fbpx
Connect with us

Consumo

Dezembro Vermelho: Há 30 anos, leis estaduais garantem prevenção da AIDS em MS

Todas as legislações podem ser consultadas na aba “Leis e atos oficiais” do site oficial ALEMS

Publicado

on

Neste Dezembro Vermelho, mês de conscientização em prol da luta e prevenção contra o HIV e a AIDS, a Assembleia Legislativa relembra a você as leis estaduais que reforçam o combate ao vírus e garantem direitos aos portadores da doença em Mato Grosso do Sul há 30 anos.

Em 1991, a Lei 1.188, de autoria do então deputado estadual Maurício Picarelli, tornou obrigatório o ensino dos riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e sobre drogas, para estudantes dos ensinos fundamental e médio no Estado. Atualmente a terminologia convencionalmente usada é a IST – para Infecções Sexualmente Transmissíveis, que passou a ser adotada em substituição à expressão DST, porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. Do mesmo ex-deputado, a Lei 1.337, de 1992, dispõe sobre medidas higiênicas e de prevenção à AIDS, no território estadual.

No ano de 1994, a Lei 1.507, do então deputado Cícero de Souza, estabeleceu a obrigatoriedade de esterilização de instrumentos odontológicos para a inativação do vírus da AIDS. De autoria de Valdenir Machado, a Lei 1.770, de agosto de 1997, tornou obrigatória a informação impressa nas contra capas de livros didáticos comercializados no Estado de Mato Grosso do Sul a respeito da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Lei 1.997, de 1999, do então deputado Geraldo Resende, atualmente secretário Estadual de Saúde, dispõe sobre o combate à transmissão vertical de AIDS, mediante a adoção de medidas preventivas e assistenciais às gestantes e às crianças nascidas de mães contaminadas pelo vírus HIV.

A realização de exame sorológico de pré-natal em mulheres grávidas para diagnóstico precoce de vírus da AIDS, das hepatites B e C e dos relacionados à leucemia, linfoma e alterações neurológicas nas Unidades Básicas de Saúde da Rede Pública Estadual e estabelecimentos hospitalares congêneres no estado de Mato Grosso do Sul, só se tornou obrigatória após a aprovação da Lei 2.320, de novembro de 2001, de autoria da então deputada Celina Jallad.

Em Mato Grosso do Sul, os estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e de ensino das redes pública e privada, são proibidos de exigir ou realizar exames compulsórios de HIV, como condição de admissão e matrícula. Isso é o que dispõe a Lei 2.350, de 2001, do então deputado Maurício Picarelli, que também é autor da Lei 2.411, de 2002, que incluiu o preservativo masculino como item de cesta básica em alguns programas sociais, para a prevenção da AIDS.

Também em 2002, a Lei 2.404, do ex-deputado Sandro Fabi, foi lançada para “disciplinar atividades de redução de danos entre usuários de drogas endovenosas, visando prevenir e reduzir a transmissão de doenças e da AIDS”.

Já em 2006, a Lei 3.180, do então deputado Sérgio Assis, tornou obrigatória a exibição de filme publicitário antes das sessões em todas as salas de cinemas do Estado de Mato Grosso do Sul conscientizando as pessoas sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e as consequências do uso de entorpecentes.

Voltamos um pouco a 2005, para falar da Lei 3.106, de Akira Otsubo, que reforçou medidas de combate à discriminação aos portadores do vírus HIV e em 2009, a Lei 3.830, de Paulo Duarte, incluiu nessa lei a possibilidade de multas às pessoas físicas ou jurídicas que violarem os dispositivos e discriminarem os portadores de HIV, com destinação dos valores arrecadados pelo Estado para o Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS). Denuncie pela ouvidoria geral do Ministério da Saúde pelo 0800 61 1997 ou pelo disque 100, número para violação de Direitos Humanos.

Em 2012, o então deputado Jerson Domingos foi autor da Lei 4.239, que aprovou a fixação de cartazes sobre as doenças sexualmente transmissíveis nos sanitários de uso público, em todo Mato Grosso do Sul.  E por força da Lei 5.684, em 2021 foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul a Campanha “Dezembro Vermelho” – Mês de luta, conscientização e prevenção contra o vírus HIV e a AIDS. A legislação é de autoria do deputado Zé Teixeira (DEM), atual 1º secretário da ALEMS.

“Infelizmente, o novo coronavírus está minando a resposta à AIDS em muitos lugares. Os testes diminuíram, assim como o início do tratamento e os serviços de prevenção. A luta contra a AIDS não pode parar. As lideranças mundiais necessitam abordar as desigualdades, caso contrário, o mundo poderá enfrentar 7,7 milhões de mortes relacionadas à AIDS nos próximos 10 anos”, afirmou Zé Teixeira em entrevista especial ao Dezembro Vermelho – reveja aqui.

Sobre a doença 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os primeiros sintomas da doença são muito parecidos com os de uma gripe, como febre, dor de garganta e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebida. A AIDS fragiliza o sistema imunológico. Para descobrir se você está infectado(a) basta procurar o Sistema Único de Saúde (SUS) e fazer o exame gratuitamente. Ele é realizado a partir da coleta de sangue e o resultado é seguro e sigiloso, em apenas 30 minutos.

Mato Grosso do Sul possui a 7ª maior taxa de detecção de casos do país, com 24,2 casos por 100.000 habitantes. O índice nacional é de 17,8 ocorrência por 100.000 habitantes. Conforme o Governo do Estado, a posição é resultado da distribuição dos testes de diagnóstico para os municípios. Somente em 2020, a Secretaria de Estado de Saúde distribuiu 77 mil testes. Porém, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids estima que cerca de 112 mil pessoas no Brasil tem o vírus HIV e não sabem.

Transmissão

As possibilidades de transmissão, segundo informa o Ministério da Saúde são: sexo sem preservativo, compartilhamento de seringa com sangue infectado, transfusão de sangue contaminado, a mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação, por instrumentos que furam ou cortam não esterilizados. Ainda segundo o Ministério da Saúde, beijos, suor, lágrimas, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, lençóis, talheres e copos não transmitem o vírus. Assim como uso comum de piscina, assento sanitário ou ainda pelo ar.

Desde 1981, o HIV infectou aproximadamente 76 milhões de pessoas, ceifou a vida de 33 milhões e ainda infecta 1,7 milhão a cada ano e mata cerca de 690 mil em todo o mundo. No Brasil, de acordo com o Boletim Epidemiológico sobre HIV/AIDS, de 2007 até junho de 2020 foram notificados 342.459 novas infecções pelo vírus no Brasil, sendo 69,4% em homens e 30,6% em mulheres. Atualmente no país, 694 mil pessoas estão em tratamento para a doença e, só em 2021, 45 mil novos pacientes iniciaram a terapia antirretroviral

Tratamento

Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente o coquetel antiaids para todos que necessitam do tratamento. E em 2021 a boa notícia é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento de HIV que combina duas diferentes substâncias em apenas um único comprimido. Saiba mais sobre a doença e outras ISTs pelo site www.aids.gov.br.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consumo

Gianni Nogueira mente sobre estoque de medicamentos dos postos de saúde de Dourados

Secretaria Municipal de Saúde mantém a Relação Municipal de Medicamentos totalmente disponível para acesso da população

Publicado

on

A candidata a vice-prefeita Gianni Nogueira (PL), da coligação “Experiência faz a mudança certa”, está compartilhando um vídeo com informações mentirosas sobre o estoque de medicamentos dos postos de saúde de Dourados. No vídeo, divulgado nas redes sociais, Gianni afirma que “não tem conseguido entrar e chegar remédio nos postos. O almoxarifado da prefeitura não é digitalizado”.

As postagens de candidata que é vice de Marçal Filho, porém, estão muito longe da verdade. A relação do estoque municipal possui uma lista com 178 medicamentos e de acordo com a Sems (Secretaria Municipal de Saúde), apenas nove remédios estão em falta por causa de processo licitatório. Ressaltando que medicamentos que possuem indicação alternativa não são computados como falta no estoque.

Toda a Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) das Unidades Básicas de Saúde, que está totalmente disponível para consulta da população douradense. Basta acessar o link https://farmacia.dourados.ms.gov.br/

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) determinou que a candidata a vice-prefeita Gianni Nogueira exclua das redes sociais o vídeo postado com críticas à gestão do atual prefeito e candidato à reeleição, Alan Guedes (PP). De acordo com o processo, trata-se de uma Representação de Propaganda Eleitoral Negativa Impulsionada, caracterizada com impulsionamento de conteúdo, o que pela lei eleitoral é proibido.

 

Dados Atualizados

 

A divulgação da lista do REMUNE atende à Lei Federal nº 14654/2023 e à Lei Municipal nº 3973/2016, sobre a disponibilidade da consulta do estoque de medicamentos nas farmácias públicas sob gestão do município de Dourados. Os dados são atualizados quinzenalmente, de acordo com o determinado pela legislação federal.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Consumo

Pratos variados e valores acessíveis celebram o melhor do sabor na Temporada Gourmet

Entre os dias 16 e 30 de setembro, público pode saborear pratos e sobremesas com valores especiais e ainda ganhar brinde inspirado na fauna pantaneira

Publicado

on

Com pratos saborosos e valores acessíveis, dia 16 de setembro começa mais uma edição da Temporada Gourmet do Shopping Campo Grande. Restaurantes, lojas da Praça de Alimentação e cafeterias prepararam cardápios para agradar diferentes paladares. A segunda edição acontece até o dia 30 deste mês, com valores fixos de R$69,90 para restaurantes, R$39,90 para Praça de Alimentação e R$19,90 para docerias e cafeterias.

As lojas selecionaram cardápios que prometem uma verdadeira experiência gastronômica. Entre os restaurantes, o Coco Bambu traz um cardápio selecionado, com entrada de Camarão Jangadeiro, seguido pelo prato principal Camarão Praia de Olinda e finalizado com um mini pudim de sobremesa. Já na Estação Sul, a opção é a Tostada do Chefe como entrada, acompanhada pelo Fettuccine à Caçadora e com o pudim de leite condensado de sobremesa. Em ambos os locais, o valor da refeição é de R$ 69,90.

Por R$ 34,90 é possível saborear um Filé de Frango à Parmegiana e uma Coca-Cola mini, no Mistura Grill ou ainda uma Isca de Carne Acebolada acompanhada por arroz, purê de batata e salada, com Coca-Cola mini do Brasil Caipira. Há ainda a opção de uma refeição leve no Boali, com um Crepe Francês, acompanhado por um suco natural.

Mas se a vontade é de um doce ou sobremesa, as opções são variadas por apenas R$19,90, como o combo da Doces Momentos, com uma fatia de torta Quatro Leites (100 gr.), acompanhada por seis mini pães de queijo e uma xícara de capuccino. Na Asmar’s, o café Istambul (serve duas pessoas) vem acompanhado de um doce Baklava Murabaat.

Pelo mesmo valor, na Casa Bauducco é possível saborear uma fatia de Panettone ou Chocotone, junto a uma xícara de café pequena e na Havanna, a promoção contempla o Vennaccino de Doce de Leite com café.  Essa é a segunda edição de 2024 da Temporada Gourmet, iniciativa focada na democratização dos pratos e na possibilidade de promover uma verdadeira experiência gastronômica ao público, “A Temporada Gourmet tem em sua essência a proposta da experiência, de incentivar o público a provar novos sabores e vivenciar cada refeição como algo positivo e acolhedor. Desta vez, como parte das comemorações dos 35 anos do Shopping, a ideia é que durante os dias da campanha, ele tenha a oportunidade de saborear o que há de melhor na gastronomia do Centro de Compras, com valores especiais”, avalia a gerente de Marketing, Gabriella Alves.

Sabor e beleza – Nesta edição, a Temporada Gourmet traz uma promoção para quem gosta de levar boas recordações para casa. Durante a promoção, nas compras a partir de R$550 nas lojas do Shopping, mais a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, o cliente ganha um prato decorado temático com a fauna pantaneira. Onças, capivaras, jacarés, tuiuius e araras fazem parte da decoração das peças que remetem o amor e respeito do centro de compras que celebra 35 anos em 2024.

A promoção é válida enquanto durarem os estoques e cada CPF cadastrado pode adquirir um brinde.

Serviço – Temporada Gourmet

Data: 16 a 30 de setembro de 2024

Valores: Restaurantes: R$ 69,90

Praça de Alimentação: R$ 34,90

Cafés e Sobremesas: R$ 19,90

Outras informações sobre lojas participantes e itens em promoção no site: www.shoppingcampogrande.com.br e pelo Instagram @shoppingcampogrande.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Consumo

Aliado da saúde, consumo de peixes está em alta no Brasil

Supermercados Comper e Fort Atacadista promovem o Festival do Pescado até o dia 15 de setembro com grandes ofertas de peixes

Publicado

on

Seja assado, cozido, grelhado ou frito, um bom peixe combina com todas as ocasiões. Além de ser um prato delicioso, o crescente interesse da população em comidas saudáveis tem aumentado a procura pelos pescados.

De acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura, o consumo de peixe dos últimos dez anos teve aumento geral de 53%, um incremento de 5,3% ao ano. Ou seja, o brasileiro está consumindo mais peixe de cultivo quando comparado com aves, suínos, bovinos, ovos e leite.

Além dos preços mais baixos e da diversificação das ofertas, os benefícios para a saúde também têm chamado atenção dos consumidores. Os pescados são uma excelente fonte de proteínas magras. Ricos em ácidos graxos ômega-3, eles auxiliam na saúde do coração, do cérebro e no sistema imunológico. Estudos mostram que o consumo regular de peixes pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, melhorar a função cerebral e combater inflamações no corpo.

Entre os preferidos do brasileiro está a tilápia, um peixe de água doce muito apreciado por ser leve e de fácil digestão. Uma receita simples e saudável que pode ser preparada nas refeições é o filé de tilápia assado com acompanhamentos de sua preferência. Confira a seguir e aproveite para testar no final de semana.

Ingredientes

1 kg de filé de tilápia
Suco de 1/2 limão
4 tomates em rodelas
4 cebolas em rodelas
1/2 xícara de chá de azeitonas pretas picadas
1/2 kg de batatas cozidas
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de chá de creme de leite
300 g de muçarela ralada
Azeite

Modo de preparo

Tempere os filés com limão e sal. Em um refratário coloque uma camada de cebola e uma de tomate, coloque os filés em cima das camadas.

Cubra com outra camada de cebola e de tomate e na sequência as azeitonas. Regue com o azeite.  Coloque para assar por 15 minutos em forno alto e reserve.

Em uma panela derreta a manteiga, coloque batatas espremidas e creme de leite. Em seguida adicione esse purê em cima dos filés e finalize com muçarela.

Leve ao forno por mais 5 minutos e sirva.

Festival do Pescado

Nos Supermercados Comper e no Fort Atacadista, o consumidor encontra diariamente peixes frescos e de alta qualidade, prontos para preparar receitas deliciosas para toda a família. Neste mês de setembro, até o dia 15, as lojas estão promovendo o Festival de Pescados com uma maior variedade de peixes frescos e congelados com preço especial.

Com o Voun Card, cartão exclusivo para compras nas unidades de negócio das bandeiras do Grupo Pereira, os consumidores garantem mais desconto e podem parcelar suas compras em até 10 vezes sem juros.

Em Mato Grosso do Sul, são 22 lojas. A lista de endereços das lojas Fort Atacadista você encontra em: www.fortatacadista.com.br/nossas-lojas. A lista com os endereços dos Supermercados Comper está disponível em: https://www.comper.com.br/institucional/nossas-lojas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67