fbpx
Connect with us

Cidades

Exposição em shopping da Capital traz 30 obras sobre povos originários do Brasil

Atração é gratuita e telas têm assinatura do artista visual Ghva Maurício

Publicado

on

O Shopping Bosque dos Ipês recebe a partir desta sexta-feira (08), às 15 horas, a exposição “Espelhos da Terra, Povos Originários”, do artista visual Ghva Maurício. São 30 obras expostas ao público, resultado de anos de pesquisas e estudos sobre os povos originários do Brasil, em especial do Mato Grosso do Sul.

Ghva Maurício é natural de Rondônia, mas representa a arte sul-mato-grossense, resgatando os traços das nações indígenas retratadas em raros registros históricos, pintando as telas a partir de registros fotográficos de expedicionários desbravadores, como o fotógrafo Teixeira e Vasques e seus registros de 1892 e Marc Ferrez, com imagens de 1896.

O artista acrescentou à exposição também uma amostra da recente exposição “Espelhos da Terra”, que faz referência à vida na Aldeia Urbana Marçal de Souza, em Campo Grande. As imagens foram captadas pela lente da fotógrafa Elis Regina Nogueira e depois pintadas por Ghva, criando um registro artístico da infância, da maturidade e da ancestralidade, representadas inclusive por lideranças póstumas, como Marçal de Souza Tupã-I e os Caciques Enir Terena e Francelino Calixto.

Sobre as telas, em cores vivas e iluminadas, estão retratados o povo Kaiapó, do Pará; os  Xingu, Txucarramáes e os Xavante, do Mato Grosso; os Terena, do Mato Grosso do Sul; os Yawanawa acreanos e até mesmo povos originários ainda anônimos, não identificados até hoje. Entre todos eles, Ghva aponta um traço comum: a imponência de um longo e doloroso processo civilizatório. “Espero que a exposição funcione para as pessoas, como um verdadeiro espelho, um corajoso olhar sobre nós mesmos, sobre o que fomos antes do desaparecimento de quase uma centena de nações indígenas e o que somos hoje”, afirma Ghva.

A exposição “Espelhos da Terra, Povos Originários”, pode ser visitada no primeiro piso do Shopping Bosque dos Ipês, próximo à loja Primicia. A entrada é gratuita.

Serviço

Exposição artística “Espelhos da Terra, Povos Originários’, de Ghva Maurício

quando: de 8 a 30 de outubro de 2021

horário: Segunda a sábado, das 11 às 22 horas. Domingos, das 11 às 20 horas.

onde: Shopping Bosque dos Ipês – Av. Cônsul Assaf Trad, 4796

Entrada gratuita.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67