fbpx
Connect with us

Esportes

Estudantes-atletas de Mato Grosso do Sul trazem 57 medalhas dos Jogos Escolares Brasileiros

Além disso, as equipes representam o estado nas modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, em ambos os naipes.

Publicado

on

 

A equipe estadual foi composta por 203 estudantes-atletas, de 12 a 14 anos, organizada e coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A competição foi realizada pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar).

As modalidades disputadas foram atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling (luta olímpica) e xadrez, tanto no masculino quanto no feminino. Na ginástica rítmica, a participação foi exclusivamente no feminino.

Além disso, as equipes representam o estado nas modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, em ambos os naipes.

Entre os destaques do último bloco de competição estão: Thomas Ryu, com uma medalha de ouro no karatê (kumite); Brian Colombelli Parra, que conquistou uma medalha de prata no solo e uma de bronze no salto (ginástica artística); Paulo Dantas Lopes, que levou bronze nos 50 metros costas; e a equipe feminina de xadrez, que garantiu o bronze na classificação geral.

O atleta de Três Lagoas, Thomas Ryu Kobayashi, de 14 anos, conquistou a medalha de ouro na série ouro no kumite. Além disso, garantiu a prata na série prata no kata.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Esportes

Surdoatletas disputam Campeonato Brasileiro de Ciclismo e Mountain Bike em Campo Grande

No sábado (19), ocorrerão as disputas de ciclismo de estrada, com as modalidades de 1.000 metros sprint e individual contrarrelógio.

Publicado

on

Campo Grande será palco do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike para atletas surdos, no sábado (19) e domingo (20). O evento, que reúne ciclistas de várias partes do país, busca promover a prática esportiva entre surdoatletas, incentivando a inclusão e o desenvolvimento no esporte.

A competição é organizada pela CBDS (Confederação Brasileira de Desportos de Surdos) junto à FDSMS (Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul), com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

No sábado (19), ocorrerão as disputas de ciclismo de estrada, com as modalidades de 1.000 metros sprint e individual contrarrelógio. A competição contará com a participação de surdoatletas de seis federações nas categorias masculino e feminino: Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba e Rio de Janeiro.

Já no dia domingo (20), será a vez da competição de Mountain Bike, com surdoatletas representando oito federações. As provas acontecerão nas categorias masculino e feminino, com atletas de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Paraíba, Paraná e Bahia. Cerca de 30 atletas estão confirmados, com três representantes sul-mato-grossenses.

A cerimônia de abertura será realizada na sexta-feira (18), às 14 horas, no prédio da Setesc. Segundo Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, é um orgulho para o estado receber competições de caráter inclusivo, oferecendo suporte necessário aos atletas.

“Esse campeonato é de grande relevância, pois é classificatório para o Mundial de Ciclismo. A Fundesporte tem imenso prazer em colaborar com a organização de um evento dessa magnitude. Ele faz parte do nosso planejamento anual, com o objetivo de fomentar o ciclismo e os esportes voltados à comunidade surda”, afirmou.

Adriano Gianotto, presidente da FDSMS, espera que os atletas tenha bom desempenho na competição. “Meu desejo é que os atletas alcancem alta performance no ranking e possam, futuramente, garantir a bolsa atleta. Este evento, realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, é fundamental para o ranking nacional e internacional das modalidades”, ressaltou.

Os vencedores do campeonato terão a chance de se classificar para a Surdolimpíada Internacional, que ocorrerá entre os dias 15 e 26 de novembro de 2025, em Tóquio, no Japão.

Confira o percurso da competição de mountain bike (clique para acessar) e do competição de ciclismo de estrada (clique para acessar).

Confira a programação do Campeonato Brasileiro de Ciclismo e Mountain Bike:

Sexta-feira (18)

14h – Cerimônia de abertura

14h30 – Entrega dos kits

15h – Congresso técnico

Local: Setesc – Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho” – 6º andar – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro

15h30 – Saída para reconhecimento do local de prova no Parque dos Poderes. O reconhecimento do percurso de mountain bike é opcional para os atletas.

Sábado (19)

Prova de ciclismo de estrada (speed), seguida da cerimônia de premiação
Horário: 15h
Local: em frente à SAD (Secretaria de Estado de Administração) – Av. Desembargador José Nunes da Cunha – Parque dos Poderes

Domingo (20)

Prova de mountain bike, seguida da cerimônia de premiação
Horário: 7h
Local: Praça José Abrão – R. Arnaldo Horta, 79 – Conj. José Abrão

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Copa Mercosul de Basquete de Base promove intercâmbio cultural e esportivo entre jovens atletas

Com equipes das categorias sub-14, sub-16 e sub-18, o torneio desafia tecnicamente os jogadores e permite que se conectem com culturas e estilos de jogo diferentes.

Publicado

on

A 1ª Copa Mercosul de Basquetebol de Base, que teve sua cerimônia de abertura realizada na noite desta quarta-feira (16), no ginásio do Cemte (Centro Municipal de Treinamento Esportivo), em Campo Grande, vai muito além da competição em quadra. A competição é uma oportunidade de intercâmbio cultural e esportivo para jovens atletas do Brasil, Paraguai e Bolívia.

Com equipes das categorias sub-14, sub-16 e sub-18, o torneio desafia tecnicamente os jogadores e permite que se conectem com culturas e estilos de jogo diferentes.

A Copa é organizada pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball) em parceria com a FBMS (Federação de Basketball de Mato Grosso do Sul) e apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

As disputas já começaram nesta quarta-feira (16) e seguem até sábado (19). As partidas acontecem no Cemte e no ginásio do Sesc Horto. A seleção de Mato Grosso do Sul carrega o nome do Brasil no torneio e é composta por atletas de várias cidades, como Campo Grande, Dourados, Maracaju, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O Paraguai está sendo conduzido pelos times Area 4 e Espica, enquanto a Bolívia tem o Santa Cruz como representante. A competição tem disputas tanto no masculino quanto no feminino em todas as categorias.

Durante a solenidade que abriu oficialmente a competição, o presidente da FBMS, Eduardo Marques, conhecido como “Batata”, destacou a importância da competição para o intercâmbio esportivo entre os países vizinhos, aproveitando a posição estratégica de Mato Grosso do Sul como estado fronteiriço.

“O nosso estado está muito próximo de Bolívia, Paraguai e também da Argentina. Acho que esse tipo de intercâmbio é essencial e tem que acontecer mais vezes. Para esses jovens, enfrentar times internacionais é uma experiência fantástica. Além do desafio dentro de quadra, há o aprendizado de conviver com atletas que falam outras línguas e trazem estilos de jogo distintos. Isso agrega muito ao desenvolvimento deles, tanto como jogadores quanto como indivíduos”, afirmou Marques.

O dirigente também mencionou que a expectativa para as próximas edições é ampliar o número de países participantes. “Para o ano que vem, esperamos ter seis países competindo, incluindo a Argentina e o Uruguai, que não puderam participar este ano devido a ajustes no calendário. Estamos confiantes de que a Copa Mercosul continuará crescendo”, salientou Marques.

Pitoncito Rojas, chefe da delegação boliviana, também salientou a relevância da participação no torneio e o esforço da equipe para estar presente.

“Viemos de longe, de Santa Cruz de la Sierra, uma viagem de mais de mil quilômetros, tudo pelo esporte, pelo basquetebol. Queremos que nossos jovens atletas tenham a oportunidade de competir e conhecer outra cultura do basquetebol, ampliando seus horizontes dentro e fora de quadra”.

Representante da delegação do Paraguai, Fernando Domingues não poupou elogios à organização do torneio.

“A estrutura que encontramos aqui é realmente impressionante. É uma competição que tem potencial para crescer ainda mais nos próximos anos, envolvendo mais países e proporcionando experiências inesquecíveis para os atletas dos países irmãos. Estamos aqui pelo basquetebol, pelo esporte e, sobretudo, pelo futuro desses jovens”.

Confira neste link a tabela completa de jogos da Copa Mercosul. A entrada é gratuita.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Surdoatletas disputam Campeonato Brasileiro de Ciclismo e Mountain Bike em Campo Grande

O evento, que reúne ciclistas de várias partes do país, busca promover a prática esportiva entre surdoatletas, incentivando a inclusão e o desenvolvimento no esporte.

Publicado

on

Campo Grande será palco do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike para atletas surdos, no sábado (19) e domingo (20). O evento, que reúne ciclistas de várias partes do país, busca promover a prática esportiva entre surdoatletas, incentivando a inclusão e o desenvolvimento no esporte.

A competição é organizada pela CBDS (Confederação Brasileira de Desportos de Surdos) junto à FDSMS (Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul), com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

No sábado (19), ocorrerão as disputas de ciclismo de estrada, com as modalidades de 1.000 metros sprint e individual contrarrelógio. A competição contará com a participação de surdoatletas de seis federações nas categorias masculino e feminino: Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba e Rio de Janeiro.

Já no dia domingo (20), será a vez da competição de Mountain Bike, com surdoatletas representando oito federações. As provas acontecerão nas categorias masculino e feminino, com atletas de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Paraíba, Paraná e Bahia. Cerca de 30 atletas estão confirmados, com três representantes sul-mato-grossenses.

A cerimônia de abertura será realizada na sexta-feira (18), às 14 horas, no prédio da Setesc. Segundo Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, é um orgulho para o estado receber competições de caráter inclusivo, oferecendo suporte necessário aos atletas.

“Esse campeonato é de grande relevância, pois é classificatório para o Mundial de Ciclismo. A Fundesporte tem imenso prazer em colaborar com a organização de um evento dessa magnitude. Ele faz parte do nosso planejamento anual, com o objetivo de fomentar o ciclismo e os esportes voltados à comunidade surda”, afirmou.

Adriano Gianotto, presidente da FDSMS, espera que os atletas tenha bom desempenho na competição. “Meu desejo é que os atletas alcancem alta performance no ranking e possam, futuramente, garantir a bolsa atleta. Este evento, realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, é fundamental para o ranking nacional e internacional das modalidades”, ressaltou.

Os vencedores do campeonato terão a chance de se classificar para a Surdolimpíada Internacional, que ocorrerá entre os dias 15 e 26 de novembro de 2025, em Tóquio, no Japão.

Confira o percurso da competição de mountain bike (clique para acessar) e do competição de ciclismo de estrada (clique para acessar).

Confira a programação do Campeonato Brasileiro de Ciclismo e Mountain Bike:

Sexta-feira (18)

14h – Cerimônia de abertura

14h30 – Entrega dos kits

15h – Congresso técnico

Local: Setesc – Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho” – 6º andar – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro

15h30 – Saída para reconhecimento do local de prova no Parque dos Poderes. O reconhecimento do percurso de mountain bike é opcional para os atletas.

Sábado (19)

Prova de ciclismo de estrada (speed), seguida da cerimônia de premiação
Horário: 15h
Local: em frente à SAD (Secretaria de Estado de Administração) – Av. Desembargador José Nunes da Cunha – Parque dos Poderes

Domingo (20)

Prova de mountain bike, seguida da cerimônia de premiação
Horário: 7h
Local: Praça José Abrão – R. Arnaldo Horta, 79 – Conj. José Abrão

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67