fbpx
Connect with us

Política

Eleita presidente da Câmara, Liandra destaca importância de trabalhar em conjunto com o prefeito

Durante entrevista, ela destacou que sua eleição foi um consenso entre os colegas, o que, segundo ela, já trouxe harmonia para o Legislativo.

Publicado

on

A vereadora Liandra Brambilla (PSDB) falou durante coletiva de imprensa sobre suas expectativas e planos para o biênio 2025-2026 à frente da presidência da Câmara Municipal de Dourados.

Confirmada como nova presidente da Casa de Leis, ela afirmou que seu foco será trabalhar de forma integrada com a administração do prefeito Marçal Filho, mantendo, ao mesmo tempo, a independência da Câmara.

Durante entrevista, ela destacou que sua eleição foi um consenso entre os colegas, o que, segundo ela, já trouxe harmonia para o Legislativo.

“Foi um consenso entre os colegas, o que já trouxe harmonia para a Câmara. Vamos tratar tudo com muita responsabilidade, compromisso e transparência, porque é isso que a população espera. Estamos aqui para trabalhar por Dourados”, afirmou Liandra, que, em seu segundo mandato como vereadora, se prepara para comandar a Casa de Leis nos próximos quatro anos.

Liandra também ressaltou a importância de trabalhar em conjunto com o prefeito Marçal Filho (PSDB), mantendo a independência da Câmara Municipal. “Vamos trabalhar em conjunto com o prefeito, sim, se tudo correr bem. Mas é importante destacar que a Câmara Municipal terá sua independência”, declarou.

Sobre os planos para os próximos anos, a nova presidente afirmou que sua gestão será pautada pelo diálogo constante com os vereadores e pela aproximação com a população. “Queremos mostrar para a comunidade douradense que a Câmara Municipal realmente trabalha. Também queremos aproximar ainda mais a população da Câmara, trazendo a comunidade para participar das atividades da Casa”, explicou.

Liandra também se mostrou otimista com o aumento do número de vereadores na Câmara, agora com 21 cadeiras, um reflexo do crescimento populacional de Dourados. “Isso é algo positivo para a Casa, porque temos muito trabalho a ser feito, como vocês sabem e acompanham”, disse ela, destacando a receptividade da comunidade para com os novos vereadores eleitos.

“Vamos trabalhar muito para atender às expectativas da população”, finalizou Liandra.

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Escolas de Dourados farão atendimento aos pais de forma humanizada

Marçal Filho pretende acabar com uma prática que se repete todos os anos em Dourados

Publicado

on

Na primeira reunião com o secretariado, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 022 de janeiro, o prefeito de Dourados, Marçal Filho reformou a necessidade de melhorias no setor da Educação. “Em relação a educação, as matrículas começam esse mês, as aulas mês que vem, fevereiro e este ano a novidade é o atendimento mais humanizado”, anunciou. “Os pais poderão fazer as pré-matrículas diretamente nas escolas, onde seus filhos vão estudar”, destacou.

Marçal Filho pretende acabar com uma prática que se repete todos os anos em Dourados. “A gente quer  evitar fila na  central de matrícula, pais no sol, como aconteceu neste ano passado. Teremos também opção de pré-matrícula pela internet”, prosseguiu Marçal Filho. “A central estará funcionando na prefeitura e quero um ambiente climatizado, com água gelada, com atendimento especial aos pais, com muito respeito, bem diferente do que vinha acontecendo. Agora temos vários desafios”, concluiu.

Marçal também alertou para um problema deixado pela gestão passada. “O Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS) suspendeu a compra de 3 mil vagas em escolas conveniadas para creches, isso por questão de irregularidades na gestão anterior”, ressaltou. “Nós estamos trabalhando para resolver isso e vamos conseguir e também vamos buscar as salas ociosas em escolas do governo do estado”, explicou.

A parceria com o governo do Estado é vista pelo prefeito como uma solução no curto tempo para o problema. “Tenho mantido contato com o secretário estadual de educação e com o governador Eduardo Riedel, e esperamos conseguir essas salas que não estão sendo utilizadas”, argumentou. “Mas os problemas existirão, porque estamos herdando essa situação da administração passada e não vamos resolver  este ano, em pouco tempo, mas faremos o possível para que o atendimento seja muito melhor”, finalizou o prefeito.

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Política

Câmara de Dourados tem dez vereadores em primeiro mandato

Desses, dez foram eleitos pela primeira vez e um retorna após quatro anos afastado da Casa de Leis. 

Publicado

on

A Câmara Municipal de Dourados tem uma nova configuração a partir deste 1º de janeiro. Eleitos nas eleições de outubro, 21 vereadores tomaram posse para ocupar o cargo até o fim de 2028, dois a mais que na última legislatura. Desses, dez foram eleitos pela primeira vez e um retorna após quatro anos afastado da Casa de Leis.

Entre os novatos estão os dois vereadores mais bem votados de Dourados: Isa Marcondes (Republicanos), com 2.992 votos, e Franklin Schmalz (PT), com 2.452 votos. A lista segue com Dalton (PT), Edson Souza (União Brasil), Sargento Prates (PL), Karla Gomes (Podemos), Dill do Povo (União Brasil), Ana Paula Benitez Fernandes (Republicanos), Alex Cadeirante (PSDB) e Inspetor Cabral (PSD). Pedro Pepa (União Brasil), 11º vereador entre os que não estavam na legislatura anterior, fez parte da Câmara Municipal entre 2012 e 2020.

Para os vereadores em primeiro mandato, a fiscalização dos serviços públicos é o ponto em comum. Formado em Relações Internacionais e mestrado em Sociologia, Franklin Schmalz, 30 anos, é uma das novidades. O vereador assume com a expectativa de corresponder a confiança dos eleitores que acreditaram em suas propostas de campanha.

“Pretendo trabalhar para construir um mandato transparente, fiscalizador, participativo e popular, bandeiras que defendi na campanha e agora é o momento de transformá-las em realidade. Vou buscar diálogo com a Prefeitura e articular ações com os governos estadual e federal para atrair recursos e projetos para Dourados. Espero que meus colegas de Câmara também estejam comprometidos em trabalhar pelo bem da cidade. Estou à disposição para colaborar em tudo o que for positivo para a nossa comunidade”.

Eleito em sua quarta tentativa, Ademar Cabral de Araújo, conhecido como Inspetor Cabral, tem 46 anos e é Guarda Municipal. Segundo o vereador, a posse é a concretização de um projeto iniciado em 2012 e que espera justificar os votos recebidos com muito trabalho. “Estamos tomando posse nesse projeto que Deus colocou em nossas vidas e queremos representar todos os eleitores, os que votaram em mim ou não. Nossa expectativa é trabalhar, trabalhar muito, fazer o papel real do vereador, que é fiscalizar, legitimar, ajudar o prefeito e secretários a cuidar da nossa cidade, que carece de muita dedicação”, disse.

Por outro lado, Dalton Santos Ribeiro, empreendedor de 38 anos, foi eleito na primeira vez em que colocou seu nome à disposição do eleitor. “Essa foi minha primeira eleição, mas já venho militando na política há algum tempo. Quero, neste primeiro momento, buscar, junto aos deputados federais, emendas para que a gente possa colocar na nossa cidade, nas mais variadas áreas. Já temos um cronograma de dez dias para apresentar algumas ações, alguns requerimentos que nós vamos fazer”, completou.

Após a posse, os vereadores elegeram a Mesa Diretora para os próximos dois anos, formada por Liandra Brambilla (PSDB) como presidente; Inspetor Cabral (PSD), vice; Rogério Yuri (PSDB), primeiro secretário; e Márcio Pudim (PSDB), segundo secretário. A primeira Sessão Ordinária da legislatura 2025 acontece no início de fevereiro.

Continue Lendo

Política

Marçal Filho toma posse e anuncia auditoria na Saúde

Questionado sobre a possibilidade de fusão de secretarias na administração, o prefeito Marçal Filho disse que existe a possibilidade, o que será analisado. 

Publicado

on

O prefeito de Dourados Marçal Filho destacou hoje em entrevista concedida à imprensa na Câmara Municipal, onde foi empossado, que vai realizar uma auditoria no Fundo de Saúde. A afirmação ocorreu após ele ser questionado sobre a existência de um possível rombo nas contas do setor.

“Ainda não sabemos a real situação, mas uma das primeiras medidas será realizar uma auditoria no Fundo de Saúde para entender exatamente o cenário, inclusive esse apontamento sobre  rombo de R$ 70 milhões que foi mencionado e só assim poderemos tomar atitudes assertivas”, citou.

Ainda no que tange ao setor, Marçal anunciou mudança que pretende tomar de forma imediata na gestão, com a fusão da Secretaria de Saúde e da Fundação de Saúde.

“Já montamos estratégias que começaremos a implementar imediatamente. Uma das primeiras ações será estabelecer um comando único para a saúde. Hoje, temos a Secretaria de Saúde e a Fundação de Saúde, que não se comunicam adequadamente, funcionando como estruturas isoladas. Isso acaba prejudicando a população. Por exemplo, às vezes havia insumos e medicamentos na Secretaria, mas não na Fundação, e isso gerava falta. A partir de agora, haverá um comando único” destacou ao citar ainda que a a Fundação continuará sendo de direito privado, mas estará vinculada à Secretaria.

Questionado sobre a possibilidade de fusão de secretarias na administração, o prefeito Marçal Filho disse que existe a possibilidade, o que será analisado.

“Isso está no radar, mas não de imediato, pois depende de projeto de lei”, apontou.

O novo líder do Executivo disse que acredita que trabalhará em harmonia com a Câmara Municipal. Neste ponto, ele recordou que já atuou como vereador no município e disse compreender as ‘necessidades’ dos vereadores.

“Já fui vereador, deputado estadual e federal, então entendo bem o papel do Legislativo e as necessidades dos vereadores. Quero um trabalho harmonioso entre os poderes. Quando o Executivo vai bem, o Legislativo também vai. Todos os projetos que enviarei à Câmara serão de interesse da população, e espero respaldo para essas iniciativas”.

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67