Vitória do Dourados AC e solidariedade do clube e dos torcedores. O DAC se reabilitou no Campeonato Sul-Mato-Grossense batendo, neste domingo (12), o Novo FC por 2 a 0, embolando a disputa pela liderança do Grupo B. Pedro Isidoro e Robinho, um em cada tempo, marcaram os gols do jogo. A diretoria do clube direcionou a renda líquida da partida no Estádio Douradão para ajuda nos custos no tratamento do garoto Iran, dez anos, que enfrenta uma série de problemas de saúde desde o nascimento e está em Santa Catarina para a 22ª cirurgia.
Entre os torcedores nas cadeiras cobertas do Douradão, o prefeito Alan Guedes, usando a camisa dourada do DAC, empurrava o time, acompanhado de diversos secretários. No fim, Alan valorizou o resultado e o retorno do torcedor ao estádio. “Nós trabalhamos muito para que isso fosse possível. Quando assumimos, até uma árvore de 1,80 metros tinha no meio da área. Objetivo agora é liberar outras áreas para termos mais gente e com ingressos mais baratos” disse em entrevista à Rádio Coração FM/MS Web Rádio.
O presidente do DAC, Marco Antônio de Araujo, fez coro e sabe onde buscar esses torcedores. “A Funed já fez tudo o que o Corpo de Bombeiros pediu e agora estamos aguardando a vistoria para liberar mais lugares nas arquibancadas. Depois vamos trazer alunos das escolas municipais e estaduais para torcer para o DAC”, completa.
Gols
O primeiro tempo do DAC não foi dos melhores, com jogadas prejudicadas por diversos erros de passe no meio. Quando a organização no meio funcionava, as chances apareciam, como aconteceu com Jair, que ficou frente a frente com Lucão, mas parou na defesa do goleiro do Novo. Aos 23 minutos, o gol saiu. Matheus Bastos fez a jogada pelo meio e tentou o toque por elevação. Na disputa pelo alto, Lucão afastou parcialmente, mas Pedro Isidoro pegou a sobra e bateu firme para fazer 1 a 0, placar do primeiro tempo.
Na etapa final, o DAC diminuiu os erros e criou diversas chances. Dandan, Pedro Isidoro e Jair desperdiçaram três oportunidades claras de aumentar a diferença. O time melhorou com as mudanças do técnico Chiquinho Lima e o segundo gol veio. Aos 27 minutos, em cobrança rápida de lateral, Robinho, um dos atletas que saíram do banco, recebeu a bola, se livrou da marcação e bateu no canto de Lucão, ampliando para 2 a 0 e definindo o placar.
Grupo B
Na outra partida da chave, o Aquidauanense FC recebeu e venceu o Ivinhema FC por 3 a 1 no Estádio Noroeste. Júlio César, Matheus Cabañas e Nenê marcaram para o Azulão da Princesa, enquanto Douglas, artilheiro do campeonato com três gols, descontou para o Azulão do Vale.
Na classificação, Ivinhema, Dourados e Aquidauanense estão com seis pontos, nesta ordem de acordo com os critérios de desempate. Operário AC e Novo FC estão com três pontos.
Na quinta rodada, a última do turno, dois jogos no sábado (18). Às 15h30, o DAC volta a jogar no Douradão, desta vez contra o OAC, de Caarapó. No Estádio Sotero Zárate, em Sidrolândia, às 18h, o Novo recebe o Ivinhema.
DAC volta a jogar no Douradão no sábado de Carnaval (Foto: Rafael Wisley/Prefeitura de Dourados)
Vereador Elias Ishy, diretor da Funed, Salim Neto e diretores do Clube base de Beisebol de Dourados. (Foto: João Pires)
O vereador Elias Ishy (PT) esteve na tarde de sábado (15) com a diretoria da Associação Esportiva Nipo-brasileira de Dourados, para conhecer os projetos e ouvir as demandas da categoria base de beisebol. Participaram do encontro, o diretor da Funed (Fundação de Esportes), Salim Raidan Neto, o presidente do clube, Nélio Shigueru Nukimori, o vice-presidente de esportes e recreação, Milton Isamo Okazachi, o coordenador do clube, André Sarzi, além de pais e responsáveis dos atletas da categoria base.
A reunião aconteceu no CT (Centro de Treinamento) do clube, onde o diretor de esportes do município teve a oportunidade de acompanhar o treino dos alunos da categoria infantil e juvenil. Na oportunidade, a diretoria apresentou o plano de trabalho do “Projeto Formando Cidadãos através da Prática do Beisebol”, que será executado a partir do segundo semestre do ano.
O presidente da Associação Nipônica, Nélio Shigueru, relatou algumas conquistas no cenário regional e estadual, como a participação em diversos torneios, inclusive como sede de campeonatos. Também reforçou a necessidade de parcerias com o poder público e aporte financeiro para aquisição de materiais esportivos específicos à modalidade e melhorias na infraestrutura do CT.
O diretor da Funed, Salim Neto, destacou o trabalho de inclusão através do beisebol, e afirmou que em sua gestão pretende ampliar convênios com as escolinhas de base em suas diversas modalidades esportivas. “Neste sentido podemos ampliar ainda mais a participação do clube em campeonatos, contando também com apoio do Estado, através do Fundesporte”, enfatizou.
De acordo com o vice-presidente de esportes, Milton Isamo Okazachi, a meta de trabalho para 2025 é a inclusão de pelo menos 200 crianças e adolescentes nas atividades de contraturno escolar. “Enquanto diretoria do clube, estamos dispostos em contribuir com os projetos do município, pois com a prática esportiva somos capazes de formar cidadãos por meio da disciplina e trabalho em equipe”, considera.
Já o vereador Elias Ishy destacou a importância do trabalho de inclusão social através do esporte que o Clube Nipônico tem desenvolvido. “O projeto da categoria de base de beisebol além de garantir na prática o direito ao esporte, também proporciona a oportunidade das escolas fortalecerem o ensino, fazendo parcerias com o clube e integrando ainda mais o esporte com a Educação”, afirmou Ishy, destacando ainda que “todo trabalho em favor da população desenvolvidos pelas entidades devem ser valorizados, reconhecidos e apoiado pelo poder público”.
O Projeto Formando Cidadãos através da Prática do Beisebol, acontece em parceria com a comunidade da região do Grande Flórida e Parque Alvorada.
Com o propósito de apresentar os planos da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) para 2025, será realizado, nos dias 7 e 8 de fevereiro, o V Fórum Estadual de Políticas Públicas de Esporte e Lazer – Encontro Estadual de Gestores Esportivos 2025. O evento acontecerá no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, e reunirá gestores esportivos dos 79 municípios do estado.
O Fórum tem como objetivo apresentar o calendário esportivo da Fundesporte para 2025, além de detalhar as ações e metas previstas para este ano. Durante o encontro, serão abordadas as principais áreas de atuação da Fundação, como excelência esportiva, formação esportiva, vivência esportiva, capacitação e a gestão administrativa. Os gestores também serão capacitados em relação aos procedimentos para firmar parcerias e realizar solicitações de forma eficiente.
O evento tem como principal foco técnicos, profissionais de educação física, gestores esportivos, presidentes de federações e associações, e comunidade esportiva. Além das apresentações dos setores o encontro contará com uma palestra sobre planejamento estratégico com Prof. Dr. Philipe Rocha de Camargo, professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Com a recente mudança de administrações municipais – mais de 70% das prefeituras do estado passaram por alterações nas últimas eleições – o encontro se torna uma oportunidade fundamental para que os novos gestores compreendam as políticas públicas estaduais e alinhem suas estratégias de atuação com as diretrizes do Governo de Mato Grosso do Sul.
Cada setor da Setesc (Secretaria de Estado Turismo, Esporte e Cultura) terá um encontro específico para abordar suas respectivas pautas. Nesta quarta-feira (5), a Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) apresentará seus editais e políticas de promoção dos destinos turísticos do estado. Na quinta (6) e na sexta-feira (7), a FMCS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) tratará de temas como leis de incentivo, convênios, estratégias de comunicação, patrimônio cultural e economia criativa. Já a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) promoverá o V Fórum Estadual de Políticas Públicas de Esporte e Lazer, nos dias 7 e 8 de fevereiro.
Serviço
V Fórum de Políticas Públicas de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul
7 e 8 de fevereiro (sexta-feira e sábado)
Centro Cultural José Octávio Guizzo
Endereço: Rua 26 de Agosto, 453 – Centro, Campo Grande – MS
Confira a programação:
7 de fevereiro
13h30 – Credenciamento
14h – Abertura
14h30 – Organograma e funcionamento da Fundesporte
15h30 – Intervalo
16h – Convênios e parcerias
16h30 – Fiscalização e tomada de contas
17h – Perguntas dos participantes sobre convênios, parcerias e fiscalização e tomada de contas
17h30 – Unidade de Capacitação
18h – Perguntas dos participantes sobre a Unidade de Capacitação
8 de fevereiro
Matutino
7h45 – Receptivo
8h – Diretoria de Formação
9h15 – Perguntas dos participantes sobre a Diretoria de Formação
9h45 – Intervalo
10h15 – Diretoria de Vivência
10h40 – Perguntas dos participantes sobre a Diretoria de Vivência
11h – Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), Conferência Estadual de Esporte e Lazer e Conferências municipais de Esporte e Lazer
11h30 – Perguntas dos participantes sobre o Prodesc
12h – Intervalo para almoço
8 de fevereiro
Vespertino
13:15 – Receptivo
13:30 – Diretoria de Excelência
14:45 – Perguntas dos participantes sobre a Diretoria de Excelência
15:00 – Intervalo
15:30 – Palestra sobre planejamento estratégico – Prof. Dr. Philipe Rocha de Camargo (UFMS)
16:30 – Assuntos diversos (perguntas dos participantes)
Prefeitura vai incentivar o beach tennis em Dourados com ação inovadora em parceria com a UFGD. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes (Funed) e em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) inova com projeto de beach tennis gratuito para a população. As aulas serão ofertadas no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, e atenderão adolescentes com idade entre 14 e 17 anos. As inscrições vão de 6 a 20 de fevereiro (veja como se inscrever abaixo).
O diretor-presidente da Funed, Salim Raidan cita que a ação é um pedido do prefeito Marçal Filho e visa incentivar a prática esportiva, tornando mais acessível uma modalidade que tem conquistado os jovens, proporcionando local e equipamentos adequados e acompanhamento profissional.
Salim destaca o lado social dessa parceria. “O beach tennis tem caído no gosto dos jovens e é um esporte prazeroso e dinâmico, mas como as raquetes têm um custo alto e é preciso contar com uma estrutura adequada, por meio desta parceria, o prefeito Marçal Filho viu uma forma de tornar a modalidade mais acessível para os nossos adolescentes e, assim, incentivar qualidade de vida e lazer”, enfatiza.
As aulas acontecerão aos sábados, das 7h às 11h e serão coordenadas pelo professor Deyvid Rizzo. São doze vagas para o público feminino e doze vagas para o público masculino, destinadas para adolescentes devidamente matriculados em escolas públicas, da comunidade externa (com renda entre um salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total).
Os interessados precisam fazer a inscrição online, aqui.
Será realizado um sorteio para definir os participantes que se enquadrem nos critérios do projeto via rede social da ação (@beachtennisufgd), no dia 21/02, às 12h. O início das aulas está previsto para o dia 08 de março.