fbpx
Connect with us

Cidades

Digitalização de serviços públicos está entre legados da pandemia em Mato Grosso do Sul

Em um ano de oito meses de lançamento, plataforma reúne 86 serviços públicos de 19 áreas distintas

Publicado

on

A transformação digital no serviço público teve um boom nos meses mais críticos de pandemia da Covid-19. Para manter a prestação de serviços à população, evitar aglomerações e prevenir o contágio da doença, muitos atendimentos que eram presenciais migraram para os meios digitais. 

“A inovação e modernização do Estado sempre foi prioridade, para reduzir a burocracia e facilitar o acesso das pessoas aos serviços públicos”, afirma o governador Reinaldo Azambuja. 

Em Mato Grosso do Sul, o aplicativo MS Digital, por exemplo, teve seu lançamento antecipado em razão da pandemia. Em um ano de oito meses de lançamento, a plataforma reúne 86 serviços públicos de 19 áreas distintas. O número de usuários cadastrados já soma 61 mil. 

Entre os serviços já integrados à plataforma, estão o Portal da Transparência; Procon com pesquisas de preço e denúncias online; Saúde com a emissão de carteirinhas de vacinação; Nota Premiada; Meio Ambiente com autorizações de pesca e licenciamento ambiental; Mulher MS com consulta de delegacias mais próximas, denúncias e solicitação de medidas protetivas online; e Servidor Público que dá acesso a informações da vida funcional e ao clube de benefícios.  

A educação foi outro setor afetado radicalmente pela pandemia. Neste sentido a SGI também desenvolveu o EDUCA MS, aplicativo voltado a simplificar a vida dos professores e gestores escolares com funcionalidades como registro de frequência e planejamento. 

No início de 2021, a Fundação do Trabalho lançou o MS Contrata +, nas versões para trabalhadores e para empregadores. A ferramenta, que tem despertado interesse de gestores de outras unidades da federação como Rondônia e Acre, promove o encontro entre quem busca uma oportunidade com quem oferta a vaga. Em dez meses de lançamento, a plataforma conta com mais de 62 mil currículos cadastrados, segundo a Funtrab. 

Responsável pelo desenvolvimento de diversas ferramentas tecnológicas no Governo do Estado, a Superintendência de Gestão da Informação tem incorporado a tecnologia na solução de problemas cotidianos, e além de trabalhar no desenvolvimento de novos projetos atua na melhoria das ferramentas já existentes. 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67