fbpx
Connect with us

Esportes

Em lançamento da 2ª Corrida dos Poderes, Marcio Atalla fala em ‘significado’ para mudança de hábitos

Para um auditório lotado, ele falou sobre os quatro pilares da longevidade: exercício, alimentação, mente e sono. Usou como exemplo a própria mãe.

Publicado

on

Com a palestra do preparador físico e especialista em saúde Marcio Atalla, foi lançada na noite desta quarta-feira (28) em Campo Grande, a 2ª edição da Corrida dos Poderes. Para um auditório lotado, ele falou sobre os quatro pilares da longevidade: exercício, alimentação, mente e sono. Usou como exemplo a própria mãe.

“Eu sempre dizia para ela fazer atividade física. Em 2014 fomos ao Estados Unidos ver meus irmãos que moram lá. Começamos a fazer passeios e ela não conseguia acompanhar. Estava chegando o natal e ela me pediu um relógio que conta passos. Quando chegou ao Brasil, ela falou que tinha dado 3.500 passos. Eu falei para tentar 7.500. Um ou dois meses depois ela chegou a 8 mil”, conta.

Diante da mudança de hábito da mãe, que começou a fazer hidroginástica, Marcio perguntou o motivo. Ouviu a seguinte resposta: “Vi que não conseguiria andar com meus netos”. Um exemplo de alguém que “encontrou um significado para a prática de exercícios”, segundo o palestrante.

Durante a interação com a plateia, o especialista em saúde falou também sobre “o meio ambiente jogar contra”, já que estamos rodeados de estímulos, por isso a necessidade cada vez maior de movimentar o corpo buscando qualidade de vida. “A gente consome muito mais informação que a capacidade do cérebro tem de reter”, alerta.

A palestra foi acompanhada de perto por representantes dos poderes de Mato Grosso do Sul. Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas são parceiros no evento.

Consideradas madrinhas da Corrida dos Poderes, as primeiras-damas do Executivo e do Legislativo, Mônica Riedel e Katia Claro, agradeceram a participação dos servidores.

Novidades

O evento será realizado no dia 26 de outubro no Parque dos Poderes, em comemoração antecipada ao Dia do Servidor (28/10) e a edição tem uma quantidade maior de vagas. “Este ano nós inovamos, a gente vai abrir 3.500 vagas com muitas novidades, inclusive 200 vagas para a ‘corrida kids’ e é justamente para que a gente não perca a ideia de que os pais ou aqueles que venham para a corrida também deem este pontapé inicial na atividade física”, destacou Katia Claro.

“Tem também 500 vagas para o público em geral. A gente acredita ser muito legal fazer a aproximação entre poderes e a população em geral”, disse Mônica Riedel. Ela ainda complementou: “A gente espera que esta segunda corrida seja ainda melhor que a primeira e a gente consiga motivar mais gente a ter uma vida saudável, que mude a própria realidade e também da família inteira”.

Entre as novidades também estão os “treinões”, criados para motivar os servidores que estão no interior do Estado. Um deles será em Dourados no dia 1º de setembro e o outro em Três Lagoas no dia 15 de setembro, a partir das 7 horas da manhã.

“Eu estou treinando para daqui 2 meses fazer os 5 quilômetros no tempo bom. Tenho certeza que o envolvimento da sociedade quando vem a criança, vem o pai, vem a mãe, vem a família, é um recado que a gente dá importância de começar isso muito cedo. É saúde”, disse Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa.

O secretário de Administração Frederico Felini representou o governador Eduardo Riedel no evento e lembrou que é uma premissa da atual gestão investir cada vez mais em eventos esportivos. “Quando o governo vem com a prioridade de ser verde, inclusivo, próspero e digital, com certeza traz essa prática saudável de esporte. Eu acredito muito que a caminhada, a corrida, a maratona são os esportes mais democráticos que existem. A gente precisa ter um tênis e um espaço e graças a Deus aqui a gente tem um dos mais belos espaços do país que é o Parque das Nações Indígenas e o Parque dos Poderes”, destacou.

Delegada Eliane Benicasa

É justamente neste cenário que a delegada de polícia Eliane Benicasa pratica as corridas, inclusive aos fins de semana, com o marido. “É um dos motivos que me tira o estresse e traz uma boa forma porque para encarar o dia a dia a gente tem que estar super bem com a nossa saúde mental e também física, então é de extrema importância a gente prestigiar eventos dessa natureza. Sempre que tiver com certeza vou participar”, conta ela, pronta para se inscrever na Corrida dos Poderes.

Cada instituição tem suas estratégias para estimular os servidores a praticar exercícios. O presidente do Tribunal de Justiça, Sérgio Martins, lembra que os servidores do judiciário passam muitas horas sentados em frente ao computador. “Se eles não tiverem ginástica laboral e não tiverem a oportunidade pelo menos treinar semanalmente com uma equipe disponibilizada pelo Tribunal no preparo para eventos como esse, eles evidentemente poderão vir a ter  problemas de saúde. E isso não é o que nós desejamos”, ressaltou.

Inscrições

As inscrições para a 2ª Corrida dos Poderes são de graça e podem ser feitas pelo site corridadospoderes.ms.gov.br. Além dos servidores de Mato Grosso do Sul, população em geral também poderá participar. O primeiro lote será aberto nesta quinta-feira (29) a partir das 8 horas da manhã. O segundo lote será aberto em 16 de setembro no mesmo horário.

Marcada para o dia 26 de outubro, a 2ª Corrida dos Poderes terá as crianças na primeira largada, a partir de 16 horas. Em seguida virá a categoria pernas solidárias, depois será a vez de quem vai correr os percursos de 5 e 10 quilômetros. Tem ainda a caminhada de 3 quilômetros. A premiação geral aos vencedores está marcada para 18h10. Chicão Castro e banda fazem o show de encerramento às 19h.

“Ela é muito democrática e totalmente gratuita. Envolve as crianças a partir de 3 anos de idade. Este ano temos grandes novidades. Nós vamos separar a premiação por categoria na quinta-feira seguinte ao evento que é para as pessoas terem a premiação geral de forma bem rápida, possam curtir o show”, disse Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc).

ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com as imagens de apoio e sonoras do evento.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Esportes

Sesi faz parceria para garantir as melhores fotos dos participantes na Corrida do Pantanal

A parceria entre o Sesi e a Fotop já é uma marca da prova e garantia certa de registros profissionais dos atletas.

Publicado

on

Os participantes da Corrida do Pantanal, que será realizada no próximo domingo (22/09), com largada na Avenida Afonso Pena, em frente ao Bioparque Pantanal, em Campo Grande, terão a oportunidade de ter memórias de alta qualidade do evento. A parceria entre o Sesi e a Fotop já é uma marca da prova e garantia certa de registros profissionais dos atletas.

Responsável pelo registro de eventos esportivos nacionais e internacionais, a Fotop atua em países como Portugal, Equador e Austrália, além de eventos esportivos de grande porte, como Rally dos Sertões, Corrida Internacional de São Silvestre e Maratona do Rio, fazendo a conexão entre fotógrafos profissionais e participantes de eventos esportivos.

Os interessados em adquirir pacotes antecipados podem fazer a aquisição pelo https://fotop.com.br/fotos/eventos?evento=92290 e assim receber as imagens poucas horas após a corrida. Para os demais, que pretendem comprar as imagens, o material deve ficar disponível na noite do mesmo dia do evento. Em caso de dúvidas, a Fototop está com um estande no local da prova.

Neste ano, 25 mil atletas participaram da corrida que será dividida em três percursos, nas provas de 5 km (caminhada), 8 km e 15 km, passando pelas principais avenidas da cidade. Além dos corredores amadores e profissionais, haverá a participação de atletas com deficiência.

O evento esportivo será realizado no próximo domingo (22/09), com largada na Avenida Afonso Pena, em frente ao Bioparque Pantanal. A prova de 15 km tem largada prevista para 5h55 e a de 8 km, às 06h30. A caminhada de 5km também será às 6h30, dentro do Parque das Nações Indígenas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Brasil se classifica para oitavas da Copa do Mundo de futsal

Vaga veio com goleada de 8 a 1 sobre a Croácia

Publicado

on

O Brasil goleou a Croácia por 8 a 1, nesta terça-feira (17) no Uzbequistão, e garantiu, de forma antecipada, a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo de futsal. O triunfo da equipe comandada pelo técnico Marquinhos Xavier foi construído com gols de Pito (dois), Marcel (dois), Dyego, Neguinho, Arthur e Rafa.

Com este resultado a seleção brasileira lidera o Grupo B com os mesmos seis pontos da Tailândia, mas o Brasil está na primeira posição por ter um saldo de gols melhor. A chave também conta com a participação de Croácia e Cuba, que ainda não pontuaram na competição.

O último compromisso da equipe canarinho na fase de grupos será contra a Tailândia, a partir das 9h30 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (20), no Bukhara Universal Sports Complex, no Uzbequistão.

Diante dos tailandeses, o técnico Marquinhos Xavier espera um confronto muito movimentado: “Será um jogo mais rápido, de jogadores mais leves, mais velozes, então acho que competirão conosco pelos espaços dentro da quadra, tentar desgastar nossa equipe, porque eles também já vêm com o volume de dois jogos, isso vai pesar um pouquinho nesse terceiro jogo”.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Esportes

Governo de MS faz homenagem e reforça apoio a atletas paralímpicos do Estado

Os atletas do Estado conquistaram cinco medalhas para o Brasil, colocando o País entre as cinco maiores potências mundiais dos Jogos Paralímpicos.

Publicado

on

Incentivo e reconhecimento. Com este lema o Governo do Mato Grosso do Sul homenageou os atletas paralímpicos do Estado, que foram destaques nos Jogos de Paris. Durante a solenidade o governador Eduardo Riedel reafirmou o compromisso e apoio com aqueles que se dedicam e dão orgulho ao povo sul-mato-grossense.

Os atletas do Estado conquistaram cinco medalhas para o Brasil, colocando o País entre as cinco maiores potências mundiais dos Jogos Paralímpicos. O Governo do Estado fez sua parte contribuindo com a preparação e treinamentos dos atletas, incentivando através dos programas Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico.

Na solenidade foram homenageados os campeões paralímpicos Yeltsin Jacques (atletismo) e Fernando Rufino (canoagem), Kelly Kethyllin Victório (judô), que ficou na quarta colocação da sua categoria, além de Anne Talitha Silva (auxiliar-técnica de judô) e Guilherme Ademilson dos Anjos (guia do Yeltsin).

Todos eles ganharam um autorretrato personalizado, com imagem da participação deles nos Jogos de Paris. Aos deficientes visuais a peça foi feita alto-relevo. Antes de começar o discurso o governador fez questão de fazer a sua autodescrição, assim como de todas as autoridades que estavam no evento.

“Para nós é um orgulho muito grande. Imagino como é a emoção de ganhar uma medalha olímpica. A hora que toca o hino do Brasil e levanta a bandeira nós vimos o Mato Grosso do Sul ali representado. O maior legado que eles deixam para nós é a inspiração para uma geração nova, uma mensagem que com esforço e dedicação pode chegar lá”, afirmou o governador.

Riedel destacou que estes grandes resultados só aumentam a responsabilidade do Estado para oferecer políticas públicas eficientes ao esporte em geral e paralímpico. “Momento agora é de agradecimento a trajetória de todos que representaram o Estado. Eles conquistaram ouro, prata, bronze e posições de destaque nos Jogos. Um grande exemplo para toda sociedade”.

O secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou que o Estado tem carinho e um olhar especial ao paradesporto. “Estou muito emocionado em fazer parte deste ato, porque os parceiros sabem a luta que foi para todos chegarem até aqui e conquistarem seus objetivos com muito talento e dedicação. Um orgulho a todos nós”.

Colhendo os frutos

Um dos homenageados foi Yeltsin Jacques, que nos Jogos Paralímpicos de Paris ganhou mais duas medalhas, ouro na corrida de 1500 metros e bronze nos 5 mil metros, na classe T11. Ele se tornou-se bicampeão paralímpico (1.500), superando o recorde mundial, que ele mesmo estabeleceu na disputa de Tóquio-2020.

“Tenho que agradecer a todos que me ajudaram durante este caminho. Estas conquistas são frutos do trabalho, que foi feito a longo prazo. Os incentivos são importantes para nos prepararmos bem para as provas e competições, como o apoio do Governo do Estado com o Bolsa-Atleta, que recebemos desde 2015. Agora é trazer as novas gerações, porque o sarrafo só vem aumentando. Expectativa é quebrar todos os recordes em Los Angeles”.

 

Fernando Rufino, o “Cowboy de Aço”, também foi um dos homenageados. Ele faturou em Paris a sua segunda medalha de ouro na paracanoagem, na prova de 200 metros da classe VL2. Ele também bateu o recorde da sua modalidade, representando muito bem Mato Grosso do Sul e o Brasil.

“Cada campeonato é diferente e este de Paris foi muito mais disputado. Quando mais se investe, mais a gente se prepara e se qualifica. Tenho que agradecer ao Governo do Estado por estar me abraçando desde Tóquio. E agora já estamos falando em Los Angeles. Este apoio é primordial, o nível está cada vez mais alto, decidido por detalhes. A preparação, alimentação e cuidado faz a diferença”.

De olho no futuro, cinco atletas (atletismo e judô) que participaram das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul estiveram no evento, conhecendo seus ídolos de perto para que sirvam de exemplo e referência.

Os atletas paralímpicos Débora Benevides (5° lugar na canoagem), Paulo Henrique dos Reis (bronze do atletismo), Gabriela Mendonça (6° lugar no atletismo) e Érika Cheres Zoaga (prata no judô) não puderam comparecer na solenidade, mas vão receber as devidas homenagens em outra oportunidade.

Também participaram do evento os secretários Rodrigo Perez (Segov) e Viviane Luiza (Cidadania), o deputado estadual Paulo Corrêa, a primeira-dama Mônica Riedel e a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67