Connect with us

Saúde

Saúde de TL ampliou atendimentos, melhorou infraestrutura e avançou em qualidade

Um destaque importante deve ser dado ainda para a abertura de 10 leitos de UTI Neonatal em setembro de 2022

Publicado

on

Neste ano, graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19, que ocasionou a redução dos óbitos e da pressão sobre os sistemas de saúde, com o fim das medidas de restrição e a normalização dos atendimentos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca diversas ações para redução de demanda criada durante o período pandêmico, além da implementação de novos serviços.

A Diretoria de Vigilância em Saúde conduziu a implantação de novos projetos como o “Mutirão da Limpeza”, campanha que tem como objetivo exterminar locais que possam ser criadouros propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika), Flebótomo (Leishmaniose) e escorpiões. São disponibilizados locais apropriados para o descarte correto de lixo, materiais e resíduos, até o momento já foram recolhidas 521 caçambas, equivalente 1.823,5 toneladas de materiais.

Outros dois novos projetos inovadores na área de Vigilância foram relacionados aos animais, um dos projetos refere-se ao serviço de inserção de chip de identificação eletrônica de forma gratuita em cães e gatos atendidos no Castramóvel, o animal recebe um microchip inserido debaixo da pele que permite identificá-lo, pois, o dispositivo armazena um código numérico identificador único, semelhante a um RG do animal, sendo que até novembro, aproximadamente 600 animais já foram microchipados.

O outro projeto é o EncoleiraCão, iniciado em agosto de 2022, o projeto é realizado em parceria com o governo Estado de Mato Grosso do Sul e visa integrar um estudo que avaliará a efetividade das coleiras impregnadas com deltametrina no combate à leishmaniose canina. O Projeto EncoleiraCão está presente nos bairros Santa Júlia, Vila Alegre e Santa Rita e tem perspectivas para ser ampliado em 2023.

Na atenção especializada, entre os novos serviços destaca-se a oferta de Equoterapia. Três Lagoas é a primeira cidade do Estado que implantou o tratamento de equoterapia de forma totalmente gratuita, para ajudar no tratamento de pessoas com doenças neurológicas e com transtornos de neurodesenvolvimento, ao todo são oferecidas 40 vagas, para sessões duas vezes na semana, com duração de 30 minutos.

Outra necessidade dos munícipes que recebeu atenção especial foi a realização de mutirões de exames e cirurgias no ano de 2022. Em razão da pandemia muitos desses procedimentos haviam sido suspensos, gerando uma demanda reprimida significativa, assim a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu ofertar 1.100 procedimentos entre ressonância magnética simples e tomografia computadorizada com o projeto Examina MS, 1200 procedimentos cirúrgicos por meio do programa Opera MS, 1.300 cirurgias residuais da contratualização com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, além de cirurgias de urologia, cirurgia geral, ginecologia e 600 procedimentos de Otorrinolaringologia como amigdalectomia, adenoidectomia, septoplastia e mastoidectomia. Foram realizados ainda mutirões nas clínicas especializadas da rede municipal por meio de jornada extraordinária e posse de novos servidores para a oferta de consultas em psiquiatria, dermatologia, vascular, alergologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e realização de ECG e raio-x.

Um destaque importante deve ser dado ainda para a abertura de 10 leitos de UTI Neonatal em setembro de 2022, uma antiga demanda da população de Três Lagoas e região.

 Ainda na Atenção Especializada, as clínicas foram alvo de investimentos para abertura de novos serviços e ampliação de atendimento em especialidades já existentes. A Clínica da Criança recebeu investimentos para aquisição de equipamentos e insumos para a abertura da sala de atendimento multissensorial, esse serviço visa atender pacientes com transtornos de Neurodesenvolvimento. A Clínica recebeu ainda o aumento do número de servidores em seu quadro, ampliando a oferta de atendimento em psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

A Clínica da Mulher também contou com novas ações em 2020, graças à parceria com o governo do estado de Mato Grosso do Sul, foi instituído o Projeto Bem Nascer, onde foi ampliada a oferta de ultrassonografia e outras ações de melhoria do pré-natal e combate à mortalidade materno infantil.

A Atenção Primária também realiza ações do Projeto Bem Nascer, graças ao programa também a unidade saúde Santa Luzia também foi contemplada com aparelho de Ultrrassonografia para aprimoramento do pré-natal. Por meio de contrato próprio, a secretaria de saúde ampliou a oferta de ultrassom também para as unidades Vila Alegre, São Carlos e Miguel Nunes.

Em agosto de 2022 houve também a inauguração da Unidade Saúde Chácara Eldorado, que passou a ofertar atendimentos aos moradores do bairro Chácara Eldorado e região, como Chácara Imperial, Vila Verde, Violeta, Primavera e Jardim Progresso. A Unidade da Chácara Eldorado, conta com equipe de saúde da família, equipe de saúde bucal, atendimento farmacêutico, sala de vacinas, coletas de exames, acompanhamento de pré-natal, puericultura, planejamento familiar, além de outras ações de promoção à saúde e procedimentos. A média de consultas médicas ofertadas desde a sua inauguração é de 1.300 consultas por mês.

Outro serviço inaugurado em 2022, foi o consultório na Clínica do Idoso, ofertando assistência em saúde bucal e confecção de prótese dentária para o público da clínica. A rede de urgência também foi contemplada com serviço de saúde bucal, onde a população passou a ter oferta de atendimento em saúde bucal de urgência de segunda à sexta-feira das 07h às 22h e sábado, domingos e feriados das 07h às 19h, uma importante conquista para a saúde da população.

Com o retorno das aulas presenciais a SMS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), deu continuidade ao Programa Saúde na Escola (PSE), que tem o intuito de promover a saúde das crianças que estudam na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (REME),  são desenvolvidas ações de Educação Alimentar Nutricional e antropometria para identificar os principais problemas que acometem os alunos e o levantamento do risco para o desenvolvimento de outras doenças crônicas, como a hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome metabólica, que estão aumentando de forma alarmante no público infantil.

A capacitação dos servidores e melhoria contínua dos processos de trabalho também recebeu destaque com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS. O NEPS realizou 292 ações em 2022 atingindo 8.945 participações, o núcleo apoio ainda a confecção de protocolos e fluxos que apoiam a organização dos serviços de saúde e padronização de rotinas assistenciais.

Além dos novos serviços e as ampliações descritas, o município realizou também concurso público em janeiro de 2022, dando posse até o momento a mais de 60 servidores de diversas carreiras na área da saúde. A secretaria municipal de saúde acredita que o ano de 2022 foi importante para dar vazão aos atendimentos que tiveram que ser adiados na pandemia e com saldo positivo no número de serviços novos implementados.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Prefeitura abre vagas para aulas de alongamento no ‘Jorjão’

Publicado

on

Nova modalidade esportiva acontecerá no Jorjão. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) abre vagas para mais uma modalidade esportiva: alongamento. A atividade será disponibilizada gratuitamente para a população todas às terças e quintas, às 16h, no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão).

As vagas são destinadas para jovens, adultos e idosos e as aulas serão ministradas pela professora Rafaela Vilella.  Para se inscrever é necessário que os interessados compareçam de forma presencial no Jorjão, no horário entre 8h às 16h (sem fechar para almoço), de segunda a sexta-feira.

Já a partir desta segunda-feira (17), as vagas estão abertas e são limitadas. As diversas atividades esportivas oferecidas pela Prefeitura de Dourados visam incentivar práticas que agreguem saúde e qualidade de vida para a população. Atender várias faixas etárias sempre com profissionais capacitados para ministrar as aulas são designações do prefeito Marçal Filho para envolver crianças, jovens, adultos e idosos com esporte e lazer.

Ao todo, a Prefeitura de Dourados atende mais de mil pessoas com atividades como ginástica funcional, natação, hidroginástica, vôlei, basquetebol, handebol, futsal, futebol, karatê, judô e tênis de mesa. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 98163-0586 (somente WhatsApp) ou no fixo 2222-1393.

Continue Lendo

Saúde

Casos de dengue no Brasil caem 60% nas primeiras semanas do ano

Publicado

on

Dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses indicam que o Brasil registrou, ao longo das seis primeiras semanas de 2025, um total de 281.049 casos prováveis de dengue. O número representa uma redução de cerca de 60% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 698.482 casos prováveis da doença.

Em nota, o Ministério da Saúde avaliou a redução como substancial e um reflexo da mobilização nacional promovida pela pasta de forma conjunta com estados e municípios. “O resultado é parte do Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses, lançado pelo Governo Federal em setembro de 2024.”

Entre as unidades federativas, 17 registraram redução nos casos prováveis de dengue, sendo que as maiores quedas foram identificadas no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Amapá e no Paraná. Já em dez estados, incluindo Tocantins e Pernambuco, houve aumento no comparativo com as seis primeiras semanas de 2024.

Em relação à incidência, os estados com maior número de casos prováveis por 100 mil habitantes são Acre, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. São Paulo figura como estado com o maior número de casos prováveis do país: 164.463 mil apenas em 2025, um aumento de cerca de 60% em relação ao mesmo período do ano passado.

Sorotipo 3

De acordo com a pasta, a elevação preocupa, sobretudo em razão da presença de casos de infecção pelo sorotipo 3, que não circulava no país de forma predominante há mais de 15 anos. “Neste momento, por exemplo, a Força Nacional do SUS [Sistema Único de Saúde] mantém equipe em São José do Rio Preto, no interior do estado.”

Este mês, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu alerta epidemiológico sobre o risco elevado de surtos de dengue tipo 3 nas Américas. De acordo com a entidade, a circulação do sorotipo já foi registrada em diversos países do continente – incluindo Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru.

“A Opas pede aos países que reforcem sua vigilância, o diagnóstico precoce e a gestão clínica para que possam enfrentar um potencial aumento de casos de dengue”, destacou a organização, em nota. O comunicado cita ainda que a Argentina chegou a registrar alguns casos de dengue tipo 3 em 2024.

O vírus da dengue conta, ao todo, com quatro sorotipos distintos, sendo que a imunidade contra um sorotipo oferece proteção vitalícia apenas contra esse sorotipo específico. “O que significa que infecções subsequentes com outros sorotipos podem aumentar o risco de formas graves da doença”, destacou a organização.

Ainda de acordo com a entidade, o sorotipo 3 vem sendo associado a formas graves da doença, mesmo em infecções primárias (quando o paciente não possui histórico de infecções por outros sorotipos da dengue). “O cenário levanta preocupações sobre o potencial impacto do sorotipo 3 na saúde pública.”

“O ressurgimento do sorotipo 3, após um período de ausência prolongada em determinadas áreas das Américas, aumenta a vulnerabilidade de populações que não foram previamente expostas a ele”, concluiu a Opas.

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Continue Lendo

Saúde

Prefeitura começa a entregar medicamentos controlados em postos de saúde

Publicado

on

Posto de saúde do Parque das Nações II recebeu nesta terça-feira a primeira remessa dos principais psicotrópicos que são distribuídos na saúde – Fotos: A. Frota

A população de Dourados vai ter mais opções para retirada dos principais medicamentos controlados disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega era realizada somente na Farmácia do Pronto Atendimento Médico (PAM) e a partir de agora também vão ser ofertadas em mais 12 unidades de saúde: CSU, Ildefonso Pedroso, Izidro Pedroso, Maracanã, Parque das Nações II, Vila Cachoeirinha, Santo André, Seleta, Vila Rosa e nos distritos de Vila Vargas e Itahum
A descentralização tem como proposta facilitar a logística dos pacientes que até então só encontravam no PAM o único local para retirar remédios controlados. Contudo, neste primeiro momento, os postos dos bairros e dos distritos vão contar com quatro principais psicotrópicos: Clonazepam 2,5 mg/ml, Diazepam 10 mg, Fluoxetina 20 mg e Sertralina 50 mg.

A relação desses medicamentos chegou na manhã desta terça-feira (11) na unidade de saúde do Parque das Nações II. O secretário de saúde Márcio Figueiredo e o prefeito Marçal Filho acompanharam o início das entregas. “Precisamos facilitar a vida das pessoas e nada mais justo que os pacientes possam retirar os medicamentos controlados nos próprios postos onde elas fazem a consulta ou pelo menos em uma outra unidade mais próxima de sua casa”, enfatiza o prefeito.

No posto do Parque das Nações II ele aproveitou para conversar com usuários da unidade de saúde e conhecer a estrutura do local. Além de acompanhar a chegada dos remédios, Marçal Filho vistoriou a farmácia do posto. Para o secretário de saúde Márcio Figueiredo, a descentralização dos remédios controlados é uma forma de ampliar o atendimento, promovendo cada vez mais humanização.

Ele explica que, neste primeiro momento, os postos dos bairros e dos distritos vão fornecer apenas os quatro principais psicotrópicos da saúde mental, contudo, o farmacêutico responsável por cada farmácia poderá solicitar à Central de Abastecimento Farmacêutico de Dourados a medicação que não estiver disponível para ser acrescentado na lista.

Para facilitar o acesso da população aos remédios, a prefeitura disponibiliza em seu site institucional um link onde é possível saber quais medicamentos estão presentes em cada unidade de saúde. (Acesse aqui).
Com assessoria.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67