fbpx
Connect with us

Cidades

Escola agrícola da reme terá expansão de área para aulas práticas com estudantes

A ação aconteceu durante a reunião de pais e gera expectativa na comunidade escolar.

Publicado

on

As aulas práticas no campo para os alunos da Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, no distrito de Rochedinho, serão incrementadas a partir do próximo ano letivo. A unidade terá mais 10 hectares para que os estudantes desenvolvam atividades ligadas às práticas agrícolas como plantio e cuidado com os animais. A entrega simbólica da área foi realizada na sexta (21), com a assinatura do termo de cedência. A ação aconteceu durante a reunião de pais e gera expectativa na comunidade escolar.

A prefeita de Campo Grande Adriane Lopes destacou que a extensão da área da unidade escolar vai valorizar e priorizar a educação no Distrito. “Estamos ampliando as ações na Escola Barão do Rio Branco. Serão 10 hectares cedidos por dois ex-alunos, para que as crianças possam desenvolver as práticas agrícolas e multiplicar a experiência do agronegócio  que a escola ensina para os jovens”.

A comerciante Juliana Araújo tem dois filhos na escola e avalia que a área será bem aproveitada pelos alunos. “É muito gratificante ver a evolução das crianças, o empenho dos professores e o cuidado da direção. Realmente é uma escola diferenciada e a gente percebe isso. As pessoas vêm até Rochedinho para comprar o famoso queijo e com a área, com certeza vai ter mais produção de leite e mais queijo para comercialização”, afirmou.

Os alunos também já aguardam pelas primeiras aulas na nova área. É o caso da Emily Vitória Rodrigues, 7 anos, que já ajuda a cuidar da horta na escola.

O produtor rural Luiz Carlos Cobalchini acredita que as aulas práticas no campo vão ajudar na melhoria do ensino. “A escola já é excelente e a interação dos alunos com a prática existe. Mas com certeza vai contribuir muito para a vivência deles com o cuidado dos animais, das plantas. É um ganho enorme”. Ele e a esposa, Elissandra Canesin Garcia, relatam que os dois filhos do casal – de 7 e 9 anos – começaram a estudar na unidade em 2022. “Eles amam a escola, e esse discernimento em praticar é muito importante”, comentou Elissandra.

A cessão de uso da área será por cinco anos, com intenção de arrendamento por mais cinco anos. A escola irá promover benfeitorias como a construção de galpão de suínos, mangueiro, barracão para leiteria e ordenha, e outro barracão para armazenamento de insumos – com banheiro e depósito. “É um avanço muito grande para toda a comunidade escolar. Será mais um espaço pedagógico, onde os alunos poderão aplicar o conhecimento teórico e valorizar a cultura campesina, presente no dia a dia dos educandos”, afirmou o diretor da escola, Francisley Galdino da Silva.

Orientação Técnica

Os alunos e funcionários já produzem queijo, doces e geleias, além de verduras que são comercializadas e doadas na região. Na área zootécnica, a escola tem criação de abelhas sem ferrão, frangos de corte e de postura. E para que tudo seja feito com os melhores procedimentos agrícolas, a unidade escolar tem o apoio técnico da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro).

Atualmente, a Sidagro orienta sobre os melhores processos nas hortas – orgânica e sintrópica – e orientação técnica na construção da cozinha experimental, em relação aos procedimentos corretos para obter o Selo SIM (Selo de Inspeção Municipal). Com isso, os alunos-produtores poderão comercializar os produtos dentro dos estabelecimentos de Campo Grande ampliando o mercado de vendas, já que o SIM é obrigatório para todos os produtos de origem animal. O selo atesta que os produtos são apropriados ao consumo e não apresentam risco à saúde humana.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Confira o “abre e fecha” do feriado da Proclamação da República em Dourados

A medida estende a pausa no funcionamento de órgãos e repartições municipais e estaduais, que só retomam as atividades na segunda-feira, dia 18, exceto para serviços essenciais.

Publicado

on

Com a decretação de ponto facultativo para esta quinta-feira, 14 de novembro, e a proximidade do feriado nacional da Proclamação da República, celebrado na sexta-feira, 15 de novembro, a Prefeitura de Dourados anunciou um recesso prolongado em diversos setores públicos.

A medida estende a pausa no funcionamento de órgãos e repartições municipais e estaduais, que só retomam as atividades na segunda-feira, dia 18, exceto para serviços essenciais.

Saúde e Coleta de resíduos

Durante o período, os atendimentos de saúde estarão concentrados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital da Vida. Postos de saúde e o Pronto.

Atendimento Médico (PAM) permanecerão fechados, mas a Farmácia do PAM seguirá aberta diariamente, das 7h às 17h, garantindo o abastecimento de medicamentos para a população.

A coleta de resíduos será realizada normalmente, enquanto o Picador e os Ecopontos interromperão as atividades apenas na sexta-feira, 15.

Comércio e Agências bancárias

De acordo com o presidente do Sindicom, Everaldo Leite Dias, alguns estabelecimentos do comércio de rua ficarão abertos conforme acordado em convenção, e o shopping Avenida Center estará em funcionamento no dia 15, das 10h às 22h.

Já as agências bancárias fecham as portas na quinta-feira e reabrem na segunda-feira, 18.

No entanto, uma nova interrupção está prevista para a quarta-feira, 20 de novembro, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra.

Continue Lendo

Cidades

Projeto incentiva alunos à prática do futebol de botão em escola de Dourados

O evento contou com a participação de jogadores profissionais da modalidade, que realizaram demonstrações e interagiram com alunos em jogos exibicionais, promovendo o esporte de maneira divertida e educativa.

Publicado

on

Nesta terça-feira (12), a Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa, em Dourados, recebeu a inauguração de duas mesas profissionais de futebol de botões, como parte do projeto “Educação Digna, Inclusiva e Feliz” do Ministério Público Estadual.

O evento contou com a participação de jogadores profissionais da modalidade, que realizaram demonstrações e interagiram com alunos em jogos exibicionais, promovendo o esporte de maneira divertida e educativa.

Em entrevista, o promotor de justiça João Linhares, responsável pelo projeto, explicou a origem e os objetivos dessa iniciativa, que visa fortalecer a educação pública em Dourados, especialmente nas zonas urbanas, rurais e nas aldeias indígenas.

Ele contou que o projeto foi idealizado durante a pandemia, quando foi percebido que muitas escolas careciam de infraestrutura básica. Através de acordos e leis que preveem a destinação de recursos para unidades educacionais, o projeto tem promovido melhorias significativas em várias áreas.

“Verificamos que algumas escolas careciam de estrutura básica, e com a destinação de recursos, buscamos melhorar as condições das unidades estudantis. As escolas, por sua vez, têm a liberdade de decidir como investir os valores, porém orientamos que sejam feitas melhorias nas áreas de esportes, como quadras, vôlei, basquete e futsal. Já construímos mesas de ping-pong e agora estamos implantando pioneiramente em Dourados o futebol de mesa. Esse esporte, que já é praticado em 18 estados e conta com campeonatos internacionais”, destacou João Linhares.

O promotor ressaltou que a ideia é transformar as escolas em ambientes mais agradáveis, acolhedores e inclusivos, onde as crianças e jovens possam aprender a conviver com as diferenças e a trabalhar em conjunto.

“Nosso objetivo é contribuir para um ambiente escolar alegre, feliz, acolhedor e inclusivo, onde as crianças saibam viver com os outros, respeitar as diferenças e aprender a dialogar, construir pensamentos e trabalhar juntos. Em um mundo cada vez mais dividido pelas redes sociais, é importante que o esporte sirva como uma ferramenta de integração e aprendizado”, afirmou.

“O projeto ‘Educação Digna, Inclusiva e Feliz’ tem como missão não apenas melhorar a infraestrutura, mas também promover valores como o respeito, o trabalho em equipe e a convivência saudável, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade”, concluiu Linhares.

O evento contou com a presença de jogadores profissionais da modalidade, que realizaram demonstrações e jogos exibicionais com as crianças e jovens da escola.

O botonista José Albereci, jogador profissional da modalidade em Porto Alegre, também expressou sua empolgação com a introdução do futebol de mesa em Dourados. O esporte, que tem uma história de mais de 50 anos no Brasil, é praticado em 18 estados e conta com campeonatos internacionais. Para Albereci, a instalação das mesas nas escolas é uma oportunidade para dar um novo impulso à modalidade em Mato Grosso do Sul.

“O futebol de mesa é um esporte fácil de aprender e pode ser praticado por qualquer pessoa. Esperamos que Dourados se torne um polo importante para a modalidade no estado, com a participação de mais escolas e cidades nas competições”, afirmou Albereci, destacando o impacto positivo que a prática pode ter na vida das crianças e dos jovens.

 

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Com ponto facultativo, Dourados divulga programação especial de serviços para o feriado prolongado

Órgãos e repartições públicas fecham no dia 14/11 e retornam apenas na segunda-feira, com exceção para serviços considerados essenciais

Publicado

on

Com o decreto de ponto facultativo para esta quinta-feira, 14 de novembro, em razão da transferência do feriado do Dia do Servidor Público (comemorado oficialmente em 28 de outubro), a Prefeitura de Dourados informa que haverá uma ponte com o feriado nacional de Proclamação da República, que acontece na sexta-feira, 15 de novembro.

Nesse período, órgãos e repartições públicas de Dourados terão um recesso prolongado. As atividades serão interrompidas no dia 14 e só retornam na segunda-feira, 18/11, com exceção apenas para os serviços considerados essenciais, como o atendimento em unidades de saúde de emergência e segurança pública.

Com o feriado prolongado, os serviços de saúde se concentram na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital da Vida. Postos de saúde e o PAM (Pronto Atendimento Médico) estarão fechados, entretanto, a Farmácia do PAM irá atender todos os dias, das 7h às 17h.

O serviço de coleta de resíduos funciona normalmente, enquanto o Picador e Ecopontos fecham no feriado do dia 15/11.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67