fbpx
Connect with us

Fiems

Em Nova York, Fiems recebe apoio da missão brasileira na ONU para aderir ao Pacto Global

O apoio partiu do ministro conselheiro Emerson Kloss, membro da missão permanente do Brasil junto à ONU.

Publicado

on

Durante a participação no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, promovido pelas Nações Unidas em Nova York (EUA), a Fiems recebeu apoio para aderir ao Pacto Global da ONU e divulgar as ações de implementação da Agenda 2030 em Mato Grosso do Sul. O apoio partiu do ministro conselheiro Emerson Kloss, membro da missão permanente do Brasil junto à ONU.

O chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, foi recebido no gabinete da missão brasileira, nesta quarta-feira (12/07), pelo ministro Emerson Kloss. Na ocasião, foram entregues documentos do Estado apresentados durante o fórum, como o pedido de adesão da Fiems ao Pacto Global da ONU; o Plano Fiems, que relaciona os pilares da gestão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); e uma lista com todas as iniciativas realizadas pela Fiems que atendem aos objetivos propostos pelas Nações Unidas.

“Em nome do presidente da Fiems, Sérgio Longen, entregamos todos os documentos que elaboramos para apresentar durante o Fórum Político de Alto Nível aqui em Nova York. Agradeço ao ministro conselheiro Kloss pela receptividade, e Mato Grosso do Sul está de portas abertas para a equipe da missão brasileira”, disse Del Casale.

O ministro conselheiro valorizou a importância da participação de Mato Grosso do Sul e do Brasil nas discussões sobre a aplicação dos ODS.

“Para o Brasil é muito importante a presença dos entes federativos nesse evento, porque essa é uma discussão sobre envolvimento dos governos locais na implementação dos ODS. A Agenda 2030 é ampla, e é por isso que todos os atores estejam engajados, como a sociedade civil, a indústria, as organizações sindicais. É preciso um esforço coletivo para a sua implementação”, afirmou Kloss.

Sobre o Pacto Global da ONU

O Pacto Global é uma iniciativa empresarial baseada em princípios, ancorada nas Nações Unidas, que apoia empresas a trabalharem de forma estratégica com sustentabilidade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

É uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. O Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países.

Sobre o Fórum Político de Alto Nível

Promovido pelas Nações Unidas entre os dias 10 e 19 de julho, o fórum traz nesta edição o tema “Acelerando a recuperação da doença do coronavírus (Covid-19) e a plena implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis”. No evento, os participantes discutem as medidas de recuperação eficazes e inclusivas para lidar com os impactos da pandemia de Covid-19 nos ODS e explorar orientações para a plena implementação da Agenda 2030 e dos ODS em todos os níveis.

A Fiems foi convidada pelo Ministério das Relações Exteriores a integrar a delegação oficial brasileira. Seu representante é o chefe de gabinete da presidência, Robson Del Casale, por indicação do presidente Sérgio Longen.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Fiems

Fiems sedia seminário internacional Mato Grosso do Sul – Índia

O diretor de relações internacionais da Fiems e presidente do LIDE-MS, Aurélio Rocha, representou na ocasião o presidente da Fiems, Sérgio Longen

Publicado

on

A Fiems sediou, nesta sexta-feira (02/08), o Seminário Internacional “Fazendo Negócio com a Índia: edição Mato Grosso do Sul”. O evento, organizado pelo LIDE-MS (Grupo de Líderes Empresariais de MS) e Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB), apresentou as oportunidades de negócios entre o país asiático e Mato Grosso do Sul. Autoridades, diretores da Fiems e empresários participaram do encontro.

O diretor de relações internacionais da Fiems e presidente do LIDE-MS, Aurélio Rocha, representou na ocasião o presidente da Fiems, Sérgio Longen. “Hoje é um dia muito importante porque vamos celebrar as relações entre Brasil e Índia. Quando a gente pensa em Índia, a gente tem que pensar em um país de grandes proporções, um país que alia tradição e inovação. Nós estamos enxergando a Índia como uma potencialidade e como um grande parceiro natural para as relações comerciais brasileiras”, ressaltou.

O cônsul honorário da Índia e presidente da CCIB, Leonardo Ananda, destacou o potencial econômico da relação MS – Índia que, em 2022, apresentou valores nunca antes vistos, chegando a US$ 223 milhões. “Hoje, o Mato Grosso do Sul é o oitavo estado brasileiro que mais exporta para a Índia, mas tem potencial para estar entre os três maiores. Mas, precisamos dos empresários locais para que isso se torne realidade”, enfatizou.

O governador Eduardo Riedel foi representado pelo secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, que afirmou a importância de se pensar nos dois lados dos negócios; importar e exportar. “Trata-se de um grande mercado, uma grande população que a Índia tem, eu acho que a sinalização do crescimento, do perfil de consumo é fundamental. E também pensar em investimento, os empresários sul-mato-grossenses que podem fazer investimentos na Índia aproveitando aquele mercado, e a oportunidade de os indianos investirem aqui também. Que possamos descobrir bons negócios com o evento de hoje”, finalizou.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Fiems

Fiems recebe executivos de farmacêutica da Bolívia em fase de instalação em MS

O objetivo da visita foi conhecer o modelo de negócios da empresa boliviana e apresentar a forma de atuação do Sistema Indústria por meio de Sesi, Senai e IEL.

Publicado

on

O vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior, recebeu nesta quarta-feira (26/06) executivos da indústria farmacêutica IFA, empresa boliviana que está em processo de instalação no município de Terenos.

A IFA deverá ser a primeira indústria do segmento farmacêutico em Mato Grosso do Sul, com expectativa de gerar 100 empregos diretos a partir do início de sua operação em 2026.

O objetivo da visita foi conhecer o modelo de negócios da empresa boliviana e apresentar a forma de atuação do Sistema Indústria por meio de Sesi, Senai e IEL.

Participaram do encontro o CEO da IFA no Brasil, Nicolas Ibrahim Escalante, o engenheiro civil e gerente de projetos Claudio Fernández e o 2° vice-presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção de Mato Grosso do Sul (Sinduscon-MS), Amarildo Miranda Melo.

Representando o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o vice-presidente ressaltou que a Federação está à disposição para colaborar com a implantação da empresa e a defesa dos interesses da indústria.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Fiems

Fiems inaugura Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Bandeirantes na sexta-feira (07)

Será a 49ª unidade da rede, que está presente em 44 municípios de Mato Grosso do Sul.

Publicado

on

O Sistema Fiems vai inaugurar, na próxima sexta-feira (07/06), em Bandeirantes, a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi, que irá atender gratuitamente a comunidade em geral por meio de projetos na área de educação e cidadania. Será a 49ª unidade da rede, que está presente em 44 municípios de Mato Grosso do Sul. Em Bandeirantes, a Biblioteca Sesi fica situada na praça central da cidade (Rua Arthur Bernardes, s/n).

Estudantes das redes pública e privada da cidade serão atendidos com oferta de cursos gratuitos de robótica, projetos de leitura e contação de histórias, entre outras atividades. Já o público em geral poderá realizar cursos de inclusão digital com foco no aprendizado de informática básica, por meio do Projeto 60+.

Com um espaço total de 104 metros quadrados, a Biblioteca Sesi conta com acervo de mais de 3,6 mil livros e DVDs com filmes e documentários, coleção de gibis, 10 computadores com acesso à Internet e fones de ouvido, impressora, projetor e Smart TV de 65 polegadas.

Além disso, a unidade oferece ambiente climatizado com áreas de leitura e de informática, sala de aula de 30 m² para oferecer cursos de educação a distância e área de cursos para realização de palestras e oficinas.

Serviço

Inauguração da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Bandeirantes

Quando: 07 de junho (sexta-feira), às 10 horas

Onde: praça central da cidade (Rua Arthur Bernardes, s/n)

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67