma história de mais de 50 anos no Brasil, é praticado em 18 estados e conta com campeonatos internacionais. Para Albereci, a instalação das mesas nas escolas é uma oportunidade para dar um novo impulso à modalidade em Mato Grosso do Sul.

“O futebol de mesa é um esporte fácil de aprender e pode ser praticado por qualquer pessoa. Esperamos que Dourados se torne um polo importante para a modalidade no estado, com a participação de mais escolas e cidades nas competições”, afirmou Albereci, destacando o impacto positivo que a prática pode ter na vida das crianças e dos jovens.

 

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Com ponto facultativo, Dourados divulga programação especial de serviços para o feriado prolongado

Órgãos e repartições públicas fecham no dia 14/11 e retornam apenas na segunda-feira, com exceção para serviços considerados essenciais

Publicado

on

Com o decreto de ponto facultativo para esta quinta-feira, 14 de novembro, em razão da transferência do feriado do Dia do Servidor Público (comemorado oficialmente em 28 de outubro), a Prefeitura de Dourados informa que haverá uma ponte com o feriado nacional de Proclamação da República, que acontece na sexta-feira, 15 de novembro.

Nesse período, órgãos e repartições públicas de Dourados terão um recesso prolongado. As atividades serão interrompidas no dia 14 e só retornam na segunda-feira, 18/11, com exceção apenas para os serviços considerados essenciais, como o atendimento em unidades de saúde de emergência e segurança pública.

Com o feriado prolongado, os serviços de saúde se concentram na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital da Vida. Postos de saúde e o PAM (Pronto Atendimento Médico) estarão fechados, entretanto, a Farmácia do PAM irá atender todos os dias, das 7h às 17h.

O serviço de coleta de resíduos funciona normalmente, enquanto o Picador e Ecopontos fecham no feriado do dia 15/11.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67