O Governo do Estado, por intermédio da SED (Secretaria de Estado de Educação), investiu nos últimos dois anos mais de R$ 250 milhões em reformas e ampliações em 126 escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) em 52 municípios. O foco é na modernizar as unidades e oportunizar melhorias na qualidade de ensino dos estudantes.
“A educação é prioridade em nossa gestão, fator chave para alcançarmos nossos objetivos, de trazer o desenvolvimento que projetamos para Mato Grosso do Sul. São escolas com estruturas adequadas e modernas para nossos servidores que contribuirão para o aprendizado e melhoria na qualidade de ensino dos nossos estudantes”, afirma o governador Eduardo Riedel.
Em execução
Para 2025, a atual gestão tem como meta concluir a execução de 44 reformas de unidades escolares da REE em 28 municípios de Mato Grosso do Sul, com investimentos de mais de R$ 188 milhões.
O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, lembra aos estudantes, servidores e responsáveis que “uma obra não é apenas o prédio, mas sim dignidade, onde os estudantes terão excelência na qualidade de aprendizagem e os professores terão condições de lecionar com um ponto de referência e orgulho de se ter um ambiente de trabalho satisfatório. Por intermédio de política municipalista, temos o compromisso de transformar o ambiente mais acolhedor aos nossos estudantes de Mato Grosso do Sul”, enfatiza.
Secretário estadual de Educação, Hélio Daher
Reformas
Para a realização das intervenções, reformas e construções, a equipe de engenharia e arquitetura da SED ouve as solicitações dos gestores, analisa todas as demandas e também visita cada unidade escolar, avaliando os pontos que necessitam passar por reforma.
As revitalizações são feitas para proporcionar um ambiente escolar de qualidade. “Os diretores solicitam e nós fazemos um levantamento de tudo que é necessário para melhorar a infraestrutura de cada unidade, contribuindo assim, com a aprendizagem dos alunos”, afirma Andressa Salicano, arquiteta da Cogesp (Coordenadoria de Infraestrutura, Fiscalização e Gestão de Obras Públicas).
Com os investimentos, o estudante recebe uma escola estruturada, tornando as atividades mais atrativas e estimulantes, pois a aprendizagem não se resume apenas à teoria em sala de aula, somando com experiências práticas e as atividades extracurriculares, bem como um ambiente renovado e revitalizado.
Escola Alves de Barros
O atendimento aos alunos com necessidades especiais também é uma das prioridades. Para esse público, as reformas visam possibilitar o melhor acesso por meio de itens como, corrimãos, rampas, piso tátil, banheiros e espaços comuns da escola adaptados para condições específicas.
Em junho foi entregue a reforma da Escola Estadual Indígena Antônio Alves de Barros, localizada na aldeia Alves de Barros – município de Porto Murtinho, no valor de R$ 1,2 milhão, sendo R$ 1.048 milhão de reforma parcial com acessibilidade e R$ 220 mil em equipamentos.
“ É um sonho realizado a entrega da reforma da nossa unidade escolar, tenho um pedido especial para estudantes, professores, administrativos, coordenação, para que todos consigamos cuidar e conservar a nossa escola, o nosso patrimônio“, salientou a diretora Blenda Lena Rodrigues Santos.
Escola Carlos Drummond de Andrade
R$ 25 milhões em Anastácio
No último dia 10 de dezembro foi entregue R$ 25,4 milhões em reformas e equipamentos para 4 unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino), no município de Anastácio, EE Carlos Drummond de Andrade, EECIM Maria Corrêa Dias, EE Indígena Guilhermina da Silva e a EE Deputado Carlos Souza Medeiros, beneficiando diretamente 1.5 mil estudantes.
A EE Carlos Drummond de Andrade recebeu R$ 10,7 milhões em investimentos de reforma e adequações. A unidade atende 161 estudantes matriculados em turmas que vão do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, todas em período integral.
Escolas modelo
Governo de MS está construindo duas novas escolas nos municípios de Ribas do Rio Pardo e Ponta Porã, no valor de R$ 30,3 milhões, com objetivo de facilitar a circulação e otimizar o uso dos espaços, além de proporcionar uma maior integração.
Em Ribas do Rio Pardo, para atender a demanda de crescimento acelerado, impulsionado pela construção de uma das maiores fábricas de celulose do mundo, está sendo construída uma nova unidade escolar, no valor de R$14,9 milhões.
“Tive a alegria de conhecer o terreno em que a nova unidade escolar está sendo erguida, em parceria com o município de Ribas do Rio Pardo, que segue um planejamento específico que foi desenvolvido para atender as necessidades atuais” lembra o secretário Hélio Daher.
Nova unidade será construída em Ribas do Rio Pardo
A nova unidade escolar será composta por 20 salas de aulas. Considerando 30 estudantes por sala de aula, pode atender cerca de 1800 alunos nos três períodos. A infraestrutura, na atual planta, terá laboratório de múltiplo uso, sala de tecnologia, biblioteca, sala de múltiplo uso, refeitório coberto, quadra poliesportiva com arquibancada coberta, pátio coberto e espaços de convivência e um setor administrativo completo, dependência de funcionários, depósitos e demais áreas de apoio.
Escola será feita em Ponta Porã
Em Ponta Porã, no bairro Kamel Saad, a unidade escolar terá área construída de 4.497,14 m², em um terreno de 16.609,87 m². Ela irá dispor de 20 salas de aula, laboratório de múltiplo uso, sala de tecnologia, biblioteca, refeitório coberto, quadra poliesportiva com arquibancada coberta, pátio coberto e espaços de convivência, além de setor administrativo completo e demais áreas de apoio.
O valor do investimento é de R$ 15,4 milhões, onde todos os ambientes foram projetados em atendimento às normas vigentes de acessibilidade, proteção e segurança contra incêndio e pânico, vigilância sanitária e em consonância com as diretrizes do MEC, “visando promover maior conforto aos usuários e um espaço adequado ao aprendizado e ensino de qualidade, em regime de colaboração com o município”, relata o diretor geral de infraestrutura, administração e apoio escolar da SED, Paulo Malacrida.
Prefeitura já recebe inscrições para o processo seletivo a contratação temporária de professores. Divulgação/Assecom
Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Prefeitura de Dourados abriu nesta segunda-feira (11) as inscrições ao processo seletivo simplificado para a contratação temporária de professores afim de compor o cadastro reserva para atuação nas escolas da Rede Municipal de Ensino que ofertam jornada em tempo integral. As inscrições seguem até quarta-feira (13).
O Processo Seletivo Simplificado será realizado em duas etapas e não haverá taxa de inscrição. A jornada será de 20 horas semanais, com entrada às 11h25 e saída às 15h25 e hora-atividade às sextas-feiras. A oferta é de duas vagas e serão convocados para a Etapa 2 (entrevista) os candidatos classificados até 20 vezes o número de vagas ofertadas. E a remuneração mensal será equivalente ao correspondente ao fixado para o nível I, Classe “A” do Quadro dos Professores.
São requisitos para a inscrição, Licenciatura Plena em Pedagogia; disponibilidade de horário para cumprimento da jornada estabelecida; não possuir acúmulo de cargos públicos ou outras atividades incompatíveis com a carga horária prevista; cursar a formação “Educação em Tempo Integral: práticas inovadoras e formação docente”, na Plataforma EaD Semed para todos os interessados, endereço eletrônico ead.semed.dourados.ms.gov.br . Não poderá participar deste processo seletivo o servidor que atua em função administrativa, sendo vedada sua inscrição e participação.
A inscrição será realizada exclusivamente por meio eletrônico, disponível em www.selecao.semed.dourados.ms.gov.br nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2025, sem possibilidade de prorrogação. O início das inscrições se dará às 00h01 do dia 11 de agosto e serão encerradas às 23h59 do dia 13 de agosto de 2025. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição eletrônica e enviar em plataforma devida conforme identificado neste edital. Será reservado percentual de 5% (cinco por cento) das vagas surgidas às pessoas com deficiência, ficando a contratação vinculada à ordem de classificação destes, à capacidade de exercício das atribuições do cargo e da função pretendida.
O prazo de validade deste processo seletivo será de dois anos, prorrogável por igual período, a critério do município, contados da data de publicação deste Edital.
Termo de Ajustamento e Conduta vai garantir professor de apoio para a educação especial em escolas municipais de Dourados – Foto: A. Frota
A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) e o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Simted) destacam o acordo firmado entre a Prefeitura de Dourados e o Ministério Público Estadual (MPE) que garante a criação de 210 novos cargos de professor de apoio na Rede Municipal de Ensino. O compromisso será incorporado ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação, com foco na valorização da Educação Especial.
Para a presidente da Fetems, Deumeires de Morais, a medida representa uma conquista histórica do movimento sindical e posiciona Dourados como referência em Mato Grosso do Sul na efetivação de professores de apoio por meio de concurso público. “Em muitos municípios vemos a terceirização desses profissionais. Dourados sai na frente com essa iniciativa, e agora esperamos avanços nas demais etapas do processo que são as condições de trabalho e o fortalecimento do atendimento às crianças ”, afirmou.
O presidente do Simted, Thiago Coelho, reforçou que a convocação via concurso fortalece a educação pública e é fruto direto da mobilização da categoria. “Esse é o primeiro passo. A luta agora é por melhores condições de trabalho e pela implantação da hora-atividade para esses profissionais, que precisa ser debatida e garantida”, pontuou.
O acordo foi oficializado na última segunda-feira (4) em reunião entre o prefeito Marçal Filho, o promotor de Justiça Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, o secretário municipal de Educação e o procurador-geral do município, Alessandro Lemes Fagundes. O termo firmado prevê que a Prefeitura apresente, em até 60 dias, um projeto de lei à Câmara Municipal criando os cargos, que serão preenchidos com candidatos aprovados no concurso público vigente.
Marçal Filho destacou que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) havia sido firmado pela gestão anterior e descumprido, o que gerou impasse com o MPE. “Poderíamos ter judicializado a questão, mas preferimos encontrar uma solução negociada, por acreditar na importância da inclusão e na valorização da Educação Especial”, afirmou o prefeito.
Com o acordo, Dourados reforça seu compromisso com a educação inclusiva e amplia o reconhecimento profissional aos educadores que atuam no suporte direto aos estudantes com deficiência, promovendo avanços estruturais e pedagógicos na rede municipal.
Reunião entre o prefeito Marçal Filho e o promotor de Justiça, Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, definiu a criação de 210 cargos para a Educação Especial – Foto: Divulgação/Assecom
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Procuradoria-Geral do Município (PGM), firmou um importante acordo com o Ministério Público Estadual (MPE) para a criação de 210 novos cargos de professor de apoio no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação Municipal. “A medida representa mais um passo no compromisso da atual gestão com a inclusão e o fortalecimento da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino”, enfatiza o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva.
O prefeito Marçal Filho acompanhou o secretário de Educação e o procurador-geral do Município, Alessandro Lemes Fagundes, na reunião com o promotor de Justiça, Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro e destacou a importância do acordo com o Ministério Público Estadual. “Esse Termo de Ajustamento de Conduta foi firmado pela gestão anterior e não foi cumprido”, enfatizou Marçal Filho. “O prefeito que me antecedeu tinha até o dia 31 de dezembro para honrar o compromisso firmado com a Promotoria de Justiça e simplesmente ignorou a obrigação”, prosseguiu o prefeito.
O compromisso da atual gestão com a Educação Especial levou o prefeito Marçal Filho a buscar uma solução para o impasse. “A nossa gestão poderia ter judicializado essa questão, mesmo porque o compromisso firmado pelo prefeito anterior criava despesas sem previsão orçamentária para pagamento, mas como sou um defensor da Educação Especial e sempre trabalhei pela inclusão das crianças, optamos pelo acordo e vamos enviar à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que cria os 210 novos cargos de professor de apoio à Educação Especial no âmbito do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do município”, enfatizou Marçal Filho.
O TAC firmado com a 16ª Promotoria de Justiça de Dourados estabelece que o município deverá apresentar, em até 60 dias, um cronograma para propor lei que crie as 210 novas vagas efetivas para professores de apoio. As vagas serão preenchidas por meio de concurso público vigente, com convocação de candidatos já aprovados, respeitando os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência.
Também está previsto no Termo de Ajuste de Conduta a elaboração de um plano de ação para a extinção gradual dos contratos temporários atualmente vigentes. No documento, o município também se compromete a não realizar novas contratações sem justificativa legal e a revisar, a cada dois anos, a estrutura de cargos na Educação Especial. “Com a criação dos novos cargos, será possível atender com mais qualidade os estudantes que necessitam de acompanhamento individualizado, ampliando o alcance das políticas de inclusão”, ressaltou o secretário de Educação.
O acordo firmado na reunião que envolveu o promotor de Justiça, Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, o procurador-geral do Município, Alessandro Lemes Fagundes, o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, o assessor jurídico da Secretaria Municipal de Educação, José Carlos Ortega Júnior, e João Alberto Costacurta, assistente administrativo da PGM, coloca fim ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela gestão passada, assumindo obrigações que a Prefeitura de Dourados não teria como honrar.
O detalhe é que o Procedimento Administrativo número 09.2024.00006073-4, relacionado à contratação temporária de professores de apoio pedagógico para Educação Especial, foi instaurado pelo Ministério Público Estadual em razão do Termo de Ajustamento de Conduta firmado pela gestão passada em dezembro de 2024, ou seja, o governo anterior não poderia ter firmado o compromisso sem a anuência da futura gestão, já que havia uma transição em curso.
O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco, destacou que o entendimento com o Ministério Público reforça o diálogo institucional e a responsabilidade com a melhoria da rede de ensino. “Esse é um passo importante para assegurar os direitos dos nossos alunos da Educação Especial”, enfatizou. “Com a criação desses cargos, avançamos ainda mais na valorização profissional e garantimos mais qualidade no atendimento, conforme determina o prefeito Marçal Filho”, completou.