fbpx
Connect with us

Cidades

Em menos de 7 meses, 880 pessoas foram vítimas de estupro em MS

O número equivale a uma média diária de 4 casos. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Publicado

on

Do dia 1° de janeiro até 14 de julho, 880 pessoas denunciaram ter sido vítimas de estupro em Mato Grosso do Sul, sendo 258 só em Campo Grande. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Conforme o levantamento, 747 das vítimas, são do sexo feminino, incluindo crianças e adolescentes.

Se analisado os números, é como se o Estado registrasse diariamente 4 casos durante os primeiros 195 dias de 2022.

O número de vítimas apresentados pelo levantamento da Sejusp é superior ao de registros policiais, isso porque ocasionalmente há mais de uma vítima na mesma denúncia. O total de boletins de ocorrência de estupro registrados neste período, é de 830.

O último Mapa do Feminicídio divulgado pelo Governo do Estado informou que só no ano passado 1.833 mulheres registraram B.O por estupro.

Na noite de quinta-feira (14), duas jovens de 22 e 24 anos, foram violentadas quando saíam de uma academia no Residencial Oliveira, em Campo Grande. O suspeito de 49 anos foi preso minutos depois do crime e reconhecido pelas vítimas. Ele já tinha passagens pela polícia.

As sequelas são eternas

 

Segundo a psicóloga Elizabeth Monti Henkin, os traumas em consequência de um estupro permanecem muito tempo após o crime.

“A violência deixa sequelas graves. É necessário se conhecer, através do processo psicoterápico para diminuir os agravos e permitir-se ter uma vida normal . Ninguém escolhe ser violentada e isso causa um sofrimento absurdo, impedindo um desenvolvimento emocional adequado”.

Questionada sobre o tempo até a melhora, a psicóloga enfatiza ser difícil falar em “cura”.

“A pessoa se trata e aprende a lidar com aquele sofrimento para não reviver o trauma o tempo inteiro”, diz, lamentando o fato de algumas vítimas ainda serem julgadas após a violência. “Ninguém veste roupa para ser estuprada. O problema é o abusador, o estuprador”.

Operação Acalento

 

Na última quarta-feira (13) uma força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com apoio da Delegacia Especializada no Atendimento às Crianças e Adolescentes (DEPCA), cumpriu 13 mandados de prisão por estupro de vulnerável em Mato Grosso do Sul.

(Fonte: G1. Foto Reprodução)

Cidades

Aluno da Reme ganha medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Robótica 2024

Gabriel Couto Lira é aluno do 9º ano da Escola Municipal Rosa Câmara

Publicado

on

Representando Dourados, o estudante Gabriel Couto Lira, que é aluno do 9º ano da Escola Municipal Rosa Câmara, foi premiado na modalidade Teórica Olimpíada Brasileira de Robótica 2024 Nível 4, com a medalha de Prata e o certificado de Mérito Estadual, em reconhecimento ao talento demonstrado em seu estado.

Gabriel é um dos alunos da professora Ana Carolina Ferreira Lavratti no programa de Robótica da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Dourados, que participou da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) 2024.

“Estamos muito felizes com a premiação do Gabriel, e é um orgulho ver ele receber essa medalha, que é resultado do programa de robótica. Esperamos que nossos alunos da Rede Municipal de Ensino continuem participando de competições e se destacando, como o Gabriel na OBR 24”, ressaltou o secretário de educação, Carlos Vinicius Figueiredo.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é destinada a estudantes brasileiros de 6 a 19 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico. A competição é uma forma de estimular ainda mais todos os sentidos já fomentados pela robótica: coordenação motora, raciocínio lógico, pensamento computacional, inteligência emocional, trabalho em equipe, agilidade e criatividade, liderança e comprometimento,  organização e disciplina.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Dourados: Campanha de vacinação antirrábica segue até o final de novembro

Os trabalhos de vacinação prosseguirão até o dia 30 de novembro de 2024.

Publicado

on

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), mantém ativa a campanha de vacinação antirrábica 2024, que teve início no dia 1º de agosto. Os trabalhos de vacinação prosseguirão até o dia 30 de novembro de 2024.

A vacinação acontecerá de forma itinerante nos distritos e zona rural, e na zona urbana de Dourados teremos mais de 40 pontos fixos espalhados nos bairros da cidade ao longo do período de campanha, os quais são divulgados semanalmente pelo CCZ.

Esta semana a vacinação em distritos acontecerá na Vila São Pedro. Lembrando que a vacina antirrábica para cães e gatos, está disponível no CCZ, ao longo do ano, durante o horário de atendimento do setor, que acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas.

Serviço

O CCZ está localizado na Rua Vicente Lara, n° 855 – Jardim Guaicurus.

67 3411-7753 (ligação e WhatsApp)

2222-1208 (apenas ligação)

67 99960-9028 (ligação e WhatsApp)

67 98163-0640 (ligação e WhatsApp)

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Semaf entrega 646 quilos de alimentos para entidades de Dourados

Foram beneficiadas com as entregas a APAE, Casa Criança Feliz, Lar Ebenezer e a Residência Inclusiva Regionalizada

Publicado

on

A Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) entregou nesta quarta-feira (30), 646 quilos de alimentos para entidades de Dourados. Segundo o secretário, Joaquim Soares, todos os alimentos são produzidos pela Agricultura Familiar. “Entregamos os produtos do banco de alimentos para entidades que são atendidas com alimentos frescos vindos da agricultura familiar e que vão contribuir para o abastecimento das cozinhas das entidades”, ressaltou.

Foram beneficiadas com as entregas desta quarta, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Casa Criança Feliz, Lar Ebenezer e a Residência Inclusiva Regionalizada. As entidades receberam abóbora menina, abóbora paulista, banana prata, batata doce, couve, polpa de frutas, mandioca e repolho verde. No total foram entregues 646 quilos de alimentos.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67