Connect with us

Geral

Em semana de reabertura, Sesc Teatro Prosa realiza show de Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro

Para o presidente do Sistema Comércio, Edison Araújo, reinaugurar o Sesc Teatro Prosa é reafirmar o compromisso do Sesc com a arte, a inclusão e a diversidade

Publicado

on

Na última terça-feira, 6 de agosto, o Sesc Teatro Prosa realizou o show “Saudações Pantaneiras”, com Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro para um público de aproximadamente 200 pessoas como parte da programação de reinauguração do teatro.

Para o presidente do Sistema Comércio, Edison Araújo, reinaugurar o Sesc Teatro Prosa é reafirmar o compromisso do Sesc com a arte, a inclusão e a diversidade. “Acreditamos que todos merecem experimentar a beleza e a profundidade da cultura, dando acesso democrático a ela. Com este teatro, queremos trazer nova vida e movimento ao comércio do nosso entorno e quem sabe até do turismo. Cultura e comércio são parceiros poderosos no desenvolvimento do nosso Mato Grosso do Sul”, destacou.

A diretora regional do Sesc MS, Regina Ferro, destacou a atuação da instituição no cenário cultural do estado, que já possui uma trajetória consolidada. “Este espaço renovado será um ponto de encontro para diversas manifestações artísticas e culturais, refletindo o nosso compromisso com a promoção da diversidade e da inclusão. Queremos que este teatro seja um local onde todos possam se sentir acolhidos e inspirados, contribuindo para o desenvolvimento cultural do nosso estado. Estamos entusiasmados com as novas possibilidades que este espaço trará.”

O show “Saudações Pantaneiras” está rodando o Brasil por meio do projeto do Sesc, Sonoro Brasil, e reúne músicas do cantor e compositor Geraldo Espíndola, um dos maiores expoentes da música popular brasileira e sul-mato-grossense, e do multi-instrumentista Marcelo Loureiro, um dos grandes nomes da música instrumental latina.

O Sonora Brasil, parte integrante da valorização do patrimônio cultural brasileiro pelo Sesc, oferece uma plataforma única para a disseminação da música regional. Criado em 1998, o projeto busca promover o desenvolvimento histórico da música no Brasil e democratizar o acesso a essa expressão cultural por meio de apresentações em diversas cidades do país.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Geral

Petrobras descobre nova camada de óleo no pré-sal da Bacia de Santos

Publicado

on

A Petrobras confirmou nesta sexta-feira (14) nova acumulação de petróleo na zona inferior ao reservatório principal do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. O volume foi identificado por meio de testes em uma profundidade de 5.600 metros.

De acordo com nota divulgada pela empresa, na inspeção foram usados perfis elétricos gerados por sonda introduzida em nova perfuração, para identificar caraterísticas geológicas e hidrológicas. O material gerado ainda está em análise pelos laboratórios da Petrobras.

A nota esclarece que “o Consórcio da Jazida Compartilhada de Búzios, formado pela Petrobras como operadora (participação de 88,98%), em parceria com a CNOOC (7,34%) e a CNPC (3,67%), tendo a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora, dará continuidade às análises dos resultados para continuidade das atividades na área”.

Produção média anual

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção média anual de petróleo e gás natural foi, em 2024, de 4,322 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). Desses, foram produzidos 3,358 milhões de barris por dia (bbl/d) de petróleo.

Cerca de 78% desta produção foi proveniente de reservatórios da camada pré-sal, uma formação localizada entre mil e 6 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. O campo de Búzios é considerado o maior do mundo em águas ultraprofundas e fica localizado no Rio de Janeiro, a 189 quilômetros da costa. Opera com produção em larga escala desde março de 2015, e no último ano ultrapassou a marca de 1 bilhão de barris de petróleo produzidos, no mês de março.

De acordo com o Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural da ANP, em 2024, a produção do campo de Búzios aumentou 2,40% em relação ao ano de 2023, representando 19,53% da produção marítima.

Relacionadas
Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência Brasil

Continue Lendo

Geral

Comissão Indígena da Câmara de Dourados visita CRAS na Aldeia Bororó

Publicado

on

Vereadores da Comissão Indígena se reuniram com a equipe de assistentes sociais (Foto: Assessoria/CMD)

A Comissão Indígena e Afrodescendente da Câmara Municipal de Dourados, composta pelo presidente Pedro Pepa (União Brasil), pelo vice-presidente Franklin Schmalz (PT) e pelo membro Jânio Miguel (PP), realizou, na última quarta-feira (12), uma visita ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Indígena, localizado na Aldeia Bororó. O equipamento atende a comunidade local, oferecendo serviços socioassistenciais essenciais.

Durante a visita, a equipe de assistentes sociais e a coordenadora do CRAS receberam os parlamentares e apresentaram as principais demandas do local. A maior preocupação, relatada desde o ano passado, é a falta de água, que compromete os atendimentos, as oficinas e demais atividades desenvolvidas para a população. A precariedade da infraestrutura impacta diretamente a qualidade do serviço prestado, dificultando o acesso da comunidade aos programas de assistência social.

Outras necessidades também foram destacadas, como o acúmulo de entulhos e a necessidade de poda e limpeza da grama, que afetam o ambiente e a segurança dos frequentadores. Diante dessas demandas, a comissão encaminhará uma indicação coletiva solicitando a limpeza do espaço em caráter de urgência. Além disso, buscará interlocução com a Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria de Assuntos Indígenas, bem como envolverá mais lideranças da comunidade para fortalecer as ações e melhorar o atendimento prestado pelo CRAS.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são unidades públicas responsáveis pela oferta de serviços e programas socioassistenciais às famílias em situação de vulnerabilidade. No CRAS, são desenvolvidas atividades de fortalecimento de vínculos comunitários, oficinas socioeducativas e atendimentos para garantir direitos e acesso a políticas públicas. O CRAS Indígena desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão social, respeitando as especificidades culturais e territoriais das comunidades atendidas.

Com assessoria.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura de Dourados prepara leilão de bens inservíveis

Publicado

on

Grande parte dos equipamentos está há anos jogada nos depósitos da prefeitura. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados prepara leilão de bens inutilizados e que ocupam espaços nos depósitos e pátios da administração municipal. São computadores, televisores, impressoras e equipamentos de informática em geral, mobílias e veículos com peças para utilização. A Secretaria Municipal de Administração está fazendo o levantamento do inventário de bens da administração municipal, inclusive dos inservíveis.

Parte dos equipamentos que estão nos depósitos podem ser reaproveitados, enquanto outros necessitam apenas de conserto. “Estamos fazendo esse levantamento daquilo que demanda apenas de um conserto e daqueles que realmente são sucatas”, explica a secretária de administração, Tays Diniz.

Foi identificado que mobílias colocadas como inservíveis podem ser reaproveitadas e encaminhadas para os órgãos públicos municipais. Na manhã desta quinta-feira (13) o prefeito Marçal Filho esteve nos depósitos com a secretária Tays. Eles vistoriaram os equipamentos e constataram desperdício de bens público em razão dos produtos estarem amontoados e cheios de poeira.

O prefeito encontrou transformadores e solicitou que a equipe técnica verifique as reais condições. “Muitas escolas estão necessitando de transformadores, pois quando ligam os ares-condicionados todos juntos a rede de energia cai. Como são equipamentos caros, podemos fazer reparo naqueles que estão parados nos depósitos”, informou o prefeito.

Foram encontradas ainda centenas de carteiras e cadeiras escolares todas novas. A Secretaria Municipal de Educação já entrou em contato com escolas e Centros de Educação Infantil (Ceims) que necessitam das mobílias e separou lotes para serem encaminhadas para cada uma delas.

Grande parte dos equipamentos está há anos jogada nos depósitos da prefeitura. A secretária Tays Muniz ressalta que está sendo feita uma triagem minuciosa, já que há aparelhamentos caro e aparentemente em boas condições, como autoclave, utilizado para esterilização de materiais médico-hospitalares. Há também muitas cadeiras, mesas e armários que podem ser utilizados, mas que estão todos amontoados.

Durante a triagem foi detectado que parte de dezenas de nobreaks (bateria reserva de eletrônicos) abandonados necessita apenas de pequenos reparos. Se for comprado um novo teria custo superior a R$ 2,6 mil aos cofres do município.

Com assessoria.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67