Connect with us

Segurança Pública

Em Mato Grosso do Sul, índices de criminalidade tiveram queda nos primeiros 5 meses de Governo

Todos os 12 tipos criminais monitorados pela pasta apresentaram queda de 1º janeiro a 31 maio de 2023.

Publicado

on

Dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) mostram redução de todos os crimes em Mato Grosso do Sul nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Todos os 12 tipos criminais monitorados pela pasta apresentaram queda de 1º janeiro a 31 maio de 2023.

As maiores reduções foram registradas nos feminicídios (-50%), roubos seguidos de morte (-40%), roubos de veículos (-22,4%), furtos em residências (-19,3%), furtos de veículos (-17,7%) e roubos em residências (-13,5%).

Registram quedas também os roubos em vias urbanas (-12,8%), os homicídios culposos no trânsito (-8,3%), os furtos em geral (-6,9%) e os homicídios dolosos (-4,8%). Segundo Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o bom resultado dos primeiros 5 meses de governo resultam da qualidade da estrutura operacional colocada à disposição dos das forças de segurança pública aliada à capacitação e aprimoramento de alto nível dos policiais.

“Esses indicadores falam por si só e mostram que a estratégia, integração das forças de segurança, os investimentos que o Governo do Estado vem fazendo, tanto em pessoal, capacitação e estrutura, bem como o esforço e comprometimento dos operadores de segurança pública, tanto em nível de gestão, como lá na ponta, vem dando certo e impactam não apenas os números, como também a população, que tem a vida e o patrimônio protegidos”, destaca Videira.

Houve expressiva redução da criminalidade também na faixa de fronteira, principalmente nos roubos de veículos (-37,9%), roubos em geral (-17,6%), furtos de veículos (-17,3%), homicídios (-13,3%) e roubos em vias urbanas (-8,1%).

Conforme o diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), coronel Everson Antonio Rozeni, as ações voltadas à repressão ao tráfico, contrabando e crimes contra o patrimônio, contribuíram para a redução da criminalidade na região de fronteira. “Aqui na região de fronteira estamos realizando as operações DOF em Ação pontualmente nas localidades onde identificamos maior número de ocorrências, o que acabou resultando nesses números positivos”, acredita.

Já em Campo Grande, houve queda em 10 dos 12 índices criminais monitorados pela Sejusp. A maior queda foi nos roubos seguidos de morte (-75%), feminicídios (-40%), furtos em residências (-31,2%), furtos de veículos (-22,7%), roubos em vias urbanas (-12%), roubos em geral (-11,3%), furtos em geral (-9,3%) e homicídios culposos no trânsito (-7,1%).

O Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel Filho, atribui as quedas aos investimentos na segurança pública. “Os investimentos em material, em pessoal com contratação de novos efetivos, em armamentos, viaturas, tecnologia, inteligência, contribuíram para que as forças entregassem um trabalho maior e melhor em segurança pública que refletem em bons números”, diz.

Nos municípios do interior do Estado foram registradas reduções em 11 dos 12 tipos criminais monitorados pela Sejusp. As maiores quedas foram nos feminicídios (-53,8%), nos roubos de veículos (-36,7%), roubos em geral (-18,5%), roubos em vias urbanas (-15%), roubos em residências (-9,5%), homicídios culposos no trânsito (-8,8%), homicídios dolosos (-8,2%) e furtos de veículos (-7,5%).

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança Pública

Sancionada a lei que cria Patrulha Maria da Penha em Dourados

Publicado

on

Guarda Municipal vai coordenar Patrulha Maria da Penha e vai contar com apoio de outras instituições quando houver necessidade- Arquivo/ Assecom

O prefeito Marçal Filho sancionou aesta semana a Lei n º  5.335, que cria a Patrulha Maria da Penha, especializada em atendimento de violência doméstica em Dourados. A definição consta no Diário Oficial desta quarta-feira (09) e acontece após aprovação de projeto pela Câmara Municipal.

A Patrulha será composta por servidores da Guarda Municipal e consistirá em atender mulheres em situação de violência doméstica, com o objetivo principal de diminuir os números de casos de feminicídio.

Como destacado pelo prefeito Marçal Filho quando anunciou a medida, em março, no mês das mulheres, a atuação da Patrulha será voltada para proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam em seu favor medidas protetivas de urgência.

“As equipes vão estabelecer essa relação direta com a comunidade e vão assegurar o acompanhamento e atendimento das mulheres em situação de violência doméstica, o que vai proporcionar a elas um atendimento rápido, humanizado e eficaz”, destaca.

O comandante da Guarda Municipal Jamil Matos da Costa Matos cita que o grupo poderá realizar o acompanhamento da vítima, se solicitado, para que se efetive o cumprimento de ordem judicial, visando que o agressor deixe a residência ou, se necessário, acompanhar a vítima para assegurar a retirada de seus pertences. Para tanto, o efetivo contará com capacitação adequada e estará pronto para outras definições como no caso, de constatação de descumprimento de medida protetiva.

“As ações, a forma de atendimento e a organização da Patrulha serão fixadas mediante a instituição de protocolos de atendimento, definição de normas técnicas e, claro, capacitação. Vale ressaltar que se durante a realização da fiscalização houver relato de descumprimento de medida protetiva, a equipe deverá acompanhar a vítima para o registro de um novo boletim de ocorrência e encaminhar informações aos órgãos competentes, sendo que casos considerados mais graves, deverão ser encaminhados imediatamente à Polícia Civil”, destacou.

Para aprimorar o atendimento, a Guara Municipal desenvolverá as ações da Patrulha de forma integrada com outros órgãos competentes, como Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), entre outras.

Será indispensável a presença de uma guarda municipal do sexo feminino na equipe da patrulha, para fins de atendimento às ocorrências, assim como nas visitas e fiscalizações dos cumprimentos das medidas protetivas.

A inovação em segurança pública, que contribuirá na preservação da vida das mulheres, foi encaminhada pela Prefeitura para a Câmara de Vereadores, por meio do Projeto de Lei nº 07, no dia 13 de março, atendendo um pedido do vereador Inspetor Cabral (PSD), que atua há 25 anos na Guarda Municipal e com sua experiência em segurança pública idealizou a ação que será um grande diferencial para coibir cenários de violência em Dourados.

 

Com assessoria.

Continue Lendo

Segurança Pública

GMD, Agetran e Secretarias debatem segurança para 1ª Festa da Páscoa

Publicado

on

Equipes que estão a frente da Festa da Páscoa debateram estratégias diversas do evento, com o foco de garantir comodidade e diversão aos participantes- Crédito: A. Frota

A Prefeitura de Dourados trabalha intensamente para que a 1ª Festa da Páscoa, que acontece entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins, seja um evento excepcional para os douradenses. Na manhã desta terça-feira (01), equipes que estão à frente do evento se reuniram na sede da Guarda Municipal para debater pontos como segurança, organização, cronograma de ações, entre outros.
Diante do foco em promover uma festa com um ambiente familiar, tranquilo e que tenha uma variedade de atrações, foram definidos vários direcionamentos pelas equipes da Guarda Municipal, Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Secretaria de Cultura, Secretaria de Agricultura Familiar, Secretaria de Serviços Urbanos e Fundação de Esportes (Funed).

Um grande público é esperado durante os quatro dias de evento. A estrutura gigantesca vai abrigar praças de alimentação, restaurantes, quiosques, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais e shows com artistas locais e nacionais. As inscrições para expositores, empreendedores de vários segmentos, ambulantes e piscicultores que desejam comercializar produtos no Parque estão em andamento.

O comandante da Guarda Municipal, Jamil da Costa Matos, destacou que a recomendação do prefeito Marçal Filho é que tudo seja feito para que o evento proporcione muita diversão e tranquilidade para as famílias. Diante disso, um trabalho em conjunto existe para uma festa brilhante em todos os aspectos. “Temos trabalhado em conjunto e com ênfase no direcionamento do prefeito, que é proporcionar dias de festividade, alegria, que sejam memoráveis para os douradenses, os participantes de toda a região e sejam positivos também para quem vai participar comercializando produtos”, destaca.

Ainda conforme o comandante, outro encontro em breve deve acontecer para direcionamentos mais precisos quanto à segurança do local e dos arredores. Neste debate, além da GM estarão envolvidos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e empresa terceirizada de segurança.

FESTA DA PÁSCOA

Além das atrações culturais, esportivas e pesca aberta para a população no Parque Antenor Martins, a Prefeitura vai realizar sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças.

No sábado acontece o principal show da Festa da Páscoa, quando o palco recebe a dupla Jads & Jadson. As atrações continuam no domingo com apresentações para o público infantil.

Durante os 4 dias de festa, o DJ Vini Araújo animará o público com uma playlist que será preparada exclusivamente para o evento e que terá como destaque ao final de cada noite os clássicos flashback com o melhor dos anos 80, 90 e 2000 da música nacional e internacional.

A 1ª Festa da Páscoa vai compor o Calendário Oficial de Eventos de Dourados e o desafio será realizar nos anos seguintes uma edição cada vez melhor que a anterior, fazendo a cidade respirar cultura, lazer e entretenimento. A realização é da Prefeitura de Dourados, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.

Com assessoria.

Continue Lendo

Segurança Pública

Inspetor Cabral cobra urgência na implantação da Casa da Mulher Brasileira em Dourados

Publicado

on

Inspetor Cabral durante reunião de enfrentamento à violência contra a mulher (Foto: F. Grott/CMD)
O vereador Inspetor Cabral (PSD) participou, nesta quinta-feira (27), de reunião na Câmara Municipal de Dourados para tratar sobre a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, com a presença da secretária de Políticas Públicas para Mulheres do Mato Grosso do Sul, Manuela Nicodemos.

No encontro, o parlamentar reforçou a necessidade urgente da implantação da Casa da Mulher Brasileira no município e criticou a demora. Atualmente, a previsão para sua construção é apenas para 2026, o que para ele representa uma negligência com as mulheres da cidade.

“Dourados tem sido esquecida”, afirmou o vereador. “A cidade forma policiais militares, mas a maioria vai embora. Falta mão de obra qualificada e qualificação para os profissionais que já atuam na área. Tudo que vem para Dourados é sobra”, destacou.

Cabral também questionou o uso do projeto da Casa da Mulher Brasileira apenas como discurso político, sem ações concretas. “Até agora, o projeto só serviu como palanque político. Quantas mulheres serão vítimas de violência, quantos feminicídios vamos contabilizar até a conclusão da Casa da Mulher Brasileira em Dourados?”, indagou.

O vereador ressaltou ainda a urgência da criação de uma Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica. Ele criticou a atual solução adotada, que encaminha essas mulheres para a Casa da Acolhida, um local sem segurança e onde precisam conviver com outros homens, incluindo usuários de drogas.

“Eu não aceito uma vítima de violência doméstica sendo alocada na Casa da Acolhida”, afirmou. “Fiquei muito triste em saber que falam que a Casa Abrigo foi fechada em 2012 por falta de demanda. É colocar um nariz de palhaço na gente”, disse, lembrando os diversos casos de registrados no município.

Fonte:Assessoria/CMD

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67