fbpx
Connect with us

Cidades

Expoagro estima público de 100 mil pessoas e movimentação financeira positiva

As atrações a qual Ximenes se refere são os sertanejos Jads e Jadson, no dia 11, com  entrada gratuita.

Publicado

on

A 58 ª Expoagro de Dourados começa nesta sexta-feira (10) e vai até o dia 19 de maio, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho e a perspectiva, conforme informado em coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (08) é cerca de 100 mil pessoas passem pelo evento.

“Temos cinco shows de grande porte, cada show esperamos mais de 10 mil pessoas e mais 50 mil pessoas durante o dia nas palestras, nos estandes”, destacou o presidente do Sindicato Rural, Angelo Ximenes.

As atrações a qual Ximenes se refere são os sertanejos Jads e Jadson, no dia 11, com  entrada gratuita. Já os shows pagos serão de Ana Castela,  dia 15; Gusttavo Lima, no dia 16; Léo Santana, no dia 17; e DJ Alok e a dupla Bruninho e Davi, no dia 18.

Quanto a movimentação financeira na maior Feira do interior de Mato Grosso do Sul, a estimativa é de R$ 950 milhões em negócios entre os expositores, valor semelhante ao do ano passado.

São cerca de 80 estandes na feira, a maioria reservada meses antes de iniciar a Expoagro. Os segmentos são variados, entre empresas voltadas para o agronegócio, empresas do ramo alimentício, economia solidária entre outras.  

A prefeitura de Dourados contará com o gabinete itinerante no Parque, durante todo o evento. O secretário de Serviços Urbanos disse durante a coletiva de imprensa sobre as ações em parceria com Feira.

“Os secretários vão estar trabalhando do Parque de Exposições o tempo todo, pois essa é a maior representatividade que a cidade tem no Estado e no país e a prefeitura sempre entra como parceira, ajudando na manutenção e outros, fazemos um contrato de fomento e teremos o diferencial esse ano dos alunos da GM (Guarda Municipal) para ajudar na identificação e na segurança do evento”, apontou.

A grade de palestras está bastante ampla, visando levar temáticas diversas para profissionais do meio, estudantes e técnicos. Neste ponto, a diretoria ressalta ainda que as atividades são transmitidas online e abordarão novidades de diversos setores como agricultura, horticultura, avicultura, suinocultura, ovinocultura.

Entre as atrações destaque ainda para parque de diversões, praça de alimentação e shows nacionais. Durante a coletiva foi destacada ainda a  novidade para entrada na feira em dias de apresentações musicais: o ingresso solidário. Conforme a direção, essa opção enquadra a todas as pessoas que não fazem parte da meia entrada e poderão adquirir convites e ajudar projetos do Ministério Público Estadual (MPE). Com isso, parte do valor arrecadado com os ingressos será revertido ao MPE.

A organização destacou ainda que a categoria tem se mobilizado para levantar doações para moradores do Rio Grande do Sul, devido as enchentes que devastaram diversas cidades do Estado. Na feira, pontos de arrecadação de produtos diversos serão montados e os populares poderão contribuir desta forma ou ainda realizando pix, conforme será informado nesses locais.

Entrada de Menores no evento

Um ponto bastante enfatizado na coletiva foi que a organização seguirá “a risca” as regras quanto a entrada de menores de idade no evento. Pais/ responsáveis devem observar as determinações. Atenção ainda quanto a proibição de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (venda e fornecimento).

Veja mais sobre as regras 

Criança de até 12 anos incompletos somente terá acesso ao Parque de Exposições se tiver acompanhada dos pais ou responsável legal (tutor ou guardião legal), mediante a apresentação de documentação do menor (RG ou outro documento emitido por órgão estatal contendo foto, com nome completo, data de nascimento e filiação, certidão de nascimento do menor, vedada cópia). Também é necessário que o menor permaneça na companhia do responsável durante o tempo todo em que estiver na Expoagro.

Adolescente de 12 a 16 anos incompletos somente terá acesso se estiver acompanhado por um dos pais ou responsável legal, sendo que, nesse último caso, esteja portando documento que comprove a guarda judicial, a tutela ou a curatela, ou, ainda de terceiros maiores de 18 anos desde que expressamente autorizados.

Já o adolescente de 16 e 17 anos poderá ingressar e permanecer no Parque de Exposições desacompanhado, desde que portando cédula de identidade (RG), Carteira de Identificação de Estudante – CIE ou Carteira Digital de Identificação Estudantil do Mato Grosso do Sul – CDIEMS no padrão legal e válida, CTPS (Carteira de Trabalho), ou outro documento emitido por órgão estatal contendo foto, o nome completo, data de nascimento e filiação, vedada a utilização de cópia.
Será proibida a entrada de menores de 18 anos no setor open bar.
(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Dourados e DSEI-MS assinam parceria para construção de poços de água nas aldeias

O termo tem como objetivo a melhoria do sistema de abastecimento de água nas terras indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados e o DSEI-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul) assinaram nesta sexta-feira (22), um Termo de Parceria, que tem como objetivo a melhoria do sistema de abastecimento de água nas terras indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho, que são assistidas pelo DSEI-MS e situadas no município.  O documento traz cláusulas que determinam as ações de Saneamento Ambiental em atividade de Sistema de Abastecimento de Água (SAA), na forma de Melhorias dos SAA das aldeias, como a construção de poços tubulares para o abastecimento de água dos moradores, que sofrem há tempos com esse problema de falta de água.

Assinaram o Termo de Parceria, o prefeito Alan Guedes e o coordenador do Dsei-MS, Lindomar Ferreira. “A assinatura deste documento é um momento especial para nossa comunidade que está muito carente da falta de água em pleno século 21. Esse termo vai proporcionar a nossa comunidade receber esse benefício que vai de encontro a necessidade de toda a população. O próximo passo é a licitação por parte do município para que possamos dar início a perfuração do poço na comunidade Jaguapiru.”, comemora Lindomar.

“A questão da distribuição de água potável nas reservas de Dourados é um problema histórico. Assinamos hoje uma parceria com o DSEI-MS, parceria com a bancada federal através do senador Nelsinho, tudo isso para que a gente possa avançar. Temos hoje recurso para um poço, o primeiro que será na Aldeia Jaguapiru, mas o termo já contempla Bororó e Panambizinho. Agora é hora das lideranças políticas de Dourados, assim como eu, procurar a bancada estadual, federal para viabilizar os recursos e que eles possam ser aplicados de maneira adequada na perfuração de novos poços. E a gente espera apoio do Governo Federal e do Governo do Estado juntos, que são os maiores entes que também podem nos ajudar. Esse é um problema que aflige a todos, mas quem tem potencial financeiro para dar uma solução definitiva de fato é o Governo Federal. Uma solução que de fato contemple as comunidades indígenas de Dourados, que há tanto tempo sofrem com a falta de água potável”, pontua Alan.

A primeira emenda parlamentar direcionada para o projeto foi do Senador Nelsinho Trad. O recurso no valor de R$ 250 mil será investido na Aldeia Jaguapiru, onde será perfurado o primeiro poço. Essa emenda foi solicitada pelo vereador Marcelo Mourão (PL).

Dentre os termos acordados na parceria estão que os projetos construtivos de poços tubulares serão elaborados pelos geólogos do DSEI-MS e encaminhados para a Prefeitura de Dourados para realização de orçamento. Já os projetos, planos, estudos e orçamentos referentes à rede de abastecimento de água (adutora e distribuição), à reservação, à parte elétrica, à infraestrutura, à construção de poços tubulares e ao conjunto de bombeamento deverão ser elaborados pela Prefeitura e encaminhados ao DSEI-MS para elaboração de Parecer Técnico com o objetivo de validação dos mesmos, assegurando que estejam em conformidade com os padrões da SESAI. Somente após parecer(es) técnico(s) emitido(s) pelos técnicos do DSEI-MS, aprovando os projetos, planos, estudos e orçamentos apresentados pela Prefeitura, os projetos poderão ser considerados válidos e aplicáveis às Terras Indígenas em questão.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura e Estado discutem estratégias para políticas de igualdade racial em Dourados

Ações deverão ser colocadas em prática a partir de 2025

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, através da Subsecretaria de Igualdade Racial, realizou nesta quinta-feira (21) uma reunião entre o coordenador especial de Política de Promoção da Igualdade Racial, Jonathan Tibério Pereira, e a assessora técnica da Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Irineia Lina Cesário. O encontro realizado à pedido do Prefeito Alan Guedes, teve como foco principal a organização da Conferência Municipal de Igualdade Racial e o alinhamento das estratégias junto ao Estado.

“Tendo em vista a presença de Irineia em Dourados para a Semana da Consciência Negra, organizamos essa agenda para alinhar a política de igualdade racial do Estado com o nosso plano de ação para 2025. Já pensando na reestruturação da coordenação”, explica Jonathan Tibério.

Além de discutir os preparativos do evento, os representantes debateram estratégias para ampliar a participação popular nas políticas públicas voltadas à promoção da equidade racial. Segundo o coordenador, o município está comprometido em construir um espaço plural, onde as demandas da comunidade negra e dos povos originários sejam ouvidas e transformadas em ações efetivas.

A prefeitura segue empenhada em fortalecer as políticas inclusivas, reafirmando seu compromisso com a diversidade e a igualdade.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67