fbpx
Connect with us

Serviços

Escolagov está com inscrições abertas para cursos virtuais e presenciais gratuitos

49 cursos estão sendo disponibilizados em diversas áreas

Publicado

on

A Escolagov (Fundação Escola de Governo) está com inscrições abertas para cursos gratuitos nos formatos presencial e a distância. Com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão e a capacitação dos servidores do Poder Executivo Estadual, 49 cursos estão sendo disponibilizados nas áreas de Comunicação, Gestão de Pessoas, Compras e Contratos, Sistemas, Ferramentas Tecnológicas, Administração Pública, Planejamento Estratégico e Gestão Previdenciária.

A lista completa dos cursos com as suas respectivas descrições, cargas horárias e períodos de inscrições está disponível no Portal do Aluno da Escolagov Para realizar a inscrição no curso pretendido, basta realizar o login no site e enviar a justificativa da adesão. Informações adicionais podem ser obtidas na Fundação Escola de Governo pelo telefone (67) 3321-6100.

Os cursos na modalidade a distância (EAD) ficam disponíveis 24 horas por dia e são ideais para quem busca praticidade, flexibilidade, comodidade, economia de tempo e principalmente a economia financeira.

Entre os novos cursos ofertados na modalidade presencial está o de “Oratória” distribuídos em duas turmas, a Turma I disponibiliza 30 vagas à Escola Penitenciária de Mato Grosso do Sul e a Turma II mais 30 vagas destinadas a todos servidores do Estado. As inscrições seguem até o dia 2 de março e as aulas iniciam no dia 6 de março. O objetivo do curso é aprimorar a comunicação e apresentar diferentes técnicas de oratória e uma linguagem verbal e não-verbal com segurança e eficácia.

No formato on-line, o curso “Comunicação Assertiva para Lideranças” é direcionado aos servidores que exercem a função de liderança no contexto do serviço público. A capacitação recebe inscrição até o dia 28 de fevereiro e inicia no dia 6 de março, entre às 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. A capacitação é dividida em 15h teóricas e 15h de estudo dirigido.

Cursos ofertados na modalidade presencial:

Oratória – Turma I /exclusivo para a Espen e Turma II /aberta a todos servidores

Período do curso 06/03/2023 à 10/03/2023

Carga horária: 20 horas (cada turma)

Objetivo: O objetivo do curso é aprimorar a comunicação e apresentar diferentes técnicas de oratória e uma linguagem verbal e não-verbal com segurança e eficácia.

Cursos a distância disponíveis:

Comunicação Assertiva para Liderança

Inscrições: 28 de fevereiro

Período do curso 06/03/2023 à 10/03/2023

Carga horária: 15 horas

Objetivo: O curso visa capacitar profissionais que atuam como líderes e desejam destravar a sua comunicação e se conectar com pessoas.

Atendimento ao Público

Inscrições: Até o dia 31 de março

Carga horária: 30 horas

Objetivo: Discutir questões centrais na prática do atendimento numa abordagem comunicativa-interacional. Apresentar e analisar estratégias discursivas e características da interação face a face e por telefone. Construir regras para um atendimento eficaz.

Liderança e Gestão de Pessoas

Inscrições: Até o dia 31 de março

Carga horária: 30 horas

Objetivo: Apresentar a mudança de paradigma na condução das atividades no serviço público onde as funções de Gerência e Chefia devem agora ser convertidas para liderança.

Noções Básicas – Administração Pública

Inscrições: Até o dia 31 de março

Carga horária: 20 horas

Objetivo: A proposta é oferecer subsídios teóricos e práticos relativos aos conceitos, princípios, formas de gestão e desenvolvimento tecnológico no setor público visando situar o (a) servidor(a) no contexto da estrutura organizacional e programática da Administração Pública.

Normas e Procedimentos de Gestão de Protocolo

Inscrições: Até o dia 31 de março

Carga horária: 40 horas

Objetivo: O Curso Normas e Procedimentos de Gestão de Protocolo, demonstra as normas, as regras e os procedimentos técnicos, que deverão ser utilizados por todos os órgãos da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações do Poder Executivo Estadual, na execução das atividades pertinentes à abertura, à operacionalização e à movimentação de documentos, bem como, a informação conceitual da nova ferramenta que utilizará a Numeração Única de Protocolo–NUP, que irá substituir o atual Sistema de Protocolo Integrado/ SPI.

Excel

Inscrições: Até o dia 31 de março

Carga horária: 20 horas

Objetivo: Proporciona aos alunos conhecimentos básicos acerca da ferramenta Microsoft Excel, oferecendo a possibilidade de manipular e criar planilhas eletrônicas com o diferencial dinâmico da ferramenta.

Elaboração e Gerenciamento de Projetos

Inscrições: Até o dia 31 de março

Carga horária: 20 horas

Objetivo: Conhecer os fundamentos da elaboração e do gerenciamento de projetos voltados ao setor público.

Licitação

Inscrições: Até o dia 31 de março

Carga horária: 20 horas

Objetivo: Propiciar ao aluno conhecimentos acerca de licitações, os atuais entendimentos da Corte de Contas, oferecendo a possibilidade de aplicar na prática o conhecimento teórico.

Contratos e Registro de Preços

Inscrições: Até o dia 31 de março

Carga horária: 20 horas

Objetivo: Propiciar ao aluno conhecimentos acerca de contratos e Registro de Preços, os atuais entendimentos da Corte de Contas, oferecendo a possibilidade de aplicar na prática o conhecimento teórico.

e-DOCMS Sistema de Comunicação Eletrônica

Inscrições: Até o dia 31 de março

Carga horária: 4 horas

Objetivo: Explicar os principais tópicos do Manual de Comunicação Oficial. – Identificar as características de acesso, perfil e tipos de telas do sistema eDOCMS.

Orientações Webconference

Inscrições: Até o dia 31 de março

Carga horária: 6 horas

Objetivo: A partir desse novo cenário, algumas dicas podem deixar sua videoconferência mais interessante e com melhor funcionamento. Abaixo, algumas dicas que podem impulsionar sua chamada ou reunião.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Serviços

Produtores de ovinos e caprinos terão prazo de um ano para regularizar rebanhos junto a Iagro sem multas

Hoje Mato Grosso do Sul conta com rebanho de 9.945 Caprinos em 943 propriedades, e 264.952 ovinos distribuídos em 10.092 propriedades.

Publicado

on

Os produtores de caprinos e ovinos terão prazo de um ano para regularizarem seus rebanhos junto à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). A determinação consta da portaria Iagro MS Nº 3.743, de 01 de novembro de 2024, que estabelece diretrizes para o Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos do Estado do Mato Grosso do Sul e dá outras providências.

Com a publicação da portaria os produtores de caprinos e ovinos terão anistia até 31 de dezembro de 2025 sem ônus para regularizarem seus rebanhos junto ao órgão de defesa animal.

A anistia concedida aos produtores rurais, detentores de caprinos e ovinos, acontecerá nas campanhas de atualização cadastral e de declaração semestral de rebanhos das seguintes datas: 01 a 30 de novembro de 2024; 01 a 31 de maio de 2025 e 01 a 30 de novembro de 2025.

Hoje Mato Grosso do Sul conta com rebanho de 9.945 Caprinos em 943 propriedades, e 264.952 ovinos distribuídos em 10.092 propriedades.

Segundo o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a medida foi tomada para atender a vários pedidos da cadeia produtiva da ovinocultura do Estado.

“O objetivo foi atender a pedidos dos produtores rurais, da Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura do Estado do MS, e por nós da defesa animal, por entendermos que ainda há a necessidade de uma maior atualização dos rebanhos de caprinos e ovinos sul-mato-grossenses”, destacou Ingold.

A anistia também será concedida entre as campanhas de atualização cadastral e declaração semestral de rebanhos, até 31 de dezembro de 2025.

“Todos os os produtores rurais possuidores de rebanhos caprinos e ovinos que estiverem desatualizados, tanto os que tem a mais, quanto os que tem a menos, deverão fazer a atualização, deverão aproveitar essa última oportunidade de regularização sem ônus para os mesmos” complementa a Chefe do Núcleo do Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos, da Iagro, Suzana Ortega.

A regularização dos saldos de caprinos e ovinos, deverá ser efetuada através da utilização do Formulário de Declaração do Produtor de Saldo de Caprinos e Ovinos (FOR.DDSA. NPNSCO.003 – documento disponível no endereço eletrônico http://www.iagro.ms.gov.br/programa-nacionalde-sanidade-caprinos-e-ovinos-pnsco/).

O formulário deverá ser preenchido e assinado pelo produtor rural ou seu representante legal, e deverá ser entregue em uma Unidade Local da IAGRO para efetivação da regularização.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Serviços

Campanha de atualização cadastral e de rebanhos começa dia 1º de novembro em MS

A Iagro disponibiliza um telefone para retirar as dúvidas dos produtores por meio do 0800-647 67 13.

Publicado

on

A campanha de atualização dos rebanhos no MS começa no dia 1º novembro e se estenderá até 30 novembro. A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.

De acordo com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), a partir desta data, a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) somente poderá ser realizada após a realização da declaração, com exceção da movimentação de animais para abate nos frigoríficos.

O objetivo é atender as ações estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, rumo a obtenção da área livre de aftosa sem vacinação.

“O documento assegura a manutenção do status sanitário do nosso rebanho e atender aos mais altos padrões de qualidade”, explica o presidente da Iagro Daniel Ingold.

Ele salienta que a atualização cadastral é feita em duas campanhas, nos meses de maio e agora em novembro. Nestes períodos os produtores devem fazer a atualização dos dados cadastrais e de seus rebanhos.

A declaração é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, galinha, galinha-d’angola, ganso, marreco, pato, peru, ratitas, perdiz, aves não destinadas à produção de carne ou ovos (ornamentais/silvestres), codorna, suíno, caprino, ovino, equino, asinino, muar, abelha, bicho da seda e animais aquáticos.

A Iagro disponibiliza um telefone para retirar as dúvidas dos produtores por meio do 0800-647 67 13.

Notificações

A Iagro também informa que a qualquer notificação de suspeita ou ocorrência de doença em animais deve ser informada ao Serviço Veterinário Oficial (SVO). Isto vale aos cidadãos, organização ou instituição que tenham animais sob sua responsabilidade.

Ingold ressalta que quanto mais cedo o serviço veterinário toma conhecimento de suspeita de doenças em animais, mais ágil é a intervenção, evitando um problema mais grave.

COMO NOTIFICAR?

Emergência Sanitária ou denúncias

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Serviços

Pagamento por PIX supera métodos tradicionais e se torna preferência do consumidor da Sanesul

Pesquisa recente revela que 51,21% dos usuários dos sistemas de abastecimento de água e esgoto preferem realizar o pagamento de suas faturas por meio do PIX

Publicado

on

Nos últimos anos, a Sanesul tem demonstrado um compromisso contínuo com a inovação e a satisfação de seus usuários. Apesar de ser amplamente bem avaliada no cenário nacional pela qualidade dos serviços prestados, a empresa agora também se destaca por adotar novas formas de pagamento que proporcionam mais comodidade aos seus clientes.

Entre essas modalidades, o PIX tem se consolidado como a principal escolha dos consumidores.

Uma pesquisa recente realizada pelo IPR (Instituto de Pesquisa Resultado) revela que 51,21% dos usuários dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Sanesul preferem realizar o pagamento de suas faturas por meio do PIX, destacando a praticidade e a rapidez que essa modalidade oferece.

A pesquisa, conduzida entre 27 de julho e 3 de agosto de 2024, abrangeu 2.400 entrevistados em 21 cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo importantes municípios como Aquidauana, Miranda, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.

O estudo aponta que, além do PIX, as Lotéricas ainda possuem grande relevância como opção de pagamento, sendo a preferência de 30,71% dos consumidores.

Modalidades mais tradicionais, como o débito automático e a rede bancária, aparecem com menor adesão, escolhidas por 10,08% e 8% dos entrevistados, respectivamente.

Esses dados refletem a mudança no comportamento do consumidor e também a capacidade de adaptação da Sanesul em oferecer múltiplos meios de pagamento.

A empresa, que já é reconhecida pela eficiência em serviços de saneamento, demonstra que sua gestão está atenta às tendências tecnológicas e às demandas de praticidade dos clientes.

Essa postura proativa em relação à modernização dos serviços coloca a Sanesul em um patamar elevado de aprovação e eficiência.

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, ressalta que o foco da empresa vai além de atender às necessidades básicas da população, buscando sempre inovar e facilitar a vida dos consumidores, especialmente em um contexto onde a digitalização dos serviços está cada vez mais presente.

Com isso, a Sanesul se mantém como uma referência não apenas em saneamento, mas também em gestão inovadora e atendimento ao público, oferecendo soluções que atendem às novas exigências dos tempos modernos e que se alinham com as expectativas dos seus usuários.

O crescimento do uso do PIX é apenas um exemplo de como a empresa continua a evoluir e a proporcionar mais comodidade para seus clientes.

“A adesão expressiva ao PIX demonstra que nossos clientes valorizam a conveniência e a eficiência nos serviços que prestamos. Estamos empenhados em ampliar e aprimorar constantemente nossas opções de pagamento para atender às necessidades da população sul-mato-grossense”, avalia o dirigente.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67