Com atendimento humanizado focado no trabalhador como prioridade, a Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) registrou 317.243 atendimentos realizados nas 33 Casas do Trabalhador na Capital e no interior neste ano.
Na Capital foram atendidos 53.214 trabalhadores em busca de vagas e Seguro-Desemprego. Por meio de App (MSContrata+), é possível fazer o agendamento com data e hora marcada, e esse recurso trouxe a diminuição das filas no prédio da Funtrab.
Para o diretor-presidente da Fundação, Marcos Derzi, a redução das filas foi uma meta cumprida. “A maioria das pessoas já chega aqui fragilizada, é nosso dever propiciar dignidade para elas, com bom atendimento em um ambiente climatizado e as nossas servidoras que realizam um trabalho de excelência”, declarou Derzi.
Neste ano houve mais vagas disponíveis aos trabalhadores. Até o momento foram 43.048 vagas, o que representa aumento de 10.446 em relação ao ano anterior.
A maior quantidade de vagas ofertadas foi na indústria, com 9.279 oportunidades, seguido pelo setor de serviços, com 9.278, comércio com 8.362 e agropecuária com 8.226 postos de trabalho oferecidos.
Em 2022 foram colocados por meio das 33 agências 20.331 trabalhadores no mercado de trabalho formal, representando 2.656 trabalhadores a mais em relação ao ano de 2021.
“Para o ano de 2023 a Funtrab trabalha com uma estimativa de aumento em torno de 15 a 20% em relação ao ano de 2022”, destaca Derzi.
Mercado de Trabalho em MS
O mercado de trabalho formal em MS, conforme os registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostra recuperação com as contratações superando 300 mil trabalhadores em 2022, o que significa o retorno aos níveis anteriores a 2015/2016, quando ocorreu uma crise na economia do país com fortes reflexos no mercado de trabalho. O MS deve encerrar o ano de 2022 com aproximadamente 350 mil contratações e um saldo (contratações menos demissões) em torno de 44 mil empregos, melhor resultado dos últimos 10 anos. O setor que mais contratou foi o de serviços, seguido pelo comércio, indústria, agropecuária e construção.
Dos 79 municípios do Estado, os cinco que apresentaram maiores saldos até outubro/22 foram Campo Grande, com 13.261 postos de trabalho, Ribas do Rio Pardo com 4.675, Três Lagoas com 3.838, Dourados com 3.204 e Aparecida do Taboado com 1.096.
Para o ano de 2023, as perspectivas são otimistas com as políticas adotadas pelo Governo do Estado com os incentivos e atração de novas empresas, que deverá resultar em aumento nas contratações e geração de novos empregos em MS.
Desafios
O principal setor com falta de mão de obra é o de serviços, seguido do comércio, em seguida a construção civil. As ocupações com mais dificuldades de contrações em 2022 foram: operador de caixa, auxiliar de cozinha, cozinheiro, mecânico, vendedor, motorista, pedreiro e ajudantes.
A Funtrab registra dificuldades no encaminhamento de mão de obra nas seguintes funções: auxiliar de limpeza, motorista, mecânico. Há dificuldade também em encaminhar candidatos para as vagas em restaurantes, bares, lanchonetes, supermercados e outros. Na construção civil há um déficit em todas as funções.
Há trabalhadores que comparecem na agência e recusam vaga, o gargalo está na falta de candidatos interessados por recusa da remuneração e horário de trabalho. E do outro lado, segundo as empresas, o principal problema está na falta de qualificação profissional.
“A Funtrab buscou parcerias com iniciativa privada, e qualificou milhares de trabalhadores na Capital e interior, mas é necessário melhorar. Qualificação será uma das prioridades do próximo governo, para isso será criado a Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho”, conclui Derzi.
A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.
No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.
O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.
Data: 21 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.
O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.
Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.
O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.
Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.
Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas
A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções
Na manhã desta terça-feira (19), a equipe de transição da Prefeitura de Dourados realizou uma reunião de portas abertas com a imprensa para apresentar o trabalho em andamento entre a atual gestão e a administração que assumirá em 2025. Além de esclarecer dúvidas e detalhar os processos em curso, a equipe destacou a entrega de um relatório robusto com mais de 4 mil páginas, contendo informações essenciais para apreciação do prefeito eleito e sua equipe.
O coordenador da comissão de transição, Paulo Cesar Nunes da Silva, enfatizou a importância do documento para assegurar a continuidade dos serviços públicos e para garantir transparência durante o processo. “Esse relatório é um verdadeiro raio-x da administração pública, apresentando dados detalhados sobre contratos, orçamento, folha de pagamento e serviços essenciais. Ele também evidencia o trabalho realizado nos últimos quatro anos e prepara a próxima gestão para assumir com segurança e eficiência. Já temos, por exemplo, contratos de limpeza e tapa-buracos em andamento, algo que não aconteceu em transições anteriores. Estamos estudando a possibilidade de disponibilizar esses dados ao público, reforçando nosso compromisso com a transparência”, declarou.
O relatório foi estruturado para responder às principais demandas da equipe do prefeito eleito, garantindo que todos os pontos cruciais sejam esclarecidos. Na reunião, o arquiteto Fábio Luis e a advogada Cristina Oliveira Mota, membros da comissão de transição do prefeito eleito, fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre aspectos orçamentários, folha de pagamento e outros serviços essenciais. Fábio destacou o acolhimento da gestão atual. “Quero agradecer à equipe da prefeitura, que atendeu todos os nossos pedidos de forma ágil e receptiva. Até mesmo informações do dia a dia foram compartilhadas informalmente, demonstrando o compromisso em facilitar nosso trabalho”, afirmou.
Durante a reunião, Fabio Luis informou ainda que a data definida para o retorno do recesso municipal será no dia 2 de janeiro, uma quinta-feira.”Tinhamos a opção do dia 6 ou dia 2 e optamos pelo primeiro dia útil de 2025″.
O encontro, que reforça o alinhamento entre as equipes, é um marco no processo de transição. Com um planejamento bem estruturado e informações detalhadas, a próxima administração terá as bases necessárias para dar continuidade aos serviços públicos.