fbpx
Connect with us

Cidades

Expo Sol MS traz a energia solar como alternativa para economia

Evento acontece no dia 21 de maio, com entrada gratuita para a feira

Publicado

on

Energia solar corresponde à energia gerada pela da luz e calor emitidos pelo Sol. Sua captação pode ser feita por meio de diversas tecnologias, como painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares. Ou seja, ao ser captada, a luz solar é convertida em energia.

Nos painéis fotovoltaicos e nas usinas heliotérmicas, a luz solar é convertida em energia elétrica e térmica. Já no aquecimento solar, a luz solar é convertida em energia térmica.

Benéfica ao meio-ambiente, a energia solar é ainda uma alternativa em médio prazo para a economia nas contas de energia e para expor os vários pontos positivos, Campo Grande recebe no próximo sábado (21), a 2ª edição da maior feira de energia solar, a Expo Sol MS.

O evento ocorre das 8h às 18h, no Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Além da programação voltada aos profissionais da área, como palestras, há stands para visitação aberta ao público.

A feira é organizada pelo Senge MS (Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso do Sul) em parceria do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e apoio do Crea-MS e Mútua.

“Trata-se de uma grande oportunidade de o público conhecer as inúmeras vantagens do uso da energia solar. Essa tendência mundial já está consolidada em potências mundiais como China e Estados Unidos. No Brasil, o segmento está em plena expansão, já que os sistemas voltaicos instalados em casas, empresas e no agronegócio, são uma solução segura e muito rentável para quem busca economizar nas tarifas de luz, com responsabilidade ambiental”, afirma Thiago Coutinho, um dos organizadores do evento.

O Exposol conta  com 10 stands das maiores empresas de energia solar de Mato Grosso do Sul que apresentarão as melhores soluções para projetos de energia solar residencial, industrial e rural. Também serão apresentadas opções de linhas de crédito e financiamento.

Entre os expositores estão a Balfar Solar, Cogera Energia, Fóton, Ralt Engenharia, Senai, Sesco Engenharia, Sicredi, Solar Easy MS e Protons Engenharia e Energia.

A Expo Sol MS contará com uma programação técnica. Serão 11 palestras sobre o futuro e novas tecnologias sobre energia solar, sendo que todas elas terão emissão de certificado.

Programação:

• 08h00 – Inscrições

• 09h00 – Aspectos da indústria nacional

Palestrante: Fredman Luiz Favaro – Balfar Solar

• 09h45 – Abertura

• 10h30 – Fenômenos da transdução fotovoltaica

Palestrante: Humber Furlan – Eng. Eletricista, doutor em engenharia elétrica, microeletrônica.

• 11h00 – Marco Legal da geração distribuída (lei nº 14.300/2022)

Palestrante: Sebastião Dussel – Engenheiro Eletricista, consultor em energias renováveis e comercialização de energia elétrica no Senai Empresa

• 14h00 – Regulamentação, direitos adquiridos e garantias, nada no Brasil dá 25 anos de garantia.

Palestrante: Marcelo Salomão – Advogado, ex-superintendente do Procon/MS.

• 14h45 – Custo para o consumidor – Quanto você pode economizar com sua energia solar.

Palestrante: Leonardo de Souza Rolemberg – Supervisor operacional na Ralt Engenharia.

• 15h30 – Aprovação de projetos de geração

Palestrante: Heber Henrique Selvo

Engenheiro Eletricista e Mestre em planejamento de sistemas elétricos.

Coordenador de cadastro e projeto da Energisa

• 16h00 – A energia solar voltada para o meio rural

Palestrante: João Gabriel Ribeiro – Eng. Eletricista, consultor de grandes clientes na Cogera Energia.

• 17h00 – Instalações solares em solo, telhados e estacionamento – aspectos da eng. Civil pelas NBR’s.

Palestrante: Alexandre Luiz dos Santos Soares Eng. Civil, especialista em gerenciamentos de obras

Atividades extras:

• 10h30 – A mobilidade elétrica como aliada do desenvolvimento energético sustentável.

Palestrante: João Carlos Lopes da Silva – Consultor da Solar Easy

• 14h30 – A mobilidade elétrica como aliada do desenvolvimento energético sustentável.

Palestrante: João Carlos Lopes da Silva – Consultor da Solar Easy

• 15h00 – Cooperativismo, sustentabilidade e modalidades disponíveis para aquisição de equipamentos   – Stand do Sicredi

Palestrante: Rodrigo Herebia

E há descontos especiais para consultores e stands com condições imperdíveis para projetos residenciais.

As inscrições para os participantes já estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.exposolms.com.br.

O Crea-MS está localizado na Rua Sebastião Taveira, 272, no Bairro Monte Castelo.

Outras informações pelo telefone: (67) 98119-2120.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67