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Consumo

Dia do Professor é lembrado por avanços na Educação e valorização profissional na Reme

Prefeitura Municipal valoriza os mais de 8,2 mil professores da Rede Municipal de Ensino

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No dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor, data que homenageia estes profissionais de grande importância no desenvolvimento de todas as pessoas durante a formação escolar, desde a alfabetização até a área específica de atuação. Em Campo Grande, a Prefeitura Municipal valoriza os mais de 8,2 mil professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) que atuam em 205 unidades escolares – 99 escolas e 106 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) – e são responsáveis pelo ensino de aproximadamente 109 mil alunos.

O processo de ensino-aprendizagem passou por grandes modificações recentemente, em especial devido a pandemia, que alterou diversos processos já estabelecidos e também a forma de aprender e ensinar vivenciadas por docentes e alunos. Porém, o trabalho desenvolvido pelos professores se provou insubstituível, importante e essencial para toda a sociedade.

“A sociedade sentiu muita falta do professor, que é insubstituível. Eu acredito que não tem como trabalhar sem a presença do professor. É ele quem observa e aponta quando ao aluno está em dificuldades e precisa de ajuda, não apenas pedagógica. O período mais crítico da pandemia, com o isolamento, foi muito desgastante. E o professor teve que estar preparado para os desafios, mudou a forma de trabalhar, utilizando as ferramentas tecnológicas para conseguir continuar atendendo os alunos”, lembra a secretária municipal de Educação, Alelis Izabel Gomes.

O professor de matemática do ensino fundamental II, Jhonattan Araújo, ingressou como efetivo na Reme em 2020 – após assumir vaga no concurso público -, quando as aulas presenciais estavam suspensas por conta da pandemia. “Eu ingressei bem no meio da pandemia e a gente não tinha certeza de como ficaria o aprendizado das crianças por conta das aulas remotas. O ensino-aprendizagem tem sindo um desafio, mas temos conseguido superar, sempre com foco nos nossos alunos”.

O concurso público realizado em 2016 ofertou 645 vagas e contou com 19.176 inscritos, dos quais 2.934 foram aprovados, com 2,8 mil professores chamados e 2.324 efetivamente empossados e atuando. O aumento exponencial da quantidade de professores chamados, acima do número de vagas oferecidas, ocorreu devido a prorrogação do certame por mais dois anos e devido ao período da pandemia – que também influenciou na período de validade do concurso.

Além do concurso, também foram realizados processos seletivos para o cargo de professor nos anos de 2018 e 2021. E, para dar transparência no processo de contratação de professores temporários, no último processo, foi realizada prova escrita e a convocação ocorreu de acordo com a classificação e demanda de vagas.

IMPORTÂNCIA

Envolver o uso das tecnologias no ensino-aprendizagem é um dos trabalhados que ganhou força durante a pandemia. E, desde o retorno 100% presencial das aulas, a partir deste ano, os professores também tiveram novos desafios no dia a dia em sala de aula.

“Mudou a forma de trabalhar do professor, até com as ferramentas tecnológicas usadas na pandemia, e que agora são usadas também no planeja mento. Elas precisam ser aproveitadas porque o aluno usou, e sabe muito bem como usar, e se o professor não utilizar a internet, o aparelho celular, o computador, obviamente o aluno vai cobrar. Muitos precisam se desdobrar para criar novas formas de ensino, recuperar a aprendizagem. A dedicação do professor agora é muito maior do que antes da pandemia. O professor teve muito trabalho e continua a ter. É ele quem acolhe, dá escuta, ensina, pesquisa, vence desafios, e é por isso a nossa homenagem e gratidão por tudo que fazem e representam na sociedade, promovendo transformações”, observa a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes.

Os desafios relacionados a tecnologia são pontuados também como as mudanças na atuação em sala de aula. “O professor deste século enfrenta desafios únicos, muito por conta das tecnologias digitais que os alunos têm muito mais acesso. Nosso papel enquanto professor passa mais por orientação e mediação ao acesso de todas essas informações que o aluno tem e que antigamente não tinha, a gente via o professor mais como transmissor de conhecimento”, afirmou Araújo.

Mas lecionar também é estar atento as necessidades do alunos. E a Reme oferece desenvolvimento integral aos alunos por meio da prática de esportes e atividades culturais e artísticas oferecidas nas unidades escolares. Na Capital, os estudantes têm acesso aos projetos “Esporte Escolar da Reme” e “Arte e Cultura da Reme”, oferecidos no contraturno ou turno estendido, das aulas regulares. No total são 21 modalidades esportivas, seis linguagens e 21 expressões artísticas, beneficiando os alunos em 119 escolas.

“Atuo na Reme há 8 anos, desde a minha formação, e no começo nada é fácil. Mas com o tempo e com a experiência fui me sentindo mais confortável e entendendo a importância da arte na educação das crianças e adolescente. O que me motiva é principalmente a questão de sensibilizar o aluno, fazer com que ele compreenda o valor da arte na educação e quem sabe se interesse em trabalhar como professor ou artista também”, explica a professora de Artes e de “Circo”, Renata Cáceres.

Enquanto o mundo passa por mudanças constantes que também atingem a área da educação, muitos professores confirmam a máxima relacionada a preparação, vocação e o amor por ensinar. “A nossa jornada é trabalhosa, fácil não é, mas as recompensas são infinitas. A cada “prô, eu te amo”, ou a primeira palavra lida, a felicidade ao ver meus alunos completando a primeira frase sozinhos, conquistas, avanços e desenvolvimento, tudo isso é o meu maior presente do dia dos professores! Amo ser professora”, disse a professora Inaiá Rosa Cherbakian, de 41 anos. Ela lecionada para o 2° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Nerone Maiolino, no Vida Nova e na Escola Municipal Prof. Vanderlei Rosa de Oliveira, no Bairro Novos Estados, escola que leva o nome do pai dela. “Meu pai também foi professor. Ele morreu quando eu era muito pequena. Mas é um orgulho poder atuar como professora na escola que tem o nome dele”.

Outra questão relacionada ao trabalho do professor envolve o exemplo, além do compromisso de ensinar. “Ficou claro que o professor é insubstituível. Ser professor não é só ensinar conteúdo, mais também transmitir experiência, dar bons exemplos para nossas crianças e adolescentes. Muitas vezes, o que nossos alunos mais precisam é um pouco de carinho e compreensão. Por isso, o Dia do Professor tem que ser exaltado de todas as maneiras possíveis. Pois sem bons professores não teremos bons profissionais e, mais do que isso, pessoas de bem”, afirma o professor Anderson Dionísio, 51 anos, que dá aulas de Educação Física na EMEI Eloy Souza da Costa – no Tijuca.

A atuação junto aos alunos público-alvo da educação especial da Reme também é lembrada pelos professores que trabalham com os alunos com deficiência. A professora Elaine Mello Eleutério, que dá aulas na Emei Cordeirinho de Jesus, no José Abrão, decidiu ser professora para atuar com alunos especiais. “Quando criança tive muita dificuldade na alfabetização e fui rotulada por ser muito tímida. Decidi que quando fosse professora olharia para aqueles com dificuldades e assim fiz. O primeiro aluno que tive era cadeirante, no primeiro momento me assustou a grande responsabilidade, mas comecei a trabalhar com a turma sobre a aceitação dessa criança. Ele foi estimulado e todo o trabalho feito ajudou no desenvolvimento”.

Atualmente, a professora leciona para uma aluna surda e ajuda na alfabetização em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos demais alunos da turma, que são crianças de 3 e 4 anos. “Estou nesse universo de inclusão já tem quatro anos e a minha aluna surda não foi uma surpresa. Só aumentou meu núcleo de necessidades educativas especiais. Acredito que inclusão é proporcionar ao aluno um ambiente favorável para seu desenvolvimento físico, motor, cognitivo e social”.

Fábia Menezes de Oliveira, 42 anos, professora da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Professora Gonçalina Faustina de Oliveira, no Tarumã, exalta o trabalho voltado aos alunos com deficiência da Reme. “A importância de ser professora, na minha vida, é ver o desenvolvimento de cada aluno no dia a dia, ver a evolução de sua aprendizagem. Como professora de sala de recursos não trabalhamos somente voltados aos conteúdos, mas também na troca de experiência, para que a criança ganhe autonomia. É um trabalho realizado com muito carinho e percebo o retorno das famílias”.

ATUAÇÃO

O ano letivo, em 2022, foi iniciado com 100% das aulas presenciais, priorizando o acolhimento, a busca ativa dos alunos, a formação e acompanhamento dos profissionais de educação. Em diversas frentes de atuação, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), atuou – na época da suspensão das aulas e no retorno presencial – para garantir o bem-estar dos alunos e profissionais da Educação.

No retorno presencial, a primeira ação foi refente a aplicação da avaliação diagnóstica aos alunos matriculados na Reme, com o objetivo de identificar e reconhecer a aprendizagem dos alunos a fim de nortear as políticas educacionais da Semed, bem como as práticas pedagógicas dos profissionais de educação. A partir da análise dos dados coletados por intermédio da avaliação diagnóstica, os técnicos formadores realizaram o assessoramento pedagógico/acompanhamento pedagógico aos profissionais de educação da Reme. O assessoramento acontece nas escolas municipais, a partir dos resultados bimestrais e da análise da avaliação diagnóstica. Essa ação tem por objetivo orientar práticas metodológicas, visando mitigar os problemas de aprendizagens verificados no retorno às aulas presenciais.

Também foi realizada a nova edição do Programa de Formação Continuada Reflexões Pedagógicas on-line: Diálogos entre a Teoria e a Prática, no mês de maio, com o objetivo de assegurar estudos e reflexões sobre o trabalho pedagógico dos profissionais de educação, a fim de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva da reflexão teórico-prática, atendendo aproximadamente 7 mil profissionais de educação.

A partir da adesão dos programas Tempo de Aprender em parceria com o Ministério da Educação e MS Alfabetiza em parceria com o governo estadual, os quais atendem as turmas do ciclo de alfabetização, foram realizadas formações presenciais. No total, participaram aproximadamente 800 profissionais da alfabetização que atuam diretamente com o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A formação teve como finalidade a apresentação dos programas, demonstrando possibilidades de articulação com os referenciais curriculares que orientam as ações da REME.

Está em fase de implantação o Programa Caminhos para a Equiparação das Aprendizagens/PCEA, para os anos letivos de 2022 a 2024, na Reme. O mesmo terá por objetivo implementar estratégias de intervenção para o desenvolvimento e consolidação das aprendizagens consideradas essenciais para a continuidade da trajetória de estudos dos estudantes, destinado aos alunos do ensino fundamental, a partir do terceiro ano.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Consumo

Fiems lidera missão de empresários de MS para Encontro Nacional da Indústria, em Brasília

evento foi promovido nesta quarta-feira (27/11), em Brasília (DF)

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O presidente da Fiems, Sérgio Longen, liderou uma missão de 14 empresários de Mato Grosso do Sul, de diversos segmentos econômicos, para o 14º Encontro Nacional da Indústria (ENAI). O evento foi promovido nesta quarta-feira (27/11), em Brasília (DF), e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além do presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alban.

Na avaliação de Longen, o ENAI é um ambiente para debater problemas e encontrar soluções para a indústria nacional. “O grande objetivo desse encontro é fortalecer o diálogo entre empresários, governo e sociedade para impulsionar o desenvolvimento sustentável e competitivo do setor industrial”, afirmou.

A participação de empresários de todos os estados do país no ENAI permite compartilhar experiências e casos de sucesso. Para o diretor da Fiems Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, a indústria sul-mato-grossense merece destaque.

“Somos um estado plenamente desenvolvido para a indústria, com ambiente favorável aos negócios. Vemos colegas empresários de outros estados relatando dificuldades em seus ramos de atuação, justamente por falta de ambiente positivo. Mato Grosso do Sul está adiantado nesse aspecto e vejo que nosso estado se destaca em nível nacional”.

O diretor da Fiems Julião Alves Gaúna, reconhece a importância de participar do ENAI. “Este é um evento fundamental para a cadeia produtiva do Brasil e, em especial, de Mato Grosso do Sul, pois traz oportunidades para que os empresários tenham visão de futuro e possam tomar as melhores decisões à frente de seus negócios, visando crescer, desenvolver e prosperar sempre”.

Política industrial, juros e crescimento sustentável

Durante a abertura do ENAI, presidente CNI, Ricardo Alban, afirmou que o país precisa se unir e promover uma estratégia de política industrial perene e de longo prazo. Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, Alban observou que o ENAI busca unir a indústria e o poder público em torno de agendas que possam levar ao desenvolvimento do Brasil.

“Precisamos nos unir e defender uma estratégia de política industrial de longo prazo, perene, para o Brasil. Nós, da indústria, devemos seguir o exemplo do agro e trabalhar, unidos, para que a nova política de desenvolvimento industrial tenha as mesmas condições e alcance o êxito do Plano Safra”, declarou.

Já o presidente Lula criticou, mais uma vez, a elevada taxa de juros do país, atualmente em 11,25%, e afirmou que os índices de crescimento da economia registrados em seu governo afastam qualquer projeção pessimista. Ele destacou que a economia real sempre pode ser maior que a economia teórica. “Pouco dinheiro na mão de muitos significa economia mais equânime”, frisou.

Lula ressaltou a importância da indústria para o país. “Se o povo não está bem, o país não está bem. Se a indústria não está produzindo, o país não está bem”, comparou. “O papel do governo é criar condições para que as coisas possam acontecer”, acrescentou.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse que o governo tem apostado em iniciativas que tornem a indústria mais inovadora, sustentável e competitiva. Para Alckmin, a indústria tem contribuição importante para o crescimento consistente da economia.

“No segundo trimestre, o PIB brasileiro cresceu acima do esperado, 1,4%. Esse crescimento foi muito impulsionado pela indústria, que cresceu 1,8%. Quando a gente abre [os dados] da indústria, a maior parte foi bens de capital, ou seja, investimento, o que garante que vamos ter um crescimento mais sustentável”, disse.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Cidades

Sest Senat realiza passeio ciclístico “Ciclo Saúde” em Dourados

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de novembro, mas é necessário doar um brinquedo novo no momento da retirada do kit, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro.

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No dia 30 de novembro, o Sest Senat Dourados promoverá o Passeio Ciclístico Ciclo Saúde, uma iniciativa voltada para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar. O evento, que acontecerá das 16h às 20h, terá como ponto de partida a unidade local do Sest Senat, com um percurso de 5 km.

O passeio é aberto ao público, abrangendo tanto atletas quanto pessoas que desejam participar de uma atividade saudável e interativa. Além de incentivar hábitos saudáveis, o evento busca fortalecer os laços de convivência entre os participantes.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de novembro, mas é necessário doar um brinquedo novo no momento da retirada do kit, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro. As vagas são limitadas.

Como parte da programação, os participantes que estiverem presentes no evento concorrerão ao sorteio de bicicletas.

Serviço:

Inscrições gratuitas: Até 29/11/2024, neste link.

Retirada do kit:

29/11/2024, das 13h às 20h.

30/11/2024, das 9h às 13h.

Data e horário do evento: 30/11/2024, às 16h.

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

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Consumo

Mato Grosso do Sul vai sediar o Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação

O evento vai discutir temais centrais como engajamento nas redes sociais, utilização das plataformas e comunicação institucional.

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Mato Grosso do Sul vai sediar a partir de quinta-feira (7) o 6º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação. O evento vai discutir temais centrais como engajamento nas redes sociais, utilização das plataformas e comunicação institucional. As atividades vão ocorrer no Buffet Yotedy, a partir das 8h45, em Campo Grande.

Vão participar do evento os secretários estaduais de Comunicação de todo Brasil. Organizado pela CNSecom (Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação), será uma grande oportunidade para debater a legislação, comunicação digital e fiscalização de investimentos na comunicação pública e governamental.

Anfitrião do evento, o secretário-executivo de Comunicação do Mato Grosso do Sul, Frederico Fukagawa Hozano de Souza, destacou que o encontro será mais uma oportunidade de trocar experiências e compartilhar os cases de sucesso desenvolvidos em cada estado no setor.

“É uma oportunidade rica de trocar experiências, conhecer outras realidades, evoluir em conhecimento e discutir questões extremamente relevantes na comunicação pública. Vamos receber em casa este evento com o compromisso de proporcionar um bom ambiente a todos que participarem”, descreveu o secretário.

O evento começa amanhã (7) e segue até sexta-feira (8). No primeiro dia estão previstos debates sobre comunicação digital na gestão pública, gastos em contratos de propaganda, assim como campanhas publicitárias e boas práticas nas despesas com publicidade.

Já no segundo dia os secretários estaduais vão assinar uma “carta compromisso de intenções” sobre diretrizes para uma comunicação pública mais eficaz e eficiente. Também haverá as considerações finais da Cartilha de Boas Práticas nas Redes.

“Nos últimos anos, a maneira como nos comunicamos mudou. Além da comunicação de massa – por meio de rádio, televisão e jornal – com os smathphones nas mãos, conectados à internet, estamos sempre bem informados. Consumimos e também produzimos conteúdos diariamente”, afirmou o presidente do CNSecom e secretário de Comunicação do Rio de Janeiro, Igor Marques.

Ele destacou que esta edição do Fórum Nacional terá um ambiente propício para discutir as ferramentas digitais como canais institucionais. “Buscar a melhor forma de informar a população sobre os serviços prestados pelos Estados. É possível utilizar as novas tecnologias para informar com mais assertividade, aproximar as pessoas das instituições”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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