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Educação

Dill se reúne com secretário e pede construção de escolas para três bairros

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Dill se reuniu com o secretário de Educação para pedir a construção de novas escolas (Foto: Assessoria/CMD)

A falta de escolas nos bairros Greenville, Campina Verde e Monte Sião tem sido motivo de grande preocupação para a população de Dourados. Diante desse cenário, o vereador Dill do Povo (União Brasil) se reuniu na última terça-feira (4) com o novo secretário de Educação, professor Nílson Francisco da Silva, para encaminhar ofícios solicitando, com urgência, a elaboração de projetos para a construção de unidades escolares nessas localidades.

O parlamentar justificou que garantir uma educação de qualidade é essencial para o desenvolvimento das crianças e que o crescimento acelerado dessas regiões torna a construção das escolas uma necessidade imediata. Segundo Dill, essa medida não apenas facilitará o acesso ao ensino para os alunos, mas também reduzirá a dependência do transporte coletivo e a necessidade de deslocamento dos pais para levar os filhos a escolas mais distantes.

“A construção de escolas nesses bairros facilitará a mobilidade dos pais com as crianças, evitando a dependência do transporte coletivo e a necessidade de deslocamento por meio de veículos particulares. Além disso, garantirá que as crianças estudem mais próximas de suas residências”, afirmou o vereador.

Dill também fez questão de agradecer ao novo secretário de Educação, elogiando sua trajetória à frente da Escola Municipal Sócrates Câmara, no bairro Canaã I. “Quero agradecer meu amigo Nílson, que sempre demonstrou um belo trabalho na gestão escolar. Sei da sua competência para assumir esse desafio gigante de reestruturar a educação de Dourados e tenho certeza de que ele dará o seu melhor, como sempre fez”, destacou o vereador.

A reivindicação de Dill reforça a necessidade de investimentos urgentes na educação básica da cidade, garantindo que os alunos tenham acesso a uma infraestrutura adequada e de qualidade. A expectativa agora é de que a Prefeitura de Dourados avalie as demandas para suprir essa carência educacional nos bairros mencionados.

Com assessoria.

Educação

Prefeitura inicia jornada pedagógica com formação continuada de professores

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Secretário de Educação, Nilson Francisco da Silva fala aos educadores na abertura da Jornada Pedagógica

As aulas na Rede Municipal de Ensino (Reme) iniciam na próxima segunda-feira, dia 10, mas os professores já estão em atividades. A Prefeitura de Dourados abriu na terça-feira (4) os encontros da Jornada Pedagógica 2025, que estão sendo organizados pela Secretaria Municipal de Educação. Na programação, diversos temas que englobam o dia a dia no ambiente escolar. As palestras e oficinas seguem até sexta-feira (7) e não têm qualquer custo para os educadores da Reme.

A abertura oficial ocorreu na manhã desta quarta-feira (5) no salão de eventos da Unigran. O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, agradeceu a presença maciça dos educadores e destacou que tanto ele quanto o secretário adjunto, José Vicente Tardivo, trabalharão de forma comprometida para oferecer uma educação de qualidade às crianças e adolescentes da Reme, de forma que ela chegue a todos os cantos da cidade e que a comunidade escolar se sinta acolhida pelo poder público. Nilson se colocou à disposição dos diretores, dos professores e dos administrativos, seja na formação continuada, na carreira ou nas demais questões que envolvem o dia a dia da educação.

O prefeito Marçal Filho também esteve presente na abertura da Jornada Pedagógica. Ele ressaltou a importância da formação continuada como processo de aperfeiçoamento e na busca pela melhoria cada vez mais de uma educação com qualidade. Ele aproveitou para anunciar que o primeiro projeto de lei que encaminhará à Câmara Municipal será uma proposta voltada à educação, de valorização do magistério.

“Nas duas últimas administrações vocês não receberam pela habilitação que cada educador possui. E nos dois últimos anos foi criado um decreto que garante benefício aos educadores, mas que revoguei. Isso porque um decreto pode ser extinto a qualquer momento e optei por tornar lei. Com isso, o professor efetivo vai receber pela sua habilitação, inclusive na suplência”, informou o prefeito. Ele argumentou que o contratado não será possível atender no atual momento, devido a situação financeira que pegou os cofres municipais, mas que será meta no atual mandato atender a todos.

Após a mesa de abertura que contou com a participação dos vereadores Inspetor Cabral e Márcio Pudim, teve início a palestra “Alegria de ser professor”, com o professor mestre Alci Filho, especialista em neurociência e comportamento.

A Jornada Pedagógica é um momento fundamental para a organização do ano letivo nas escolas. Além de promover a integração e o planejamento entre professores e equipes de apoio, o encontro também aborda aspectos essenciais, como o calendário escolar, a revisão do projeto político-pedagógico, o ordenamento do espaço escolar, a formação das turmas e a lotação dos docentes. Com esses tópicos em pauta, a jornada garante um início de ano letivo mais estruturado e eficaz.

ENCONTRO PRODUTIVO

Uma das professoras que participou das atividades na abertura da Jornada Pedagógica, Maria Oliveira diz que toda formação é importante para um educador, de forma que possa se inteirar com temáticas atuais e que possam contribuir para o enriquecimento no processo de formação continuada. “Isso contribui para o dia a dia em sala de aula e todo mundo ganha”, explicou a professora.

No decorrer da semana haverá eventos técnicos tanto nas dependências da Unigran como em escolas municipais, direcionadas para educadores das series iniciais até a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Coordenadores pedagógicos também receberão formação específica.

Com assessoria.

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Educação

Inscrições para escolas públicas e privada participarem do Programa Detranzinho começam hoje

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O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) abriu nesta segunda-feira (3) as inscrições para escolas de Campo Grande participarem do Programa Detranzinho, desenvolvido pela Cidade Escola de Trânsito.

As inscrições vão até dia 17 de fevereiro e podem ser feitas pela página do Detranzinho, no portal do Detran-MS (www.detran.ms.gov.br/detranzinho). Os representantes das escolas interessadas devem seguir o passo a passo descrito no site.

A participação é aberta às escolas públicas e privadas. O objetivo do programa é formar os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I sobre o comportamento seguro no trânsito, por meio de atividades educativas e lúdicas. Em 2024, o Detranzinho recebeu a visita de 8.376 crianças.

Segundo a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, “a participação das escolas no Programa Detranzinho é uma excelente oportunidade para os estudantes aprenderem, de forma divertida, sobre as regras de trânsito, além de adquirirem hábitos seguros no dia a dia”.

As vagas são limitadas, por isso, é importante que as escolas públicas e privadas realizem a inscrição o quanto antes, para garantir a participação de seus alunos.

Emmanuelly Castro, Comunicação do Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued/Detran

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Educação

Sisu 2025: matrículas nas universidades terminam nesta segunda-feira

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Os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 podem realizar a matrícula na instituição pública de ensino superior para a qual foram selecionados até esta segunda-feira (3).

A maioria das instituições participantes do Sisu são da rede federal de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais.

Ao todo, esta edição do Sisu de 2025 teve 254.899 candidatos aprovados, sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 na modalidade de cotas e 14.553 por meio de ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior.

Os resultados do processo seletivo foram divulgados há uma semana, em 27 de janeiro, com um dia de atraso, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Em seguida, o Ministério da Educação (MEC) ampliou o período de matrículas ou registro acadêmico nas instituições públicas de ensino superior participantes do Sisu. O prazo anterior terminaria na sexta-feira (31).

Matrícula

O MEC avisa que é responsabilidade do estudante observar as condições, os procedimentos e os documentos para matrícula, conforme o edital de cada instituição pública de ensino superior escolhida pelo estudante no momento de inscrição no processo seletivo.

O candidato deve também ficar atento aos dias, horários e locais de atendimento definidos pela universidade. A unidade pode, por exemplo, definir se as matrículas serão de forma remota ou presencial. Por isso, é preciso consultar o edital próprio de cada universidade.

Após o período de matrículas dos estudantes, as instituições terão até 6 de fevereiro para lançar no sistema as vagas ocupadas no Sisu.

Entre 12 de fevereiro e 30 de setembro deste ano, as universidades poderão publicar listas de classificados na lista de espera do Sisu 2025. Os candidatos que não foram classificados em nenhuma de suas duas opções de cursos na chamada regular puderam manifestaram interesse em participar da lista de espera do Sisu até esta sexta-feira (31). [ https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2025-01/sisu-candidatos-podem-se-inscrever-na-lista-de-espera-ate-esta-sexta ]

O Sisu

Desde 2010, o Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente.

A seleção dos estudantes é feita com base na média das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, respeitando o limite de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência.

O programa do governo federal tem o objetivo de democratizar o acesso às instituições públicas de ensino superior no país.

Adicionalmente, nesta edição do Sisu de 2025, o MEC destaca o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece incentivo financeiro de R$ 1.050 a estudantes com alto desempenho (nota igual ou superior a 650 pontos) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que optarem por cursos presenciais de licenciatura.

O MEC estima que a iniciativa deve aumentar o ingresso, a permanência e a conclusão nos cursos de licenciatura no país e deve aumentar, em mais de 23% , a procura de docentes por cursos presenciais que formam professores.

Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

 

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