Ex-alunos da rede pública estadual de ensino contam como o estudo transformou suas vidas
Ao todo, serão ofertadas 210 mil vagas disponíveis em 348 unidades escolares presentes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, além de 120 extensões.
Dois ex-alunos da rede pública de ensino estadual apontam que a Educação é um instrumento transformador de vidas e dão um recado importante para pais e alunos.
“Eu cresci ouvindo que temos de estudar para ser alguém na vida. Não é fácil, mas a base que tive no ensino público foi o que me colocou lá dentro da Federal”, conta o estudante de Ciências Econômicas, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Thiago Segóvia, de 26 anos.
Morador do bairro São Conrado, em Campo Grande, Thiago revela que se preparou para o Enem por meio de um projeto de simulado preparatório, desde que entrou em 2015, na Escola Estadual Maria Constança Barros Machado.
“O colégio público tem um histórico muito grande de colocar alunos em universidades públicas”, afirma Thiago
Tendo em casa o exemplo de sua mãe, o jovem batalhador, passou ainda pela Escola Estadual Joaquim Murtinho, no período noturno.
“De dia, eu fazia um estágio no IBGE, mas em seguida consegui um emprego como jovem aprendiz nas Águas Guariroba. Minha mãe foi uma grande incentivadora nos meus estudos. Depois de muito tempo, ela conseguiu se formar em Serviço Social, por meio do Fies, na Uniderp. Ela tinha um sonho de ser assistente social, e enquanto, eu cursava o ensino médio, ela terminava a faculdade. Trabalhava de dia e fazia o curso à noite. Ela diz que a universidade abriu muito a sua mente e observei muito isso nela. Eu entrei na Universidade vendo o exemplo da minha mãe”, admite o ex-estudante da rede pública de ensino.
Antes de entrar na UFMS, em 2019, Thiago prestou o serviço militar. Ele passou também para o curso de Ciência Econômicas da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. E recentemente, foi selecionado para o mestrado em Economia, na Universidade Federal da Bahia.
“O colégio público tem um histórico muito grande de colocar alunos em universidades públicas. O que me colocou dentro da universidade foi minhas notas em Exatas, frequentando a escola pública”. Ele entrou na UFMS com mais de 700 pontos no Enem.
Emilenne Queiroz, de 18 anos, fez os três anos do ensino médio na Escola Estadual Maria Constança. Ela afirma que sempre estudou muito e tirou notas boas. “Mesmo tendo 1,80 de altura sempre gostei de sentar na frente da sala de aula. Sempre fui dedicada e me esforçei muito”.
Emilenne aconselha os pais e alunos a darem atenção à Educação e ficarem atentos ao prazo das matrículas na rede pública estadual de ensino.
Emilenne apresentou ao governador Riedel a nova Escola Maria Constança, em abril de 2023
“Para os pais, eu digo para motivarem seus filhos a perseguirem seus sonhos. É fácil demais fazer a matrícula. A escola dá todo apoio e orientações. Era só meu pai ir lá e assinar um termo e eu estava rematriculada. Aos alunos, eu recomendo serem protagonistas de suas próprias histórias e não coadvantes”, afirma.
A jovem está no primeiro ano do curso de Jornalismo da UFMS. Antes de entrar, ficou em dúvida entre o curso de Moda e o de Jornalismo.
Moradora do bairro Piratininga, ela revela que os pais foram os grandes incentivadores para os estudos. Filha de um mototaxista e uma professa da rede pública de ensino, a jovem é apaixonada pela antiga escola que deixou e onde foi responsável por recepcionar o governador Eduardo Riedel na entrega da reforma geral da Escola Maria Constança, no bairro Amambaí.
“Quando o Riedel foi lá eu ainda estava em dúvida, e ele me perguntou o que eu queria seguir nos estudos. Eu respondi será alguma coisa na área de linguagem. Quando o governador visitou a Escola, eu já tinha este dom de falar muito e conversar. Eu me senti amiga dele, meu ‘best'”, confidencia a jovem”.
Muito orgulhosa de ter ciceronado, em abril de 2023, o governador pelas novas instalações da EE Maria Constança, ela conta que obteve 920 pontos na redação do Enem.
“Eu ainda tenho saudades da Maria Constança, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Os professores nos incentivam a perseguir nossos sonhos. Eu gostava de estudar lá, me sentia num castelo [de conto de fadas]. A minha Escola [Maria Constança] é linda, lembra”.
“Eu dou muita importância à educação pública, ainda mais quando o aluno vem de uma classe econômica mais baixa como eu. Eu observo que o ensino público tem vários projetos, professores qualificados para ajudar os alunos a ingressarem no ensino superior e ter uma rotina de estudo”, conclui hoje, a estudante de Jornalismo da UFMS.
Matrículas
Começou na segunda-feira (11) o período de pré-matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul. Realizada de forma virtual, a etapa é necessária para a reserva de vagas para os interessados em ingressar nas escolas estaduais sul-mato-grossense no ano letivo de 2025.
Tradicionalmente iniciada no mês de novembro, a matrícula digital pode ser feita de três maneiras: pelo portal www.matriculadigital.ms.gov.br, pelos telefones 0800-647-0028 (fixo) e 3314-1212 (celular) ou de forma presencial na sede da Central de Matrículas, em Campo Grande, na rua Joaquim Murtinho, nº 2.612 – Itanhangá Park.
Ao todo, serão ofertadas 210 mil vagas disponíveis em 348 unidades escolares presentes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, além de 120 extensões. Hoje, a rede estadual é responsável por atender mais de 190 mil estudantes
Termina nesta sexta-feira (6) o prazo de inscrição para os interessados em participar da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026. O programa do Ministério da Educação (MEC) possibilita financiar mensalidades em cursos superiores de instituições privadas que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O prazo termina às 23 horas e 59 minutos desta sexta-feira, horário de Brasília.
Nesta seleção, o MEC está oferecendo mais de 112 mil vagas para financiamento em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários, para 19.834 cursos.
Como se inscrever
A inscrição gratuita deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com login na plataforma Gov.br. É preciso também informar um e-mail pessoal válido.
O candidato poderá se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o fim do prazo de inscrição. O MEC esclarece que a pré-seleção será para apenas uma das opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior.
Ao fazer sua inscrição no processo seletivo do Fies do primeiro semestre de 2026, o candidato deverá obrigatoriamente informar seu perfil (etnia/cor, se é ou não quilombola, se é ou não pessoa com deficiência, se concluiu ou não o ensino superior).
Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 podem se inscrever no Fies, desde que tenham obtido média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação.
Também é necessário possuir renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.863, em 2026).
No caso das vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCD), os candidatos deverão comprovar a situação por meio de laudo médico, com o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Classificação
A classificação no processo seletivo do Fies será realizada de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
Fies Social
O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 810,50, em 2026) e com inscrição ativa no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
Os pré-selecionados que cumprirem as regras do Fies Social poderão solicitar a contratação do financiamento integral, com cobertura de até 100% dos encargos educacionais.
Caso a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição privada de ensino superior identifique divergência na renda familiar declarada, poderá ser exigida a apresentação de documentação complementar para comprovação.
Resultado
Conforme o edital do Fies, o resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 19 de fevereiro.
Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro.
Lista de espera
Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.
A pré-seleção na lista de espera ocorrerá de 26 de fevereiro a 10 de abril.
A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência Municipal de Educação, lançou o Levantamento de Demanda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio integrado à Qualificação Profissional, com previsão de oferta para o ano letivo de 2026. A iniciativa atende a determinação do Prefeito Rodrigo Sacuno e acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, representando importante avanço na política pública educacional do município.
Segundo o Gerente André Santana, o objetivo principal do levantamento é mapear o interesse da população e planejar a abertura de turmas conforme a demanda real, ampliando o acesso à educação formal e contribuindo para a redução da evasão escolar, especialmente entre jovens e adultos que não concluíram o Ensino Médio na idade regular.
Um dos grandes diferenciais do programa é a possibilidade de suporte financeiro aos estudantes que se enquadrarem nos critérios do Programa Pé-de-Meia, do Governo Federal. O incentivo funciona como um mecanismo de permanência, ajudando os alunos a conciliarem estudos, trabalho e responsabilidades familiares realidade comum entre o público da EJA.
Além da conclusão do Ensino Médio, os participantes terão acesso à qualificação profissional, fator estratégico para ampliar as chances de inserção e permanência no mercado de trabalho. Estão previstos os seguintes cursos:
• Inspetor de Qualidade
• Assistente de Gestão da Produção Agrícola e Animal
• Auxiliar de Agronegócio
De acordo com o prefeito Rodrigo Sacuno, a integração entre formação escolar e capacitação profissional fortalece a autonomia dos estudantes e contribui diretamente para o desenvolvimento econômico local, alinhando educação às demandas produtivas do município.
O levantamento de demanda permanece aberto até o dia 18 de fevereiro de 2026 e é uma etapa fundamental para a efetivação do projeto. A administração municipal destaca que a participação da comunidade é decisiva, pois somente a partir do interesse manifestado será possível estruturar as turmas e viabilizar a oferta dos cursos.
A iniciativa reafirma o compromisso da atual gestão com políticas públicas que promovem educação, inclusão social e oportunidades reais de transformação de vida para a população trabalhadora de Naviraí.
Participe!
Responda ao levantamento de demanda por meio do
O resultado individual da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 já está disponível para consulta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Sisu. O acesso é feito com o login da plataforma Gov.br.
Os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis na chamada regular deverão realizar a matrícula a partir de 2 de fevereiro, no período indicado no edital da instituição pública de ensino superior.
O Sisu tem como objetivo democratizar o acesso a instituições públicas de educação superior (IES) que aderiram ao processo seletivo, de todo o país.
Os candidatos não selecionados que queiram participar da lista de espera devem manifestar interesse a partir desta quinta-feira (29) até a próxima segunda-feira (2), também pelo Portal Único de Acesso.
A convocação da lista de espera segue a ordem de classificação da chamada regular, mas só inclui os candidatos que manifestaram interesse na lista.
A convocação será feita diretamente pelas instituições em que o estudante se inscreveu.
É possível participar da lista de espera de apenas uma opção de curso. O candidato deve consultar os canais oficiais da instituição de interesse e observar as regras e os prazos estabelecidos em edital.
Sisu
A maioria das instituições participantes do Sisu é da rede federal de educação superior, com destaque para universidades e institutos federais.
Pela primeira vez, nesta edição, quem participou de pelo menos uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2023, 2024 ou 2025 – conseguiu se inscrever para concorrer a vagas oferecidas pelas instituições que aderiram ao processo seletivo.