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Consumo

Dia do Professor é lembrado por avanços na Educação e valorização profissional na Reme

Prefeitura Municipal valoriza os mais de 8,2 mil professores da Rede Municipal de Ensino

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No dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor, data que homenageia estes profissionais de grande importância no desenvolvimento de todas as pessoas durante a formação escolar, desde a alfabetização até a área específica de atuação. Em Campo Grande, a Prefeitura Municipal valoriza os mais de 8,2 mil professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) que atuam em 205 unidades escolares – 99 escolas e 106 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) – e são responsáveis pelo ensino de aproximadamente 109 mil alunos.

O processo de ensino-aprendizagem passou por grandes modificações recentemente, em especial devido a pandemia, que alterou diversos processos já estabelecidos e também a forma de aprender e ensinar vivenciadas por docentes e alunos. Porém, o trabalho desenvolvido pelos professores se provou insubstituível, importante e essencial para toda a sociedade.

“A sociedade sentiu muita falta do professor, que é insubstituível. Eu acredito que não tem como trabalhar sem a presença do professor. É ele quem observa e aponta quando ao aluno está em dificuldades e precisa de ajuda, não apenas pedagógica. O período mais crítico da pandemia, com o isolamento, foi muito desgastante. E o professor teve que estar preparado para os desafios, mudou a forma de trabalhar, utilizando as ferramentas tecnológicas para conseguir continuar atendendo os alunos”, lembra a secretária municipal de Educação, Alelis Izabel Gomes.

O professor de matemática do ensino fundamental II, Jhonattan Araújo, ingressou como efetivo na Reme em 2020 – após assumir vaga no concurso público -, quando as aulas presenciais estavam suspensas por conta da pandemia. “Eu ingressei bem no meio da pandemia e a gente não tinha certeza de como ficaria o aprendizado das crianças por conta das aulas remotas. O ensino-aprendizagem tem sindo um desafio, mas temos conseguido superar, sempre com foco nos nossos alunos”.

O concurso público realizado em 2016 ofertou 645 vagas e contou com 19.176 inscritos, dos quais 2.934 foram aprovados, com 2,8 mil professores chamados e 2.324 efetivamente empossados e atuando. O aumento exponencial da quantidade de professores chamados, acima do número de vagas oferecidas, ocorreu devido a prorrogação do certame por mais dois anos e devido ao período da pandemia – que também influenciou na período de validade do concurso.

Além do concurso, também foram realizados processos seletivos para o cargo de professor nos anos de 2018 e 2021. E, para dar transparência no processo de contratação de professores temporários, no último processo, foi realizada prova escrita e a convocação ocorreu de acordo com a classificação e demanda de vagas.

IMPORTÂNCIA

Envolver o uso das tecnologias no ensino-aprendizagem é um dos trabalhados que ganhou força durante a pandemia. E, desde o retorno 100% presencial das aulas, a partir deste ano, os professores também tiveram novos desafios no dia a dia em sala de aula.

“Mudou a forma de trabalhar do professor, até com as ferramentas tecnológicas usadas na pandemia, e que agora são usadas também no planeja mento. Elas precisam ser aproveitadas porque o aluno usou, e sabe muito bem como usar, e se o professor não utilizar a internet, o aparelho celular, o computador, obviamente o aluno vai cobrar. Muitos precisam se desdobrar para criar novas formas de ensino, recuperar a aprendizagem. A dedicação do professor agora é muito maior do que antes da pandemia. O professor teve muito trabalho e continua a ter. É ele quem acolhe, dá escuta, ensina, pesquisa, vence desafios, e é por isso a nossa homenagem e gratidão por tudo que fazem e representam na sociedade, promovendo transformações”, observa a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes.

Os desafios relacionados a tecnologia são pontuados também como as mudanças na atuação em sala de aula. “O professor deste século enfrenta desafios únicos, muito por conta das tecnologias digitais que os alunos têm muito mais acesso. Nosso papel enquanto professor passa mais por orientação e mediação ao acesso de todas essas informações que o aluno tem e que antigamente não tinha, a gente via o professor mais como transmissor de conhecimento”, afirmou Araújo.

Mas lecionar também é estar atento as necessidades do alunos. E a Reme oferece desenvolvimento integral aos alunos por meio da prática de esportes e atividades culturais e artísticas oferecidas nas unidades escolares. Na Capital, os estudantes têm acesso aos projetos “Esporte Escolar da Reme” e “Arte e Cultura da Reme”, oferecidos no contraturno ou turno estendido, das aulas regulares. No total são 21 modalidades esportivas, seis linguagens e 21 expressões artísticas, beneficiando os alunos em 119 escolas.

“Atuo na Reme há 8 anos, desde a minha formação, e no começo nada é fácil. Mas com o tempo e com a experiência fui me sentindo mais confortável e entendendo a importância da arte na educação das crianças e adolescente. O que me motiva é principalmente a questão de sensibilizar o aluno, fazer com que ele compreenda o valor da arte na educação e quem sabe se interesse em trabalhar como professor ou artista também”, explica a professora de Artes e de “Circo”, Renata Cáceres.

Enquanto o mundo passa por mudanças constantes que também atingem a área da educação, muitos professores confirmam a máxima relacionada a preparação, vocação e o amor por ensinar. “A nossa jornada é trabalhosa, fácil não é, mas as recompensas são infinitas. A cada “prô, eu te amo”, ou a primeira palavra lida, a felicidade ao ver meus alunos completando a primeira frase sozinhos, conquistas, avanços e desenvolvimento, tudo isso é o meu maior presente do dia dos professores! Amo ser professora”, disse a professora Inaiá Rosa Cherbakian, de 41 anos. Ela lecionada para o 2° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Nerone Maiolino, no Vida Nova e na Escola Municipal Prof. Vanderlei Rosa de Oliveira, no Bairro Novos Estados, escola que leva o nome do pai dela. “Meu pai também foi professor. Ele morreu quando eu era muito pequena. Mas é um orgulho poder atuar como professora na escola que tem o nome dele”.

Outra questão relacionada ao trabalho do professor envolve o exemplo, além do compromisso de ensinar. “Ficou claro que o professor é insubstituível. Ser professor não é só ensinar conteúdo, mais também transmitir experiência, dar bons exemplos para nossas crianças e adolescentes. Muitas vezes, o que nossos alunos mais precisam é um pouco de carinho e compreensão. Por isso, o Dia do Professor tem que ser exaltado de todas as maneiras possíveis. Pois sem bons professores não teremos bons profissionais e, mais do que isso, pessoas de bem”, afirma o professor Anderson Dionísio, 51 anos, que dá aulas de Educação Física na EMEI Eloy Souza da Costa – no Tijuca.

A atuação junto aos alunos público-alvo da educação especial da Reme também é lembrada pelos professores que trabalham com os alunos com deficiência. A professora Elaine Mello Eleutério, que dá aulas na Emei Cordeirinho de Jesus, no José Abrão, decidiu ser professora para atuar com alunos especiais. “Quando criança tive muita dificuldade na alfabetização e fui rotulada por ser muito tímida. Decidi que quando fosse professora olharia para aqueles com dificuldades e assim fiz. O primeiro aluno que tive era cadeirante, no primeiro momento me assustou a grande responsabilidade, mas comecei a trabalhar com a turma sobre a aceitação dessa criança. Ele foi estimulado e todo o trabalho feito ajudou no desenvolvimento”.

Atualmente, a professora leciona para uma aluna surda e ajuda na alfabetização em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos demais alunos da turma, que são crianças de 3 e 4 anos. “Estou nesse universo de inclusão já tem quatro anos e a minha aluna surda não foi uma surpresa. Só aumentou meu núcleo de necessidades educativas especiais. Acredito que inclusão é proporcionar ao aluno um ambiente favorável para seu desenvolvimento físico, motor, cognitivo e social”.

Fábia Menezes de Oliveira, 42 anos, professora da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Professora Gonçalina Faustina de Oliveira, no Tarumã, exalta o trabalho voltado aos alunos com deficiência da Reme. “A importância de ser professora, na minha vida, é ver o desenvolvimento de cada aluno no dia a dia, ver a evolução de sua aprendizagem. Como professora de sala de recursos não trabalhamos somente voltados aos conteúdos, mas também na troca de experiência, para que a criança ganhe autonomia. É um trabalho realizado com muito carinho e percebo o retorno das famílias”.

ATUAÇÃO

O ano letivo, em 2022, foi iniciado com 100% das aulas presenciais, priorizando o acolhimento, a busca ativa dos alunos, a formação e acompanhamento dos profissionais de educação. Em diversas frentes de atuação, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), atuou – na época da suspensão das aulas e no retorno presencial – para garantir o bem-estar dos alunos e profissionais da Educação.

No retorno presencial, a primeira ação foi refente a aplicação da avaliação diagnóstica aos alunos matriculados na Reme, com o objetivo de identificar e reconhecer a aprendizagem dos alunos a fim de nortear as políticas educacionais da Semed, bem como as práticas pedagógicas dos profissionais de educação. A partir da análise dos dados coletados por intermédio da avaliação diagnóstica, os técnicos formadores realizaram o assessoramento pedagógico/acompanhamento pedagógico aos profissionais de educação da Reme. O assessoramento acontece nas escolas municipais, a partir dos resultados bimestrais e da análise da avaliação diagnóstica. Essa ação tem por objetivo orientar práticas metodológicas, visando mitigar os problemas de aprendizagens verificados no retorno às aulas presenciais.

Também foi realizada a nova edição do Programa de Formação Continuada Reflexões Pedagógicas on-line: Diálogos entre a Teoria e a Prática, no mês de maio, com o objetivo de assegurar estudos e reflexões sobre o trabalho pedagógico dos profissionais de educação, a fim de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva da reflexão teórico-prática, atendendo aproximadamente 7 mil profissionais de educação.

A partir da adesão dos programas Tempo de Aprender em parceria com o Ministério da Educação e MS Alfabetiza em parceria com o governo estadual, os quais atendem as turmas do ciclo de alfabetização, foram realizadas formações presenciais. No total, participaram aproximadamente 800 profissionais da alfabetização que atuam diretamente com o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A formação teve como finalidade a apresentação dos programas, demonstrando possibilidades de articulação com os referenciais curriculares que orientam as ações da REME.

Está em fase de implantação o Programa Caminhos para a Equiparação das Aprendizagens/PCEA, para os anos letivos de 2022 a 2024, na Reme. O mesmo terá por objetivo implementar estratégias de intervenção para o desenvolvimento e consolidação das aprendizagens consideradas essenciais para a continuidade da trajetória de estudos dos estudantes, destinado aos alunos do ensino fundamental, a partir do terceiro ano.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Consumo

Estudantes celebram tarifa de ônibus a R$ 1 e destacam espírito incentivador da medida

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Mais de cinco mil estudantes foram beneficiados com redução do valor do serviço pela Prefeitura de Dourados- Crédito: A. Frota

A trajetória para quem está na busca do tão sonhado diploma é, muitas vezes, cheia de percalços e sem grandes condições financeiras. Conhecida amplamente como uma Cidade Universitária, Dourados têm muitas pessoas que acordam cedo, utilizam o transporte público e se dedicam a uma graduação de forma conciliada com um trabalho. Neste processo, a prefeitura, que se preocupa com as pessoas e trabalha para sempre melhorar as condições dos serviços oferecidos, tem feito a diferença.

A mais nova iniciativa é que os estudantes que forem usar o transporte coletivo a partir desta segunda-feira (2) já pagarão apenas R$ 1,00 contra os R$ 1,65 que pagavam até a última sexta-feira (30). A redução de cerca de 40% no valor do passe estudantil, utilizado por milhares de acadêmicos matriculados nas universidades públicas e privadas do município, vai na contramão do que acontece na maioria das cidades do país, onde invariavelmente ocorrem aumentos.

A medida tomada pela prefeitura de Dourados possibilita economia para a categoria, que pode destinar os valores para outros fins cotidianos. É o caso de Gabriel Frazão do Nascimento, 23 anos, natural de Naviraí, acadêmico do 5º semestre de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e agente de pesquisa em uma instituição.

Em busca da graduação na maior cidade do interior do Estado, de forma conciliada com o trabalho, a rotina do jovem é intensa e ele relata que a ação da prefeitura é um incentivo na jornada em busca de um futuro pleno. “Enquanto em muitas cidades o preço só aumenta, aqui teve essa redução, o que faz muita diferença, principalmente para nós acadêmicos, que dependemos do ônibus todo dia pra estudar”, diz. “No meu orçamento, com certeza faz muita diferença, pagar menos [na passagem] já ajuda bastante na compra de materiais, alimentação e outras despesas que temos”, ressalta. “Essa ajuda incentiva e facilita a vida de quem está na luta trabalhando e estudando, buscando se formar e viver com dignidade”, destaca.

Estudantes contam que mudança ajuda a destinar o dinheiro economizado para outros gastos- Crédito: A. Frota

O coordenador do Departamento Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Reinaldo Afonso Santos, acredita que a intervenção da gestão deve beneficiar em média 700 alunos na Universidade estadual. Ele, que cursa Engenharia Ambiental e Sanitária, conta que notou a aceitação ampla da categoria, no entanto, cita que os acadêmicos continuarão buscando a gratuidade do serviço. “A aceitação entre os estudantes foi muito positiva, vi muitos comentários comemorando o fato”, revela. “Mas é importante ressaltar que, mesmo com a redução da tarifa, ainda é preciso garantir a dignidade no serviço”, aponta. “Além disso, continuaremos lutando pela gratuidade”, completa.

Acadêmico do primeiro semestre de Agronomia na Unigran, Gabriel Augusto dos Santos, 18 anos, morador no bairro Santa Maria, usa diariamente o transporte coletivo e cita que a alteração impactou positivamente para ele e toda a família, já que a mãe dele arca com os custos da graduação e o curso, período integral, ainda não o possibilita horário para trabalhar fora. “Moro cerca de 10 quilômetros da faculdade, no momento não teria condições de ir se não fosse o ônibus e essa redução, ajuda lá em casa, pois somos de família humilde, ainda não posso fazer um estágio, trabalhar e minha mãe ajuda em tudo e qualquer economia é muito importante”, cita.

Vale ressaltar ainda que o prefeito Marçal Filho condicionou à prorrogação do contrato com a prestadora de serviço de transporte público no município na concessão a aquisição, pela empresa, de 3 novos ônibus exclusivos para o transporte de estudantes e a criação de novas linhas para atender a esse público específico.

Além da redução no valor do serviço para estudantes, a Prefeitura de Dourados também aplicou valor mais baixo para a população em geral, passando dos R$ 3,25 para R$ 3,00. O sistema de transporte coletivo de Dourados transporta, em média, 16 mil passageiros por dia. Desse total, cerca de 2 mil são idosos, que utilizam o serviço gratuitamente, e aproximadamente 5.500 são estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior.

Para quem percorre quilômetros por dia para chegar até a faculdade, ônibus é um meio que se torna acessível e reajuste impacta positivamente para estudantes- Crédito: A. Frota

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Consumo

Servidoras da Prefeitura de Dourados são homenageadas pelo Dia da Mulher

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Marçal Filho homenageia simbolicamente uma das mulheres que trabalham na Secretaria Municipal de Educação. Foto: A. Frota

O Dia Internacional da Mulher será amanhã, 8 de março, mas a celebração da data tão emblemática para marcar as conquistas e impor respeito aos direitos conquistados pelas mulheres foi antecipada na Secretaria Municipal de Educação. A Prefeitura de Dourados promoveu uma homenagem especial para aproximadamente 130 mulheres que atuam na pasta. O evento também contou com a presença do prefeito Marçal Filho, além do secretário de Educação, Nilson Francisco da Silva e do secretário-adjunto José Vicente Tardivo.

Durante o café da manhã, Marçal Filho destacou a importância da força e do protagonismo feminino, não apenas na vida profissional, mas também no âmbito pessoal, como mães e gestoras de seus lares. Ele ressaltou ainda os desafios enfrentados pelas mulheres ao longo da história na busca por direitos e igualdade. “Não faz muito tempo que a mulher conquistou o direito ao voto e, em alguns lugares do mundo, o voto ainda é exclusivo dos homens”, enfatizou o prefeito.

Marçal Filho enalteceu a importância da mulher em todos os setores e as conquistas obtidas. “Ainda há um longo caminho a ser percorrido em relação aos direitos das mulheres e, a cada dia, elas precisam demonstrar sua força e protagonismo para conquistar mais espaços”, afirmou o prefeito, parabenizando todas as presentes pela dedicação e comprometimento dentro da Secretaria Municipal de Educação.

A homenagem foi marcada por momentos de reconhecimento e celebração, reforçando a valorização da mulher na sociedade e, em especial, no setor educacional. O evento também simbolizou um gesto de respeito e gratidão pelo trabalho desenvolvido pelas profissionais da educação no município.

As atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher prosseguem neste dia 8 de março, sábado, quando o prefeito homenageia um grupo de mulheres que estarão no gabinete e, na sequência, vai homenagear um grupo ainda maior durante solenidade que acontece no Anfiteatro da Prefeitura de Dourados.

Prefeito Marçal Filho parabeniza as mulheres durante café da manhã na Secretaria Municipal de Educação. Foto: A. Frota

 

Com assessoria.

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Consumo

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

Ausência injustificada às urnas resulta em sanções ao eleitor

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O eleitor que não compareceu ao segundo turno das eleições municipais de 2024 precisa justificar a ausência até esta terça-feira (7). Em 27 de outubro passado, os eleitores de 51 municípios do país, sendo 15 capitais, votaram nos candidatos que foram para o segundo turno.

A justificativa de ausência é necessária somente para quem tem a obrigação de votar. No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para pessoas analfabetas, com idade entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos.

O prazo de 60 dias desde o segundo turno também vale para quem estava no próprio domicílio eleitoral e não votou por algum motivo justo.  Nesses casos, é necessário anexar a documentação que comprove o motivo da ausência à eleição para análise do juiz eleitoral responsável pela área daquele eleitor faltoso.

Cada turno eleitoral é considerado uma eleição independente pela Justiça Eleitoral, para efeito de comparecimento.  Por isso, o eleitor deverá justificar separadamente o não comparecimento em cada um dos turnos. O prazo para justificar a falta no primeiro turno das eleições de 2024 sem implicação de multas foi encerrado em 5 de dezembro.

e-Título

A justificativa de falta pode ser apresentada presencialmente em um cartório eleitoral, pelo aplicativo e-Título, disponível para smartphones ou nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais eleitorais dos estados, os TREs.

Ao acessar o app, o eleitor que estiver com o título eleitoral regular ou mesmo suspenso deve clicar no link ‘Mais opções’, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência e preencher o formulário com os dados solicitados.

O requerimento será transmitido para a zona eleitoral responsável pelo documento do eleitor para análise.  Por meio de um protocolo gerado, o cidadão poderá acompanhar o andamento da solicitação. Após a decisão sobre a aceitação ou não da justificativa, a pessoa será notificada.

Na internet

Outro modo de justificar a ausência ao pleito é online, no site do TSE, na página eletrônica de Autoatendimento Eleitoral. É preciso informar os números do título eleitoral, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o nome, a data de nascimento e o nome da mãe (caso conste). O internauta poderá acompanhar o andamento do pedido encaminhado à Justiça Eleitoral no mesmo endereço virtual.

Os dados informados devem coincidir com os do cadastro eleitoral. Se o sistema não reconhecer os dados digitados, o eleitor deverá entrar em contato com a zona eleitoral responsável pelo título para esclarecimentos.

No cartório eleitoral

Se o eleitor preferir justificar a ausência ao pleito presencialmente, deverá se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo, preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo ou enviá-lo pelo Correio à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Assim que for aceita, a justificativa será registrada no histórico do título de eleitor.

Sanções

A ausência injustificada às urnas resulta em sanções ao eleitor que faltou às eleições municipais.

Entre elas, está o pagamento da multa imposta pela Justiça Eleitoral. A base de cálculo para aplicação das multas previstas na Resolução, salvo se prevista de forma diversa, será R$ 35,13.

De acordo com a resolução-TSE nº 23.659/2021, o cidadão que declarar estado de pobreza ficará isento do pagamento da multa por ausência às urnas.

Após 7 de janeiro, na página Quitação de Multas, os eleitores podem consultar seus débitos e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para quitação de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais.

Além da multa, quem não compareceu à seção eleitoral no segundo turno do pleito de 2024 e não justificou a ausência ficará impedido de tirar o passaporte e a carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, inscrever-se em concurso público e tomar posse em cargo público, receber remuneração em função pública, entre outras restrições.

No caso de o eleitor ter feito o pedido de justificativa de ausência a um dos turnos da eleição municipal de 2024 e a motivação não ser aceita, o juiz eleitoral irá arbitrar o valor da multa.

Se o título estiver na situação de “cancelado”, devido a três ausências consecutivas injustificadas às eleições, além de pagar as multas devidas, é necessário solicitar uma revisão ou uma transferência de domicílio para regularizar a situação.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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