fbpx
Connect with us

Cidades

Dourados dá posse à membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

O Conselho tem o papel de opinar, recomendar, aprovar projetos relacionados à agricultura

Publicado

on

A prefeitura de Dourados, através da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), deu posse na manhã desta sexta-feira (19) aos novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). Essa é a segunda posse do ano, uma vez que houve um aumento na participação de entidades, que passou de 11 para 19 cadeiras. “O Conselho tem o papel de opinar, recomendar, aprovar projetos relacionados à agricultura, especialmente para melhorar a qualidade de vida dos agricultores”, explicou Ademar Roque Zanata, titular da Semaf.

O prefeito Alan Guedes destacou a importância de cada representante e agradeceu a todos pela participação “que vocês possam nos ajudar a nortear políticas públicas para essa área, tão importante que é a agricultura familiar, o agronegócio”, destacou.

O vereador Elias Ishy também acompanhou o ato. Vale ressaltar que o CMDR é fundamental na aprovação de recursos. A Semaf fez o cadastramento de propostas importantes no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), e no MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional), sendo que o Mapa exige a anuência do Conselho para aquisição de materiais voltados à agricultura.

Segundo Zanatta foram solicitados recursos para compra de uma retroescavadeira, uma niveladora, box para praça de alimentação da Feira Central, um caminhão prancha e um veículo utilitário. “No MDR pedimos ainda a cobertura para o setor de hortifrúti, também na Feira Central”, detalhou.

Membros do CMDR

I-Secretário Municipal de Agricultura Familiar:
Titular: Ademar Roque Zanatta
Suplente: Guilherme Cardoso Oba
II – representantes da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar – SEMAF:
Titular: Kallen Christiany Miranda Ferreira
Suplente: Vinicius José Lange Ferreira
III – representantes do Poder Legislativo Municipal:
Titular: Elias Ishy de Mattos Suplente: Rogério Yuri Farias Kintschev
IV – representantes do Sindicato de Trabalhadores Rurais: Titular: Maria Aparecida de Araújo Suplente: José Alves Xavier
V – representantes do Sindicato de Empregadores Rurais: Titular: Ruderson Azambuja Carneiro
Suplente: Pedro Luis da Costa VI – representantes do Setor Cooperativista Rural: Titular: Itair Rodrigues da Silva (CERGRAND)
Suplente: Adelíbio Pereira de Lemes (CERGRAND)
Titular: Edilson Antônio Lazzarini (SICRED) Suplente: Giancarlo de Souza Silveira (SICRED)
Titular: Eduardo Xavier do Nascimento (COAMO) Suplente: Flávio Emílio Pizzigatti (COAMO)
VII – representantes do Ensino e Pesquisa Oficial:
Titular: Walteir Luiz Betoni (UEMS) Suplente: Homero Scalon Filho (UEMS)
Titular: Munir Mauad (UFGD)
Suplente: André Luís Duarte Goneli (UFGD)
VIII – representantes da Assistência Técnica e Extensão Rural Oficial: Titular: Eneida Gonçalves Vasconselos (AGRAER) Suplente: Frederico Bittencourt Fernandes Maia (IAGRO)
Titular: Anderson Souza de Almeida (SECAF) Suplente: Marcos Antônio Mariani (SECAF)
IX – representantes de Entidades ou Associações de Produtores Rurais: Titular: Fernando Gabriel Bolsoni (AGROMACAUBA) Suplente: Antonio Carlos Alves de Andrade (AGROMÁCAÚBA)
Titular: José Osni Veríssimo de Barros (ARDASCA) Suplente: Jean Carlos Martins (ARDASCA)
Titular: Cleyton Marcelino Teixeira de Souza (APRAF) Suplente: Credenilson Gomes Teixeira de Castro (APRAF)
X-representantes de Universidade privada que oferta curso na área rural: Titular: Mateus Luiz Secretti (UNIGRAN)
Suplente: Cácia Leila Tigre Pereira Viana (UNIGRAN)
XI-representantes de Pesquisa e Comércio de Tecnologia Oficial na área rural: Titular: Márcio Akira Ito (EMBRAPA) Suplente: Ivo de Sá Motta (EMBRAPA)
XII – representantes de entidade de classe da área rural: Titular: Bruno Cesar Álvaro Pontim (AEAGRAN) Suplente: Rodrigo Elias de Oliveira (AEAGRAN)
XIII – representantes de Instituições Financeiras Públicas: Titular: Paulo Sérgio Belmonte Gomes (BANCO DO BRASIL)
Suplente: Cristiane Marcon (BANCO DO BRASIL)

(Com assessoria. Fotos: Reprodução)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67