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Educação

Estudantes terão gratuidade do transporte público neste domingo para a prova do Enem

O Consórcio Guaicurus, em conjunto com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito – Agetran, deverá monitorar a operação em tempo real e realizar ajustes conforme necessário.

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Estudantes e candidatos que vão realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 3 e 10 de novembro de 2024 (domingo) em Campo Grande, podem contar com a gratuidade subvencionada do transporte público coletivo municipal. É o que garante o Decreto n.º 15.718/2023, que regulamenta o passe de estudante gratuito para os participantes do Enem e nos vestibulares das universidades públicas da Capital, em dias de prova presencial.

A medida visa garantir o acesso dos candidatos aos locais de prova sem custos de transporte, beneficiando milhares de estudantes da cidade.

Conforme o Decreto, os estudantes que se inscreveram para o Enem, terão direito à gratuidade no transporte coletivo nos dias de prova. Para utilizar o benefício, os usuários que forem realizar a prova e quiserem a isenção no transporte, deverão acessar esse link: www.consorcioguaicurus.com.br/servico/gratuidades/ e realizar o cadastramento com os seguintes documentos: cópia comprovante de inscrição do exame; cópia frente e verso do cartão de transporte (cartão estudantil vigente ou cartão cidadão) vinculado ao CPF do candidato; cópia frente e verso do documento de identidade; número do WhatsApp ou e-mail para comunicação do resultado da análise do benefício.

A isenção dá direito a duas passagens gratuitas (ida e volta) para o trajeto residência – local da prova – residência, nos dias 03 e 10 de novembro, facilitando o deslocamento em toda a cidade.

A gratuidade da tarifa aos alunos será concedida unicamente nos dias de realização das provas, conforme o calendário oficial divulgado pelos respectivos órgãos aplicadores. A utilização do benefício concedido terá caráter pessoal e intransferível e será exclusiva para os estudantes residentes no município de Campo Grande.

Esquema especial de transporte público

Para os dias 3 e 10 de novembro, o Consórcio Guaicurus, responsável pela operação do transporte público, fará ajustes específicos para atender à demanda nos dias do Enem, da seguinte maneira:

Linhas 070, 080 e 081: Vão operar seguindo o plano de sábados.

Linha 072: Seguirá o plano de domingos e feriados, com a inclusão de dois veículos extras para reforçar o atendimento.

Linhas 221 e 222: Vão operar seguindo horários específicos, ajustados conforme demanda. A linha 221 iniciará sua operação às 9h40 e encerrará às 13h35, com intervalos de 45 minutos entre as viagens.

Demais linhas: Funcionarão conforme o plano de domingos e feriados, garantindo a cobertura usual.

Além disso, serão disponibilizados 3 (três) veículos reservas com tripulação nos terminais Guaicurus, Aero Rancho, Nova Bahia, Júlio de Castilho, Morenão Bandeirantes, Gen. Osório e Hércules Maymone, além dos habituais, no período das 9h às 12h, para atender eventuais demandas.

O Consórcio Guaicurus, em conjunto com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito – Agetran, deverá monitorar a operação em tempo real e realizar ajustes conforme necessário.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Cultura

Alunos da Reme ganham oportunidade de participar de Teatro com Parceria Público-Privada

Os alunos da Escola Municipal Leire Pimentel apresentarão a peça nesta quarta-feira (30).

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Uma iniciativa do Ministério da Cultura e a empresa Kepler Weber, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação, oportunizou aos alunos de duas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, participarem de aulas de teatro durante quatro meses. Na tarde desta terça-feira (29), os alunos puderam apresentar no Teatro Dom Bosco, o que aprenderam ao longo desse período.

Além da apresentação dos alunos das escolas municipais, os estudantes puderam acompanhar a peça de teatro Os Venturosos, em cartaz há 10 anos, promovida através da Lei de Incentivo à Cultura.

Segundo o chefe da Divisão de Educação e Diversidade da Semed, Felipe Augusto da Costa Souza, a empresa ofereceu durante quatro meses, um professor de teatro, com aulas duas vezes na semana em duas escolas do município. “Em contrapartida, a Secretaria realizou uma peça teatral com as temáticas afro-indígena para potencializar, na verdade, a educação antirracista dentro das unidades escolares”.

O projeto envolveu 100 alunos do 5º ao 9º ano das escolas Múcio Teixeira Junior e Leire Pimentel. A responsável pela Dana Comunicação, Analice Malheiros, que representa o Ministério da Cultura e divulga a peça de teatro Os Venturosos, a divulgação já está na 10ª edição em Panambi, no Rio Grande do Sul e agora, houve a decisão de expandir, vindo para Campo Grande.

Analice afirma ainda sobre a importância de divulgar o tema. “A gente está trabalhando a questão de levar teatro para as crianças, que tem uma abordagem mais sustentável, alimentação saudável, e para que eles possam trabalhar isso nas suas casas, na escola, e também serem divulgadores dessa ideia de que devemos, sim, cuidar do nosso planeta, cuidar do nosso ambiente”.

Pamela Prado foi a professora que acompanhou os alunos da Escola Municipal Professor Múcio Teixeira Júnior. “Houve uma aceitação e uma boa vontade muito grande dos alunos. O entusiasmo deles foi maravilhoso. As aulas decorreram todas as semanas na escola, a gente começou com duas horas por semana, uma vez por semana e depois dobramos esse tempo. Os alunos não reclamam do horário, eles gostam de estar lá, eles são muito atentos, aprenderam muito”.

Experiência

Laura Salmazio é aluna do 9º ano e disse que gostou muito de fazer parte do projeto. “Fazer a aula de teatro tirou um pouco a gente de casa, e isso ajudou a gente a perder a vergonha. Com a peça, eu aprendi que nós temos escolhas e que dependemos muitas vezes delas para sobreviver”.

A colega de Laura, Micael Barbosa também aprovou o projeto e as aulas de teatro. “Hoje em dia, a gente está muito mais em casa, e é bom para socializar também com outras pessoas sem ser de seu núcleo. Achei o tema bem legal, fala sobre escolhas, sobre tudo que você planta, você colhe, e isso é bom não só para se divertir como uma peça, mas bom para entender sobre escolhas e consequências”.

Os alunos da Escola Municipal Leire Pimentel apresentarão a peça nesta quarta-feira (30).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Alunos da Escola Sesi inovam com projeto para converter ilhas de calor nas cidades em energia

Na busca por soluções inovadoras, estudantes exploram novas formas de geração de energia limpa e sustentável

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Ondas de calor em série, fenômenos climáticos extremos, temperaturas até 5 graus mais altas do que a média. As mudanças climáticas no Brasil têm dominado as discussões na sociedade. Diante do desafio de enfrentar as consequências dessas transformações, alunos da Escola Sesi se destacam com projetos que podem complementar as fontes de energia tradicionais e melhorar a vida nas áreas urbanas.

Um dos projetos mais ambiciosos envolve o aproveitamento das “ilhas de calor” urbanas — fenômenos comuns em grandes cidades, onde a temperatura é mais elevada em certas áreas devido à concentração de concreto e asfalto. A partir da identificação desses focos de calor, estudantes desenvolvem uma forma de captar essa energia térmica e convertê-la em eletricidade.

O objetivo é criar uma solução que complemente a energia solar, potencializando o uso de fontes renováveis no ambiente urbano, como explica o professor Leandro Félix, orientador do projeto.

“Esse tipo de energia seria usado para alimentar circuitos mais simples, já que, por enquanto, não tem a capacidade de fornecer energia para uma casa inteira. Mesmo assim, os primeiros resultados indicam que o protótipo pode armazenar a energia gerada, o que abre portas para futuras aplicações em grande escala”.

Os alunos responsáveis pela pesquisa, Isabelly Gianini, Vitória, Mallu, Yasmim e Dueck, do 2º e 3º anos do ensino médio, são coordenados pelos professores Leandro Félix e Lilian Resende.

“Uma dificuldade que a gente teve foi ver como iríamos transformar calor em energia sem uma fonte elétrica ligada. Estudamos e encontramos um efeito que nos permite fazer essa conversão em um protótipo”, explica Isabelly, do 3º ano.

A solução proposta utiliza um dispositivo experimental capaz de transformar o calor acumulado nas ilhas de calor em uma corrente elétrica. A ideia, ainda em fase de testes, busca viabilizar o uso dessa energia em circuitos simples, como tomadas, o que seria uma ajuda considerável, especialmente em áreas com maior incidência de calor.

Imagens de satélite mostram expansão das placas solares na capital

Outro projeto da turma de iniciação científica da Escola Sesi também chama a atenção. Utilizando a plataforma Google Earth, os estudantes estão mapeando o avanço das placas solares em três áreas de Campo Grande ao longo das últimas duas décadas. Essa metodologia de geoidentificação permite visualizar a expansão do uso de energia solar na capital, além de oferecer informações valiosas.

“Com o Google Earth, conseguimos especializar os pontos de estudo de forma dinâmica, o que pode ajudar tanto o poder público quanto privado a identificar padrões, tanto cronológicos quanto socioeconômicos, das regiões”, comenta a aluna Vitória Tavares, participante da pesquisa.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Educação

Da sala de aula ao Senado Federal: jornada de professora e aluno da Rede Pública de MS inspira o futuro

No Dia do Servidor, histórias como a da educadora Izabel e do estudante Miguel exemplificam o poder transformador do atendimento à população feito pelas mãos dos funcionários públicos

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As paredes da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, no bairro Moreninhas, em Campo Grande, testemunharam momentos inesquecíveis da jornada de Izabel e Miguel, uma dupla que representa o impacto silencioso, mas poderoso dos servidores públicos no cotidiano das pessoas.

Com 20 anos de atuação como professora do Estado e há seis anos na escola, Izabel Menezes transformou o ambiente escolar em um espaço de incentivo e acolhimento. A última conquista, a participação e vitória de seu aluno Miguel Partzlaff no concurso Jovem Senador, ilustra o resultado de um trabalho incansável. Ganharam direito a ir a Brasília recentemente para uma semana de vivência legislativa.

“Trabalhar com o estudante é o resultado que dá certo”, comenta a educadora, sorrindo ao lembrar das aulas e conversas que prepararam Miguel para o concurso. Entre planos de aula e ensaios de redação, foi cultivada a confiança que transformou o aluno. “Como eu sempre digo, a convivência é o ponto de partida”, ela reforça.

Izabel acredita que é a relação de confiança e proximidade com os alunos que permite a eles explorar o seu potencial, superando desafios e limitações.

Para Miguel, o apoio foi decisivo. “Eu até não queria participar, não me senti capaz, mas a minha professora me ajudou”. Miguel mergulhou na pesquisa histórica e legislativa, e, por meio de estudos e encorajamento, finalmente conseguiu embarcar rumo ao Congresso Nacional, onde se encontrou com jovens de todos os cantos do Brasil. “Foi muito bom ter a Izabel como minha apoiadora, minha professora”, comemora.

Izabel em atividade com seus alunos na biblioteca da escola estadual

Na visão da professora, essa conquista vai além de uma competição. Ela simboliza a evolução pessoal do jovem que agora, como ela diz, é “um Miguel que foi e outro que voltou”. Izabel, emocionada, fala do orgulho de ver seu aluno desbravar novos espaços e do impacto positivo da experiência. “Ver ele conhecendo outras culturas, vislumbrando outras possibilidades dentro do próprio país, foi muito gratificante.”

Miguel não apenas absorveu o conhecimento sobre a estrutura política do país, mas também passou a acreditar em sua capacidade de transformação. A experiência no Senado mudou sua perspectiva sobre o próprio futuro e o projetou a planejar novos caminhos, reforçando sua confiança no poder transformador da educação e no papel fundamental dos professores.

“Acredito que a educação pode sim transformar a juventude e os professores são muito especiais nesse contexto, porque eles fazem o estudante perceber que é capaz de mudar sua realidade”, afirma.

Essa narrativa é a primeira de muitas que reforçam a aliança entre o governo e a sociedade sul-mato-grossense, evidenciando como os servidores, que atuam com dedicação em diversas áreas, são fundamentais para o acesso da população aos seus direitos e para o fortalecimento da cidadania.

Em histórias como a de Izabel e Miguel, vemos que o trabalho desses profissionais não apenas transforma o presente, mas também lança sementes para um futuro promissor, sem deixar ninguém para trás.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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